Não consigo por o motor a trabalhar!

Tudo sobre as varias vertentes de radiomodelismo e slot cars
Locked
camolas
Posts: 4
Joined: Tue Aug 15, 2006 9:11 pm

Não consigo por o motor a trabalhar!

Post by camolas » Wed Aug 16, 2006 7:37 pm

Agradecia que alguem me iluminasse: acabei de montar o xsara 1:10 de 2,5 cm cúbicos e não consigo po-lo a trabalhar, enchi o carburador de gota, aqueci a vela, puxei a corda, já pintei o caneco e nem um fuminho deitou pelo escape.
obrigado!

El boss
Posts: 773
Joined: Thu Jan 20, 2005 7:17 pm
Location: MAIA

Post by El boss » Wed Aug 16, 2006 7:58 pm

hummm... podes ter o relantin baixo (a rotacção minima do motor em que ele se aguenta a trabalhar).

Pede ajuda a alguem e enquanto to das "à corda" o outro vai acelerando e desacelarando ate ela pegar.

Outra maneira é tentar por umas gotas dentro do cilindro, ou seja, tiras a vela pões la umas gotinhas de gasolina/nitro metano (depende do nome que queiras dar) e vais tentando, ate pegar...
Image

camolas
Posts: 4
Joined: Tue Aug 15, 2006 9:11 pm

Post by camolas » Wed Aug 16, 2006 8:38 pm

Obrigado EL boss já trabalha! mas agora o problema é outro comprei pilhas das mais baratas só para experimentar e o servo da direcção não tem força para virar as rodas completamente.sará das pilhas?

El boss
Posts: 773
Joined: Thu Jan 20, 2005 7:17 pm
Location: MAIA

Post by El boss » Wed Aug 16, 2006 10:42 pm

Pode ser... tambem poder nao estar na melhor posição e pode nao ter força para fazer virar, tenta ver se tens os braços das suspenções/direcção bem afinados.

Como fizes-te para por a trabalhar?
Image

camolas
Posts: 4
Joined: Tue Aug 15, 2006 9:11 pm

Post by camolas » Thu Aug 17, 2006 5:50 am

Foi só acelerar um pouco para a máquina pegar. Mas já me armei em afinador profissional e pus-me a mecher no parafuso das altas e no do relantim e deu barraca, agora se baixo o acelerador todo ele vai abaixo, cá para mim vou gastar +/- 3 depósitos só pa por aquilo a trabalhar como um relógio.
Quanto ao problema da direcção vou comprar umas pilhas de 2000mamp ou 2500 recarregáveis e ver o que acontece.São boas estas pilhas?
cumprimentos

User avatar
pjesus
Posts: 399
Joined: Thu Jun 30, 2005 3:01 pm
Location: S. Pedro do Estoril

Post by pjesus » Thu Aug 17, 2006 10:26 am

O grande problema dos carros R/C com motor de explosão é mesmo esse, o raio das afinações.

Embora seja algo que dá pica à coisa, pode ser uma chatice estar uma hora a tentar meter o carro a trabalhar.

Quanto ao problema da direcção...
Eu costumava andar com pilhas recarregáveis no meu, que não são propriamente "fortes".
Também pode ser do servo mas o mais fácil é mesmo experimentar com outras pilhas.
Também podes testar sem os braços de direcção montados, depois montá-los mas sem rodas, e finalmente montar as rodas, para ver se algures nesse processo se perde a força do servo.

cfsousa
Posts: 13
Joined: Wed Nov 21, 2007 10:21 am
Location: Viana do Castelo

Post by cfsousa » Wed Nov 21, 2007 5:36 pm

Olá!

Só mais uma dica em relação às pilhas recarregáveis:

Como sabes, as pilhas recarregáveis não apresentam a mesma voltagem do que as não-recarregáveis, ou seja, enquanto as recarregáveis apresentam uma diferença de potêncial de "apenas" 1,2V, as não-recarregáveis apresentam 1,5V. Por este motivo, o conselho que te dou, é que arranjes solução de montar mais uma pilha no teu modelo para que a coisa fique equilibrada (1,2V x 5 pilhas dá 6V, o mesmo que 1,5V x 4 pilhas não-recarregáveis), compreendeste?

E já agora, se montares pilhas de 2500mA, vais ver que não vais ter problemas nenhuns com o teu modelo! Vai por mim! E acaba por te sair bem mais barato, dado que as podes recarregar 1000 vezes!!!

Se o carro teimar em não virar convenientemente, então podes ter outro tipo de problema, que não o das pilhas!

Já agora, num dos modelos que eu tenho (Savage SS), o servo da direcção que vem de origem não consegue virar as rodas quando o carro está parado!!! Isto fica a dever-se à pouca potência deste servo, por um lado, e ao elevado peso e largura dos pneus que o modelo trás de origem por outro! Solução? Virar a direcção sempre com o carro em andamento (basta um pequeno arranque que ele já vira, tal é a força que o motor tem, que até faz cavalinho...). Ou trocar o servo por outro mais potente... Provavelmente eu vou fazer isto mesmo, porque neste momento o servo está a responder muito mal, ou seja, muito lentamente!

Espero ter esclarecido alguma coisa!

Um abraço,
cfsousa
Clio 16S escala 1:4 e motor 22cc
HPI Savage SS 4.6 com motor .28 e 2.9cv

G-Talk - cwsousa@gmail.com

Locked