aplicar x-22 em cima do plastico...

Tudo sobre as varias vertentes de radiomodelismo e slot cars
Locked
Initiald
Posts: 13
Joined: Mon Aug 09, 2004 5:28 am

aplicar x-22 em cima do plastico...

Post by Initiald » Thu Sep 01, 2005 12:26 am

Ola pessoal, gostava de saber se é possivel aplicar o verniz x-22 directamente em cima do plastico. E ja agora se o resultado final fica bom. Faz-me alguma impressao aplicar o verniz com um pincel, o resultado com pincel fica bom ? Existe algum truque para que a pintura fique uniforme ?

Muito obrigado

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Post by lucas » Thu Sep 01, 2005 11:42 am

aerografo é melhor.

Herbie
Posts: 44
Joined: Tue Aug 10, 2004 3:51 am
Location: Londrina-Paraná-Brasil

Post by Herbie » Thu Sep 01, 2005 1:03 pm

O problema que você pode ter é o plástico não ter uma cor exatamente uniforme, o que ocorre em muitos kits da Fujimi e Heller, observe bem se a cor da carroceria está bem uniforme, e não tenha marcas de injeção de plástico.

E aplicar o verniz seria melho com o aerógrafo, mas você pode fazer isso com pincel a o verniz bem diluído e solvente.

Falou cara.

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Thu Sep 01, 2005 2:36 pm

Eu já apliquei com pincel e não tive problemas. Dado que o x-22 é meio espesso, quando é aplicado, notam-se as estrias do pincel, mas ele depois assentou sempre muito bem.

O pior foi que o que estava por baixo já estava mal, e para isso não há milagres.

paulo duarte
Posts: 307
Joined: Sun Jul 03, 2005 10:36 pm
Location: cascais

Em cima do plástico de

Post by paulo duarte » Wed Nov 30, 2005 11:11 pm

Não mencionas qual o plástico onde queres aplicar o vernis tanto pode ser de um modelo Kit plástico ou de uma carroçaria de um slot ou de um veiculo telecomandado.
No meio modelistico dos kits em plástico não há muitas pessoas que pintem directamente sobre o plástico para simular o brilho da tinta , por outro lado as carroçarias dos carros telecomandados são pintadas por dentro.
Um pinçel bem macio com o verniz diluido na percentagem certa pode ser aplicado com bons resultados finais podes entre camadas polir o verniz ou passar uma lixa muito fina 1000 e mais fina até conseguires os resultados pretendidos, os americanos chegam a dar 10 camadas de tinta com aérografo polindo com lixas até ao grão mais fino e dando no final uma polidela com polish ou cera para acabamento, este método utiliza-se muito nos cockpits dos aviões para polir os vidros.
Abraços
Paulo Duarte
raio do pelo debaixo do verniz

PASAD
Posts: 20
Joined: Mon Sep 20, 2004 11:38 am
Location: Maia

Post by PASAD » Mon Dec 05, 2005 5:49 pm

Já agora, aproveito a embalagem. Estou com o mesmo problema, quero aplicar uns decalques Carpena e cobrir o carro com verniz para proteger os declaques (não muito para não pesar). Já comprei um frasco de X-22, mas estou literalmente aterrorizado, é que isto não é a minha quinta. Quando se fala em diluir o verniz na percentagem certa fico perdido. Qual é a percentagem certa? Já li que se pode misturar com alcool, mas o alcool não ataca os decalques?
Obrigado

PD

paulo duarte
Posts: 307
Joined: Sun Jul 03, 2005 10:36 pm
Location: cascais

De preferência

Post by paulo duarte » Tue Dec 20, 2005 12:27 am

Diluis o verniz com o diluente da Tamiya porque o álcool é muito agressivo para os decalques deves dar uma passagem muito ligeira e depois dás mais uma ou duas com um intervalo de 12 horas pelo menos, no final dás uma mais espessa para cobrir o modelo na totalidade.
Abraços Paulo Duarte
raio do pelo debaixo do verniz

Locked