Ferrari GTO Lowline
Ferrari GTO Lowline
Deixo aqui uma pequena parte de um progresso a quem interessar em geral a ao Álvaro em particular. É apenas carroçaria, até agora. Para começar e porque quase todos os meus projectos começam assim (por isso é que nunca acabam ) um pouco de história:
O Ferrari GTO foi homologado em GT como evolução do 250GT SWB, uma regra duvidosa da CSI que deu origem a carros GT que "nunca existiram" como verdadeiros GT, apenas como carros de competição. Foram fabricados 39 GTO, 36 modelo '62 e 3 modelos '64 (mais alguns que foram recarroçados). David Piper era o prototipo do "privado" com dinheiro (e que aqui e ali era chamado para volantes oficiais) e que era facilmente reconhecido pelos seus Ferrari "verde BP". Comprou 2 GTO e depois de receber o 2º resolveu transformá-lo para melhorar o desempenho face ao advento do GTO 64 e de outros adversários.
Estando "preso" pelas fichas de homologação em certos aspectos de arquitectura, a sua solução foi radical: tomando em conta que o GTO era bastante alto no interior, resolveu reduzir a superficie frontal, de forma a melhorar a aerodinamica. Ou seja, cortou o tecto e o para-brisas e modificou o spoiler traseiro em conformidade. Usou também rodas mais largas (não podia mexer nas suspensões) que obrigou a alargar as abas de forma imperceptivel e tentou outros detalhes como uma admissão de ar forçada, um tampão de combustível accionado pelo piloto e farois carenados com fechos rápidos.
O carro estreou-se em 64, ainda com Piper que depois o vendeu a Peter Sutcliffe, que o usou em 65 (depois de fazer uma "bossa" no tejadilho para caber lá dentro) tendo demonstrado grande rapidez face aos GTO '62 e '64 (o GTO mais rápido, segundo Mauro Forghieri). Não havia era muito a fazer contra os Cobra 4,7L...
A versão a fazer é a de Sutcliffe, porque gosto do verde escuro com jantes vermelhas mais que o verde "BP" de Piper.
Zé
O Ferrari GTO foi homologado em GT como evolução do 250GT SWB, uma regra duvidosa da CSI que deu origem a carros GT que "nunca existiram" como verdadeiros GT, apenas como carros de competição. Foram fabricados 39 GTO, 36 modelo '62 e 3 modelos '64 (mais alguns que foram recarroçados). David Piper era o prototipo do "privado" com dinheiro (e que aqui e ali era chamado para volantes oficiais) e que era facilmente reconhecido pelos seus Ferrari "verde BP". Comprou 2 GTO e depois de receber o 2º resolveu transformá-lo para melhorar o desempenho face ao advento do GTO 64 e de outros adversários.
Estando "preso" pelas fichas de homologação em certos aspectos de arquitectura, a sua solução foi radical: tomando em conta que o GTO era bastante alto no interior, resolveu reduzir a superficie frontal, de forma a melhorar a aerodinamica. Ou seja, cortou o tecto e o para-brisas e modificou o spoiler traseiro em conformidade. Usou também rodas mais largas (não podia mexer nas suspensões) que obrigou a alargar as abas de forma imperceptivel e tentou outros detalhes como uma admissão de ar forçada, um tampão de combustível accionado pelo piloto e farois carenados com fechos rápidos.
O carro estreou-se em 64, ainda com Piper que depois o vendeu a Peter Sutcliffe, que o usou em 65 (depois de fazer uma "bossa" no tejadilho para caber lá dentro) tendo demonstrado grande rapidez face aos GTO '62 e '64 (o GTO mais rápido, segundo Mauro Forghieri). Não havia era muito a fazer contra os Cobra 4,7L...
A versão a fazer é a de Sutcliffe, porque gosto do verde escuro com jantes vermelhas mais que o verde "BP" de Piper.
Zé
- Attachments
-
- piper250gto64rq3.jpg (24.44 KiB) Viewed 7209 times
-
- 1965reims12hrs35ferrariqv6.jpg (123.76 KiB) Viewed 7211 times
-
- 33a.jpg (50.63 KiB) Viewed 7208 times
-
- 33b.jpg (21.28 KiB) Viewed 7204 times
-
- b+w-3_a.jpg (81.75 KiB) Viewed 7202 times
Re: Ferrari GTO Lowline
Viva,
É um automóvel sensacional em todos os aspectos!
Também tenho três exemplares para construir: dois de competição, o GTO nº11 (que tem o nariz azul-claro) e o «Shell» que mencionaste. O terceiro será o GTO civil (se é que este Ferrari alguma vez foi civilizado ) que o Nick Mason dos Pink Floyd comprou há uns anos.
Vou ficar atento!
Bom progresso,
Nuno.
É um automóvel sensacional em todos os aspectos!
Também tenho três exemplares para construir: dois de competição, o GTO nº11 (que tem o nariz azul-claro) e o «Shell» que mencionaste. O terceiro será o GTO civil (se é que este Ferrari alguma vez foi civilizado ) que o Nick Mason dos Pink Floyd comprou há uns anos.
Vou ficar atento!
Bom progresso,
Nuno.
Re: Ferrari GTO Lowline
Boas DFV!, primeiro de tudo muito obrigado pela entrada deste tópico , na realidade eu pouco (para não dizer nada) sabia sobre este carro, e confesso que a primeira vez que vi uma imagem dele foi precisamente como kit (um "Tokoloshe" se não me engano), na altura achei-o extremamente bonito, para além de muito invulgar, ainda sem saber ou percecer que na realidade o carro estava alterado! e caramba como um subtíl alargamento e rebaixar de tejadilho alteram a imagem de um carro que já é lindíssimo! para ajudar, os faróis carenados e as jantes em vermelho dão-lhe uma silhueta muito sólida e sensual!
Espero que um destes dias venha a ter a oportunidade e disponibilidade para o continuar, para levar a bom porto a transformação que já aqui vimos começada, pois na escala 1/24 e com algum cuidado de construção há-de ficar espectacular!... pelo menos pode ter a certeza que da minha parte, gostaria imenso!
Abraços modelistas! ...
Espero que um destes dias venha a ter a oportunidade e disponibilidade para o continuar, para levar a bom porto a transformação que já aqui vimos começada, pois na escala 1/24 e com algum cuidado de construção há-de ficar espectacular!... pelo menos pode ter a certeza que da minha parte, gostaria imenso!
Abraços modelistas! ...
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
Re: Ferrari GTO Lowline
A escolha da miniatura: com o tempo fui recolhendo os GTO em plástico que foram sendo editados, exceptuando o "antiquiquissimo" Revell (USA)/Monogram que sinceramente não vale a pena. Cada um sabe de si e os GTO, como carros feitos "á mão" e depois frequentemente alterados pelos seus proprietários e em função dumas batidas aqui e ali, são todos subtilmente diferentes. Mas tendo-os quase todos (aos kits...), aqui vai:
Gunze Sangyo: editado em versões simples, high tech e high tech com motor, estes dois ultimos são kits multimedia, com carroçaria em plástico (esta é a mesma nos 3). É a melhor carroçaria do GTO '62 em plástico.
Airfix: reedição do GS high-tech.
Italeri: boa carroçaria, com bom motor e arranja-se barato;
Testors: reedição do Italeri, ainda mais barato - a melhor compra; não se deixem enganar pela caixa "fatela";
Protar: muito completo, excelentes rodas de raios em plástico, para mim a carroçaria está (muito) errada, sobretudo na parte traseira e para-brisas;
Revell Alemanha (actualmente nas lojas): reedição do Protar, com decalques originais para 2 versões (não vermelhas!). Vale a pena quase só por isto.
Precisava de um para "estragar" e estar preparado para correr mal, a escolha recaiu sobre um Testors/Italeri. As rodas serão Renaissance e o motor não será usado, apenas um bloco de um 250 SWB Esci para "encher o buraco".
O que está feito é o essencial da carroçaria: baixar o tecto, alargar os guarda-lamas e mudar a entrada do depósito para o lado direito.
Zé
Gunze Sangyo: editado em versões simples, high tech e high tech com motor, estes dois ultimos são kits multimedia, com carroçaria em plástico (esta é a mesma nos 3). É a melhor carroçaria do GTO '62 em plástico.
Airfix: reedição do GS high-tech.
Italeri: boa carroçaria, com bom motor e arranja-se barato;
Testors: reedição do Italeri, ainda mais barato - a melhor compra; não se deixem enganar pela caixa "fatela";
Protar: muito completo, excelentes rodas de raios em plástico, para mim a carroçaria está (muito) errada, sobretudo na parte traseira e para-brisas;
Revell Alemanha (actualmente nas lojas): reedição do Protar, com decalques originais para 2 versões (não vermelhas!). Vale a pena quase só por isto.
Precisava de um para "estragar" e estar preparado para correr mal, a escolha recaiu sobre um Testors/Italeri. As rodas serão Renaissance e o motor não será usado, apenas um bloco de um 250 SWB Esci para "encher o buraco".
O que está feito é o essencial da carroçaria: baixar o tecto, alargar os guarda-lamas e mudar a entrada do depósito para o lado direito.
Zé
- Attachments
-
- Tecto e pilares marcados para corte e documentação
- 1.JPG (76.4 KiB) Viewed 7128 times
-
- Documentação
- 2.JPG (74.67 KiB) Viewed 7125 times
-
- Documentação e material para o corte
- 3.JPG (76.96 KiB) Viewed 7690 times
-
- Cortes marcados
- 4.JPG (76.22 KiB) Viewed 7117 times
-
- Idem
- 5.JPG (75.62 KiB) Viewed 7117 times
-
- Já está. Agora já não há voltar atrás...
- 6.JPG (76.77 KiB) Viewed 7115 times
-
- O tejadilho...
- 7.JPG (72.59 KiB) Viewed 7110 times
-
- ...que obviamente agora já não encaixa - é mais estreito que os pilares.
- 8.JPG (75.72 KiB) Viewed 7108 times
-
- Tem pois que ser cortado e alargado com plástico
- 9.JPG (76.3 KiB) Viewed 7105 times
-
- voltou ao sitio, com plastico nos locais onde ficou "curto"
- 10.JPG (76.91 KiB) Viewed 7102 times
Re: Ferrari GTO Lowline
Vou seguir com interesse Zé! ... partilho da opinião em relação aos vários kit's do GTO, possuo um Italeri e um Protar, este ultimo vem de facto com as mais belas jantes de raios em plástico que já vi!, e estamos a falar de um kit dos anos 80? talvez, não?
Ainda em relação ao kit da Italeri, parece-me que o único, ou mais visivel defeito, serão para mim as laterais de todo o carro, que me parece que deviam de ser ligeiramente mais "boleadas" ou antes, mais redondas e cheias, acho-o de resto um belo kit! as jantes é claro, para quem for um pouco mais exigente, não fazem justiça!
Também não sou "fã" do Monogram, um kit já muito velhinho e com as formas distorcidas, os Gunze serão sem dúvida uns belos modelos, em particular os "high tech", no entanto nunca adquiri nenhum, pois os preços que normalmente pedem por eles no Ebay são demasiado altos.
O kit que gostaria de ter do GTO é sem dúvida o antigo kit da "Climax" agora, e ainda em produção pela "MFH" de resto, tanto o GTO como o GTO 64 ou ainda o 250LM que a Hiro produz e comercializa, serão porventura dos melhores modelos que eles têem na gama!todos estes antigas produções da "Climax".
...Já agora Zé, porque é que decidiu não usar o motor que vem com o kit?
Abraços!
Ainda em relação ao kit da Italeri, parece-me que o único, ou mais visivel defeito, serão para mim as laterais de todo o carro, que me parece que deviam de ser ligeiramente mais "boleadas" ou antes, mais redondas e cheias, acho-o de resto um belo kit! as jantes é claro, para quem for um pouco mais exigente, não fazem justiça!
Também não sou "fã" do Monogram, um kit já muito velhinho e com as formas distorcidas, os Gunze serão sem dúvida uns belos modelos, em particular os "high tech", no entanto nunca adquiri nenhum, pois os preços que normalmente pedem por eles no Ebay são demasiado altos.
O kit que gostaria de ter do GTO é sem dúvida o antigo kit da "Climax" agora, e ainda em produção pela "MFH" de resto, tanto o GTO como o GTO 64 ou ainda o 250LM que a Hiro produz e comercializa, serão porventura dos melhores modelos que eles têem na gama!todos estes antigas produções da "Climax".
...Já agora Zé, porque é que decidiu não usar o motor que vem com o kit?
Abraços!
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
Re: Ferrari GTO Lowline
E o resto até agora feito. Muitas fotos de primário, mas afinal esta é a parte mais interessante desta transformação. Aqui estão os ajustes do tecto cortado, a bossa própria ao Peter Sutcliffe, o alargamento de abas e o redesenho da mala para mudar a tampa do depósito de gasolina para o outro lado.
Quanto a não usar o motor: uma vez que este não me parece mau (assim numa análise "selvagem" que durou 1 min...) e tomando em conta que não tenciono fazer carro com motor, achei que era melhor guardar este da Italeri para "um dia de chuva" e usar o bloco básico do Esci, kit tão mauzinho que só deverá servir para peças. De qualquer forma só servirá para "segurar" os escapes e ficar um carter de motor representado.
Quanto à carroçaria, concordo mas como já disse, há aqui uma questão custo-proveito e não quis arriscar uma carroçaria de Gunze num projecto de "Corte e Serra". Mas já tenho ali mais 2 Italeri e 3 Gunze para o que der e vier - o Maranello Concessionaires vermelho/azul de Graham Hill e o UDT verde pálido de Ines Ireland são as unicas certezas. Talvez o outro chassis de David Piper também (verde com nariz amarelo). Logo se vê.
Zé
Quanto a não usar o motor: uma vez que este não me parece mau (assim numa análise "selvagem" que durou 1 min...) e tomando em conta que não tenciono fazer carro com motor, achei que era melhor guardar este da Italeri para "um dia de chuva" e usar o bloco básico do Esci, kit tão mauzinho que só deverá servir para peças. De qualquer forma só servirá para "segurar" os escapes e ficar um carter de motor representado.
Quanto à carroçaria, concordo mas como já disse, há aqui uma questão custo-proveito e não quis arriscar uma carroçaria de Gunze num projecto de "Corte e Serra". Mas já tenho ali mais 2 Italeri e 3 Gunze para o que der e vier - o Maranello Concessionaires vermelho/azul de Graham Hill e o UDT verde pálido de Ines Ireland são as unicas certezas. Talvez o outro chassis de David Piper também (verde com nariz amarelo). Logo se vê.
Zé
- Attachments
-
- acertos do plano da janela traseira
- 11.JPG (73.84 KiB) Viewed 6977 times
-
- "Encher" o tecto com plastico e massa
- 13.JPG (77.11 KiB) Viewed 6976 times
-
- Idem
- 14.JPG (74.74 KiB) Viewed 6974 times
-
- Aproveita-se para as juntas da frente
- 15.JPG (76.18 KiB) Viewed 6974 times
-
- Reforços no interior
- 16.JPG (72.64 KiB) Viewed 6972 times
-
- E tudo muito lixado e re-lixado e re-re-lixado
- 17.JPG (76.44 KiB) Viewed 6970 times
Re: Ferrari GTO Lowline
Modelismo é isto...... muitos parabéns quer pela montagem quer pelo show que me brinda cada vez que abro um tranalho seu, um dia destes vou comprar um modelo igual ao que esteja a fazer e acompanhar paso a passo a sua evolução, pode ser que "eu" consiga um resultado razóavel.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
Re: Ferrari GTO Lowline
Zé,
Mas que belo projecto que aqui está a desenvolver.
E obrigado pela review sobre os modelos disponíveis do 250 GTO. A este poderemos, brevemente, juntar o futuro modelo da Fujimi, que espero que tenha uma carroçaria o mais correcta possível em relação à nossa imagem de GTO. Recentemente adquiri um GTO da Italeri. O meu sonho tb era o modelo da MFH, mas o custo limitou a escolha.
Tb ando a ver com atenção o transkit da KA-Models para o modelo da Protar/Revell
(http://www.mediamixhobby.com.sg/catalog ... ts_id=5698) e ver qual a possibilidade de adaptação ao modelo da Italeri.
Mas voltando ao seu projecto, e apesar de ser suspeito, penso que ficaria certamente ainda mais espectacular se fosse "premiado" com o motor
Boa continuação.
João
Mas que belo projecto que aqui está a desenvolver.
E obrigado pela review sobre os modelos disponíveis do 250 GTO. A este poderemos, brevemente, juntar o futuro modelo da Fujimi, que espero que tenha uma carroçaria o mais correcta possível em relação à nossa imagem de GTO. Recentemente adquiri um GTO da Italeri. O meu sonho tb era o modelo da MFH, mas o custo limitou a escolha.
Tb ando a ver com atenção o transkit da KA-Models para o modelo da Protar/Revell
(http://www.mediamixhobby.com.sg/catalog ... ts_id=5698) e ver qual a possibilidade de adaptação ao modelo da Italeri.
Mas voltando ao seu projecto, e apesar de ser suspeito, penso que ficaria certamente ainda mais espectacular se fosse "premiado" com o motor
Boa continuação.
João
Re: Ferrari GTO Lowline
Boa tarde.
Colocar o motor são mais umas horas de trabalho. Ora se o tempo já não chega assim...
Uma pequena continuação:
A "bolha" no tecto já foi abordada algures noutro lado deste forum;
Alargamento de abas de rodas;
Acerto de janelas laterais;
Mudar o tampão do depósito para o lado direito.
Obrigado pela atenção.
Zé
Colocar o motor são mais umas horas de trabalho. Ora se o tempo já não chega assim...
Uma pequena continuação:
A "bolha" no tecto já foi abordada algures noutro lado deste forum;
Alargamento de abas de rodas;
Acerto de janelas laterais;
Mudar o tampão do depósito para o lado direito.
Obrigado pela atenção.
Zé
- Attachments
-
- 22.JPG (73.22 KiB) Viewed 6793 times
-
- 23.JPG (76.11 KiB) Viewed 6793 times
-
- 24.JPG (75.85 KiB) Viewed 6796 times
-
- 28.JPG (78.2 KiB) Viewed 6794 times
-
- 29.JPG (75.56 KiB) Viewed 6791 times
-
- 30.JPG (75.3 KiB) Viewed 6792 times
-
- 31.JPG (72.98 KiB) Viewed 6790 times
-
- 32.JPG (74.58 KiB) Viewed 6791 times
-
- 33.JPG (76.1 KiB) Viewed 6794 times
-
- 35.JPG (74.69 KiB) Viewed 6788 times
-
- 36.JPG (74.64 KiB) Viewed 6788 times
-
- 37.JPG (76.54 KiB) Viewed 6788 times
-
- 38.JPG (76.99 KiB) Viewed 6791 times
Re: Ferrari GTO Lowline
Mas que belo trabalho que para aqui vai... parabens!
João
João
- João Pinto
- Posts: 433
- Joined: Wed Jan 31, 2007 9:55 pm
- Contact:
- Pedro Miguel Costa
- Posts: 1306
- Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
- Location: sintra
Re: Ferrari GTO Lowline
sem duvida vai sair um grande modelo
um abraço
um abraço
Re: Ferrari GTO Lowline
Tens aqui umas fotos que tirei no motor classico
http://picasaweb.google.com/mouraebay/MotorClassic
Adorei esse caro ainda por mais amarelinha tava espetacular....
http://picasaweb.google.com/mouraebay/MotorClassic
Adorei esse caro ainda por mais amarelinha tava espetacular....
- Pedro Miguel Costa
- Posts: 1306
- Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
- Location: sintra
Re: Ferrari GTO Lowline
Mas o amarelo parece-me um GTB e não um GTO
um abraço
um abraço