Ferrari GTO Lowline

Partilha aqui os teus dotes de modelista
DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Ferrari GTO Lowline

Post by DFV » Thu Apr 24, 2008 7:22 pm

Deixo aqui uma pequena parte de um progresso a quem interessar em geral a ao Álvaro em particular. É apenas carroçaria, até agora. Para começar e porque quase todos os meus projectos começam assim (por isso é que nunca acabam :lol: ) um pouco de história:

O Ferrari GTO foi homologado em GT como evolução do 250GT SWB, uma regra duvidosa da CSI que deu origem a carros GT que "nunca existiram" como verdadeiros GT, apenas como carros de competição. Foram fabricados 39 GTO, 36 modelo '62 e 3 modelos '64 (mais alguns que foram recarroçados). David Piper era o prototipo do "privado" com dinheiro (e que aqui e ali era chamado para volantes oficiais) e que era facilmente reconhecido pelos seus Ferrari "verde BP". Comprou 2 GTO e depois de receber o 2º resolveu transformá-lo para melhorar o desempenho face ao advento do GTO 64 e de outros adversários.
Estando "preso" pelas fichas de homologação em certos aspectos de arquitectura, a sua solução foi radical: tomando em conta que o GTO era bastante alto no interior, resolveu reduzir a superficie frontal, de forma a melhorar a aerodinamica. Ou seja, cortou o tecto e o para-brisas e modificou o spoiler traseiro em conformidade. Usou também rodas mais largas (não podia mexer nas suspensões) que obrigou a alargar as abas de forma imperceptivel e tentou outros detalhes como uma admissão de ar forçada, um tampão de combustível accionado pelo piloto e farois carenados com fechos rápidos.

O carro estreou-se em 64, ainda com Piper que depois o vendeu a Peter Sutcliffe, que o usou em 65 (depois de fazer uma "bossa" no tejadilho para caber lá dentro) tendo demonstrado grande rapidez face aos GTO '62 e '64 (o GTO mais rápido, segundo Mauro Forghieri). Não havia era muito a fazer contra os Cobra 4,7L...

A versão a fazer é a de Sutcliffe, porque gosto do verde escuro com jantes vermelhas mais que o verde "BP" de Piper.
Attachments
piper250gto64rq3.jpg
piper250gto64rq3.jpg (24.44 KiB) Viewed 7209 times
1965reims12hrs35ferrariqv6.jpg
1965reims12hrs35ferrariqv6.jpg (123.76 KiB) Viewed 7211 times
33a.jpg
33a.jpg (50.63 KiB) Viewed 7208 times
33b.jpg
33b.jpg (21.28 KiB) Viewed 7204 times
b+w-3_a.jpg
b+w-3_a.jpg (81.75 KiB) Viewed 7202 times

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by nuno22467 » Thu Apr 24, 2008 7:41 pm

Viva,
É um automóvel sensacional em todos os aspectos!
Também tenho três exemplares para construir: dois de competição, o GTO nº11 (que tem o nariz azul-claro) e o «Shell» que mencionaste. O terceiro será o GTO civil (se é que este Ferrari alguma vez foi civilizado :lol: ) que o Nick Mason dos Pink Floyd comprou há uns anos.
Vou ficar atento!
Bom progresso,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by alvarol » Thu Apr 24, 2008 11:24 pm

Boas DFV!, primeiro de tudo muito obrigado pela entrada deste tópico :) , na realidade eu pouco (para não dizer nada) sabia sobre este carro, e confesso que a primeira vez que vi uma imagem dele foi precisamente como kit (um "Tokoloshe" se não me engano), na altura achei-o extremamente bonito, para além de muito invulgar, ainda sem saber ou percecer que na realidade o carro estava alterado! e caramba como um subtíl alargamento e rebaixar de tejadilho alteram a imagem de um carro que já é lindíssimo! para ajudar, os faróis carenados e as jantes em vermelho dão-lhe uma silhueta muito sólida e sensual!

Espero que um destes dias venha a ter a oportunidade e disponibilidade para o continuar, para levar a bom porto a transformação que já aqui vimos começada, pois na escala 1/24 e com algum cuidado de construção há-de ficar espectacular!... pelo menos pode ter a certeza que da minha parte, gostaria imenso!

Abraços modelistas! :D ...
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by DFV » Fri Apr 25, 2008 12:35 am

A escolha da miniatura: com o tempo fui recolhendo os GTO em plástico que foram sendo editados, exceptuando o "antiquiquissimo" Revell (USA)/Monogram que sinceramente não vale a pena. Cada um sabe de si e os GTO, como carros feitos "á mão" e depois frequentemente alterados pelos seus proprietários e em função dumas batidas aqui e ali, são todos subtilmente diferentes. Mas tendo-os quase todos (aos kits...), aqui vai:
Gunze Sangyo: editado em versões simples, high tech e high tech com motor, estes dois ultimos são kits multimedia, com carroçaria em plástico (esta é a mesma nos 3). É a melhor carroçaria do GTO '62 em plástico.
Airfix: reedição do GS high-tech.
Italeri: boa carroçaria, com bom motor e arranja-se barato;
Testors: reedição do Italeri, ainda mais barato - a melhor compra; não se deixem enganar pela caixa "fatela";
Protar: muito completo, excelentes rodas de raios em plástico, para mim a carroçaria está (muito) errada, sobretudo na parte traseira e para-brisas;
Revell Alemanha (actualmente nas lojas): reedição do Protar, com decalques originais para 2 versões (não vermelhas!). Vale a pena quase só por isto.

Precisava de um para "estragar" e estar preparado para correr mal, a escolha recaiu sobre um Testors/Italeri. As rodas serão Renaissance e o motor não será usado, apenas um bloco de um 250 SWB Esci para "encher o buraco".
O que está feito é o essencial da carroçaria: baixar o tecto, alargar os guarda-lamas e mudar a entrada do depósito para o lado direito.
Attachments
1.JPG
Tecto e pilares marcados para corte e documentação
1.JPG (76.4 KiB) Viewed 7128 times
2.JPG
Documentação
2.JPG (74.67 KiB) Viewed 7125 times
3.JPG
Documentação e material para o corte
3.JPG (76.96 KiB) Viewed 7690 times
4.JPG
Cortes marcados
4.JPG (76.22 KiB) Viewed 7117 times
5.JPG
Idem
5.JPG (75.62 KiB) Viewed 7117 times
6.JPG
Já está. Agora já não há voltar atrás...
6.JPG (76.77 KiB) Viewed 7115 times
7.JPG
O tejadilho...
7.JPG (72.59 KiB) Viewed 7110 times
8.JPG
...que obviamente agora já não encaixa - é mais estreito que os pilares.
8.JPG (75.72 KiB) Viewed 7108 times
9.JPG
Tem pois que ser cortado e alargado com plástico
9.JPG (76.3 KiB) Viewed 7105 times
10.JPG
voltou ao sitio, com plastico nos locais onde ficou "curto"
10.JPG (76.91 KiB) Viewed 7102 times

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by alvarol » Fri Apr 25, 2008 1:49 am

Vou seguir com interesse Zé! =P~ ... partilho da opinião em relação aos vários kit's do GTO, possuo um Italeri e um Protar, este ultimo vem de facto com as mais belas jantes de raios em plástico que já vi!, e estamos a falar de um kit dos anos 80? talvez, não?

Ainda em relação ao kit da Italeri, parece-me que o único, ou mais visivel defeito, serão para mim as laterais de todo o carro, que me parece que deviam de ser ligeiramente mais "boleadas" ou antes, mais redondas e cheias, acho-o de resto um belo kit! as jantes é claro, para quem for um pouco mais exigente, não fazem justiça!

Também não sou "fã" do Monogram, um kit já muito velhinho e com as formas distorcidas, os Gunze serão sem dúvida uns belos modelos, em particular os "high tech", no entanto nunca adquiri nenhum, pois os preços que normalmente pedem por eles no Ebay são demasiado altos.

O kit que gostaria de ter do GTO é sem dúvida o antigo kit da "Climax" agora, e ainda em produção pela "MFH" de resto, tanto o GTO como o GTO 64 ou ainda o 250LM que a Hiro produz e comercializa, serão porventura dos melhores modelos que eles têem na gama!todos estes antigas produções da "Climax".

...Já agora Zé, porque é que decidiu não usar o motor que vem com o kit?

Abraços! :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by art » Fri Apr 25, 2008 4:56 am

Grande projecto!

Art

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by DFV » Mon Apr 28, 2008 12:27 am

E o resto até agora feito. Muitas fotos de primário, mas afinal esta é a parte mais interessante desta transformação. Aqui estão os ajustes do tecto cortado, a bossa própria ao Peter Sutcliffe, o alargamento de abas e o redesenho da mala para mudar a tampa do depósito de gasolina para o outro lado.

Quanto a não usar o motor: uma vez que este não me parece mau (assim numa análise "selvagem" que durou 1 min...) e tomando em conta que não tenciono fazer carro com motor, achei que era melhor guardar este da Italeri para "um dia de chuva" e usar o bloco básico do Esci, kit tão mauzinho que só deverá servir para peças. De qualquer forma só servirá para "segurar" os escapes e ficar um carter de motor representado.

Quanto à carroçaria, concordo mas como já disse, há aqui uma questão custo-proveito e não quis arriscar uma carroçaria de Gunze num projecto de "Corte e Serra". Mas já tenho ali mais 2 Italeri e 3 Gunze para o que der e vier - o Maranello Concessionaires vermelho/azul de Graham Hill e o UDT verde pálido de Ines Ireland são as unicas certezas. Talvez o outro chassis de David Piper também (verde com nariz amarelo). Logo se vê.

Attachments
11.JPG
acertos do plano da janela traseira
11.JPG (73.84 KiB) Viewed 6977 times
13.JPG
"Encher" o tecto com plastico e massa
13.JPG (77.11 KiB) Viewed 6976 times
14.JPG
Idem
14.JPG (74.74 KiB) Viewed 6974 times
15.JPG
Aproveita-se para as juntas da frente
15.JPG (76.18 KiB) Viewed 6974 times
16.JPG
Reforços no interior
16.JPG (72.64 KiB) Viewed 6972 times
17.JPG
E tudo muito lixado e re-lixado e re-re-lixado
17.JPG (76.44 KiB) Viewed 6970 times

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by Adolfo » Mon Apr 28, 2008 10:27 am

Modelismo é isto...... muitos parabéns quer pela montagem quer pelo show que me brinda cada vez que abro um tranalho seu, um dia destes vou comprar um modelo igual ao que esteja a fazer e acompanhar paso a passo a sua evolução, pode ser que "eu" consiga um resultado razóavel.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by JMCARC1 » Mon Apr 28, 2008 11:38 am

Zé,

Mas que belo projecto que aqui está a desenvolver.

E obrigado pela review sobre os modelos disponíveis do 250 GTO. A este poderemos, brevemente, juntar o futuro modelo da Fujimi, que espero que tenha uma carroçaria o mais correcta possível em relação à nossa imagem de GTO. Recentemente adquiri um GTO da Italeri. O meu sonho tb era o modelo da MFH, mas o custo limitou a escolha.

Tb ando a ver com atenção o transkit da KA-Models para o modelo da Protar/Revell
(http://www.mediamixhobby.com.sg/catalog ... ts_id=5698) e ver qual a possibilidade de adaptação ao modelo da Italeri.

Mas voltando ao seu projecto, e apesar de ser suspeito, penso que ficaria certamente ainda mais espectacular se fosse "premiado" com o motor :wink:

Boa continuação.

João

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by DFV » Fri May 16, 2008 7:05 pm

Boa tarde.
Colocar o motor são mais umas horas de trabalho. Ora se o tempo já não chega assim...
Uma pequena continuação:
A "bolha" no tecto já foi abordada algures noutro lado deste forum;
Alargamento de abas de rodas;
Acerto de janelas laterais;
Mudar o tampão do depósito para o lado direito.

Obrigado pela atenção.
Attachments
22.JPG
22.JPG (73.22 KiB) Viewed 6793 times
23.JPG
23.JPG (76.11 KiB) Viewed 6793 times
24.JPG
24.JPG (75.85 KiB) Viewed 6796 times
28.JPG
28.JPG (78.2 KiB) Viewed 6794 times
29.JPG
29.JPG (75.56 KiB) Viewed 6791 times
30.JPG
30.JPG (75.3 KiB) Viewed 6792 times
31.JPG
31.JPG (72.98 KiB) Viewed 6790 times
32.JPG
32.JPG (74.58 KiB) Viewed 6791 times
33.JPG
33.JPG (76.1 KiB) Viewed 6794 times
35.JPG
35.JPG (74.69 KiB) Viewed 6788 times
36.JPG
36.JPG (74.64 KiB) Viewed 6788 times
37.JPG
37.JPG (76.54 KiB) Viewed 6788 times
38.JPG
38.JPG (76.99 KiB) Viewed 6791 times

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by JMCARC1 » Mon May 19, 2008 12:40 pm

Mas que belo trabalho que para aqui vai... parabens!

João

User avatar
João Pinto
Posts: 433
Joined: Wed Jan 31, 2007 9:55 pm
Contact:

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by João Pinto » Thu May 22, 2008 2:34 am

Belo trabalho com o putty e lixa, ficou perfeitinho :wink:
ImageImageImageImageImage

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by Pedro Miguel Costa » Thu May 22, 2008 5:11 pm

sem duvida vai sair um grande modelo
um abraço

User avatar
Moura
Posts: 221
Joined: Tue Aug 14, 2007 5:27 pm

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by Moura » Thu May 22, 2008 6:05 pm

Tens aqui umas fotos que tirei no motor classico

http://picasaweb.google.com/mouraebay/MotorClassic

Adorei esse caro ainda por mais amarelinha tava espetacular....

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Ferrari GTO Lowline

Post by Pedro Miguel Costa » Thu May 22, 2008 6:22 pm

Mas o amarelo parece-me um GTB e não um GTO
um abraço

Post Reply