Champ Cars - 2004
Champ Cars - 2004
Também irá começar este FDS o campeonato Champ Cars nos Estados Unidos.
Comecei a segui-lo quando o Mansel para lá foi em 1992 e trata-se sem duvida de um campeonato competitivo e espectacular. Alem disso existe um grande intercâmbio de pilotos entre a Champ Cars e a Formula 1 (e vice-versa) o que é sempre um motivo de interesse.
Não estou a par da lista de pilotos concorrentes este ano. A primeira prova tem lugar já este Domingo dia 18 ás 21:00 na pista de Long Beach com transmissão em directo na Eurosport.
Comecei a segui-lo quando o Mansel para lá foi em 1992 e trata-se sem duvida de um campeonato competitivo e espectacular. Alem disso existe um grande intercâmbio de pilotos entre a Champ Cars e a Formula 1 (e vice-versa) o que é sempre um motivo de interesse.
Não estou a par da lista de pilotos concorrentes este ano. A primeira prova tem lugar já este Domingo dia 18 ás 21:00 na pista de Long Beach com transmissão em directo na Eurosport.
Comentário ao campeonato e a todas as equipas e pilotos inscritos:
http://www.speedtv.com/articles/auto/champcar/10640/
(Alias, na minha opinião, este site speedtv merece ser consultado numa base diaria)
http://www.speedtv.com/articles/auto/champcar/10640/
(Alias, na minha opinião, este site speedtv merece ser consultado numa base diaria)
hummmm..apesar de gostar muito de competições automóveis, o campeonato Champ Cars nunca me inspirou atençao por aí alem por achar que há falta de profissionalismo a vários níveis.
Por vezes perdem-se provas por erros minimos que Nunca deveriam acontecer, e quando vi uma carrinha velha a rebocar os carros por entre os que tavam a competir (meteu-se no meio dos pilotos e obrigou-os a travar para nao haver outro acidente) passei-me :S :S
Outra questão é essa da chuva.... Onde há milhões de dolares a circular, nao deveria haver anulações.. :S
Por vezes perdem-se provas por erros minimos que Nunca deveriam acontecer, e quando vi uma carrinha velha a rebocar os carros por entre os que tavam a competir (meteu-se no meio dos pilotos e obrigou-os a travar para nao haver outro acidente) passei-me :S :S
Outra questão é essa da chuva.... Onde há milhões de dolares a circular, nao deveria haver anulações.. :S
a Finalizar: Evento:
Não sabia que era assim tão desorganizado!!!
Os americanos continuam a ateimar em fazer provas em pistas citadinas... está provado á muito tempo que são pistas extremamente perigosas, embora neste tipo de competições se aposte muito na segurança dos pilotos acho que se estão a esquecer da segurança das pistas...
Os americanos continuam a ateimar em fazer provas em pistas citadinas... está provado á muito tempo que são pistas extremamente perigosas, embora neste tipo de competições se aposte muito na segurança dos pilotos acho que se estão a esquecer da segurança das pistas...
Bom, se vamos falar em segurança nas pistas, então deixamos de lado:
Todas as ovais;
Monaco;
Todos os circuitos "tradicionais", ou ditos "de estrada".
...e ficamos com o belo Bahrain (ou lá o que é), o fantastico Nurburgring (o novo), etc, etc, com a sua variedade de curvas a 90º e ganchos, planas, sem qq interesse.
É necessário não esquecer que, nas pistas de cidade, se anda mais devagar, logo o risco associado ao acidente é menor. E por outro lado, a filosofia original dos Champ Cars sempre foi variedade - circuito, cidade, oval.
Bbbom, é apenas a minha opinião.
Todas as ovais;
Monaco;
Todos os circuitos "tradicionais", ou ditos "de estrada".
...e ficamos com o belo Bahrain (ou lá o que é), o fantastico Nurburgring (o novo), etc, etc, com a sua variedade de curvas a 90º e ganchos, planas, sem qq interesse.
É necessário não esquecer que, nas pistas de cidade, se anda mais devagar, logo o risco associado ao acidente é menor. E por outro lado, a filosofia original dos Champ Cars sempre foi variedade - circuito, cidade, oval.
Bbbom, é apenas a minha opinião.
Escapatórias em cimento é um grande incremento no que diz respeito á segurança. Para alem de se te despistares não teres controlo sobre o carro, na relva este ainda ganha mais velocidade e na gravilha existe sempre o perigo do carro capotar. Com as escapatórias em cimento não só tens sempre controlo nas rodas como podes após o despiste voltar á corrida. Quanto ao nosso Autodromo do Estoril é uma pista morta. Já foi para mim e para muitos uma das melhores pistas de todo o mundo. Curva 1 e 2, a curva do tanque e a parabólica, eram curvas únicas que destinguiam os homens dos meninos. Agora todas elas foram alteradas para variantes ridículas e curvas de angulo apertado. Perdeu toda a magia e característica.
Só um pequeno pormenor: com as escapatórias em relva, o carro em despiste não ganha velocidade, perde é menos.
Quanto Às escapatórias em alcatrão, eu devo ser uma espécie de Nostradamus, porque ando há anos esquecidos a defender a ideia de que estas são muito mais eficientes pq o carro em 99% dos despistes, pq as quatro rodas estão sempre em contacto com o alcatrão, diminuindo o tempo de travagem, e até permitir o controlo do carro. Para já não falar da hipótese de se voltar à corrida...
Quanto Às escapatórias em alcatrão, eu devo ser uma espécie de Nostradamus, porque ando há anos esquecidos a defender a ideia de que estas são muito mais eficientes pq o carro em 99% dos despistes, pq as quatro rodas estão sempre em contacto com o alcatrão, diminuindo o tempo de travagem, e até permitir o controlo do carro. Para já não falar da hipótese de se voltar à corrida...
Ganhar é uma maneira de dizer. Mas é quase como se o carro estivesse a escorregar em manteiga, principalmente se estiver húmida e em quase nada reduz a velocidade de embate.Marco wrote:Só um pequeno pormenor: com as escapatórias em relva, o carro em despiste não ganha velocidade, perde é menos.
Acho que nem é preciso ser um Nostradamus para ver certas coisas que só os responsáveis pela Formula 1 não vêem.
Estão sempre a dizer que a F1 de hoje não é o espectáculo de antigamente. E em 10 anos as alterações que tem feito só tem resultado em que se perca cada vez mais espectáculo. Querem ultrapassagens? Voltem aos sliques ou pneus mais largos (permite que um carro trave mais tarde) e reduzam a dependência na aerodinâmica que não deixa que um carro rode a alta velocidade atras de outro em curva.
É a minha opinião.
E pior que isso, são as alterações anti-Ferrari, que só se têm revelado autênticos flops, dado que esta grande marca revela sempre uma capacidade de adaptação fantástica Podem mudar as formas de fazer as qualificações, os sistemas de pontuação, o número de motores, e a Ferrari sai sempre por cima!
Epah, só agora é que reparei que este tópico não é o de F1... Sorry!
Continuamos a conversa no outro lado!
Epah, só agora é que reparei que este tópico não é o de F1... Sorry!
Continuamos a conversa no outro lado!
Pois, tiveram durante os últimos anos a levar a Ferrari para cima porque era bom para a Formula 1 que a Ferrari ganhasse um campeonato que agora os querem tirar de lá e não conseguem. Por muitas alterações que façam, neste momento, a Ferrari está muitos furos acima em termos de resposta do que qualquer das outras equipas. Se bem que a F1 é feita de ciclos. Houve o ciclo Brabham, o ciclo McLaren, o ciclo Williams, de pois McLaren de novo, agora Ferrari. Esperemos que seja o fim de mais um ciclo pois estar sempre a ganhar o mesmo, por muito que se goste da equipa, acaba por fartar um pouco.
Uma vitoria ganha com uma grande recuperação ou uma luta constante pelo primeiro lugar dá um gozo enorme. Uma corrida em que saem da pole, ganham 20 seg em 15 voltas e acabam com 45s sobre o segundo é um enorme tédio.
Uma vitoria ganha com uma grande recuperação ou uma luta constante pelo primeiro lugar dá um gozo enorme. Uma corrida em que saem da pole, ganham 20 seg em 15 voltas e acabam com 45s sobre o segundo é um enorme tédio.
De qq forma, o tempo prega algumas partidas engraçadas. O Clark ganhou muitas corridas a andar sozinho na frente. O "comboio" preto-e-ouro de 78 (Andretti-Peterson) era... Quantas vezes dormiram no ano do campeonato de Mansell? E no de Prost (Williams)?
São, de facto, ciclos. O problema é que este nunca mais acaba!
São, de facto, ciclos. O problema é que este nunca mais acaba!