Alfa Romeo 8C 2300 LeMans
Olá todos.
Obrigado pelos vossos comentários.
Apesar da lenta evolução, lá convenci a minha "cara metade" de que poderia deixar o ferro para outra altura
Apesar da base não ser grande coisa, e devido à necessidade de estudar todos os aspectos deste chassis, acabei por me apaixonar por ele. Neste momento, já não o encaro como um modelo experimental e de teste, mas uma peça para figurar na colecção... até já penso se não poderia fazer um motor em scratch para ele
A ideia de uma apresentação pormenorizada era poder mostrar o método que tenho usado para atingir determinados resultados e poder trocar opiniões sobre a melhor forma de atingir esses resultados... ! Afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras. Tb funciona como recordação eh, eh.
E por falar em recordação, aqui ficam as fotos das jantes completas...
João
Obrigado pelos vossos comentários.
Apesar da lenta evolução, lá convenci a minha "cara metade" de que poderia deixar o ferro para outra altura
Apesar da base não ser grande coisa, e devido à necessidade de estudar todos os aspectos deste chassis, acabei por me apaixonar por ele. Neste momento, já não o encaro como um modelo experimental e de teste, mas uma peça para figurar na colecção... até já penso se não poderia fazer um motor em scratch para ele
A ideia de uma apresentação pormenorizada era poder mostrar o método que tenho usado para atingir determinados resultados e poder trocar opiniões sobre a melhor forma de atingir esses resultados... ! Afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras. Tb funciona como recordação eh, eh.
E por falar em recordação, aqui ficam as fotos das jantes completas...
João
Last edited by JMCARC1 on Thu Sep 27, 2007 11:59 am, edited 2 times in total.
Aqui vai a continuação dos progressos já efectuados.
Após a finalização das rodas, voltei-me para a carroçaria.
Os resultados obtidos com as rodas de raios, e a informação que fui recolhendo sobre este modelo, fizeram com que me entusiasmasse e tentasse ir um pouco mais longe... afinal nenhum modelo está condenado a ficar tosco
Assim, betumei a lateral das longarinas e removi as marcas das travessas do chassis da parte inferior. Tb cortei o fundo do modelo, primeiro na parte do diferencial, e depois até ao habitáculo.
Tambem decidi corrigir a forma das longaridas que compoem o chassis.
Os técnicos da Union decidiram reduzir o raio do arco inferior de forma a permitir que os semi-eixos apoiassem sobre estes, o que ajudava a utilizar um ferro para unir as rodas. Mas com isto acabaram com fazer um erro grave.
Assim, e utilizando as peças de um modelo da Heller como template, criei duas peças corrigidas para substituir as parte original.
Para facilitar a união entre a peça antiga e a nova, recorri a uns espigões em aço de vão ajudar na colagem das novas extremidades. Poderia ter usado evergreen, mas como não tinha em casa....
Após a finalização das rodas, voltei-me para a carroçaria.
Os resultados obtidos com as rodas de raios, e a informação que fui recolhendo sobre este modelo, fizeram com que me entusiasmasse e tentasse ir um pouco mais longe... afinal nenhum modelo está condenado a ficar tosco
Assim, betumei a lateral das longarinas e removi as marcas das travessas do chassis da parte inferior. Tb cortei o fundo do modelo, primeiro na parte do diferencial, e depois até ao habitáculo.
Tambem decidi corrigir a forma das longaridas que compoem o chassis.
Os técnicos da Union decidiram reduzir o raio do arco inferior de forma a permitir que os semi-eixos apoiassem sobre estes, o que ajudava a utilizar um ferro para unir as rodas. Mas com isto acabaram com fazer um erro grave.
Assim, e utilizando as peças de um modelo da Heller como template, criei duas peças corrigidas para substituir as parte original.
Para facilitar a união entre a peça antiga e a nova, recorri a uns espigões em aço de vão ajudar na colagem das novas extremidades. Poderia ter usado evergreen, mas como não tinha em casa....
Depois de ter chateado uma série de pessoas na tentativa de compreender melhor como é o chassis "longo" do Alfa 8C 2300,cheguei a conclusão de que é composto por 3 travessas que unem as longarinas. As estas, juntam-se à rígida fixação do motor e as duas ligações tubulares nas extremidades.
Assim sendo, decidi reproduzir estas fixações. Para tal removi a placa de plástico que fazia de fundo do habitáculo (deixei a parte do motor uma vez que não o irei reproduzir... até ver ) e reproduzi as três travessas com tiras de plástico de um cartão de telemóvel.
Devido a esta alteração das longarinas, tb foi necessário corrigir a forma da carroçaria na zona traseira.
Assim sendo, decidi reproduzir estas fixações. Para tal removi a placa de plástico que fazia de fundo do habitáculo (deixei a parte do motor uma vez que não o irei reproduzir... até ver ) e reproduzi as três travessas com tiras de plástico de um cartão de telemóvel.
Devido a esta alteração das longarinas, tb foi necessário corrigir a forma da carroçaria na zona traseira.
Continuando na parte traseira da carroçaria, começei nas alterações à parte superior.
O modelo original trás uma espessa peça de cobertura da abertura dos passageiros traseiros que inclui a lona de tejadilho flexível enrolada. Os bancos são separados em duas metades (como no carros modernos) em vez de terem duas bases encostadas e uma peça de costa inteira... todo o conjunto, como se pode comprovar, é muito realista!
Assim comecei as alterações, cortando a parede atrás dos bancos dianteiros de forma a abrir espaço para os novos bancos.
Para estes, canibalizei os de um Alfa 6C 1750 Gran Sport da Heller. São espectaculares, com um padrão de pele muito bem gravado; Mas são um pouco altos e largos demais pelo que é necessário corrigir a largura e dar uma nova forma à parte superior.
Na ultima foto, pode-se ver o veio de transmissão do mesmo modelo da Heller, mas que devido a ser de um modelo de chassis curto não pode ser usado.
O modelo original trás uma espessa peça de cobertura da abertura dos passageiros traseiros que inclui a lona de tejadilho flexível enrolada. Os bancos são separados em duas metades (como no carros modernos) em vez de terem duas bases encostadas e uma peça de costa inteira... todo o conjunto, como se pode comprovar, é muito realista!
Assim comecei as alterações, cortando a parede atrás dos bancos dianteiros de forma a abrir espaço para os novos bancos.
Para estes, canibalizei os de um Alfa 6C 1750 Gran Sport da Heller. São espectaculares, com um padrão de pele muito bem gravado; Mas são um pouco altos e largos demais pelo que é necessário corrigir a largura e dar uma nova forma à parte superior.
Na ultima foto, pode-se ver o veio de transmissão do mesmo modelo da Heller, mas que devido a ser de um modelo de chassis curto não pode ser usado.
Passando para a parte superior da carenagem dos passageiros, reparei, a olhar para imagens de referência, que a parte superior é ligeiramente arredondada e mais alta que neste modelo. Para corrigir esta situação, colei umas tiras de plástico para retocar esta zona. É verdade que esta zona vai ficar coberta por uma lona ou pele, mas a abertura fica sempre marcada devido ao peso do material, por muito esticado que fique.
O mesmo foi feito para os bancos - colei umas réguas de plástico na parte interior e lixei até ficar com a forma pretendida.
O resultado, apesar de ainda não ser definitivo, parece-me bem melhor que o inicial. Para a correcção da parte superior, decidi experimentar betume de poliester em vez da putty. Pelo menos até ao momento, acho que valeu a pena pq fica mais resistente e bastante liso, com um bom acabamento. É mais fácil de trabalhar e preencher de forma muito boa as imperfeições. O problema é o cheiro até secar, a necessidade de juntar o endurecedor à massa (que é menos pratico) e o muito pó que faz.
Na ultima imagem pode-se ver as marcações da nova forma da abertura superior, que tive de fazer em virtude de ter encontrado as dimensões correctas desta zona
O mesmo foi feito para os bancos - colei umas réguas de plástico na parte interior e lixei até ficar com a forma pretendida.
O resultado, apesar de ainda não ser definitivo, parece-me bem melhor que o inicial. Para a correcção da parte superior, decidi experimentar betume de poliester em vez da putty. Pelo menos até ao momento, acho que valeu a pena pq fica mais resistente e bastante liso, com um bom acabamento. É mais fácil de trabalhar e preencher de forma muito boa as imperfeições. O problema é o cheiro até secar, a necessidade de juntar o endurecedor à massa (que é menos pratico) e o muito pó que faz.
Na ultima imagem pode-se ver as marcações da nova forma da abertura superior, que tive de fazer em virtude de ter encontrado as dimensões correctas desta zona
- Pedro Miguel Costa
- Posts: 1306
- Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
- Location: sintra
Devido a esta alteração, tenho de construir a parte interior do chassis - algo que estava a pensar fazer mas com mais atenção à vista de baixo!
Qd se olha através da roda, salta à vista o suporte de fixação do pneu em chapa soldada, fixa ao depósito de combustível. Os Alfa 8C 2300, tal como a maioria dos modelos anteriores (da serie 6C), estam dotados de um depósito de combustível em forma de gota. No entanto, a sua colocação varia de acordo com as necessidades de adaptação à carroçaria.
Neste modelo da Zagato, o depósito é inclinado para a frente, ficando a parte dianteira na vertical. Na parte traseira, inclinada, é fixo o suporte de fixação do pneu suplente. Isto pode ser visto no esquema abaixo e que compara o modelo da Zagato (em cima) com uma das versões da Touring (em baixo).
O depósito de combustível é composto por duas peças laterais, mais dois reforços centrais, que são soldados a um revestimento exterior... pelo menos é o que se depreende da análise da peça em si eh, eh. Este revestimento exterior é saliente em relação aos topos, sendo toda a extremidade rebitada.
Qd se olha através da roda, salta à vista o suporte de fixação do pneu em chapa soldada, fixa ao depósito de combustível. Os Alfa 8C 2300, tal como a maioria dos modelos anteriores (da serie 6C), estam dotados de um depósito de combustível em forma de gota. No entanto, a sua colocação varia de acordo com as necessidades de adaptação à carroçaria.
Neste modelo da Zagato, o depósito é inclinado para a frente, ficando a parte dianteira na vertical. Na parte traseira, inclinada, é fixo o suporte de fixação do pneu suplente. Isto pode ser visto no esquema abaixo e que compara o modelo da Zagato (em cima) com uma das versões da Touring (em baixo).
O depósito de combustível é composto por duas peças laterais, mais dois reforços centrais, que são soldados a um revestimento exterior... pelo menos é o que se depreende da análise da peça em si eh, eh. Este revestimento exterior é saliente em relação aos topos, sendo toda a extremidade rebitada.
Last edited by JMCARC1 on Thu Sep 27, 2007 4:38 pm, edited 1 time in total.
Assim sendo começei a calcular a forma deste, tentando evitar surpresas quando colocar a transmissão. Para tal, criei um template em papel com a forma do deposito de forma a tentar calcular algumas sobreposições.
Estes templates foram colados a tiras de evergreen e o seu interior foi preenchido com poliestireno expandido. De forma a manter a rigidez da estrutura, colei dois pedaços de plástico das bandejas nas extremidades.
O ideal, se não tivesse sido preguiçoso , era ter usado quatro perfis laterais (dois no interior), unidos ao centro e nas extremidades, mas como quero que o depósito tenha uma ar algo tosco - eles não chegaram aos nosso dias perfeitamente conservados!!! - não faz mal, digo eu!
Depois de tudo colado, aparei o revestimento de poliestireno expandido com um x-acto e lixei com uma lixa fina.
Para fazer a parte exterior, usei uma tira de evergreen onde foram feitos os furos dos rebites. Se os furos centrais - mais espaçados - foram marcados à régua, para os laterais - mais aproximados - utilizei uma régua em fotoinsição.
No final foram cerca de 130 furos
Em seguida simulei os rebites da parte exterior, utilizando pedaços de plástico estirado. Apenas coloquei estes pois tinha que lixar as duas extremidades antes de colar esta peça... os centrais podem ser colocados no fim!
Depois colei a parte exterior ao "miolo" interior, tentando alinhar a zona de colagem com a zona de fixação ao chassis, de forma a tentar disfarçar a costura.
No entanto, de tanta força fazer para conseguir colar tudo bem, esta parte central ficou demasiado abaulada. Para corrigir o problema, betumei a zona central e voltei a abrir os furos para os rebites.
Estes templates foram colados a tiras de evergreen e o seu interior foi preenchido com poliestireno expandido. De forma a manter a rigidez da estrutura, colei dois pedaços de plástico das bandejas nas extremidades.
O ideal, se não tivesse sido preguiçoso , era ter usado quatro perfis laterais (dois no interior), unidos ao centro e nas extremidades, mas como quero que o depósito tenha uma ar algo tosco - eles não chegaram aos nosso dias perfeitamente conservados!!! - não faz mal, digo eu!
Depois de tudo colado, aparei o revestimento de poliestireno expandido com um x-acto e lixei com uma lixa fina.
Para fazer a parte exterior, usei uma tira de evergreen onde foram feitos os furos dos rebites. Se os furos centrais - mais espaçados - foram marcados à régua, para os laterais - mais aproximados - utilizei uma régua em fotoinsição.
No final foram cerca de 130 furos
Em seguida simulei os rebites da parte exterior, utilizando pedaços de plástico estirado. Apenas coloquei estes pois tinha que lixar as duas extremidades antes de colar esta peça... os centrais podem ser colocados no fim!
Depois colei a parte exterior ao "miolo" interior, tentando alinhar a zona de colagem com a zona de fixação ao chassis, de forma a tentar disfarçar a costura.
No entanto, de tanta força fazer para conseguir colar tudo bem, esta parte central ficou demasiado abaulada. Para corrigir o problema, betumei a zona central e voltei a abrir os furos para os rebites.
Last edited by JMCARC1 on Thu Sep 27, 2007 12:56 pm, edited 2 times in total.
Enquanto fazia estas operações, fui tratando do banco do piloto.
Apesar de dificilmente se ver por detrás, tapei a parte traseira - não vá "o diabo tece-las" e ser visível de qualquer parte!
Desta vez, e na sequência das experiência, tapei a zona com madeira e betumei com poliéster. Apesar do pó que faz, é uma boa (e barata) alternativa!
Espero que estejam a gostar. Fico à espera de comentários e sugestões!
João
Apesar de dificilmente se ver por detrás, tapei a parte traseira - não vá "o diabo tece-las" e ser visível de qualquer parte!
Desta vez, e na sequência das experiência, tapei a zona com madeira e betumei com poliéster. Apesar do pó que faz, é uma boa (e barata) alternativa!
Espero que estejam a gostar. Fico à espera de comentários e sugestões!
João
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