Próximo máquinão...

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Próximo máquinão...

Post by Adolfo » Sat Mar 22, 2008 12:18 am

Ora boas... com o Mini nos últimos retoques chegou a hora deste "menino" FIAT 131 :) grande maquinão!!!
se alguém tiver algumas dicas era porreiro pois tento melhora a cada novo modelo.
Attachments
FIAT_131.jpg
FIAT_131.jpg (151.74 KiB) Viewed 7498 times
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Próximo máquinão...

Post by Adolfo » Thu Apr 03, 2008 12:33 pm

Eis uns progressos no menino
Preciso de ajuda aqui de pessoal para Três situações:
1– na carroçaria as saliencias de lado ao pé da roda traseira são entradas de ar para abrir ou é para estar fechado, pois na Net já vi das duas maneiras?
2 - qual o nome que se dá, e onde poderei encontrar fácilmente, fios ou tiras de borracha para ligar as "velas" ao distribuidor do motor ?
3 - já ouvi falar no nome de um produto que ajuda a "tornear e fixar por cima de inrregularidades" os decalques... qual é mesmo o nome do produto?
Desde já um muito obrigada.
Attachments
Fiat2.jpg
Fiat2.jpg (144.32 KiB) Viewed 7427 times
Fiat3.jpg
Fiat3.jpg (161.92 KiB) Viewed 7425 times
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

Rui Duarte
Posts: 283
Joined: Wed Nov 01, 2006 10:57 pm
Location: Entroncamento

Re: Próximo máquinão...

Post by Rui Duarte » Thu Apr 03, 2008 4:53 pm

1- se sao entradas de ar presume-se que sejam para abrir no entando como nao conheço o carro real pode ate ser uma situaçao fora do normal
2- ja vi pessoal a usar tudo e mais alguma coisa. desde plastico esticado com calor a fio de pesca por isso diverte-te com um isqueiro e um bocado de plastico das grelhas
3- em portugal arranjas 2 produtos o micro sol e o da gunze que se chama mr mark softner para mim o melhor.
Image

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Próximo máquinão...

Post by Adolfo » Thu Apr 03, 2008 4:56 pm

Boas dicas Rui Duarte, obrigado, quanto as entradas vou continuar a pesquisar :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Próximo máquinão...

Post by JMCARC1 » Thu Apr 03, 2008 5:55 pm

Adolfo wrote:Preciso de ajuda aqui de pessoal para Três situações:
1– na carroçaria as saliencias de lado ao pé da roda traseira são entradas de ar para abrir ou é para estar fechado, pois na Net já vi das duas maneiras?
Adolfo,

Eu penso que foi usado das duas maneiras. Sempre que havia necessidade de arrefecer os travões traseiros, era usado aberto, mas qd não era necessário podia ser usado fechado. Penso que depende da versão e rally que estás a fazer. Se não estás a fazer nenhum em particular, faz o que gostas mais...
Adolfo wrote:2 - qual o nome que se dá, e onde poderei encontrar facilmente, fios ou tiras de borracha para ligar as "velas" ao distribuidor do motor ?
Eu costumo usar linha de costura pintada com uma camada espessa de XF-1 da Tamiya ou plástico do revestimento dos cabos telefónicos estirado. Mas podes seguir o conselho do Rui que tb obterás bons resultados.

João

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Próximo máquinão...

Post by art » Thu Apr 03, 2008 6:04 pm

Adolfo wrote: 1– na carroçaria as saliencias de lado ao pé da roda traseira são entradas de ar para abrir ou é para estar fechado, pois na Net já vi das duas maneiras?
No Rali de Portugal (carros "de fábrica") essas partes não estavam abertas, efectivamente.

Art

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Próximo máquinão...

Post by Adolfo » Thu Apr 03, 2008 6:36 pm

JMCARC1... essa dos cabos de telefone parece-me a melhor opção :) ainda por cima existem em várias cores... quanto as aberturas não tenho nehum rally em particular em mente e como é uma versão de terra e ainda por cima acho que um decalque vai cair mesmo em cima... acho que vai ficar fechado.
Espero ter mais novidades em breve :) e mais uma vez obrigada a todos pela ajuda
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Próximo máquinão...

Post by JMCARC1 » Thu Apr 03, 2008 8:18 pm

Adolfo wrote:JMCARC1... essa dos cabos de telefone parece-me a melhor opção :) ainda por cima existem em várias cores... quanto as aberturas não tenho nehum rally em particular em mente e como é uma versão de terra e ainda por cima acho que um decalque vai cair mesmo em cima... acho que vai ficar fechado.
Espero ter mais novidades em breve :) e mais uma vez obrigada a todos pela ajuda
Adolfo, toma atenção à escala.

O que eu faço é remover o fio de cobre interior e puxar (estirar) o plástico de revestimento de forma a que ele reduza de espessura (as extremidades podem servir para fazer as "fichas" de ligação). O cabo telefónico tem "memoria", ou seja, uma vez estirado mantem-se com aquela espessura.

João

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Próximo máquinão...

Post by Adolfo » Thu Apr 03, 2008 8:46 pm

Pois é... quem sabe sabe!!!, vou-me dedicar aos telefones :), e vamos lá ver como é que isto vai sair... pois ainda tenho que arranjar maneira de abrir o capôt pois este modelo é da Italery e n abre mas acho que um pouco de "fita cola" no local exacto resolve o assunto :)
Já agora neste modelo o capôt abre estilo Renault 4L - para a frente não é?
Um abraço e mais uma vez um muito obrigada
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Próximo máquinão...

Post by JMCARC1 » Fri Apr 04, 2008 4:05 pm

Adolfo wrote:Pois é... quem sabe sabe!!!, vou-me dedicar aos telefones :), e vamos lá ver como é que isto vai sair... pois ainda tenho que arranjar maneira de abrir o capôt pois este modelo é da Italery e n abre mas acho que um pouco de "fita cola" no local exacto resolve o assunto :)
Já agora neste modelo o capôt abre estilo Renault 4L - para a frente não é?
Um abraço e mais uma vez um muito obrigada
Adolfo, este modelo abre para a frente como o Renault 4L. Podes sempre fazer a dobradiça em arame ou evergreen. Para tal podes duplicar um sistema semelhante ao do Alfa Giulia GTA da Tamiya (http://www.1999.co.jp/eng/image/10002259z6/70/6)... é mais fácil do que parece eh, eh.

João

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Próximo máquinão...

Post by Adolfo » Fri Apr 04, 2008 5:26 pm

Olha se calhar... eu estou a acabar um mini e o capôt tem esse sistema de abertura, mas neste modelo acho que n tenho espaço para isso, de qualquer maneira depois de tentar alinhar o carro todo pode ser que exista para lá um espacinho para tentar fazer isto :)
Não sei se é de mim, ainda sou maçarico, mas como até agora só timha montado modelos Tamiya e este é da Italery... nota-se diferenças nos acabamentos e nos alinhamentos das peças !!!!!!
Vamos lá ver... pois este modelos são um treino para umas raridades que ando a juntar para fazer um tema bastante porreiro.
Obrigado pelas dicas, com fotos e tudo :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Próximo máquinão...

Post by Adolfo » Tue Apr 08, 2008 4:18 pm

Ora aqui está mais umas alterações ao maquinão.
Obrigado Rui Duarte pela dica do micro sol, já encomendei pois para mim os decalques são uma dor de cabeça e este menino têm alguns nuns locais assim um bocado para o tramado.
JMACARC1... andei na net e resolvi comprar cabo para experimentar, o preço é bastante razoável e com o comprimento que têm dá pelo menos para alguns kits :)
Ao resto do pessoal um muito obrigada pelas diversas dicas/ajudas pois sem elas não havia maneira de "tentar" melhorar.
P.S. já revi a questão da abertura do capôt... mas com o espaço que tenho vai ser complicado, logo se vê :)
Attachments
F6.jpg
F6.jpg (160.63 KiB) Viewed 7230 times
F7.jpg
F7.jpg (166.08 KiB) Viewed 7228 times
F8.jpg
F8.jpg (152.31 KiB) Viewed 7222 times
F9.jpg
F9.jpg (146.88 KiB) Viewed 7219 times
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

Flipo
Posts: 134
Joined: Sun Feb 17, 2008 7:57 pm

Re: Próximo máquinão...

Post by Flipo » Wed Apr 09, 2008 12:09 am

Continua com o Bom trabalho,Sim senhor muito Bom :D

Abraço!
Flipo!

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Próximo máquinão...

Post by Adolfo » Thu Apr 24, 2008 10:14 am

Bem começei a colocar os decalques na carroçaria....... abençoado seja o sr. que inventou o MICRO SOL :)
Acho que sem isto não iria conseguir colocar nada minimamente bem !!!!!! (outra técnica por aqui aprendida).
O que eu já escavaquei de decalques por falta deste liquido milagroso !!!!!!!!!!!!
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
João Paulo
Posts: 325
Joined: Wed Oct 31, 2007 5:49 pm
Location: Faial, Açores

Re: Próximo máquinão...

Post by João Paulo » Thu Apr 24, 2008 3:51 pm

Bem, vou seguir este tópico com atenção pois vejo que estás a evoluir a olhos vistos e porque esse kit interessa-me. Quero ver o resultado final para decidir se compro ou não :)
Está com muito bom aspecto. Venham as fotos dos decalques!!!
Abraço dos Açores!!

Post Reply