Reportagem modelistica.

Tudo o que nao é relacionado com modelismo é aqui
User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Reportagem modelistica.

Post by lucas » Sun Jul 30, 2006 7:05 pm

Saiu hoje um artigo aqui no Diário de Noticias (Madeira), sobre os trabalhos da familia Gouveia.
Um trabalho com muita qualidade do Nélio Gomes(jornalista e aficionado).
poderão vê-lo online o Hugo já indicou o link, ou esperar quando eu apanhar um scanner.
O modelismo hoje saiu dignificado.

HGouveia
Posts: 427
Joined: Fri Sep 10, 2004 8:01 pm
Location: Madeira

Post by HGouveia » Sun Jul 30, 2006 7:24 pm

lucas, muito obrigado por divulgares o artigo, que decerto vai "mexer" com umas poucas cabeças por cá (esperemos que sim)...! :o =D>
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Mon Jul 31, 2006 12:00 am

Eheh, oh pra eles todos "cagões" a mostrar os carritos :)

Gostei da reportagem. Muito boa. e a descrever com bastante clareza o trabalho que vocês têm, para conseguirem os magníficos trabalhos! Para muitas pessoas, o modelismo ainda é coisa de crianças.

Parabéns!

User avatar
jasam
Posts: 695
Joined: Sat Jul 10, 2004 3:38 pm
Location: Vila Nova Poiares

Post by jasam » Mon Jul 31, 2006 11:17 am

Eu também gostava de ver, mas ao carregar no link pede-me sempre para fazer o login. Portanto não consigo ver nada.

User avatar
kandrix
Posts: 557
Joined: Tue May 09, 2006 7:20 pm
Location: Mealhada

Post by kandrix » Mon Jul 31, 2006 12:39 pm

jasam wrote:Eu também gostava de ver, mas ao carregar no link pede-me sempre para fazer o login. Portanto não consigo ver nada.

e 2...
.:Jet Noise, The Sound Of Freedom:.

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Mon Jul 31, 2006 1:03 pm

Cá vai a reportagem:

Bombas em miniatura
Modelando a história do rali

Há cerca de seis anos que Pedro Gouveia meteu mãos à obra e começou a construir réplicas em tamanho reduzido (à escala 1/24) de carros que fizeram história no Rali Vinho da Madeira e na antiga Volta à Madeira em Automóvel. Umas mais antigos, outras mais recentes, mas todos eles com uma particularidade comum: são peças únicas – actualmente em número de dezasseis -, resultantes da concepção artesanal deste experiente modelista.

Image

Uma das características particulares do trabalho de Pedro Gouveia, cuja dedicação à arte de construir miniaturas vem de há longo tempo, é a minúcia que impõe a si próprio na elaboração dos modelos, nomeadamente ao nível dos mais variados pormenores que lhes conferem um realismo impressionante. Que vão desde os mais pequenos decalques referente aos óleos do motor - de que é óptimo exemplo o Porsche 911 SC RS do malogrado Henri Toivonen -, até ao mais ínfimo órgão mecânico dos motores, passando pelos logótipos e interruptores dos "tabliers" que se destacam nos elaboradíssimos interiores. Pormenores que não se encontram nos "kits" existentes no mercado.

Quando a réplica parece real

A verdade é que se torna muito fácil confundir estas réplicas com os carros de ralis em que são inspirados, tal a precisão do detalhe e a qualidade do acabamento. E já foram muitos aqueles que, iludidos por uma foto, julgaram tratar-se de uma imagem do carro real. Porque o nível dos pormenores é realmente extraordinário e só possível de alcançar com uma aturada investigação, incontáveis horas de trabalho e, sobretudo, uma paciência sem limites.

«Tendo sempre aproximar ao máximo o modelo do real, procurando ir até ao mais pequeno pormenor», explica, justificando assim o facto de, por vezes, «as pessoas pensarem que as fotos correspondem ao modelo real».

Image

Pedro Gouveia elegeu exclusivamente a escala 1/24 para fazer as suas réplicas. «É a escala que dá um maior grau de pormenor e, também, aquela que é mais fácil de trabalhar», explica. Além de que – acrescenta -, «os fabricantes têm vindo a dedicar-se muito a esta escala, sendo mais fácil do que há uns anos atrás encontrar os modelos pretendidos».

Aspecto curioso é o facto deste modelista trabalhar em vários "kits" ao mesmo tempo. «É uma forma de combater a saturação, que às vezes surge, de estar sempre a trabalhar no mesmo modelo. É um método de trabalho, como tanto outros», sublinha. Com uma vantagem, que é «acabar três ou quatro modelos no curto espaço de dois dias». Os últimos foram a "bomba verde" de Américo Nunes e o Subaru Impreza WRC de Piero Liatti – dois modelos extraordinários em termos de pormenores e da qualidade de acabamentos.

Image

«É preciso estar nos meus dias para me dedicar a este "hobby"». Daí que, sublinhe, «possa estar semanas sem tocar nos modelos, ou então passar várias horas seguidas a trabalhar, às vezes até de madrugada». Por tudo isto, é imprevisível prever quanto tempo poderá demorar a construção de uma determinada réplica.

Decalques feitos em casa

Outra particularidade do trabalho de Pedro Gouveia é a criação da grande maioria dos decalques para os modelos da prova madeirense. «Foi a solução encontrada dada a inexistência no mercado de decalques do Rali Vinho da Madeira», refere, admitindo que o facto de dominar bem a área informática e, também, de profissionalmente estar ligado à arquitectura, «serem vantagens importantes para poder desenvolver o modelismo desta forma».

Image

Especificamente com o intuito de criar os decalques para os seus modelos, Pedro Gouveia adquiriu, através da Internet, no Estados Unidos, uma impressora já fora de produção, que imprime a branco. As folhas para impressão são adquiridas igualmente nos Estados Unidos. Tal como o material usado na elaboração de algumas peças artesanais. «Porque por vezes os "kits" que servem de base ao trabalho são de modelos civis e necessitam de ser transformados», explica, apontando como exemplo o já referido Porsche de Henri Toivonen. Um "kit" que mereceu uma intervenção quase total, desde o motor aos interiores, passando pela suspensão e pela própria bagageira, modificada para receber o depósito da gasolina e o pneu sobressalente.

Image

O investimento feito neste "hobby" é, por isso, significativo, acima de tudo atendendo «ao nível de pormenor que quero dar aos carros», aponta.

«Quando faço um modelo, tento aproximá-lo ao máximo do carro real. Para isso, é preciso investir quer em foto-incisões para fecho de "capots", grelhas e fivelas para cintos, em folhas de decalques, tintas e, claro, nas impressoras apropriadas», explica.

Image

Para além disso, reforça, «alguns dos modelos para o Rali Vinho da Madeira são muito antigos e, por isso, muito difíceis de encontrar, reflectindo-se no seu custo». E neste particular, por vezes há que recorrer a modelistas que artesanalmente criam as suas peças, para depois comercializarem a preços significativos.

Muito trabalho de investigação

Um dos aspectos fulcrais no sucesso deste tipo de trabalho - e aqui o sucesso, já se viu, tem a ver com o grau de realismo do modelo - é o trabalho de investigação. Que apesar de facilitadas nos últimos anos com as novas tecnologias - «a Internet veio facilitar imenso o trabalho do modelistas», destaca -, requer também um arquivo considerável. Que no caso de Pedro Gouveia vai desde alguns dos mais importantes livros sobre ralis, dos quais destaca os da autoria de Reinhard Klein - «as bíblias dos ralis como gosto de os chamar» - e de Martin Holmes, passando por revistas e jornais nacionais e estrangeiros, sem esquecer o próprio material conseguido através da "net". Fundamentais têm sido, também, fotos dos modelos a construir, cedidas por algumas pessoas a quem este experiente modelista faz questão de agradecer, nomeadamente Nuno Lucas, Borges Pereira, Carlos Reis e Nélio Silva.

Image

«A pesquisa é fundamental para que se consiga dar o realismo que se pretende ao modelo, até porque nos carros mais antigos a decoração de ambos os lados nem sempre era igual», sublinha Pedro Gouveia, que para este trabalho conta com a preciosa ajuda do seu filho Hugo, também ele "contagiado" por esta paixão pelo modelismo.


«Desde jovem que ele adora ralis e a partir daí começou também a fazer os seus modelos. E já tem algumas peças muito interessantes. Além disso tem uma apetência – maior que a minha – para destrinçar o pormenor, o que me tem ajudado bastante na correcção de pequenos aspectos», salienta a propósito do filho.

Em relação especificamente ao Rali Vinho da Madeira, Pedro Gouveia admite que as dificuldades em obter informações sobre os modelos «é complicada», valendo-lhe, além dos amigos atrás referidos, «a pesquisa feita no arquivo do Diário de Notícias e também nalguns fotógrafos».

Entretanto, em fase de projecto está a criação de uma página pessoal na Internet, «para poder expor os modelos», porque, ressalva, para um modelista «é importante ter oportunidade de mostrar o seu trabalho».



Paixão pelos ralis

O fascínio de Pedro Gouveia pelos ralis - que, afinal, está na base deste "hobby" pelo modelismo - começou bem cedo. Do início dos anos setenta recorda as primeiras idas à estrada, acompanhado pelos amigos de infância, para ver passar as "bombas" em ligação do Funchal para as classificativas - «ainda não havia idade para irmos sós para a serra», aponta - ou até ao Molhe da Pontinha para seguir de perto a descarga dos carros e às oficinas onde se faziam as derradeiras afinações antes da prova.

Depois, eles próprios improvisavam os seus ralis pelos quintais, de cronómetro e tudo, com os pequenos modelos da "Dinky Toys". E já nessa altura Pedro surgia com modificações nos brinquedos feitos carros de rali. «Pintava o carro sempre com uma decoração diferente para cada prova que realizávamos, punha uns faróis, umas abas, enfim improvisava. Gostava de inovar e fazia sucesso», recorda.

Image

O passo seguinte surgiu com os modelos da marca francesa "Solido", mais elaborados e que começaram a surgir em "kit". «Foram os primeiros passos na pintura, montagem e colocação dos decalques, um treino importante para o modelismo que faço hoje», realça.

Os anos vividos no Continente e as várias edições do Rali de Portugal acompanhadas de forma quase religiosa, fizeram renascer a paixão pelo modelismo, então com a criação de modelos referentes àquela prova. «A maioria deles ficaram por lá, mas depois de voltar à Madeira voltei a fazer alguns modelos emblemáticos do Rali de Portugal», refere Pedro Gouveia, que com a reentrada da prova do ACP no Mundial de Ralis admite alternar a criação de modelos daquela prova com os do Rali Vinho da Madeira.

Peças únicas

Image

Na prateleira contam-se já dezasseis modelos dedicados à prova madeirense. Que vão desde os antigos Mercedes 300 SL de Horácio Macedo, vencedor em 1960, e Porsche 911-S com que Américo Nunes venceu em 1970, passando pelo Lancia 037 de Massimo Biasion (1983), pelo Porsche 911 SC RS de Henri Toivonen (84) ou pelo Ford Sierra Cosworth de Joaquim Santos (88), até terminar nos mais recentes Peugeot 206 WRC de Adruzilo Lopes (2001), Andrea Aghini (02) e Miguel Campos (03). Mas há mais peças concluídas: o Renault Mégane Maxi de José Carlos Macedo (98), os dois Toyota que deram vitórias a Andrea Aghini (o Celica de 94 e o Corolla de 98), o Subaru Impreza WRC com que Piero Liatti venceu em 2000, além de quatro Ford Escort – Patrick Snijers (93), Andrea Navarra (99), Fernando Peres (96) e Rui Conceição (96). Estes dois últimos construídos pelo seu filho Hugo Gouveia, que herdou do pai (que também o ajudou na respectiva concepção) a paixão pelos carros e o jeito para o modelismo.

Image

Mas mais alguns modelos estão em fase de conclusão e outros ainda a dar os primeiros passos, destacando-se o Lancia Delta S4 com que Fabrizio Tabaton venceu na Madeira em 1986, o Renault 5 Turbo Maxi que Carlos Sainz tripulou no mesmo ano, o Peugeot 306 Maxi que levou o madeirense Vítor Sá ao triunfo há dois anos atrás e o Mitsubishi EVO III com que Abel Spínola venceu o Grupo N em 1997. E outros mais como o Ferrari 250 GT SWB de Horácio Macedo (1962), o Lancia 037 de Salvador Serviá (85), o Volkswagen Golf GTi de John Bosh (87), o BMW M3 de Patrick Snijers (88) e o Lancia Super Delta de Andrea Aghini (92). Todas elas peças únicas!


Nélio Gomes
Last edited by Marco on Mon Jul 31, 2006 2:34 pm, edited 1 time in total.

User avatar
jasam
Posts: 695
Joined: Sat Jul 10, 2004 3:38 pm
Location: Vila Nova Poiares

Post by jasam » Mon Jul 31, 2006 1:52 pm

Agora sim, obrigado Marco.
Excelente reportagem, que dá 1 melhor noção a muita gente que o modelismo não é " coisa só de miudos " e que vem premiar o espectacular trabalho da família Gouveia em particular e do modelismo em geral.

Obrigado Gouveias

Joao

HGouveia
Posts: 427
Joined: Fri Sep 10, 2004 8:01 pm
Location: Madeira

Post by HGouveia » Mon Jul 31, 2006 2:53 pm

Thanks Marco, por facilitares a vida, aqui no fórum, ao pessoal!! :D

jasam, muito bem dito!! Obrigado pelo teu comentário, e que este artigo sirva para mentalizar as pessoas de que o modelismo não se trata de uma brincadeira, mas sim de uma arte! ;)
Image

L. Dias
Posts: 304
Joined: Thu Jun 02, 2005 5:19 pm
Location: Mafra
Contact:

Post by L. Dias » Mon Jul 31, 2006 5:55 pm

Parabéns aos Gouveia :D , que tão bem representaram a "classe" dos modelistas e ao autor da peça jornalística, que soube captar muito bem a essência do artigo. :)


Um abraço,
Luís

User avatar
kandrix
Posts: 557
Joined: Tue May 09, 2006 7:20 pm
Location: Mealhada

Post by kandrix » Mon Jul 31, 2006 10:57 pm

Sim senhor, aqui está um artigo que valeu bem a pena ler, está muito bom e parabéns obviamente á familia Gouveia pelos modelos fantásticos claro! :D
.:Jet Noise, The Sound Of Freedom:.

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Tue Aug 01, 2006 3:55 pm

=D> =D> =D> =D> =D> =D>

Os meus parabens á familia Gouveia! Tanto pela dedicação como pela divulgação!

São um excelente exemplo a ter em conta quando falamos de modelismo!!!

Uma vez mais os meus parabens e continuem com o excelente trabalho!!!

Grande abraço.

Pedro Cunha

User avatar
pedroalex
Posts: 790
Joined: Wed Jul 14, 2004 2:29 pm
Location: Sintra

Post by pedroalex » Wed Aug 02, 2006 10:30 am

Excelente, apesar de já ter visto quase todos os carros aqui no fórum, é sempre bom revê-los uma vez mais.
Para a familia Gouveia, os meus parabens, pela qualidade e pela divulgação do modelismo.

Um abraço

User avatar
vic98auto
Posts: 388
Joined: Tue Aug 23, 2005 4:45 pm

Post by vic98auto » Wed Aug 02, 2006 3:25 pm

Gostei bastante do artigo e aqui tambem quero deixar os meus parabens à familia Gouveia para a forma como se dedicam ao modelismo, a sua criatividade e a troca de experiências que proporcionam aos outros modelistas. Agora é só esperar pela página web.
grande abraço

HGouveia
Posts: 427
Joined: Fri Sep 10, 2004 8:01 pm
Location: Madeira

Post by HGouveia » Thu Aug 03, 2006 12:06 am

Epa, pessoal, muito obrigado pelo vosso apoio!! :o Estou cada vez mais motivado para pôr mãos à obra...! :D Ainda por cima há novidades...! Meu pai recebeu um telefonema de lá do Aeroporto da Madeira, hà 2 dias, e convidou-nos a expôr a nossa colecção mesmo em frente à porta de chegada de passageiros. Portanto, quem chegar à Madeira, vai deparar-se com as miniaturas do Rali Vinho Madeira! O que é porreiro, numa altura destas...!!

E já agora, como houve o Shakedown, aproveito para expôr algumas das fotos do dia de hoje... ;)

M. Campos

Image

U. Scandola

Image

L. Pimentel

Image

J. P. Fontes

Image
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Thu Aug 03, 2006 12:14 am

HGouveia wrote:Epa, pessoal, muito obrigado pelo vosso apoio!! :o Estou cada vez mais motivado para pôr mãos à obra...! :D Ainda por cima há novidades...! Meu pai recebeu um telefonema de lá do Aeroporto da Madeira, hà 2 dias, e convidou-nos a expôr a nossa colecção mesmo em frente à porta de chegada de passageiros. Portanto, quem chegar à Madeira, vai deparar-se com as miniaturas do Rali Vinho Madeira! O que é porreiro, numa altura destas...!!
As maravilhas que um pouco de exposição mediática pode fazer :) Essa exposição no aeroporto é completamente merecida. Muitos parabéns! E não se esqueçam das fotos!

Se me permitem uma sugestão, peçam para fazê-la na zona das partidas. É que quem está à espera dos aviões, tem mais tempo para apreciar os carros. Quem chega de viagem , quer é recolher as malas e pôr-se a andar e não vão poder ver as pequenas maravilhas como elas merecem.

Um grande abraço e mais uma vez, parabéns!

Post Reply