Não consigo por o motor a trabalhar!
Não consigo por o motor a trabalhar!
Agradecia que alguem me iluminasse: acabei de montar o xsara 1:10 de 2,5 cm cúbicos e não consigo po-lo a trabalhar, enchi o carburador de gota, aqueci a vela, puxei a corda, já pintei o caneco e nem um fuminho deitou pelo escape.
obrigado!
obrigado!
hummm... podes ter o relantin baixo (a rotacção minima do motor em que ele se aguenta a trabalhar).
Pede ajuda a alguem e enquanto to das "à corda" o outro vai acelerando e desacelarando ate ela pegar.
Outra maneira é tentar por umas gotas dentro do cilindro, ou seja, tiras a vela pões la umas gotinhas de gasolina/nitro metano (depende do nome que queiras dar) e vais tentando, ate pegar...
Pede ajuda a alguem e enquanto to das "à corda" o outro vai acelerando e desacelarando ate ela pegar.
Outra maneira é tentar por umas gotas dentro do cilindro, ou seja, tiras a vela pões la umas gotinhas de gasolina/nitro metano (depende do nome que queiras dar) e vais tentando, ate pegar...
Foi só acelerar um pouco para a máquina pegar. Mas já me armei em afinador profissional e pus-me a mecher no parafuso das altas e no do relantim e deu barraca, agora se baixo o acelerador todo ele vai abaixo, cá para mim vou gastar +/- 3 depósitos só pa por aquilo a trabalhar como um relógio.
Quanto ao problema da direcção vou comprar umas pilhas de 2000mamp ou 2500 recarregáveis e ver o que acontece.São boas estas pilhas?
cumprimentos
Quanto ao problema da direcção vou comprar umas pilhas de 2000mamp ou 2500 recarregáveis e ver o que acontece.São boas estas pilhas?
cumprimentos
O grande problema dos carros R/C com motor de explosão é mesmo esse, o raio das afinações.
Embora seja algo que dá pica à coisa, pode ser uma chatice estar uma hora a tentar meter o carro a trabalhar.
Quanto ao problema da direcção...
Eu costumava andar com pilhas recarregáveis no meu, que não são propriamente "fortes".
Também pode ser do servo mas o mais fácil é mesmo experimentar com outras pilhas.
Também podes testar sem os braços de direcção montados, depois montá-los mas sem rodas, e finalmente montar as rodas, para ver se algures nesse processo se perde a força do servo.
Embora seja algo que dá pica à coisa, pode ser uma chatice estar uma hora a tentar meter o carro a trabalhar.
Quanto ao problema da direcção...
Eu costumava andar com pilhas recarregáveis no meu, que não são propriamente "fortes".
Também pode ser do servo mas o mais fácil é mesmo experimentar com outras pilhas.
Também podes testar sem os braços de direcção montados, depois montá-los mas sem rodas, e finalmente montar as rodas, para ver se algures nesse processo se perde a força do servo.
Olá!
Só mais uma dica em relação às pilhas recarregáveis:
Como sabes, as pilhas recarregáveis não apresentam a mesma voltagem do que as não-recarregáveis, ou seja, enquanto as recarregáveis apresentam uma diferença de potêncial de "apenas" 1,2V, as não-recarregáveis apresentam 1,5V. Por este motivo, o conselho que te dou, é que arranjes solução de montar mais uma pilha no teu modelo para que a coisa fique equilibrada (1,2V x 5 pilhas dá 6V, o mesmo que 1,5V x 4 pilhas não-recarregáveis), compreendeste?
E já agora, se montares pilhas de 2500mA, vais ver que não vais ter problemas nenhuns com o teu modelo! Vai por mim! E acaba por te sair bem mais barato, dado que as podes recarregar 1000 vezes!!!
Se o carro teimar em não virar convenientemente, então podes ter outro tipo de problema, que não o das pilhas!
Já agora, num dos modelos que eu tenho (Savage SS), o servo da direcção que vem de origem não consegue virar as rodas quando o carro está parado!!! Isto fica a dever-se à pouca potência deste servo, por um lado, e ao elevado peso e largura dos pneus que o modelo trás de origem por outro! Solução? Virar a direcção sempre com o carro em andamento (basta um pequeno arranque que ele já vira, tal é a força que o motor tem, que até faz cavalinho...). Ou trocar o servo por outro mais potente... Provavelmente eu vou fazer isto mesmo, porque neste momento o servo está a responder muito mal, ou seja, muito lentamente!
Espero ter esclarecido alguma coisa!
Um abraço,
cfsousa
Só mais uma dica em relação às pilhas recarregáveis:
Como sabes, as pilhas recarregáveis não apresentam a mesma voltagem do que as não-recarregáveis, ou seja, enquanto as recarregáveis apresentam uma diferença de potêncial de "apenas" 1,2V, as não-recarregáveis apresentam 1,5V. Por este motivo, o conselho que te dou, é que arranjes solução de montar mais uma pilha no teu modelo para que a coisa fique equilibrada (1,2V x 5 pilhas dá 6V, o mesmo que 1,5V x 4 pilhas não-recarregáveis), compreendeste?
E já agora, se montares pilhas de 2500mA, vais ver que não vais ter problemas nenhuns com o teu modelo! Vai por mim! E acaba por te sair bem mais barato, dado que as podes recarregar 1000 vezes!!!
Se o carro teimar em não virar convenientemente, então podes ter outro tipo de problema, que não o das pilhas!
Já agora, num dos modelos que eu tenho (Savage SS), o servo da direcção que vem de origem não consegue virar as rodas quando o carro está parado!!! Isto fica a dever-se à pouca potência deste servo, por um lado, e ao elevado peso e largura dos pneus que o modelo trás de origem por outro! Solução? Virar a direcção sempre com o carro em andamento (basta um pequeno arranque que ele já vira, tal é a força que o motor tem, que até faz cavalinho...). Ou trocar o servo por outro mais potente... Provavelmente eu vou fazer isto mesmo, porque neste momento o servo está a responder muito mal, ou seja, muito lentamente!
Espero ter esclarecido alguma coisa!
Um abraço,
cfsousa