Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Thu Oct 04, 2007 7:51 pm

valdispert - não sei de cor... foi uma prenda de Natal da minha irmã - só sei que é "made in China" :lol: . Vou ver e digo-te qq coisa.

Marco - obrigado pelos comentários. Espero que este modelo "alternativo" possa ter tanta audiência como os modelos mais tradicionais e comuns :wink:

João

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Post by art » Fri Oct 05, 2007 5:22 am

João, quando falei no livrinho, não estava a dar graxa.

Uma coisa desse género - ou, talvez, uma espécie de diaporama - era uma ideia para fazeres uma "workshop" na próxima "Réplica", por exemplo.

Pensa nisso.

Abraço

Art

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Post by Pedro Miguel Costa » Fri Oct 05, 2007 11:04 am

está aqui um projecto muito bem pensado!com certeza vai ficar um modelo suberbo.
A ideia do art é boa,porque assim as pessoas ficam a saber do trabalho que foi necessario,para atingir o resultado final
um abraço

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Post by Carlos Jorge » Fri Oct 05, 2007 12:01 pm

Art, o tal livro é do Fernando Dias, um dos Pikuinhas...

O João já tinha feito um Workshop de rodas raiadas na Réplica 2007 (embora não tenha aparecido quase ninguém que faça civis), mas penso que se houver mais malta a aparecer lá, em vez de só irem às Expos perto de Lisboa, dava para se fazer algo mais aprofundado ou abrangente, conforme o que a malta pretenda aprender.

Os Pikuinhas têm à disposição na Réplica umas mesas e cadeiras para quem quiser ir para lá modelar nos 2 dias, trocar ideias, aprender técnicas com outros modelistas, etc... tem sido assim à alguns anos.

O João passou lá várias horas com a malta, a mostrar como se fazem depósitos de combustível para carros da década de 30, rodas raiadas..., só não ensinou como pintar a pincel como ele :D...

Se correr bem, este Alfa vai estar na próxima Réplica, com data prevista para 21 e 22 de Junho de 2008. Esperemos que o João tenha paciência e tempo para o acabar até lá :D.


Cumprimentos,
Carlos Jorge
Image
Image
Image

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Post by art » Fri Oct 05, 2007 2:00 pm

Carlos Jorge wrote:mas penso que se houver mais malta a aparecer lá, em vez de só irem às Expos perto de Lisboa, dava para se fazer algo mais aprofundado ou abrangente, conforme o que a malta pretenda aprender.
Eu recordo que fiz mais de 400km (ida e volta) para expor na "Réplica". Não participei em "workshops", por dois motivos principais:

1) Como levava a minha "sócia", não ia submetê-la a uma "seca", pois ela não tem qualquer aptidão/apetência para o Modelismo; preferi ir gozar o fim de semana por aquelas paragens;

2) Rodas raiadas não são, propriamente, "úteis" para mim, pois, a 1/43 e em Ralis... bem... a "coisa" não joga...

Também não fui ao "workshop" do ProfSM, no Montijo, pela razão indicada em 1).

Art

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Post by Carlos Jorge » Fri Oct 05, 2007 9:26 pm

Sim, foste uma boa excepção... Levaste bastantes dos teus 1/43 fantásticos para a malta ver ao vivo na Réplica, nunca tinha visto sequer 1/10 dos modelos que levaste num único sitio...

Infelizmente não são modelos que se vejam muito nas exposições, a malta faz mais os 1/24 WRC actuais... Os Pikuinhas gostaram bastante da tua presença na exposição.


Cumprimentos,
Carlos Jorge
Image
Image
Image

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Post by art » Sat Oct 06, 2007 6:14 am

Eu também gostei de lá ir, acredita. Foi um óptimo fim de semana.

E, quando digo "seca" em relação ao "workshop", estou a referir-me à minha sócia, não a mim, como é lógico... :D

Abraço

Art

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Mon Oct 08, 2007 7:37 pm

Olá a todos.

Obrigado pelos vossos comentários e ideias de apresentação do trabalho qd estiver finalizado :roll:

valispert - estive a ver o berbequim, mas não tem qq indicação a fornecedor ou produtor!!!! Apenas o "made in China" e umas instruções com a morada de Barcelona. De qq maneira, as brocas mais finas que aceita (a cabeça é fixa) são de 2,5 mm.... acho que não te serve.

Art, Carlos Jorge e Pedro Miguel Costa - a ideia do tal livrinho de apresentação nem é mal pensada, mesmo se não sei bem como fazer. Penso que é interessante mostrar a quem estiver interessado as etapas de criação de algo, seja o modelo como um todo ou os diversos componente... esse é o motivo deste tópico.

Caso haja interesse da organização ou dos participantes, estarei disponível para demonstrar, seja particularmente, seja sobre a forma de workshop, os passos e ideias que estão por detrás deste projecto, e que penso, sejam úteis a todos nós. Claro que isto não me faz mais conhecedor ou "melhor" que os restantes... apenas alguém que experimentou fazer e está a aprender com a experiência.

Na Réplica, tive oportunidade de participar na "tertúlia" que se organizou no recinto e de tentar mostrar o método que tinha usado para fazer as jantes de raios. Foi algo muito divertido e enriquecedor - recebi uma serie de dicas e sugestões de todo o pessoal, e ainda tive a primeira experiência com um aerógrafo... podem contar comigo para a próxima edição! Foi um momento muito bem passado junto de pessoas que partilham os mesmos gostos, num ambiente descontraido e muito saudável.

Agora só falta tentar ter o modelo pronto a tempo da Réplica... algo que não é garantido neste momento :lol:

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Wed Oct 10, 2007 1:09 pm

Olá a todos.

Aqui vai um pequeno update.

Enquanto vou completando as restantes molas de suspensão passei para os restantes componentes da suspensão traseira. Esta é composta por duas molas laterais, fixas longitudinalmente às travessas do chassis e que suportam a caixa soldada que agrega o conjunto eixo de transmissão, diferencial e semi-eixos. Os amortecedores são de fricção, montados longitudinalmente e unidos às molas e ao chassis. O modelo "Le Mans" está equipado com 4 amortecedores de fricção no eixo traseiro.

Image

Na imagem é possível ver o conjunto (com apenas dois amortecedores montados) de um modelo da Pocher a 1/8.

Numa primeira fase tinha pensado em usar o diferencial de um Alfa 6C 1750 Gran Sport da Heller. No entanto, o deste modelo é de modelo "corto" e o Le Mans é de chassis "longo".

Image

Image

Assim, e de forma a reproduzir correctamente a forma, cortei a peça pela zona do diferencial para a corrigir.

Para tal desenhei uns templates com a forma corrigida, que, depois de colados em pedaços de evergreen. foram colocados nas extremidades da caixa do diferencial. O espaço que sobrou foi preenchido com betume de poliéster antes do inevitável trabalho de lixagem/moldagem.

Image

Image

Image

Image

Em seguida abri os furos da caixa do diferencial antes de remover o papel (que serviu de guia) da parte dianteira - o da traseira ainda é necessário para os detalhes da tampa de acesso traseiro e que ainda falta fazer. Estes furos vão servir para fixar os parafusos... caso seja necessário :roll:

Image

Image

Image

Tb ainda falta fazer os frisos de remate da peça...

Espero que estejam a gostar :wink:

João

User avatar
cpmonteiro
Posts: 324
Joined: Sat Apr 09, 2005 5:17 pm
Location: Santo Tirso

Post by cpmonteiro » Wed Oct 10, 2007 8:02 pm

Claro que estamos a gostar. : :D
Queremos mais.

Monteiro

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Post by art » Wed Oct 10, 2007 8:31 pm

Mais duas folhas do livrinho... :D :D :D

Art

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Post by Pedro Miguel Costa » Sat Oct 13, 2007 2:01 pm

eu não estou a gostar!,estou a amar
um abraço

User avatar
Fannypack
Posts: 160
Joined: Tue Apr 03, 2007 7:12 am

Post by Fannypack » Sat Oct 13, 2007 2:31 pm

Pá realmente encontrasse cada artista. :shock:

Muito bom mesmo.

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Post by scirocco » Sat Oct 13, 2007 11:58 pm

Caro JMCARC1,
nem encontro palavras para exprimir o meu apreço por este seu trabalho.
Só lhe posso dizer que este topico para mim começa a tomar contornos de uma "biblia".

Um abraço e boa continuação.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Mon Oct 15, 2007 12:46 pm

Olá a todos.

Muito obrigado pelas vossas palavras... até fico sem "jeito"! :oops:

Todo este trabalho é para todos os que o veem e, em especial, para aqueles que participam neste tópico... é o vosso fead-back que incentiva a perder tempo a mostrar passo a passo o que estou a fazer de forma a que possa ser apreendido e criticado... é uma forma de irmos todos aprendendo algo mais.

Acho que agora ficava bem uns agradecimentos, ao António Pereira (fap) por tudo, desde o apoio incondicional, ao material, à amizade, à pressão para seguir em frente e para explorar novos caminhos e técnicas), ao Carlos Jorge (por ter alimentado a 1ª versão deste tópico, pela força e por ter sido um dos impulsionadores da ideia), ao Rui Duarte (estou a contar com as tuas dicas para as pinturas :wink: ) e a todos os que participam neste tópico, seja com ideias e sugestões, ou apenas com comentários.

A todos fica a promessa de tentar voltar ao ritmo de um update por semana :roll:

Obrigado.

João

PS: Claro que tb tenho de agradecer ao pessoal de casa pela paciência para me aturar, as duvidas, os "stresses"... enfim!

Post Reply