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Alfa Romeo 8C 2300 LeMans

Posted: Wed Sep 26, 2007 6:42 pm
by JMCARC1
Olá a todos.

Apesar de ser membro do fórum à mais de ano e meio, nunca me dignei a abrir um tópico dos meus trabalhos em progresso... !

Assim, colocar aqui as minhas experiências com este modelo. Comecei-o em Março, mas, devido à minha estonteante velocidade de construção, estou a ver se o consigo acabar para a Réplica de 2008 :roll:

Este modelo nasceu de um ultimato caseiro da minha "Maria" que me disse que "ou começas a fazer um desses modelos com rodas de raios ou passas a roupa a ferro durante o próximo ano!!!!"... assim lá tive de começar um novo modelo.

E a escolha recaiu sobre este simples modelo da Union e que tenta representar o vencedor das 24h LeMans de 1931

É um modelo muito simples, com moldes algo "toscos" e imprecisos, peças excessivamente espessas e "chupados" por todo o lado. A ideia era experimentar fazer rodas de raios e outras soluções para uma futura aplicação noutros modelos mais interessantes... mas claro que um modelo destes merece um trabalho à altura da sua história.

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Os progressos sobre este modelo até ao momento podem ser acompanhados em: http://racingrid.com/index.php?topic=658.0

A ideia é fazer um pequeno resumo do trabalho efectuado até ao momento até de mostrar as novidades. Aqueles que já viram estas imagens peço desculpa pela duplicação. :wink:

João

PS: A história deste modelo é apresentada na pág. 13

Posted: Wed Sep 26, 2007 6:48 pm
by JMCARC1
A primeira coisa que fiz, ao começar o modelo, foi identificar as zonas a melhorar e tapar todos os "chupados" das peças.

A zona traseira encontra-se moldada numa peça que inclui a carroçaria dos bancos traseiros e o suporte da roda suplente. Devido à espessura do plástico, esta zona tem grandes recessos no plástico, bem como marcas vincadas das zonas do molde, pelo que há necessidade de corrigir estes detalhes, aproveitando para corrigir a forma exterior.

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Posted: Wed Sep 26, 2007 6:52 pm
by JMCARC1
Na zona inferior existem uma serie de detalhes a melhorar.

O modelo é "curbside", ou seja sem motor, pelo que existe uma peça destinada à tampa do cárter e outras duas que pretendem reproduzir a parte inferior da caixa de velocidades.... nenhuma das três, porem, se encontra correcta, tanto ao nível da escala como da forma.

Numa montagem a seco pode-se identificar as alterações que pretendo fazer... digo eu :roll:

1. Correcção da forma da zona dianteira;
2. Substituição da tampa do cárter por uma outra que reproduza o modelo correctamente (na foto seguinte);
3. Correcção da zona inferior da caixa de velocidades, tanto na parte inferior como na parte superior;
4. Substituição da suspensão traseira (mais parece de triângulos sobrepostos :lol: , pelo modelo utilizado de eixo rígido e molas oscilantes);
5. Substituição da travessa representada, pela zona de fixação do motor às longarinas do chassis;
6. Remoção dos fundos da zona inferior do habitáculo, tanto na zona do piloto, como na zona dos passageiros;
7. Substituição da transmissão pelo modelo correcto;
8. Construção do depósito de combustível.

Tb houve necessidade de tapar as zonas de retracção de material nas longarinas (algo que existe por todos este modelo), aproveitando para remover os pernos de fixação das molas.

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Posted: Wed Sep 26, 2007 7:08 pm
by JMCARC1
Em seguida decidi abrir as ranhuras de ventilação.

Tinha duas hipóteses:
1. Abrir as aletas, mesmo à custa de um aspecto mais "tosco";
2. Pintar estas zonas de preto, simulando as aberturas.

Claro está que optei pela primeira solução - afinal é assim na realidade, certo? Esta opção tb se deveu ao facto de poder experimentar com este modelo antes de as aplicar em outros mais "interessantes" do ponto de vista modelistico.

Para tal afiei uma pequena chave de fendas e começei a furar as aletas.... Tive desbastar um pouco de material nessas zonas pois o modelo é extremamente espesso (existem zonas no 6 mm de espessura).

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Para as aberturas do capot-motor segui um processo semelhante: Furei as aletas com a ajuda da chave de fendas e do x-acto e, com recurso a um pedaço de lixa grossa e a lâminas de x-acto novas, tentei rematar de forma mais correcta as aberturas feitas anteriormente. Este trabalho foi facilitado pela qualidade do plástico - muito semelhante ao dos F1 da Revell - e que permite razoáveis coeficiente de dilatação.

Como algumas aletas já estavam perto do limite do material, tive das remover e substituir por pedaços de evergreen.

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No final, penso que a trabalheira valeu a pena :wink:

Posted: Wed Sep 26, 2007 7:15 pm
by JMCARC1
Em seguida passei para a zona dianteira.

Esta é composta por duas longaridas a todo o comprimento do veiculo e são cobertas por uma chapa aparafusada. No modelo, esta zona é extremamente sobredimensionada, o que ajuda a conferir ao modelo um aspecto de brinquedo. As aletas tb estão muito para a frente, sendo mais recuadas para junto do radiador.

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Assim cortei a zona central e refiz a forma dianteira. Para tal usei um pedaço de evergreen e betumei tudo com betume de poliéster (outra experiência :lol: ).

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Posted: Wed Sep 26, 2007 7:19 pm
by Bru_No
Que trabalheira, força nisso!

Posted: Wed Sep 26, 2007 7:25 pm
by JMCARC1
Em seguida passei para o verdadeiro aliciante deste modelo: as rodas de raios.

Foi, sem duvida, uma das experiências mais interessantes deste modelo, e que ajudou a caminhar para um modelo mais detalhado.

Neste modelo, as rodas são compostas por duas metades, que encaixam entre si e que apenas trazem a zona de fixação dos seus raios ao cubo da roda. A restante parte do cubo, vem reproduzida no tambor dos travões.

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Antes de começar, tive de me livrar do cromado que vem no modelo. Nunca tinha feito isto e até estava com medo, mas é simples e eficaz.... em 10-15 minutos, o cromado foi "comido" e o plástico está limpo e preparado para uma bela lavagem em água corrente.

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Posted: Wed Sep 26, 2007 7:29 pm
by JMCARC1
Depois de muito experimentar, consegui chegar a um método interessante para reproduzir as jantes de raios:

1. Abri os orifícios no cubo da roda com uma broca de 0,75 mm, na zona de união dos raios ao cubo (10 furos);

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2. Com uma fresa, removi o material que representava os raios sobre o o bordo superior do aro, mas mantendo os raios unidos de forma a permitir o alinhamento perfeito, bem como um elevada rigidez. Esta remoção deve ser feita no sentido anti-horário (pelo menos em relação ao meu berbequim, pois reduz o risco de atingir gravemente o aro;

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3. Com uma broca de 0,5 mm (a mais pequena que tenho!) abri os 20 furos no aro. Estes furos devem ser feitos no alinhamento dos raios do modelo, de forma a manter um perfeito alinhamento. Para marcar o furo, utilizei um "pica-ratos" de forma a conseguir marcar o local exacto onde a broca vai furar;

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4. Após ter todos os furos abertos, removi os raios de plástico (cuja função era manter a perfeita estrutura da roda durante a furação evitando desalinhamentos), deixando dois conjuntos numa extremidade. Este conjunto permite manter a estrutura da roda constante, facilitando o alinhamento dos raios;

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5. Coloquei os raios inferiores possíveis de colocar, colando as extremidades exteriores, inicialmente com supercola3 e depois com cola liquida da Revell;

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6. Em seguida, foi a vez de colocar os 4 raios superiores, colando as zonas exteriores e as interiores;

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7. Com tudo bem colado e rígido, cortei os dois conjuntos de raios de plástico que serviram de estrutura;

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8. Coloquei os restantes raios inferiores, colando as extremidades exteriores;

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9. Depois de tudo bem seco, foi a vez de colocar os restantes raios superiores, colando igualmente as extremidades, tanto exteriores, como interiores;

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10. Rematar tudo.

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Como a furação da zona exterior é efectuada de cima para baixo, os raios tem a tendência de subir o cubo da roda. No meu caso, este fica alinhado com a parte inferior do aro, pelo que não existe a necessidade de um gabarito para o alinhar... basta dobrar os raios depois de colocado até ir tudo ao sitio ;)

Este processo parece ser o melhor das 4 variantes que experimentei, uma vez que facilita a marcação e abertura dos furos.

Posted: Wed Sep 26, 2007 7:35 pm
by JMCARC1
A parte dianteira do aro foi muito mais difícil de fazer, principalmente pq o cubo da roda nesta zona era tão fino que impossibilitava a abertura de furos centrais. Depois de muito experimentar, consegui chegar a uma (mt) boa solução:

1. Ao contrario da parte interior, o bordo da parte exterior é bastante mais largo, o que facilita a furação, mas a parte central é extremamente fina. Assim removi os raios do aro da roda com a ajuda de um x-acto, mantendo a ligação na parte central de forma a facilitar o alinhamento a quando da furação;

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2. Tal como para a parte interior, abri os abri os 20 furos com uma broca de 0,5 mm. Estes furos devem ser feitos alinhados com os raios do modelo. Para marcar o furo, utilizei um "pica-ratos" de forma a conseguir marcar o local exacto onde a broca vai furar;

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3. Seguidamente, removi os raios (e o cubo central);

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4. Utilizando um pedaço de suporte, abri um pequeno furo de 0,75 mm de espessura ao centro, de forma a permitir a inserção no gabarito. Este pedaço de suporte irá reproduzir a parte correspondente do cubo da roda onde irão se colados os raios;

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5. Para poder montar tudo, criei um gabarito de montagem. Nele são colocados o aro ("entalado" nos batentes de poliestireno) e o pedaço de suporte - cubo da roda (no alfinete);

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6. Coloquei os raios inferiores, colando a extremidades

interior de cada raio ao cubo da roda com supercola3. Após todos os 10 raios colocados, colei as extremidades exteriores;

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7. Depois de tudo bem seco, repeti o processo para os raios superiores. É necessário prestar atenção ao alinhamento dos raios (algo que não fiz na primeira tentativa) para permitir que os inferiores fiquem correctamente alinhados com os superiores;

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8. Rematei os aros exteriores.

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Posted: Wed Sep 26, 2007 7:36 pm
by JMCARC1
Após ter chegado aqui, foi só repetir o processo mais 4 vezes
:lol:

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O que acham do resultado final?

João

Posted: Wed Sep 26, 2007 8:36 pm
by rosso corsa
Grande trabalho, e as jantes ficaram soberbas.
O kit não é lá grande espingarda, o que dá ainda mais valor ao trabalho.
E sempre é melhor que um ano a passar roupa :lol:

Continuação.

Posted: Wed Sep 26, 2007 9:08 pm
by Pedro Miguel Costa
olá JMCARC1,grande trabalho!vai ficar muito bom
um abraço

Posted: Wed Sep 26, 2007 9:57 pm
by Evolution VI
Excelente progresso!

Isto é que é acompanhar a par e passo! Grande trabalho, muita paciência geram o excelente resultado que vemos! Fazer o levantamento fotográfico do progresso também requer muita dedicação e vontade de nos mostrar os resultados!

Os meus parabéns!

Posted: Thu Sep 27, 2007 6:38 am
by art
JMCARC1 wrote:Após ter chegado aqui, foi só repetir o processo mais 4 vezes
Esta, fez-me rir com gosto!

Excelente trabalho modelístico, meu caro

Art

Posted: Thu Sep 27, 2007 10:00 am
by Patrick Bateman
dasssssssssssss
temos homem! grande detalhe, grande engenho e grande paciência...
qt a mim, pela falta de progresso, já se vê que ando a passar muuuuuita roupa a ferro
JMACR muitos parabéns. está um trabalho magnífico, quer no modelo em si, quer nas explicações
e agora, o ferro chama-me...
cumps
pb