MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Boas
Como tive oportunidade de referir no tópico dos "Alpine", avancei para outro modelo.
O "Vinho do Porto" de 1980, teve uma óptima "colheita". Foi um "vintage" da melhor qualidade.
Para além da Fiat (Alen, Rohrl, etc) e da Ford (Vatanen, Mikkola, etc), estrearam-se mais umas quantas equipas "de fábrica", a saber:
Talbot (Toivonen e Fréquelin), Mercedes (Waldegaard e Carlsson) e Triumph (Pond e Eklund), enfim, um "cocktail explosivo".
Adorei esse rali (até porque ganhou um Fiat).
O outro motivo que me levou a reproduzir um TR7 foi o facto de esse ter sido o que a firma me "deu" como carro de serviço.
Aquela coisa parecia um barco, com tracção atrás e suspensão muito "saltitante" mas, em termos de motor, era um espanto.
E eu teria os meus 25/26 anos, estão a ver os riscos que corri...
Agora, a miniatura:
Antes que apareçam uns diligentes "modelistas-de-bancada", acusando-me de usar "die-cast's" da IXO, devo dizer que adquiri, na Automobilia, por 5€, um brinquedo com umas linhas muito correctas, sem marca - nem sequer o inevitavel "Made in China - prateado como o carro que eu tive nas mãos nos anos 80.
Pensei pintá-lo recorrendo a máscaras, mas decidi decalcá-lo, em virtude de não conseguir pintar as partes laterais e ter medo que o azul lateral ficasse diferente do utilizado no "capot". Só pintei os alargamentos da carroçaria a pincel.
Algumas coisas têm de ser feitas "from scratch", nomeadamente os faróis escamoteáveis.
Gostaria de o expor na Réplica, mas penso que já não será possível. Vamos ver...
Mostro o modelo da IXO, saído há uns bons meses e o estado de desenvolvimento do meu "brinquedo".
Art
Como tive oportunidade de referir no tópico dos "Alpine", avancei para outro modelo.
O "Vinho do Porto" de 1980, teve uma óptima "colheita". Foi um "vintage" da melhor qualidade.
Para além da Fiat (Alen, Rohrl, etc) e da Ford (Vatanen, Mikkola, etc), estrearam-se mais umas quantas equipas "de fábrica", a saber:
Talbot (Toivonen e Fréquelin), Mercedes (Waldegaard e Carlsson) e Triumph (Pond e Eklund), enfim, um "cocktail explosivo".
Adorei esse rali (até porque ganhou um Fiat).
O outro motivo que me levou a reproduzir um TR7 foi o facto de esse ter sido o que a firma me "deu" como carro de serviço.
Aquela coisa parecia um barco, com tracção atrás e suspensão muito "saltitante" mas, em termos de motor, era um espanto.
E eu teria os meus 25/26 anos, estão a ver os riscos que corri...
Agora, a miniatura:
Antes que apareçam uns diligentes "modelistas-de-bancada", acusando-me de usar "die-cast's" da IXO, devo dizer que adquiri, na Automobilia, por 5€, um brinquedo com umas linhas muito correctas, sem marca - nem sequer o inevitavel "Made in China - prateado como o carro que eu tive nas mãos nos anos 80.
Pensei pintá-lo recorrendo a máscaras, mas decidi decalcá-lo, em virtude de não conseguir pintar as partes laterais e ter medo que o azul lateral ficasse diferente do utilizado no "capot". Só pintei os alargamentos da carroçaria a pincel.
Algumas coisas têm de ser feitas "from scratch", nomeadamente os faróis escamoteáveis.
Gostaria de o expor na Réplica, mas penso que já não será possível. Vamos ver...
Mostro o modelo da IXO, saído há uns bons meses e o estado de desenvolvimento do meu "brinquedo".
Art
- Attachments
-
- 408-411.jpg (36.39 KiB) Viewed 6399 times
-
- 1.JPG (205.12 KiB) Viewed 6401 times
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Viva Art,
Ena, um lindo TR7!
Um dos últimos «independentes» britânicos, a British Leyland. Acho que esse usou o famoso motor V8 da Rover!
Força nisso, o IXO não chegará aos calcanhares do seu, independentemente dos ecos.
Abraço,
Nuno.
Ena, um lindo TR7!
Um dos últimos «independentes» britânicos, a British Leyland. Acho que esse usou o famoso motor V8 da Rover!
Força nisso, o IXO não chegará aos calcanhares do seu, independentemente dos ecos.
Abraço,
Nuno.
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Epá em 1980 ainda só tinha 6 anos não me lembro deste carro em nenhum lado!!! mas assim que este projecto estiver acabado de certeza que poderei apreciar um belo modelo, e acima de tudo único.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Pois eu nasci em 1980 e não me lembro de nenhum desses carros . Mas sem duvida que devia ser muito bom haver ralis com 5 ou 6 "marcas de fábrica" em vez das actuais, 4 WRC e 4 PWRC/S2000. Tenho saudades de haver tantas marcas.
O modelo tá no bom caminho com muito bom aspecto!
O modelo tá no bom caminho com muito bom aspecto!
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
é como digo, um por semana, apesar de tudo sempre gostei muito deste modelo, existe uma base a1/24, na casa dos Gouveias à qual de vez em quando vou lá namorar.
Faz isso direitinho o modelo merece.
Faz isso direitinho o modelo merece.
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Obrigado, pessoal.
Isto já levou uns avanços.
Quando chegar a casa, tiro umas fotos e mostro.
Art
Isto já levou uns avanços.
Quando chegar a casa, tiro umas fotos e mostro.
Art
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Ora, como o prometido é devido, aqui estão os avanços do TR7.
Já deve dar para o expor na Réplica.
1) Pormenor do "tablier";
2) Parte do "scratch" dos faróis escamoteáveis;
3) Avanços na decoração.
Algumas incorrecções na pintura a pincel e em um ou outro decalque serão corrigidas no final.
Art
Já deve dar para o expor na Réplica.
1) Pormenor do "tablier";
2) Parte do "scratch" dos faróis escamoteáveis;
3) Avanços na decoração.
Algumas incorrecções na pintura a pincel e em um ou outro decalque serão corrigidas no final.
Art
- Attachments
-
- 2.jpg (212.98 KiB) Viewed 6276 times
-
- 3.jpg (206.03 KiB) Viewed 6274 times
-
- 4.jpg (235.4 KiB) Viewed 6278 times
-
- Posts: 371
- Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
- Location: Leiria
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Olá caros amigos,
Lindíssimo automóvel, embora pouco conhecido, para mim um dos mais bonitos que passou nas nossas estradas... e o barulho do V8? Uma sinfonia para os meus ouvidos...
Excelente trabalho de modelismo... embora, "haja a ombreidade" de o dizer, isto seja um die-cast que se compra numa feira ou exposição por uns quaisquer míseros € 5,00... não tem é esses riscos todos pintados a "lápis de cor"!
Parabéns.
Um abraço.
Ciclotron
Lindíssimo automóvel, embora pouco conhecido, para mim um dos mais bonitos que passou nas nossas estradas... e o barulho do V8? Uma sinfonia para os meus ouvidos...
Excelente trabalho de modelismo... embora, "haja a ombreidade" de o dizer, isto seja um die-cast que se compra numa feira ou exposição por uns quaisquer míseros € 5,00... não tem é esses riscos todos pintados a "lápis de cor"!
Parabéns.
Um abraço.
Ciclotron
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Bem.... eu que agora começei a mexer num modelo a 1/43 é que sei dar valor a isto.... pintar estas "coisinhas" é de doidos !!!!,
os gajos da F1 mudam 4 pneus e metem gasolina em 7s e eu para montar os 4 pneus do meu F360 demorei.... uma noite inteira
este modelo está a ficar muito catita e acima de tudo único.... deste n se vendem a 5 euros
os gajos da F1 mudam 4 pneus e metem gasolina em 7s e eu para montar os 4 pneus do meu F360 demorei.... uma noite inteira
este modelo está a ficar muito catita e acima de tudo único.... deste n se vendem a 5 euros
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista
- fernando leal
- Posts: 29
- Joined: Tue Jun 03, 2008 3:33 pm
- Location: Amadora
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Bonito carro.
Habitualmente gosto mais da escala 1/24 mas acho que alguns modelos na escala 1/43 ficam espectaculares, como é o caso desse.
Bom trabalho.
Gostei
Habitualmente gosto mais da escala 1/24 mas acho que alguns modelos na escala 1/43 ficam espectaculares, como é o caso desse.
Bom trabalho.
Gostei
Fernando
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Belo Modelo!
Que pena tenho que não tenha obtido uma carreira de sucesso. Apenas chamo a atenção para os decalques "dunlop" na frente. Serão realmente assim? Em anexo, uma foto do mesmo ano, mas do outro carro, o numero 14 de Per Eklund.
Que pena tenho que não tenha obtido uma carreira de sucesso. Apenas chamo a atenção para os decalques "dunlop" na frente. Serão realmente assim? Em anexo, uma foto do mesmo ano, mas do outro carro, o numero 14 de Per Eklund.
- Attachments
-
- 1980 03 Pt.jpg (162.11 KiB) Viewed 6231 times
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Obrigado pelos comentários, pessoal. Tanto pelos "normais" como pelos "sarcásticos"
@ Alen: Obrigado pela foto e pelo reparo. Mas, efectivamente, não percebo a dúvidaa. O decalque não está muito "bonito", na foto que postei, pois estes decalques caseiros são muito frágeis. Mas vai ficar corrigido, no final.
O curioso, na sua foto, é que o carro estava a correr em terra, mas com o "abaulamento" traseiro, de asfalto. Coloco outra imagem, para se ver a diferença.
O carro do Eklund tinha algumas diferenças de pormenor, em relação ao do Pond. Mas os "Dunlop" estavam colocados no mesmo local.
Abraço a todos
Art
@ Alen: Obrigado pela foto e pelo reparo. Mas, efectivamente, não percebo a dúvidaa. O decalque não está muito "bonito", na foto que postei, pois estes decalques caseiros são muito frágeis. Mas vai ficar corrigido, no final.
O curioso, na sua foto, é que o carro estava a correr em terra, mas com o "abaulamento" traseiro, de asfalto. Coloco outra imagem, para se ver a diferença.
O carro do Eklund tinha algumas diferenças de pormenor, em relação ao do Pond. Mas os "Dunlop" estavam colocados no mesmo local.
Abraço a todos
Art
- Attachments
-
- N014 foto 001 cópia.jpg (152.61 KiB) Viewed 6199 times
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Caro art,
O abaulamento traseiro poderá ficar a dever-se ao facto de a foto que postei ter sido tirada em Montejunto, ainda na primeira etapa, e logo após uma passagem por Sintra.
Quanto ao decalque, não me referia à sua colocação mas ao decalque em si. Na foto que colocou, parece-me existir uma linha fina a emoldurar a palavra "dunlop". Provavelmente será apenas impressão minha.
Abraço
O abaulamento traseiro poderá ficar a dever-se ao facto de a foto que postei ter sido tirada em Montejunto, ainda na primeira etapa, e logo após uma passagem por Sintra.
Quanto ao decalque, não me referia à sua colocação mas ao decalque em si. Na foto que colocou, parece-me existir uma linha fina a emoldurar a palavra "dunlop". Provavelmente será apenas impressão minha.
Abraço
-
- Posts: 371
- Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
- Location: Leiria
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Caros Art e Alen,
A máquina fotográfica digital tem destas coisas... o contorno do decalque não o é, é apenas o efeito da espessura dos decalques cobertos com overcoat de verniz como o exige o processo utilizado, o tipo de fotografia ressalta este efeito... como se viu por exemplo nas fotos do meu Toyota Corolla Levin, cujos decalques foram também acabados com overcoat.
Daí decorre uma das enormes vantagens das impressoras Micro Dry que possibilitam o acabamento directo com o cartucho de finish, mesmo ficando os decalques um pouco mais frágeis.
Também é verdade no entanto que o modelo à vista não evidencia da mesma forma este efeito, passando o mesmo completamente despercebido... a máquina fotográfica é que o exagera.
Um abraço.
Ciclotron
A máquina fotográfica digital tem destas coisas... o contorno do decalque não o é, é apenas o efeito da espessura dos decalques cobertos com overcoat de verniz como o exige o processo utilizado, o tipo de fotografia ressalta este efeito... como se viu por exemplo nas fotos do meu Toyota Corolla Levin, cujos decalques foram também acabados com overcoat.
Daí decorre uma das enormes vantagens das impressoras Micro Dry que possibilitam o acabamento directo com o cartucho de finish, mesmo ficando os decalques um pouco mais frágeis.
Também é verdade no entanto que o modelo à vista não evidencia da mesma forma este efeito, passando o mesmo completamente despercebido... a máquina fotográfica é que o exagera.
Um abraço.
Ciclotron
Re: MODELOS DO ART 1/43: TRIUMPH TR7 Pond 1980
Diga-me cá uma coisa: essa foto foi tirada por si? É que está um completo espanto!Alen wrote:O abaulamento traseiro poderá ficar a dever-se ao facto de a foto que postei ter sido tirada em Montejunto, ainda na primeira etapa, e logo após uma passagem por Sintra.
Hehe, por acaso parece, sim senhor. Eu digo o que se passa: a folha base dos decalques é branca. Não pode ser transparente, pois a minha "laser" não imprime a branco. Logo, quando recorto com a tesoura, fica uma finíssima "moldura" branca, proveniente da base. Mas isso é retocado no final. Quando colocar o "bicho" nos trabalhos terminados, logo verão.Alen wrote:Quanto ao decalque, não me referia à sua colocação mas ao decalque em si. Na foto que colocou, parece-me existir uma linha fina a emoldurar a palavra "dunlop". Provavelmente será apenas impressão minha.
Art