TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by Adolfo » Sun Sep 06, 2009 9:46 pm

borntobedevil wrote:Fernando se te tivesses adiantado aprendia eu com os teus!!!!! :twisted: :twisted:
Se o que tu dizes é verdade, por estes lados acho que não há electricistas!!!! 8) 8) :lol: :lol:
Já estou a usar a soda caustica como revelador, se a utilizar como corroente para o alumínio também consigo fazer PE, é?
Lá vou eu chegar fogo à casa!!! 8)

Devil
Queres ver que as chapas afinal até vão fazer jeito :)
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Sun Sep 06, 2009 10:44 pm

Hoje tive um daqueles raros momentos em que penso!!!! 8)

Com soda caustica não vai dar, pois é o revelador, se fizer uma concentração de 50% pode derreter o alumínio, mas também vai derreter o verniz onde não deve!!!! :?

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
jotace
Posts: 100
Joined: Tue Apr 18, 2006 11:57 am
Location: Vila do Conde

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by jotace » Mon Sep 07, 2009 12:43 am

Of course. :lol: :lol:
Então, como é que ficou ???

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Mon Sep 07, 2009 1:09 am

jotace wrote:Of course. :lol: :lol:
Então, como é que ficou ???
Ainda não consegui fazer uma camada homogénea de verniz!!!!
Por isso ainda não cosegui fazer nada decente!!!!! :?
Já estou a pensar tirar o verniz da lata e dar um banho à chapa!!!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by FSousa » Tue Sep 08, 2009 3:12 am

Ao ver este desenho surgiu-me uma pequena duvida. :oops:
PE Teste.jpg
PE Teste.jpg (45.76 KiB) Viewed 4279 times


Não devo estar muito errado se afirmar que perante os produtos que aqui apresentas servem para o seguinte :
1º o spay “positive" será o elemento sensibilizador, ou seja, dás esse produto em sitio escuro (senão fotosensibiliza) na placa que queres fotogravar e deixas secar.
2º deves colocar o Fotolito (ou acetato) com o desenho imprimido na placa.
3ª expões à luz para que as parte não imprimidas a preto sejam “cozidas” pela luz.
4º a soda deverá ser para retirar a parte do spay que não teve o afeito da luz.
5º o produto PHE (ariston) deve ser o perclorato de ferro que serve para corroer o metal que não foi fotosensibilizado.

Poderei estar errado ( se calhar é o mais certo) mas o sentido do processo não foge muito do que expliquei.
Este processo é idêntico ao usado para gravar os quadros para serigrafia e para tampografia.
Também acho que estou no “dever” de desconfiar que com o desenho que apresentas-te só vais conseguir é ficar com uma placa em que vais ter só o “buraco” da peça que querias fazer :
Explicando, se vais gravar esse desenho na placa de metal através de uma película transparente (acetato ou fotolito) e por um processo de fotosensibilização, logo o que está a preto não vai ser afectado (fotogravado) pela luz, não é? não sendo afectado pela luz é o que vai ser corroído posteriormente... :badgrin:
Também os espaços entre as partes que “pretendes dobrar” (por estarem a branco) também vão ser corroídos, vais ter também umas rodinhas muitos giras... :badgrin:
Não acho que a parte que será corroída é a que vai sensibilizar... :idea:
Para o lado contrário penso que uma uma fitacola de plástico resolve o problema sem teres que repetir o mesmo processo.
Para terminar espero que com esta minha pequena ajuda tenha direito a uma pequena atenção da tua parte, tipo fotos... :D
Sabes que gosto de aprender com os teus erros. =D>
Bom projecto este vou seguir atentamente.
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Tue Sep 08, 2009 4:01 am

Fernando, até és bom observador e também já é altura para aprenderes com os meus erros, pois eu já me servi muito dos teus!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Só que a serigrafia trabalha com negativos e este vernis é positivo, o offset também funciona positivo! :wink:
Dito em bom transmontano, trabalham ao "escontra" :D
Mas da maneira que isto está, ainda nem cheguei aí! 8)
Os tracinhos estão bem, pois é só um dos lados da chapa, o outro lado não tem tracinhos, o que deve fazer só um vinco, quando as coisas sairem bem! :D

Quanto às fotos haverá quando eu conseguir dar uma camada de verniz homogénea, coisa que ainda não consegui!!!!
Está coisa é pior que as tintas Tamiya estragadas!!!!! :evil:

Hoje não tive paciência para isto, vamos ver amanhã!!!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Rui Mendes
Posts: 496
Joined: Tue Dec 02, 2008 2:28 pm
Location: Setúbal

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by Rui Mendes » Tue Sep 08, 2009 9:46 am

Não tendo experiência nenhuma em produção de fotogravados e valendo-me de remotas "brincadeiras" com circuitos impressos acho que deves considerar o seguinte. Se mergulhares isso que mostras, parto do príncipio que queres que o acido corroa onde não há preto, certo? Porque se a tua ideia é que a peça apresente aqueles riscos, estes não podem estar o mesmo tempo espostos ao acido como a restante área em branco.
Se queres usar os riscos como guia para dobrar a peça, talvez seja mais fácil fazeres à posteriori com um riscador.

Não sei se me fiz entender, mas continua o teu bom trabalho.
O modelismo para mim não tem segredos. Tem é muitas técnicas desconhecidas...

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Tue Sep 08, 2009 10:45 am

Gosto mesmo deste fórum, nunca falta ajuda, nem que seja por PM! =D> =D> =D>

Obrigado a todos.

Rui a tua ideia está certa em relação à peça que quero tirar, mas a diferença das PE's para os circuitos, é que nos circuitos só leva uma parte e nas PE's leva duas, ouseja faz-se uma sandwich com o metal, e a parte da frente pode ser diferente da parte de trás, por isso dá para fazer aquele vinco, pois do outro lado não tem aquele traço, só tem que se ter cuidado não deixar corroer demasiado.

Ainda estou numa fase de tentativas, mas mal comece a obter resultados minimamente satisfatórios, serão colocados aqui, nem que seja para o FSousa aprender com os meus erros!!!! :twisted: :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Tue Sep 08, 2009 11:54 am

Eu bem digo!!!! :D
Logo vou pegar numa ideia que me chegou, é bastante mais simples, pois com os únicos químicos que funciona, é com os da corrosão do metal.
Toda a parte de fotolitos e foto-sensibilização é deixada de parte e pelo que vejo tem tudo para funcionar bem com a vantagem de não haver tempos de exposição e outras variáveis que demoram muito a acertar!

Obrigado ao "anónimo" colaborador! :wink:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by JMCARC1 » Tue Sep 08, 2009 1:34 pm

Olá Devil,

Como já sabes, não percebo nada de foto-incisão, mas estou mortinho para ver os teus resultados. Estou a ver é que tenho de "cravar" mais uma viagem a Chaves. :wink: (Qd é a próxima corrida de F1? :mrgreen: )

Boa sorte e vai colocando fotos, mesmo que corra mal :wink:

João

PS: Fica aqui um link para um ficheiro sobre foto-incisão... não sei se conheces:
http://www.hollywoodfoundry.com/Docs/Me ... 0Rules.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Tue Sep 08, 2009 2:17 pm

JMCARC1 wrote:
Boa sorte e vai colocando fotos, mesmo que corra mal :wink:
Não sei se as coloque ou se as venda!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by JMCARC1 » Tue Sep 08, 2009 2:38 pm

borntobedevil wrote:
JMCARC1 wrote:
Boa sorte e vai colocando fotos, mesmo que corra mal :wink:
Não sei se as coloque ou se as venda!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Devil
:lol: :lol: :lol: ... olha que eu tenho fotos comprometedoras...!

João

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Tue Sep 08, 2009 9:47 pm

João comprometer-me era veres-me a roubar e a ser apanhado, por se não fosse apanhado, não me comprometia e ainda por cima escolho sempre ruas a descer!!! :twisted: :twisted:

Com os estilo do Engº Devil que agora é alimentado a presunto e vinho, mas outrora quando era pequenino era a muito chá ( 8) ), a Nasa e a ajuda inestimavel de um engenheiro do Vale do Ave que está muito evoluido no modelismo e também poderia estar neste assunto, consegui levar uma chapa à corrosão!!!!! :roll:

Agora só falta ver quanto tempo isto demora!!!! 8)

Devil
Attachments
PA090019.JPG
PA090019.JPG (55.78 KiB) Viewed 4234 times
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

josecam
Posts: 550
Joined: Thu Mar 22, 2007 3:11 pm
Location: Ponta Delgada

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by josecam » Tue Sep 08, 2009 10:19 pm

borntobedevil wrote:
Com os estilo do Engº Devil que agora é alimentado a presunto e vinho, mas outrora quando era pequenino era a muito chá ( 8) ), a Nasa e a ajuda inestimavel de um engenheiro do Vale do Ave que está muito evoluido no modelismo e também poderia estar neste assunto, consegui levar uma chapa à corrosão!!!!! :roll:

Agora só falta ver quanto tempo isto demora!!!! 8)

Devil
Se for chapa de um Toyota, não leva tempo nenhum, já vem cheia de corrosão :lol:

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Tue Sep 08, 2009 10:31 pm

josecam wrote: Se for chapa de um Toyota, não leva tempo nenhum, já vem cheia de corrosão :lol:
Por isso mesmo estou preocupado com um que tens na bancada, ainda por cima aí há muita salitre!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

:twisted: Devil :twisted:
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

Post Reply