Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Post Reply
JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Mon Oct 15, 2007 12:48 pm

Epá... depois de reler a minha ultima mensagem, acho que ficou mesmo lamechas!!!!! :lol: :lol: :lol:

João

User avatar
Fannypack
Posts: 160
Joined: Tue Apr 03, 2007 7:12 am

Post by Fannypack » Mon Oct 15, 2007 2:20 pm

JMCARC1 wrote:Epá... depois de reler a minha ultima mensagem, acho que ficou mesmo lamechas!!!!! :lol: :lol: :lol:
Lol Não ficou nada. É bom saber que quem elogiamos tem isso em conta, continua lá com o bom trabalho. :wink:

Queremos mais, MAIS hehe. :D

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Post by Carlos Jorge » Mon Oct 15, 2007 4:23 pm

JMCARC1 wrote:PS: Claro que tb tenho de agradecer ao pessoal de casa pela paciência para me aturar, as duvidas, os "stresses"... enfim!
Pois, agora dá-lhe graxa... Tens é muita sorte :D.

Não é normal da minha parte, mas estou curioso para ver essa carroçaria pintada...


Cumprimentos,
Carlos Jorge
Image
Image
Image

Rui Duarte
Posts: 283
Joined: Wed Nov 01, 2006 10:57 pm
Location: Entroncamento

Post by Rui Duarte » Mon Oct 15, 2007 5:08 pm

ainda nao me esqueci do que te prometi! nao pintas isso a aerografo espanco-te (o carlos!! sabes onde ele mora? :lol: ) força ai no projecto que ca estarei para ajudar no que souber, tens de fazer uma visita aqui ao entronca para mostrar isso e para mais umas aulas.

um abraço
Image

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Post by Carlos Jorge » Mon Oct 15, 2007 5:12 pm

Não sei, mas devo ter a morada aqui algures :D.

Boa ideia, João, tens de vir cá um sábado passar o dia com a malta na sede.


Cumprimentos,
Carlos Jorge
Image
Image
Image

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Mon Oct 15, 2007 5:23 pm

Bolas... tenho de ir ao Entroncamento e ainda me ameaçam de pancada...! :wink:

Obrigado pelo convite. Temos de combinar isso...

João

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Wed Oct 17, 2007 1:41 pm

Olá a todos.

Aqui estou eu para mais um update :lol:

Finalmente acabei as molas de suspensão. Não fiz as fixações centrais das molas dianteiras uma vez que são aparafusadas directamente ao eixo dianteiro. Tb ainda não coloquei as cabeças dos parafusos nos fixadores... deixo isso para o fim.

Image

No entanto, e enquanto observava um esquema de montagem dos modelos da Pocher, descobri que as fixações centrais das molas traseiras são montadas ao contrário - com os travões na parte inferior - pois servem igualmente de fixadores ao eixo traseiro... bolas!

Image

Estes esquemas de montagem tem funcionado como uma fantástica ajuda na compreensão dos diversos sub-grupos que compõem o modelo, mesmo se existem algumas incorrecções. O ideial teria sido por a mão numa cópia do livro "The Legendary 2.3 Alfa Romeo" de THE LEGENDARY 2.3 ALFA ROMEO 8C2300", de Simon Moore, mas infelizmente o mais barato que encontrei foi a 300€ :shock:
Last edited by JMCARC1 on Wed Oct 17, 2007 1:56 pm, edited 1 time in total.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Wed Oct 17, 2007 1:53 pm

No esquema anterior pode-se observar que a caixa que protege o veio de transmissão é aparafusada à caixa do diferencial.

Como a forma tb é diferente da reproduzida pela Heller - e havia o problema do comprimento - reproduzi a peça do zero.

Para tal, cortei os templates em evergreen até construir a estrutura da peça. Na parte cónica de ligação ao diferencial, preenchi o espaço com poliestireno expandido que será posteriormente coberto com betume de poliéster. O restante veio foi preenchido com tiras de plástico, antes de ser lixado com a forma pretendida.

Image

Image

Image

Image

Em seguida, betumei tudo com betume de poliéster antes do inevitável trabalho de lixagem/moldagem seguindo os templates em plástico. Utilizei uma lixa de água média (#400) antes de passar para uma mais fina (~#800).

Image

Image

No esquema tb se pode ver que esta peça tem duas nervuras laterais. Para as reproduzir, colei dois pedaços de evergreen de lado, aos quais conferi a forma pretendia.

Image

Image

Image

Image

No final, o resultado parece-me bastante satisfatório..... mesmo se ainda falta a hora da verdade - o momento em que o primário vai fazer ressaltar os defeitos :(
Last edited by JMCARC1 on Wed Oct 17, 2007 1:56 pm, edited 1 time in total.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Wed Oct 17, 2007 1:55 pm

Claro que não resisti a fazer uma montagem a seco para ver como ficava o conjunto....

Image

Image

Parece-me que já se está a parecer mais com o modelo real, mesmo se já estou a ver umas zonas problemáticas para as fases seguintes.....!

Espero que estejam a gostar... fico à espera de comentários ou sugestões :wink:

João

User avatar
Fannypack
Posts: 160
Joined: Tue Apr 03, 2007 7:12 am

Post by Fannypack » Wed Oct 17, 2007 2:27 pm

Lol é claro que estamos a gostar. Continua o bom trabalho e esperemos que essa inspiração toda não acabe depressa. :wink:

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Wed Oct 17, 2007 2:29 pm

...é impossivel ficar indiferente a este tópico!
=P~

Excelente execução... Parabéns!

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Post by art » Wed Oct 17, 2007 2:54 pm

Eh, João, o livrinho vai tornar-se num "best seller" modelístico! :D

Continua, que estás a agradar!

Art

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Post by JMCARC1 » Wed Oct 17, 2007 3:54 pm

Obrigado a todos pelos vossos comentários.

Fannypack - espero que não acabe rapidamente, mas se acabar, volto para o anterior "paciente", que, claro está, é dentro do mesmo género :wink:

Image

Image

Pelo menos a foto dá para ter noção do tamanho "da coisa".... :lol:

João

Carlos Jorge
Posts: 302
Joined: Fri Dec 17, 2004 4:44 pm
Location: Constância
Contact:

Post by Carlos Jorge » Wed Oct 17, 2007 7:57 pm

Estás a subir os padrõezinhos à malta :D.

As molas ficaram um mimo, o trabalho valeu bem a pena João.


Cumprimentos,
Carlos Jorge
Image
Image
Image

User avatar
kandrix
Posts: 557
Joined: Tue May 09, 2006 7:20 pm
Location: Mealhada

Post by kandrix » Fri Oct 19, 2007 11:02 pm

E a saga continua.... ehehe
Afinal, não foram precisas as chapitas de metal para as molas... Estão mesmo porreiras, assim como o resto dos progressos.
Força nisso!!! :)
.:Jet Noise, The Sound Of Freedom:.

Post Reply