Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by Adolfo » Thu Oct 01, 2009 9:21 am

borntobedevil wrote:
JMCARC1 wrote:Mas nós não íamos pelas caixas... :wink:

João

Cá não há mais nada!!!!!!!!!! :evil:

Devil
Isso dizes tu :D
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

GVilleneuve
Posts: 13
Joined: Wed Sep 30, 2009 4:41 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by GVilleneuve » Fri Oct 02, 2009 2:17 pm

Bem...só li ainda muito na diagonal, mas meus caros...QUE TRABALHO.
Absolutamente fabuloso.
Tanto quanto ao pormenor e detalhe me consigo aperceber, a simbiose do modelismo com a pesqueisa é assombrosa.
Numa marca como a alfa romeo, onde, qual modelo de alta costura, conseguimos ter o mesmo chassis carroçado pelas mais variadas casas (nos quais os 6c são manifestamente pródigos, tendo o mesmo carro diferentes versões de chassis - sport e super sport nos 2500, sport e gransport nos 1750 etc), desde a (fabulosa) touring, passando pela zagato, castagna, ghia, etc...
Depois a alfa consegue coisas surpreendentes como ter aparentemente o mesmo carro em diferentes chassis, por exemplo o Giulietta SS/Giulia SS, onde exteriormente só por pormenores se distingue quais os chassis 101 de quais os 105.
Isto para dizer que não é uma marca fácil no que respeita ao detalhe e estudo de pormenor. Podemos ter séries diferentes no mesmo ano de fabrico, tal como diferentes carroçarias, diferentes distâncias entre eixos e até diferentes designações para um mesmo modelo base.
Por último...admirar mais uma vez o estudo exaustivo dessa pérola do Vittorio Jano, tendo em vista a reprodução minuciosa à escala.
Gostaria muito de fazer algo de uma forma bastante mais simplificada, com um 1750 GS Zagato, com um 2900 B Lungo ou com um 2000 sportiva (será que os há para modelismo?...).

Enfim, apetecia-me ir também "ali" ao tópico do 156 dizer o mesmo. E dizer mais.Que a noção de escala, perspectiva e proporção estão muito presentes em quem faz o trabalho. Acho isso notável.

Em suma...PARABÉNS

Miguel Dinis

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by borntobedevil » Fri Oct 02, 2009 2:24 pm

Miguel, tem cuidado, pois se te metes muito nos tópicos do João, não tarda estás a bater com a cabeça nas paredes, sentado no chão uma tarde interia a lixar um painel, a fazeres 800Kms para avançares umas peças, entre outras maluquices!!!!! 8)

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by Adolfo » Fri Oct 02, 2009 2:29 pm

borntobedevil wrote:Miguel, tem cuidado, pois se te metes muito nos tópicos do João, não tarda estás a bater com a cabeça nas paredes, sentado no chão uma tarde interia a lixar um painel, a fazeres 800Kms para avançares umas peças, entre outras maluquices!!!!! 8)

Devil
Comprovo a teoria :mrgreen: :mrgreen:
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by art » Fri Oct 02, 2009 4:22 pm

E eu acrescento: andar uma tarde inteira a lixar um painel, betumar tudo à balda e tornar a lixar EXACTAMENTE no mesmo sítio mais outra tarde.

Art

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Fri Oct 02, 2009 7:12 pm

Miguel,

Obrigado pelas tuas palavras. Falas (escreves) como um verdadeiro apaixonado da Alfa.

Muito deste trabalho surge da pesquisa que fui realizando sobre este modelo, e da imprescindível ajuda que tive de muitas pessoas, inclusive de alguns insiders. Tb foi excelente para conhecer melhor alguns pormenores de uma época de ouro da marca italiana e do automóvel em geral. Em especial os pormenores técnicos e produtivos que levaram à produção da maravilhosa série - P2 / 6C 1500 - 1750 / 8C 2300 - 2900 / P3 e seu derivados.

Tal como este, tenho muitos projectos, alguns de raiz, outro assentes em plataformas já existentes. Entre eles estão:

1/20:
- Alfa P2 (1924)
- Alfa P3
- Alfa 8C 2300 Monza
- Alfa 158/159 "Alfetta"

1/24:
- Alfa RL Targa Florio 1923
- Alfa 6C 1750 Grand Sport Zagato / 6C 1750 GTC Mille Miglia / 6C 1750 Touring "Flying Star"
- Alfa 8C 2300 LM 1931
- Alfa 8C 2900B LM 1938 / 8C 2900B Grand Sport Touring (Corto) / 8C 2900B Lungo Berlina / 8C 2900B MM 1938
- Alfa Tipo A
- Alfa 308

E isto apenas nos modelos de pré-guerra. Para muitos terei de fazer os chassis, motor e transmissão, bem como uma série de elementos mecânicos. Claro que isto são sonhos, para os quais estou a reunir a informação necessária. Quem sabe se não se tornam realidade e os seus progressos não acabam por ser apresentados aqui no forum?
GVilleneuve wrote:Gostaria muito de fazer algo de uma forma bastante mais simplificada, com um 1750 GS Zagato, com um 2900 B Lungo ou com um 2000 sportiva (será que os há para modelismo?...).
Dos dois últimos, a 1/24 não conheço. Mas para o primeiro existe um excelente modelo antigo da Humbrol/Heller, que se consegue encontrar com alguma facilidade no ebay. Dá uma vista de olhos nestes links:

- Modelo do nosso "colega" Luis (Lumeboo): http://perso.wanadoo.es/lumeboo.1/145al ... c1750.html" onclick="window.open(this.href);return false;
- ebay: http://cgi.ebay.de/Alfa-Romeo-1750-6-C- ... 286.c0.m14" onclick="window.open(this.href);return false;

Do Alfa 8C 2900B existem duas versões da Profil24:
- Alfa 8C 2900B MM - http://www.profil24-models.com/english/p24044_uk.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
- Alfa 8C 2900B LM38 - http://www.profil24-models.com/english/p24033_uk.html" onclick="window.open(this.href);return false;

São modelos com base em resina, cujo preço é ligeiramente superior aos 100€.

João

PS: Qt às bocas foleiras dos outros membros que eu estou a ignorar :badgrin: já percebeste que faz parte da piada. E, alem disso, eles até tem razão... :oops:

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by art » Fri Oct 02, 2009 7:31 pm

Caro Miguel:

Aviso-te para que não "provoques" mais o João.
Vais levar com toneladas de informação sobre Alfas, de forma a que nem daqui a 40 anos as conseguirás "digerir".

Eu estou a avisar-te!

Art

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by borntobedevil » Fri Oct 02, 2009 8:53 pm

João estou surpereendido com a tua lista nunca imaginei que fossem tantos!!!!!!!!!!! :shock: :shock: :shock:
Vais precisar de rencarnar umas 50 vezes num modelista para conseguires fazer isso tudo!!!!!!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by alvarol » Fri Oct 02, 2009 11:05 pm

Tal como este, tenho muitos projectos, alguns de raiz, outro assentes em plataformas já existentes. Entre eles estão:

1/20:
- Alfa P2 (1924)
- Alfa P3
- Alfa 8C 2300 Monza
- Alfa 158/159 "Alfetta"

1/24:
- Alfa RL Targa Florio 1923
- Alfa 6C 1750 Grand Sport Zagato / 6C 1750 GTC Mille Miglia / 6C 1750 Touring "Flying Star"
- Alfa 8C 2300 LM 1931
- Alfa 8C 2900B LM 1938 / 8C 2900B Grand Sport Touring (Corto) / 8C 2900B Lungo Berlina / 8C 2900B MM 1938
- Alfa Tipo A
- Alfa 308

E isto apenas nos modelos de pré-guerra. Para muitos terei de fazer os chassis, motor e transmissão, bem como uma série de elementos mecânicos. Claro que isto são sonhos, para os quais estou a reunir a informação necessária. Quem sabe se não se tornam realidade e os seus progressos não acabam por ser apresentados aqui no forum?
:shock: :shock: ...

Diz-me uma coisa João...não tens receio de que quando chegares sequer a meio de concretizares estes teus sonhos, te sintas já tão enjoado de Alfas que eventualmente possas começar a gostar de alguma outra marca!?...com tanto Alfa ainda corres o risco de saturares e "te dar" para os Toyotas! :lol: :lol:...ou não! :twisted:
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Tue Oct 06, 2009 8:11 pm

borntobedevil wrote:João estou surpereendido com a tua lista nunca imaginei que fossem tantos!!!!!!!!!!! :shock: :shock: :shock:
Vais precisar de rencarnar umas 50 vezes num modelista para conseguires fazer isso tudo!!!!!!!!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Devil,

Esta lista reporta apenas aos Alfas do pré-guerra... faltam todos os outros :wink: Claro que estou a pensar em economia de escala para alguns modelos, visto terem muitos componente mecânicos comuns.
alvarol wrote:
Diz-me uma coisa João...não tens receio de que quando chegares sequer a meio de concretizares estes teus sonhos, te sintas já tão enjoado de Alfas que eventualmente possas começar a gostar de alguma outra marca!?...com tanto Alfa ainda corres o risco de saturares e "te dar" para os Toyotas! :lol: :lol:...ou não! :twisted:
Alvarol,

Claro que esta lista refere-se aos sonhos... nunca saberei se os consigo realizar. De qq maneira, cada modelo tem as suas características técnicas e formais, pelo que se apresenta como algo verdadeiramente novo. Não acredito que isso venha a acontecer, e se acontecer, tenho sempre os Ferrari, os Lancia e uns outros modelos pontuais. Por ex. como não consigo por a mão num Lotus 88B da Club M, estou a pensar em fazer a minha própria versão usando um curbside da Studio27 como ponto de partida.

Moral da história: Toyotas? [-X (ok... nunca talvez seja demais, mas....) :badgrin:

João

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by alvarol » Wed Oct 07, 2009 1:36 pm

Por ex. como não consigo por a mão num Lotus 88B da Club M, estou a pensar em fazer a minha própria versão usando um curbside da Studio27 como ponto de partida.
Ora aÍ está uma ideia bem interessante, não que outras tuas o sejam menos, mas o Lotus 88 merecia um modelo bem desenvolvido para lhe fazer justiça Às suas particularidades! ...não consigo imaginar alguém mais indicado para tal tarefa! :D
Moral da história: Toyotas? (ok... nunca talvez seja demais, mas....)
"Nunca" parece-me de facto demasiado, ainda existe alguma esperança de que um dia consigam concretizar o seu sonho de décadas e finalmente fazerem um automóvel!...um que consiga fazer as pessoas sonhar! :lol:
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Wed Oct 07, 2009 9:36 pm

alvarol wrote:(...)o Lotus 88 merecia um modelo bem desenvolvido para lhe fazer justiça Às suas particularidades! ...não consigo imaginar alguém mais indicado para tal tarefa! :D
Eh, eh. O problema é que não consigo encontrar muita informação para tal. Até já mandei um mail para o Club Lotus Classic, mas não obtive resposta. Tb já falei com o modelista do F1M.com que tem um modelo do 88B da ClubM para me fazer umas medições, mas, apesar de ter prometido que mas enviava, nunca mais disse nada! :(

Mais um a juntar à lista. Se calhar, qd comprar o curbside da Studio27, a MFH faz um "full kit"
alvarol wrote: "Nunca" parece-me de facto demasiado, ainda existe alguma esperança de que um dia consigam concretizar o seu sonho de décadas e finalmente fazerem um automóvel!...um que consiga fazer as pessoas sonhar! :lol:
:badgrin: :badgrin: :badgrin:

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by JMCARC1 » Wed Jan 22, 2014 1:32 am

Boa noite a todos.

É verdade que o ultimo post feito neste tópico foi à quase 4 anos e meio, e que o ultimo post de progresso foi ainda Há mais tempo. Tb é verdade que tenho estado afastado do fórum e do modelismo em geral. À parte de algumas maluquices no Verão de 2012, nada mais tenho feito que sonhado (muito).

No entanto, e estando a ver o magnifico trabalho do Rally24 no seu FIAT 600 da Gunze, deu-me uma saudade, que acabou por me trazer aqui! :D

Mais que progressos (que os não há), este post vem lembrar que este modelo não está morto e que o "bichinho" parece voltar a fazer-se sentir. Na verdade, na semana passada acabei por tomar uma decisão que poderá trazer, a curto prazo, este modelo para a bancada. Nos últimos tempos, o meu maior dilema com este modelo centrou-se no facto de todo o trabalho que estava a ser feito acabar por ficar escondido quando o modelo ficasse montado. Ainda equacionei formas de fixação que permitissem a desmontagem, mas nada me agradou. Há uns tempos, e eu conversa com o Alvarol e o FAP, decidi que em vez de um, iria fazer dois Affas 8C 2300 LM :lol: Um fechado, e um em chassis rolante. Ora, recentemente Fernando Pinto, um modelista do Porto e que tem produzido e comercializado alguns modelos muito interessantes, lançou a sua versão do 8C 2300 LM.

Image

E em projecto, parece que estão as versões vencedoras da prova em 1932 e 1933!

Adivinhem quem fez um loucura e acabou por encomendar um modelo deste? :roll:

Image

Image

É verdade que, necessariamente, irei alterar algumas coisas, mas a ideia é conter-me um bom bocado (e esperar que o tempo tenha trazido algum juízo!) e continuar este projeto de forma a que fique apenas em chassis (e em bruto) como lembrança de uma das mais bonitas épocas modelisticas da minha vida!

Só espero ter tempo para que o formigueiro que está a vir não se vá embora...

João

User avatar
João Paulo
Posts: 325
Joined: Wed Oct 31, 2007 5:49 pm
Location: Faial, Açores

Re: Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Post by João Paulo » Wed Jan 22, 2014 1:30 pm

Vá lá João,

basta começares a mexer nas peças que a vontade vem logo ao de cima.
Força nisso!!!
Abraço dos Açores!!

Post Reply