Alfa Romeo 8C 2300 LeMans
- Pedro Miguel Costa
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Art, o tal livro é do Fernando Dias, um dos Pikuinhas...
O João já tinha feito um Workshop de rodas raiadas na Réplica 2007 (embora não tenha aparecido quase ninguém que faça civis), mas penso que se houver mais malta a aparecer lá, em vez de só irem às Expos perto de Lisboa, dava para se fazer algo mais aprofundado ou abrangente, conforme o que a malta pretenda aprender.
Os Pikuinhas têm à disposição na Réplica umas mesas e cadeiras para quem quiser ir para lá modelar nos 2 dias, trocar ideias, aprender técnicas com outros modelistas, etc... tem sido assim à alguns anos.
O João passou lá várias horas com a malta, a mostrar como se fazem depósitos de combustível para carros da década de 30, rodas raiadas..., só não ensinou como pintar a pincel como ele ...
Se correr bem, este Alfa vai estar na próxima Réplica, com data prevista para 21 e 22 de Junho de 2008. Esperemos que o João tenha paciência e tempo para o acabar até lá .
Cumprimentos,
Carlos Jorge
O João já tinha feito um Workshop de rodas raiadas na Réplica 2007 (embora não tenha aparecido quase ninguém que faça civis), mas penso que se houver mais malta a aparecer lá, em vez de só irem às Expos perto de Lisboa, dava para se fazer algo mais aprofundado ou abrangente, conforme o que a malta pretenda aprender.
Os Pikuinhas têm à disposição na Réplica umas mesas e cadeiras para quem quiser ir para lá modelar nos 2 dias, trocar ideias, aprender técnicas com outros modelistas, etc... tem sido assim à alguns anos.
O João passou lá várias horas com a malta, a mostrar como se fazem depósitos de combustível para carros da década de 30, rodas raiadas..., só não ensinou como pintar a pincel como ele ...
Se correr bem, este Alfa vai estar na próxima Réplica, com data prevista para 21 e 22 de Junho de 2008. Esperemos que o João tenha paciência e tempo para o acabar até lá .
Cumprimentos,
Carlos Jorge
Eu recordo que fiz mais de 400km (ida e volta) para expor na "Réplica". Não participei em "workshops", por dois motivos principais:Carlos Jorge wrote:mas penso que se houver mais malta a aparecer lá, em vez de só irem às Expos perto de Lisboa, dava para se fazer algo mais aprofundado ou abrangente, conforme o que a malta pretenda aprender.
1) Como levava a minha "sócia", não ia submetê-la a uma "seca", pois ela não tem qualquer aptidão/apetência para o Modelismo; preferi ir gozar o fim de semana por aquelas paragens;
2) Rodas raiadas não são, propriamente, "úteis" para mim, pois, a 1/43 e em Ralis... bem... a "coisa" não joga...
Também não fui ao "workshop" do ProfSM, no Montijo, pela razão indicada em 1).
Art
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Sim, foste uma boa excepção... Levaste bastantes dos teus 1/43 fantásticos para a malta ver ao vivo na Réplica, nunca tinha visto sequer 1/10 dos modelos que levaste num único sitio...
Infelizmente não são modelos que se vejam muito nas exposições, a malta faz mais os 1/24 WRC actuais... Os Pikuinhas gostaram bastante da tua presença na exposição.
Cumprimentos,
Carlos Jorge
Infelizmente não são modelos que se vejam muito nas exposições, a malta faz mais os 1/24 WRC actuais... Os Pikuinhas gostaram bastante da tua presença na exposição.
Cumprimentos,
Carlos Jorge
Olá a todos.
Obrigado pelos vossos comentários e ideias de apresentação do trabalho qd estiver finalizado
valispert - estive a ver o berbequim, mas não tem qq indicação a fornecedor ou produtor!!!! Apenas o "made in China" e umas instruções com a morada de Barcelona. De qq maneira, as brocas mais finas que aceita (a cabeça é fixa) são de 2,5 mm.... acho que não te serve.
Art, Carlos Jorge e Pedro Miguel Costa - a ideia do tal livrinho de apresentação nem é mal pensada, mesmo se não sei bem como fazer. Penso que é interessante mostrar a quem estiver interessado as etapas de criação de algo, seja o modelo como um todo ou os diversos componente... esse é o motivo deste tópico.
Caso haja interesse da organização ou dos participantes, estarei disponível para demonstrar, seja particularmente, seja sobre a forma de workshop, os passos e ideias que estão por detrás deste projecto, e que penso, sejam úteis a todos nós. Claro que isto não me faz mais conhecedor ou "melhor" que os restantes... apenas alguém que experimentou fazer e está a aprender com a experiência.
Na Réplica, tive oportunidade de participar na "tertúlia" que se organizou no recinto e de tentar mostrar o método que tinha usado para fazer as jantes de raios. Foi algo muito divertido e enriquecedor - recebi uma serie de dicas e sugestões de todo o pessoal, e ainda tive a primeira experiência com um aerógrafo... podem contar comigo para a próxima edição! Foi um momento muito bem passado junto de pessoas que partilham os mesmos gostos, num ambiente descontraido e muito saudável.
Agora só falta tentar ter o modelo pronto a tempo da Réplica... algo que não é garantido neste momento
João
Obrigado pelos vossos comentários e ideias de apresentação do trabalho qd estiver finalizado
valispert - estive a ver o berbequim, mas não tem qq indicação a fornecedor ou produtor!!!! Apenas o "made in China" e umas instruções com a morada de Barcelona. De qq maneira, as brocas mais finas que aceita (a cabeça é fixa) são de 2,5 mm.... acho que não te serve.
Art, Carlos Jorge e Pedro Miguel Costa - a ideia do tal livrinho de apresentação nem é mal pensada, mesmo se não sei bem como fazer. Penso que é interessante mostrar a quem estiver interessado as etapas de criação de algo, seja o modelo como um todo ou os diversos componente... esse é o motivo deste tópico.
Caso haja interesse da organização ou dos participantes, estarei disponível para demonstrar, seja particularmente, seja sobre a forma de workshop, os passos e ideias que estão por detrás deste projecto, e que penso, sejam úteis a todos nós. Claro que isto não me faz mais conhecedor ou "melhor" que os restantes... apenas alguém que experimentou fazer e está a aprender com a experiência.
Na Réplica, tive oportunidade de participar na "tertúlia" que se organizou no recinto e de tentar mostrar o método que tinha usado para fazer as jantes de raios. Foi algo muito divertido e enriquecedor - recebi uma serie de dicas e sugestões de todo o pessoal, e ainda tive a primeira experiência com um aerógrafo... podem contar comigo para a próxima edição! Foi um momento muito bem passado junto de pessoas que partilham os mesmos gostos, num ambiente descontraido e muito saudável.
Agora só falta tentar ter o modelo pronto a tempo da Réplica... algo que não é garantido neste momento
João
Olá a todos.
Aqui vai um pequeno update.
Enquanto vou completando as restantes molas de suspensão passei para os restantes componentes da suspensão traseira. Esta é composta por duas molas laterais, fixas longitudinalmente às travessas do chassis e que suportam a caixa soldada que agrega o conjunto eixo de transmissão, diferencial e semi-eixos. Os amortecedores são de fricção, montados longitudinalmente e unidos às molas e ao chassis. O modelo "Le Mans" está equipado com 4 amortecedores de fricção no eixo traseiro.
Na imagem é possível ver o conjunto (com apenas dois amortecedores montados) de um modelo da Pocher a 1/8.
Numa primeira fase tinha pensado em usar o diferencial de um Alfa 6C 1750 Gran Sport da Heller. No entanto, o deste modelo é de modelo "corto" e o Le Mans é de chassis "longo".
Assim, e de forma a reproduzir correctamente a forma, cortei a peça pela zona do diferencial para a corrigir.
Para tal desenhei uns templates com a forma corrigida, que, depois de colados em pedaços de evergreen. foram colocados nas extremidades da caixa do diferencial. O espaço que sobrou foi preenchido com betume de poliéster antes do inevitável trabalho de lixagem/moldagem.
Em seguida abri os furos da caixa do diferencial antes de remover o papel (que serviu de guia) da parte dianteira - o da traseira ainda é necessário para os detalhes da tampa de acesso traseiro e que ainda falta fazer. Estes furos vão servir para fixar os parafusos... caso seja necessário
Tb ainda falta fazer os frisos de remate da peça...
Espero que estejam a gostar
João
Aqui vai um pequeno update.
Enquanto vou completando as restantes molas de suspensão passei para os restantes componentes da suspensão traseira. Esta é composta por duas molas laterais, fixas longitudinalmente às travessas do chassis e que suportam a caixa soldada que agrega o conjunto eixo de transmissão, diferencial e semi-eixos. Os amortecedores são de fricção, montados longitudinalmente e unidos às molas e ao chassis. O modelo "Le Mans" está equipado com 4 amortecedores de fricção no eixo traseiro.
Na imagem é possível ver o conjunto (com apenas dois amortecedores montados) de um modelo da Pocher a 1/8.
Numa primeira fase tinha pensado em usar o diferencial de um Alfa 6C 1750 Gran Sport da Heller. No entanto, o deste modelo é de modelo "corto" e o Le Mans é de chassis "longo".
Assim, e de forma a reproduzir correctamente a forma, cortei a peça pela zona do diferencial para a corrigir.
Para tal desenhei uns templates com a forma corrigida, que, depois de colados em pedaços de evergreen. foram colocados nas extremidades da caixa do diferencial. O espaço que sobrou foi preenchido com betume de poliéster antes do inevitável trabalho de lixagem/moldagem.
Em seguida abri os furos da caixa do diferencial antes de remover o papel (que serviu de guia) da parte dianteira - o da traseira ainda é necessário para os detalhes da tampa de acesso traseiro e que ainda falta fazer. Estes furos vão servir para fixar os parafusos... caso seja necessário
Tb ainda falta fazer os frisos de remate da peça...
Espero que estejam a gostar
João
- cpmonteiro
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- Pedro Miguel Costa
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Olá a todos.
Muito obrigado pelas vossas palavras... até fico sem "jeito"!
Todo este trabalho é para todos os que o veem e, em especial, para aqueles que participam neste tópico... é o vosso fead-back que incentiva a perder tempo a mostrar passo a passo o que estou a fazer de forma a que possa ser apreendido e criticado... é uma forma de irmos todos aprendendo algo mais.
Acho que agora ficava bem uns agradecimentos, ao António Pereira (fap) por tudo, desde o apoio incondicional, ao material, à amizade, à pressão para seguir em frente e para explorar novos caminhos e técnicas), ao Carlos Jorge (por ter alimentado a 1ª versão deste tópico, pela força e por ter sido um dos impulsionadores da ideia), ao Rui Duarte (estou a contar com as tuas dicas para as pinturas ) e a todos os que participam neste tópico, seja com ideias e sugestões, ou apenas com comentários.
A todos fica a promessa de tentar voltar ao ritmo de um update por semana
Obrigado.
João
PS: Claro que tb tenho de agradecer ao pessoal de casa pela paciência para me aturar, as duvidas, os "stresses"... enfim!
Muito obrigado pelas vossas palavras... até fico sem "jeito"!
Todo este trabalho é para todos os que o veem e, em especial, para aqueles que participam neste tópico... é o vosso fead-back que incentiva a perder tempo a mostrar passo a passo o que estou a fazer de forma a que possa ser apreendido e criticado... é uma forma de irmos todos aprendendo algo mais.
Acho que agora ficava bem uns agradecimentos, ao António Pereira (fap) por tudo, desde o apoio incondicional, ao material, à amizade, à pressão para seguir em frente e para explorar novos caminhos e técnicas), ao Carlos Jorge (por ter alimentado a 1ª versão deste tópico, pela força e por ter sido um dos impulsionadores da ideia), ao Rui Duarte (estou a contar com as tuas dicas para as pinturas ) e a todos os que participam neste tópico, seja com ideias e sugestões, ou apenas com comentários.
A todos fica a promessa de tentar voltar ao ritmo de um update por semana
Obrigado.
João
PS: Claro que tb tenho de agradecer ao pessoal de casa pela paciência para me aturar, as duvidas, os "stresses"... enfim!