TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by JMCARC1 » Fri Oct 02, 2009 6:46 pm

borntobedevil wrote:não sei que liga é a das caixas, pois demora muito a corroer e estraga a qualidade final.
Devil, tb não sei que liga será a das caixas, mas, se precisares, eu arranjo alumínio com os mesmo 0,5 mm de espessura. Será que dá? Tb poderias tentar com latão ou cobre, que parece produzir bons resultados.

João

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Fri Oct 02, 2009 8:49 pm

Lembraste-me que tenho ali alumínio, só não sei se dá explosão!!!!!!!!!!!!!!!!!! :shock: :shock:
Vou experimentar!!!! :badgrin: :badgrin: :badgrin:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Fri Oct 02, 2009 9:54 pm

João... João, se não fosses grande, feio e homem, resumindo, se fosses jeitosinha dava-te um beijo!!!!!!!!!!! :twisted:

Com o alumínio já funciona muito melhor!!!! =D>
Conclusão, o metal que se usa conta muito.
Agora é uma questão de afinações. :D

Devil
Attachments
PA020081.JPG
PA020081.JPG (52.66 KiB) Viewed 4119 times
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Fri Oct 02, 2009 10:57 pm

Já estou mais perto!!! :D
Por hoje chega, pois o João quer que me distraia com isto e esqueça o BMW!!!! :twisted:
Vou para o BM. :D

Devil
Attachments
PA020087.JPG
PA020087.JPG (60.37 KiB) Viewed 4112 times
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by FSousa » Fri Oct 02, 2009 11:05 pm

:badgrin: :badgrin: :badgrin:
Por mais que reveja as fotos entre esta ultima fornada e a anterior não encontro muitas diferenças, só encontro corrosão a mais ! :badgrin:
No meu (triste caso) depois de hoje chegar a casa e ver que "estava quase a ir lá" decidi colocar mais umas péças a marinar.
Quando acordei verifiquei que que só tinha ficado a tinta e a fita isoladora...
Pelo menos já sabemos que o percloreto não "vai" com tinta e com fita cola... :lol:
O metal que usei foi aquilo que chamamos de "ouro mouro" era um metal à base de cobre e latão que os Mouros nos tentaram impingir como se fosse OURO, dai a designação de "ouro mouro".
Vende-se em rolo e ao quilo em várias expessuras, a que usei é de 0,2 mm.
Verifiquei que é bom para isto, mas tem o inconveniente de ser um pouco fino para o que pretendo (limpavidros).
Se como dizes, que o alumínio serve, aqui na empresa não falta disso, é só "gamar" no isolamento térmico que é em alumínio...
Vou ter que arranjar uma tesoura de cortar chapa... :mrgreen:
Fsousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Fri Oct 02, 2009 11:14 pm

FSousa, o metal das caixas de cirraguilhas, que não sei qual é, corroi muito lentamente o que provoca que o toner "amoleça" e descole, estou a falar de uma hora e meia!!! :shock:
A chapa de alumínio que tenho cá em casa demora uns 15 minutos, também é demasiado fina, mas como demora muito menos o toner fica lá todo direitinho, nas fotos jás está sem ele porque o limpei com acetona.
Depois de te ter dito que a serigrafia seria o mais lógico, hoje depois de esperimentar com o toner em alumínio, penso que este método para fazer uma ou duas peças é muito mais rapido e implica muito menos trabalho. No caso dos limpa-parabrisas e como tu já fazes serigrafia continuo a achar que vale a pena abrir quadro para eles, pois precisas sempre de muitos e a 1/43 pouco podem variar. Para 1/24 e para fazer uma só peça penso que este método chega bem, depois de experimentado resutará bem.
Mas continuo à espera dos teus erros com serigrafia!!! :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by alvarol » Sat Oct 03, 2009 12:04 am

Com o "ouro mouro" nunca experimentei fazer nada, mas não me parece que o aluminío seja o material mais indicado para este tipo de "coisa"...

Ideal parece-me ser o cobre, mas não é fácil de arranjar em chapas finas e em dimensões razoávelmente pequenas para estas experiências, contudo o latão existe em muítas espessuras e dimensões, e é fácil de encomendar em muítas lojas fornecedoras de material para modelismo, e é um dos metais "eleitos" pelos grandes fabricantes de foto-gravados.

Penso também que pelo aspecto das vossas peças possa ter havido alguma "contaminação" do material, é preciso não nos esquecermos que o metal tem de estar imaculadamente limpo desde o início do processo e durante o mesmo (dedadas, pó, oxidação ou riscos mais fundos) chegam para comprometer o aspecto final das peças.

Estou a gostar da vossa determinação e esforço, é visível que vão aprendendo e melhorando,e em breve parece-me que vamos ter aqui belos foto-gravados...força nisso!
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Sat Oct 03, 2009 12:20 am

Alvaro obrigado pela tua opinião, pois para mim todas contam, já que estou em fase de experiência.
A minha grande questão tem sido o metal, pois o das cirraguilhas deve ter um tratamento ou liga, pois não é superficial, que torna a corrosão demasiado lenta, isto compromete-me todo o processo.
O alumínio era o que tinha aqui à mão, não sendo o ideal, amanha com um mais espesso espero conseguir melhorar.
Ainda não me meti a mandar vir (já que não arranjo aqui) material específico para as PE's, como o latão, porque perfiro perceber bem o processo e suas variantes antes de gastar €! :wink:
A parte que está a sair mal neste momento, é o tempo de corrosão, pois passei de um material que demora horas para um que demora poucos minutos. Basta uma pequena distração e já passou! :doubt:
As últimas peças que fiz se tivessem menos tempo de corrosão já eram minimamente decentes, embora não fossem de "fábrica", com uns pequenos retoques de lima e lixa ficavam boas.
Por último o alumínio que estou a utilizar é fácil de arranjar de borla, quando puder vou experimenatar latão, mas o alumínio continua a ser uma opção válida para peças que fiquem em cor de metal ou que não sejam para ser pintadas.

Espero que este "testamento" sirva para ajudar alguém e não para dizer que o tópico não tem nenhum carro de rali acabado!!!!!!! :doubt:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by FSousa » Sat Oct 03, 2009 12:29 am

É, da minha parte foi muito bem limpo, foi lixado, limpo com alcool e evitei qualquer contacto directo com a área a eliminar.
Mas acho que no fundo será uma questão de concentrações e de tempos.
Quanto ao material (ouro mouro) compra-se a peso nas lojas de material para a industria (tipo lojas de rolamentos), é identico às das placas de circuitos impressos, só que, não tem a placa de plástico por trás que lhe dá a "consistência" na corrosão.
O que acabei de descobrir é que o aluminio, pelo menos este que aqui tenho não é compativel com o percloreto de ferro, fáz ferver... :evil:
FSousa.
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Sat Oct 03, 2009 12:32 am

FSousa wrote:.
O que acabei de descobrir é que o aluminio, pelo menos este que aqui tenho não é compativel com o percloreto de ferro, fáz ferver... :evil:
O meu também "chispou", mas corroeu bem, talvez tenha isso muito concentrado para o alumínio, para este eu diminui muito a concentração!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by FSousa » Sat Oct 03, 2009 4:32 pm

Ontém imprimi nesta placa o desenho dos limpa vidros em serigrafia, que neste caso foi a branco mas pelo que constatei deveria ter usado o preto pois assim já ficava com um dos lados pintado pois esta tinta é mais resistente que o toner.
Placa limpa vidros [640x480].jpg
Placa limpa vidros [640x480].jpg (91.65 KiB) Viewed 4077 times
O resultado óbvio é que : "bingo".
Com este processo temos uma definição muito elevada com resutados expectaculares.
O que constatei é que cometi 2 erros :
limpa vidros [640x480].jpg
limpa vidros [640x480].jpg (37.67 KiB) Viewed 4077 times
1º o metal é demasiado fino e maleável (0,2 mm) para este trabalho embora acho que fique mais real, com mais definição.
2º como colei fitacola na parte de trás, no fim do processo, ao descolar tive o desgosto de ver perder partes dos limpa vidros que ficaram colados na fita cola...
Vou tentar mais 2 processos com esta chapa de cobre (antes de comprar outra mais grossa).
Uma será sem a fita cola, e noutra coloco-a, mas no fim da corrosão, banho a placa em diluente para amolecer a fita cola.
Um abraço
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Sat Oct 03, 2009 4:52 pm

Muito bem, era o que eu suspeitava, em serigrafia a definição é muito melhor.

A experiência com fita e depois com diluente ou acetona é capaz de funcionar.
Experimenta também tinta, pois também funciona, no fim terás que utilizar o diluente ou acetona na mesma se não forem para pintar, se forem para pintar de preto já tens metade! :D
Não te vale a pena experimentar sem nada, pois essa chapa não aguentaria, mas numa mais espessa é capaz de funcionar para no final ficar mais fina! :wink:

Logo também vou experimentar com alumínio mais espesso!

Um abraço e obrigado por partilhares os resultados.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Sun Oct 04, 2009 12:07 am

Como têm sido meu hábito e também de quem tem colaborado neste tópico, aqui fica o resulatdo das minas experiências.

Aqui está o metal como o tirei da corrosão.
PA030098.JPG
PA030098.JPG (69.46 KiB) Viewed 4059 times
E aqui está como ficou após 2 minutos de tratamento
PA030101.JPG
PA030101.JPG (70.38 KiB) Viewed 4059 times
Este longo, ou talvez curto caminho foi percorrido com a minha persistência e com a inestimavel ajuda em que de alguns membros foi pública e de outros que optaram por o fazer anonimamente, a todos agradeço, não vou nomear ninguém, pois estão à vista os que poderia dizer, aos outros também não os nomeio pela simples razão que a sua colaboração foi particular, embora não me tenho pedido anonimato eu assumo a sua ajuda como tal.
A TODOS OBRIGADO! :D

Sei perfeitamente que estas PE's não estão com o aspecto das ST27 ou outras como tais, mas como a minha motivação não é cormecializa-las é mesmo produzi-las para meu uso pessoal, a qualidade já me satisfaz!

Todos que se sentirem suficientemente à vontade para perguntar como cheguei até aqui, já sabem... :wink:

Também espero que esta experiência sirva para que os iniciantes percebam que com um bocadinho de persistência, boa vontade e ajuda dos mais experientes se consegue fazer coisas que pensavamos que nunca iriamos conseguir.

Espero os vossos comentários! :doubt:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by art » Sun Oct 04, 2009 3:57 am

Comentário: admiro a persistência e a inovação.
A tua dedicação "à causa" é de louvar. Parabéns!

Art

ralifactoryteam
Posts: 291
Joined: Tue Feb 19, 2008 11:40 pm

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by ralifactoryteam » Sun Oct 04, 2009 3:08 pm

Boas

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Continua. Por este andar ainda vou ver modelos "DEvIL models" Made Republica de Chaves.

UM abraço

Carlos Gonçalves

Post Reply