Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
cpmonteiro
Posts: 324
Joined: Sat Apr 09, 2005 5:17 pm
Location: Santo Tirso

Post by cpmonteiro » Thu Sep 27, 2007 10:07 pm

Excelente trabalho.
Isto promete.
Monteiro

User avatar
pedroalex
Posts: 790
Joined: Wed Jul 14, 2004 2:29 pm
Location: Sintra

Post by pedroalex » Thu Sep 27, 2007 10:26 pm

Eu tou meio apalermado, com o trabalho que para aqui vai.

Fantastico.

Um abraço

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Fri Sep 28, 2007 12:37 pm

Olá a todos.

Obrigado pelos vossos comentários. A ideia de colocar estes progressos é mostrar o que estou, e como estou a fazer as alterações e poder trocar opiniões sobre o melhor método de alcançar os objectivos.

Espero que este modelo mais invulgar chame tanto a atenção como os mais modernos e regulares participantes :wink:

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Fri Sep 28, 2007 1:04 pm

Continuando com as actualizações ao trabalho já efectuado, dediquei-me, em seguida, à suspensão e mais precisamente às molas de suspensão.

As peças originais do modelo são muito toscas, pelo que decidi substitui-las por novas. Assim elaborei os esquema para a suspensão dianteira e traseira, de forma a poder planificar a dimensão correcta para cada lamela.

Tb criei os planificados de cada peça necessária para completar as suspensões, tais como as peças de fixação e os componentes dos amortecedores de fricção.

Image

Image

Como se pode ver pelos esquemas anteriores, cada mola de suspensão é composta por uma peça principal que enrola sobre uns casquilhos laterais e é rebitada no topo superior de cada lado. Entre si, existem duas lamelas que ajudam a criar uma estrutura principal mais robusta. Por baixo, existe um conjunto de lamelas de dimensões menores, que são fixas à estrutura principal através de peças em U aparafusadas na parte superior (indicadas a vermelho).

De forma a facilitar a montagem das diversas lamelas, criei um pequeno gabarito baseado numa ideia que me foi enviada pelo António Pereira. De forma genérica, consiste em dois espigões metálicos onde encaixam as extremidades da lamela principal, mais um central que serve para enformar as primeiras lamelas. Para cada componente, fiz um furo central de forma a permitir o perfeito alinhamento entre peças.

Assim, seguindo os planificados anteriormente definidos, fiz as peças necessárias em evergreen de 0,3 mm e montei-as colando apenas a zona central. A ordem de montagem foi a seguinte:

1. Estrutura principal, composta pelos casquilhos de fixação lateral e lamela principal;
2. Lamelas superiores, montadas entre os casquilhos;
3. Lamelas inferiores.

Cada peça, antes de montar, foi "rebarbada" nas extremidades, de forma a ampliar o efeito de espaço entre as peças, de forma a que este seja facilmente percepcionável após a pintura.

Image

Image

Image

Image

Image

Depois de ter feito as molas traseiras, descobri que é extremamente difícil prever com precisão qual a dimensão final do conjunto, uma vez que as lamelas apenas são fixas ao centro. Assim, acabei por fazer tb as molas dianteiras - afinal estava com a "mão na massa".

A importância da altura das molas prende-se com a distância do chassis ao solo do modelo, uma vez que o eixo dianteiro fixa na parte inferior das molas dianteiras...

Para as fazer, segui o mesmo processo já descrito, actualizando o gabarito às novas dimensões.

Image

As lamelas de suspensão são unidas entre si através de pequenos fixadores em U fechados na parte superior por cilindros metálicos aparafusados à parte exterior.

Para os reproduzir, usei agrafos pequenos, dobrados em U recto e que foram colados à parte inferior das lamelas. Os cilindros metálicos superiores (de fecho), foram feitos recorrendo a um pedaço de bandeja de suporte estirado, colados entre as extremidades superiores do U.

Image

Image

Image

Image

Image

Este cilindros são aparafusados a abraçadeira em U. Para os reproduzir, estou a pensar utilizar parafusos em resina da "Calibre 35", na dimensão de 0,6 mm.

Image

No entanto, apenas os vou aplicar quando tiver as molas pintadas.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Fri Sep 28, 2007 1:09 pm

E é nesta fase em que estou. :lol:

Neste momento tenho de acabar as restante molas de suspensão antes de passar para o eixo dianteiro e transmissão traseira e respectivos amortecedores de fricção.

Tb tentei fazer as lamelas das molas com metal das molas circulares dos modelos de corda - por sugestão do Kandrix - mas o material é difícil de trabalhar a esta escala. Como teria igualmente de ser pintado, penso que vou ficar pelo evergreen.

Image

Image

Image

Image

Espero que estejam a gostar.

Fico à espera de comentários e sugestões.

João

Bru_No
Posts: 137
Joined: Fri Aug 31, 2007 9:43 am
Location: Leiria

Post by Bru_No » Fri Sep 28, 2007 7:15 pm

Minha nossa.. Perfeito
Bruno Faustino...

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Post by art » Mon Oct 01, 2007 6:26 am

Tens de fazer um livro, como um modelista tinha na Modelscala, para elucidar as pessoas acerca do trabalhão que tinha tido a construir um Chaimite "from scratch".

Acho que o teu modelo merece-o, inteiramente.

Art

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Mon Oct 01, 2007 2:19 pm

Olá a todos.

Bru_No - obrigado. Infelizmente, ainda está longe de ser perfeito :wink:

Art - Obrigado pelo elogio e pela comparação com tão formidável trabalho. Este comentário, para mais vindo de quem vem, é ainda mais um incentivo para não deixa parar este modelo... obrigado!

João

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Excelente

Post by ProfeSM » Wed Oct 03, 2007 7:45 pm

:shock:João vou aguardar com muita atenção a construção deste Alfa, para já a técnica dos raios é espectacular, é que também tenho alguns clássicos a quem tenho de aplicar o mesmo trabalho. Mas tou a ver que deve dar um trabalhão do caneco, só que o resultado final vale bem a pena.
Um grande abraço e força na construção, para já está excelente.
O profeSM

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Thu Oct 04, 2007 12:09 pm

ProfeSM,

Muito obrigado pelos seus comentários... são muito positivos vindo de alguém com a sua experiência e qualidade.

A substituição dos raios é trabalhosa mas igualmente viciante... qd se começa é difícil parar tal a satisfação do resultado final.

Na Réplica 2007 fiz uma espécie de workshop durante as 24h de modelismo, a convite do Carlos Jorge e dos organizadores. Foi uma tarde/noite muito divertida e uma experiência fantástica a repetir. Aí, usei uma jante de um Alfa 6C 1750 Gran Sport da Heller e usei uns raios mais finos (muito finos mesmo) mas ligeiramente frisados - tinha-me esquecido dos mesmo em Lx e só encontrei aqueles. O resultado pode-se ver nas seguintes fotos:

Image

Image

Image

O método é o mesmo, mas desta vez invertido em relação à ordem usada para o 8C 2300 LeMans em função da espessura e zona de união dos aros. O maior problema foi a dureza do plástico da Heller em comparação ao da Union e que obrigou a mais esforço na furação e mais cuidado nos alinhamentos.

Se tiver(em) qq coisa, não exite(m) em perguntar.

João

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Obrigado pelas fotos

Post by ProfeSM » Thu Oct 04, 2007 12:51 pm

:D João,mais uma vez obrigado pelas fotos. A minha experiência não chega, nem de longe à tua paciência. Estou verdadeiramente encantado com a tua técnica e tive deificuldades em recolocar o queixo no lugar...
Eu explico porquê a admiração é que acabei de adquirir duas raridades no Tony da Quitécnica, um Alfetta 158 e um Talbot Lago da fórmula 1 feitos pela SMER,dos anos 50 e logo que tenha tempo eu coloco aqui imagens das rodas para veres o que aquilo é.... Para além do plástico ser uma real *&%&$# e dos encaixes igual os raios são feitos numa rodela de plástico transparente, fica mal, mas mesmo mal e terão de ser substituidos. A alternativa eu sei qual é, é comprar as jantes tipo Borrani por exemplo da Rennaissance. Mas não sou suficientemente maluco para dar 30/40 euros por um jogo de jantes para dois kits tão básicos.
Um abraço do ProfeSM.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Thu Oct 04, 2007 1:36 pm

Olá ProfeSM,

Obrigado pelo elogio, mas continuo na minha, eh, eh.

Conheço o modelo do Alfetta da SMER. O Carlos Jorge tb o comprou e estivemos a ver o que se poderia melhorar para o transformar num modelo digno do original. Lembro-me que nem o achei assim tão mal ao ponto de ter equacionado a sua aquisição (eu tenho um 159 da Revival em plástico), mas acabei por desistir pois acho que nunca vou acabar todos os modelos que tenho :roll:

Já não me recordo bem, mas penso que o maior problema é as jantes serem inteiras (e não divididas em duas metades como neste modelo) e a o facto de o Alfetta na configuração reproduzida (158/38 ou 158/47) ter cerca de 24 raios por aro, sendo que atrás são 3 fileiras e não apenas 2 :shock:

Lembro-me que sugeri ao Carlos que usasse o método que usei para a parte dianteira do 8C 2300 LM, fazendo um pequeno gabarito e colando os raios ao centro.

Image

Seria sempre necessário disfarçar a parte dianteira, algo que penso que se faz bem com a porca de aperto. Na parte traseira seria mais facil, até pela maior área de contacto, e pelo facto da forma como os raios se cruzam.

Se quiser, posso-lhe enviar umas amostras dos fios que usei para experimentar (penso que estes mais finos do Alfa 6C 1750 GS) ficam melhor. Tb tenho um review de montagem desse modelo que me foi enviado pelo António Pereira (fap do fórum) que lhe posso enviar por mail caso esteja interessado. Tb pode dar uma vista de olhos neste link do Espanhol Luis Lumeboo: http://perso.wanadoo.es/lumeboo1/145alf ... _6158.html

Tb podemos ir falando, ou marcar um encontro para uma qq exposição...

Finalmente, se precisar de fotos de referência, esteja à vontade para pedir...

Cumprimentos.

João

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Post by valdispert » Thu Oct 04, 2007 3:12 pm

Este mini-berbequim é muito interessante:

http://i166.photobucket.com/albums/u119 ... ns_014.jpg

De que marca é? Dava-me jeito uma coisa do género se desse para levar brocas mesmo fininhas..

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Post by Carlos Jorge » Thu Oct 04, 2007 5:30 pm

ProfSM, tenho 4 unidades desse Alfetta para fazer.

Já tenho o esquema dos raios feito, assim como alguns desenhos. Tenho também um livro com muita info histórica e fotos de referência em suporte papel... Em digital tenho alguma coisa mas sinceramente já nem sei o quê.

Contacta-me por email para falarmos melhor e trocar info.

O João também anda metido nisto, somos pelo menos 3 malucos dispostos a fazer estas jantes de raiz... Eu tenho de fazer 16 unidades, coisa pouca :D.


Cumprimentos,
Carlos Jorge
Image
Image
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Thu Oct 04, 2007 5:44 pm

Como é que eu ainda não tinha visto este tópico... Porra...Que trabalheira vai aí!
Excelente trabalho! Parabéns!

Post Reply