Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
-
- Posts: 371
- Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
- Location: Leiria
Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Olá Caros Amigos,
Ao fim de quase um ano e meio de estágio de aprendizagem é chegado o momento de partilhar com este Forum o projecto final resultante.
Há uns anitos atrás, quando o Autosport ainda dedicava umas páginas ao modelismo, o nosso inspirador Jorge Curvelo publicou nesses espaços uns artigos muito educativos, intitulados "A Vida de uma Carroçaria". Seguindo modestamente o seu exemplo aqui vos coloco, sem plágio, "A Vida de umas Carroçarias".
O objectivo do projecto era e é a produção, para mim e para um amigo meu Francês, nickname Olep no forum Dakardantan (um apaixonado do Dakar, inspirador dos meus projectos inerentes ao ano de 1983, no qual assistiu à prova em Africa pois estava em Argel), de raíz ("from scratch" como diria o nosso amigo Art) de modelos dos seguintes participantes no Dakar de 1983:
photos in: http://www.dakardantan.com e gentimente cedidas pelo meu amigo Olep
Todas as viaturas são Peugeot's 504 Dangel, sendo que as duas primeiras, na sua versão de base, existem no mercado à escala 1/43, embora com muitas deficiências, contrariamente à terceira, uma versão protótipo inscrita pelos irmãos Maussi, que nunca foi reproduzida a nenhuma escala.
Para esta última, os primeiros passos foram a produção de uma versão de base em resina (com recurso a moldes já efectuados anteriormente) e a sua transformação, bem como a produção de um conjunto de peças adicionais e alguns detalhes em master:
Em seguida estes master's foram objecto de moldagem em silicone bicomponente, conforme exemplifico:
Daqui resultou o conjunto de moldes necessários para a produção do modelo:
Para que se pudesse efectuar o enchimento, estes moldes tiveram que ser objecto de uma preparação com pó de talco:
Em seguida preparou-se, com o recurso a pipetas graduadas, a resina (1ª imagem) com o endurecedor (2ª imagem), obtendo-se a mistura (3ª imagem) para o enchimento (4ª imagem) dos moldes:
By the way, a resina não é marca "Água de Castelo", é da Esprit Composite, uma empresa Francesa especializada neste tipo de produtos.
Cheios os moldes, a secagem processa-se em cerca de 15 minutos:
Permitindo a desmoldagem:
Saindo as peças em bruto:
Já agora, os pneus foram cheios com uma borracha da Micromark que produz muito bons resultados:
As várias peças foram e irão sendo acabadas pelos processos normais de preparação de kits em resina.
Seguiu-se a pintura das três Dangel (por fases como podem ver, primeiro a Elle & Vire e a Maussi e ainda só em primário a Esso Peugeot):
Em paralelo, com o recurso a alguns truques de Excel e a uma imprescindível impressora ALPS (capaz de imprimir brancos, prateados e dourados), foram-se preparando os decalques, vectorizados como é inevitável nestes casos:
A Impressora (modelo de 1999, adquirida nos USA, via ebay):
A vectorização para a versão inédita (Freres Maussi):
Em variadíssimas camadas, pois o processo de formação de cor na ALPS implica que cada cor seja formada a partir da impressão sucessiva de cores spot (primárias) e ainda que no final seja aplicada uma camada de finalizador fotográfico (fazem-se em média, para cada folha de decalques, cerca de 25 a 30 impressões em overlay, isto é, sobreposição):
Um exemplo de uma camada para impressão de uma só cor:
Um exemplo da camada de finish:
Destes esforços resultou, para este projecto, o seguinte:
Que já se começou a aplicar com extremo cuidado, dada a sensibilidade dos decalques, resultante do facto de que não utilizo nenhum spray de acabamento para preservar a sua espessura:
Importa aqui referir que algumas das imperfeições ainda visiveis, nomeadamente naquilo que considero o meu carma no modelismo, os contornos de vidros, ainda serão corrigidas aquando dos acabamentos a dar a cada modelo.
Nota: como puderam constatar, na fase do enchimento de moldes, algumas das fotos foram tiradas já após pintura dos primeiros dois modelos, a Elle & Vire e a Maussi, pois a ganância no primeiro enchimento não me deixou tempo para fotografar.
Et voila, é o que está feito até esta data... updates will follow shortly... bem, não muito em breve, pois isto demora algum tempo a fazer...
Salutations amicales pour toi Olep et merci par ton inspiration et aide ! a bientôt!
Até lá.
Um abraço.
Ciclotron
Ao fim de quase um ano e meio de estágio de aprendizagem é chegado o momento de partilhar com este Forum o projecto final resultante.
Há uns anitos atrás, quando o Autosport ainda dedicava umas páginas ao modelismo, o nosso inspirador Jorge Curvelo publicou nesses espaços uns artigos muito educativos, intitulados "A Vida de uma Carroçaria". Seguindo modestamente o seu exemplo aqui vos coloco, sem plágio, "A Vida de umas Carroçarias".
O objectivo do projecto era e é a produção, para mim e para um amigo meu Francês, nickname Olep no forum Dakardantan (um apaixonado do Dakar, inspirador dos meus projectos inerentes ao ano de 1983, no qual assistiu à prova em Africa pois estava em Argel), de raíz ("from scratch" como diria o nosso amigo Art) de modelos dos seguintes participantes no Dakar de 1983:
photos in: http://www.dakardantan.com e gentimente cedidas pelo meu amigo Olep
Todas as viaturas são Peugeot's 504 Dangel, sendo que as duas primeiras, na sua versão de base, existem no mercado à escala 1/43, embora com muitas deficiências, contrariamente à terceira, uma versão protótipo inscrita pelos irmãos Maussi, que nunca foi reproduzida a nenhuma escala.
Para esta última, os primeiros passos foram a produção de uma versão de base em resina (com recurso a moldes já efectuados anteriormente) e a sua transformação, bem como a produção de um conjunto de peças adicionais e alguns detalhes em master:
Em seguida estes master's foram objecto de moldagem em silicone bicomponente, conforme exemplifico:
Daqui resultou o conjunto de moldes necessários para a produção do modelo:
Para que se pudesse efectuar o enchimento, estes moldes tiveram que ser objecto de uma preparação com pó de talco:
Em seguida preparou-se, com o recurso a pipetas graduadas, a resina (1ª imagem) com o endurecedor (2ª imagem), obtendo-se a mistura (3ª imagem) para o enchimento (4ª imagem) dos moldes:
By the way, a resina não é marca "Água de Castelo", é da Esprit Composite, uma empresa Francesa especializada neste tipo de produtos.
Cheios os moldes, a secagem processa-se em cerca de 15 minutos:
Permitindo a desmoldagem:
Saindo as peças em bruto:
Já agora, os pneus foram cheios com uma borracha da Micromark que produz muito bons resultados:
As várias peças foram e irão sendo acabadas pelos processos normais de preparação de kits em resina.
Seguiu-se a pintura das três Dangel (por fases como podem ver, primeiro a Elle & Vire e a Maussi e ainda só em primário a Esso Peugeot):
Em paralelo, com o recurso a alguns truques de Excel e a uma imprescindível impressora ALPS (capaz de imprimir brancos, prateados e dourados), foram-se preparando os decalques, vectorizados como é inevitável nestes casos:
A Impressora (modelo de 1999, adquirida nos USA, via ebay):
A vectorização para a versão inédita (Freres Maussi):
Em variadíssimas camadas, pois o processo de formação de cor na ALPS implica que cada cor seja formada a partir da impressão sucessiva de cores spot (primárias) e ainda que no final seja aplicada uma camada de finalizador fotográfico (fazem-se em média, para cada folha de decalques, cerca de 25 a 30 impressões em overlay, isto é, sobreposição):
Um exemplo de uma camada para impressão de uma só cor:
Um exemplo da camada de finish:
Destes esforços resultou, para este projecto, o seguinte:
Que já se começou a aplicar com extremo cuidado, dada a sensibilidade dos decalques, resultante do facto de que não utilizo nenhum spray de acabamento para preservar a sua espessura:
Importa aqui referir que algumas das imperfeições ainda visiveis, nomeadamente naquilo que considero o meu carma no modelismo, os contornos de vidros, ainda serão corrigidas aquando dos acabamentos a dar a cada modelo.
Nota: como puderam constatar, na fase do enchimento de moldes, algumas das fotos foram tiradas já após pintura dos primeiros dois modelos, a Elle & Vire e a Maussi, pois a ganância no primeiro enchimento não me deixou tempo para fotografar.
Et voila, é o que está feito até esta data... updates will follow shortly... bem, não muito em breve, pois isto demora algum tempo a fazer...
Salutations amicales pour toi Olep et merci par ton inspiration et aide ! a bientôt!
Até lá.
Um abraço.
Ciclotron
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Começa a "saga"
Temos de nos encontrar outra vez, pois há umas coisas giras que poderemos fazer em conjunto.
Quanto ao trabalho, fabuloso de rigor, fidelidade e paciência!
A bientôt!
Art
Temos de nos encontrar outra vez, pois há umas coisas giras que poderemos fazer em conjunto.
Quanto ao trabalho, fabuloso de rigor, fidelidade e paciência!
A bientôt!
Art
- lmadureira
- Posts: 1458
- Joined: Mon Jul 04, 2005 10:02 pm
- Location: Espinho (Aveiro) - Portugal
- Contact:
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Está a ficar fantástico... Continua com esse excelente trabalho.
Já agora, deixo uma pergunta: os modelos em resina podem ser pintados da mesma forma que os de plástico, certo?
Já agora, deixo uma pergunta: os modelos em resina podem ser pintados da mesma forma que os de plástico, certo?
//Cumps
Luis Madureira
Don't sweat the details, just build the sucker the way you want it!.
Luis Madureira
Don't sweat the details, just build the sucker the way you want it!.
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Espero que a pergunta não tenha sido directamente dirigida ao Ciclotron.lmadureira wrote:os modelos em resina podem ser pintados da mesma forma que os de plástico, certo?
As resinas para modelismo têm a desvantagem, em relação ao plástico, de ser necessário muito mais trabalho de preparação para pintura.
Quanto aos mateirais a utilizar, têm a vantagem de receber tanto as tintas acrílicas e enamel (como o plástico), mas também as celulósicas, que "derretem" os plásticos.
Art
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Bem..... fiquei de boca aberta ao ver isto, tal a qualidade do trabalho, materiais envolvidos e acima de tudo paciência e rigor neste projecto, os meus parabéns pela coragem de enfrentar este projecto a este nível.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Mas que grande projecto para aqui vai.... um dia ainda hei-de conseguir fazer algo parecido.
Os meus sinceros parabéns. Fico ansiosamente à espera da continuação.
João
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Parabéns Ciclotron! Isto é que é ser Modelista!!!!!Fabuloso
- Pedro F. Gouveia
- Posts: 217
- Joined: Wed May 19, 2004 10:25 am
- Location: Funchal - Madeira
- Contact:
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Grande Ciclotron.
Excelente trabalho ao nível dos melhores
que tenho visto na net por esse mundo fora.
Parabéns.
Pedro Gouveia
nota : imagino o trabalhão empregue nessas obras de arte !
Excelente trabalho ao nível dos melhores
que tenho visto na net por esse mundo fora.
Parabéns.
Pedro Gouveia
nota : imagino o trabalhão empregue nessas obras de arte !
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Sem comentários!!
Isso é de um professinal
Mas posso te garantir que se a TAMIYA REVELL HASEGAWA ITARELI e afins ve este post....acredito que tenhas a cabeça a premio isso é concorrencia bruta
parabens
Isso é de um professinal
Mas posso te garantir que se a TAMIYA REVELL HASEGAWA ITARELI e afins ve este post....acredito que tenhas a cabeça a premio isso é concorrencia bruta
parabens
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Olá Ciclotron. Mais um trabalho fantástico e o que se aprende com o teu tópico, como referm os demais isto é um trabalho muito profissional. Muitos parabéns e obrigado pela partilha. Um abraço do ProfeSM.
- João Pinto
- Posts: 433
- Joined: Wed Jan 31, 2007 9:55 pm
- Contact:
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Simplesmente fantástico.
Excelente projecto e grande coragem em o realizar.
Parabéns Ciclotron!!
Fico à espera de mais progressos...
Excelente projecto e grande coragem em o realizar.
Parabéns Ciclotron!!
Fico à espera de mais progressos...
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
os meus parabéns, quero tb ser assim, tens que nos dar umas aulas.
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Olá Ciclotron,
por aquilo que eu consigo ver está um trabalho verdadeiramente fantástico!
Não sei o que se passa com o meu computador, só consigo ver partes das imagens... e os comentários das mesmas.
Provavelmente refere a marca do latex que usou, tal como refere da resina. Se fosse possível, gostaria de saber onde é que comprou o latex, pois preciso de reproduzir umas peças e um amigo meu que já trabalhou numa fábrica de cerâmica, disse-me que só se consegue arranjar embalagens de 5L!
Obrigado e parabéns pelo projecto,
Sérgio
por aquilo que eu consigo ver está um trabalho verdadeiramente fantástico!
Não sei o que se passa com o meu computador, só consigo ver partes das imagens... e os comentários das mesmas.
Provavelmente refere a marca do latex que usou, tal como refere da resina. Se fosse possível, gostaria de saber onde é que comprou o latex, pois preciso de reproduzir umas peças e um amigo meu que já trabalhou numa fábrica de cerâmica, disse-me que só se consegue arranjar embalagens de 5L!
Obrigado e parabéns pelo projecto,
Sérgio
Re: Trabalho de Final de Estágio - A Vida de umas Carroçarias
Ora bem, queria meia dúzia do primeiro, quatro do segundo e kilo e meio do terceiro.
Tava a brincar, mas com esse andamento e a fazer moldes desse género a tamiya e outras que se cuidem, abre um tópico nos classificados e passa uma boas férias nas Caraíbas.
Os meus parabens
Abraço
Tava a brincar, mas com esse andamento e a fazer moldes desse género a tamiya e outras que se cuidem, abre um tópico nos classificados e passa uma boas férias nas Caraíbas.
Os meus parabens
Abraço
Provérbio chinês: Desmanchar e fazer, tudo é aprender.