TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Sun Oct 04, 2009 3:57 pm

ralifactoryteam wrote:
Continua. Por este andar ainda vou ver modelos "DEvIL models" Made Republica de Chaves.
Isso vai ser difícil Carlos, pois não me importo de partilhar os meus métodos de trabalho, agora com os modelos já é diferente! :D
Mas não há dúvida que isto abre portas a novos projectos e ideias!!! :wink:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Sun Oct 04, 2009 4:54 pm

Fiz um segundo teste, para saber se o anterior me tinha saído ou se já tinha acertado mesmo com o método! :D
E como diria alguém, que agora não vou dizer quem, "Já comi pior e a pagar!" 8)

Devil
Attachments
PA040104.JPG
PA040104.JPG (91.85 KiB) Viewed 5787 times
PA040107.JPG
PA040107.JPG (65.64 KiB) Viewed 5787 times
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by FSousa » Sun Oct 04, 2009 5:19 pm

Viva, está(mo)s a acertar. =D>
Experimenta numa solução mais diluida, pois muito concentrada a reacção é mais violenta.
As placas que uso demoram cerca de 4 horas... :( e só pretendo corroer de um lado, pois o outro está pintado.
No fim do processo passo a placa por diluente para retirar a tinta.
Portanto, a fita cola nesta chapa (0,2mm) não serve.
Esta foi a minha ultima fornada, acho que escapa muito bem, não achas?
limpa vidros 3ª tentativa [800x600].jpg
limpa vidros 3ª tentativa [800x600].jpg (54.52 KiB) Viewed 5785 times
2 [800x600].jpg
2 [800x600].jpg (44.89 KiB) Viewed 5785 times
Agora vou experimentar com chapa mais grossa e com outro tipo de chapa, se encontrar.
Mas acho que já resolvi o meu problema dos limpavidros, vou fazer um desenho de fechos de capô de pedais e pousa pés.
Obrigado por me teres "arrancado" uma ideia que andava perdida pelos meus (poucos) neurónios à muitos anos. =D> =D> =D> =D> =D>
É destes tópicos que eu gosto (embora não tenha nada a ver com modelismo).
Obrigado.
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Sun Oct 04, 2009 5:28 pm

FSousa ainda bem que também já lá estás!!! :D =D> =D> =D> =D>
Neste momento tenho na corrosão uma peça de metal que penso ser em ouro mouro, com 0.75mm, não me vai servir para aplicar, mas como descobri esse material, estou a testa-lo para futuras coisas. Este já está lá há 1h30 e pouco fez! :D

Vendo as tuas peças e partindo do teu pricípio, para esta chapa de 0,2mm ainda devias diluir mais a solução, para que a corrosão fosse mais lenta, porque penso que para 1/43 esta seria a espessura ideal!

Segue PM! :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by FSousa » Sun Oct 04, 2009 5:35 pm

borntobedevil wrote:FSousa ainda bem que também já lá estás!!! :D =D> =D> =D> =D>
Neste momento tenho na corrosão uma peça de metal que penso ser em ouro mouro, com 0.75mm, não me vai servir para aplicar, mas como descobri esse material, estou a testa-lo para futuras coisas. Este já está lá há 1h30 e pouco fez! :D

Vendo as tuas peças e partindo do teu pricípio, para esta chapa de 0,2mm ainda devias diluir mais a solução, para que a corrosão fosse mais lenta, porque penso que para 1/43 esta seria a espessura ideal!

Segue PM! :twisted:

Devil
Como diz o ditado "depressa e bem não há quem".
Mas no alumínio que experimentei a reacção é fulminante, mas no ouro mouro é muito mais lento.
Penso que tudo tem um método, só temos que o descobrir. :D
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by Adolfo » Sun Oct 04, 2009 7:23 pm

Realmente aprende-se muito neste fórum, obrigado a quem partilha estas informações e todas a explicações necessárias.
Um abraço
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by JMCARC1 » Tue Oct 06, 2009 8:25 pm

Olá Devil,

Parece que estás a chegar lá. Alguns desse exemplos estão muito bons para uma aplicação ao nosso nível.

Estou tb a gostar da entreajuda e da partilha. =D>
FSousa wrote:Ontém imprimi nesta placa o desenho dos limpa vidros em serigrafia, que neste caso foi a branco mas pelo que constatei deveria ter usado o preto pois assim já ficava com um dos lados pintado pois esta tinta é mais resistente que o toner.
O resultado óbvio é que : "bingo".
Com este processo temos uma definição muito elevada com resutados expectaculares.
O que constatei é que cometi 2 erros :

1º o metal é demasiado fino e maleável (0,2 mm) para este trabalho embora acho que fique mais real, com mais definição.
2º como colei fitacola na parte de trás, no fim do processo, ao descolar tive o desgosto de ver perder partes dos limpa vidros que ficaram colados na fita cola...
FSousa,

As tuas peças tem, efectivamente, uma excelente definição. Parabéns.

Tinha uma sugestão a fazer: na versão com fita cola, tenta não ter qq ligação da peça à base. Assim, evitavas a ter de cortar e rematar a ligação e, quem sabe, não conseguias remover melhor a peça. Não sei que fita cola estás a usar, mas experimenta com "fita cola de arquitecto", que é muito mais suave e permite menor esforço para retira.
borntobedevil wrote:João... João, se não fosses grande, feio e homem, resumindo, se fosses jeitosinha dava-te um beijo!!!!!!!!!!! :twisted:
MEDO !!!!!

:-& :-& :-&

João

PS: Devil, tenho aqui chapa de alumínio de 0,5 mm de espessura. Se não conseguires arranjar para qq experiência diz que em 1-2 dias está aí.

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by Rally24 » Sat Oct 10, 2009 4:32 pm

Caro Devil,

Tenho seguido este "post" com grande atenção, por isso vou meter a "colherada". :wink:
A atenção despertada pelo "post", está relacionada com o facto de eu tambem já ter passado por todas estas experiências, tentativas e afins.
Permite-me dar uma ajuda para encurtar o caminho..., caminho do "vício" "PE".

Vais ver que logo que os "PE" sejam aceitaveis para ti, não vais ver outra coisa nos modelos que não seja a oportunidade de fazer só mais um "PE".

Tentei vários metodos:
- Riscar a "chapa" (vamos chamar-lhe chapa) com marcador de acetato e desenhar as pcs com um alfinete de forma a "criar" uma linha que permiti-se ao acido actuar. Não resulta na maioria das pcs, só em pcs muito basicas. :(
- Impressão a laser. Imprimir o objecto numa folha de papel fotogràfico, colocar sobre a "chapa" e passar o ferro domestico quente por cima ( de preferência sem a Maria ver). A impressão fica colada na "chapa" mas... há sempre uma parte ou pequeno detalhe que não fica e aí lá se vai tudo... :x
-Positiv20. A principio parecia uma boa solução, mas acontecia me a mesma coisa que te acontece, é muito dificil obter uma camada verniz uniforme, melhorou quando antes de dar o Positiv20 passei a dar um banho de 5 seg na "chapa" e a pré aquecer a "chapa".
Abaixo deixo fotos de pcs feitas com este metodo.
DSC09726.JPG
DSC09726.JPG (92.53 KiB) Viewed 5726 times
DSC09735.JPG
DSC09735.JPG (190.18 KiB) Viewed 5726 times
xsara1_2.JPG
xsara1_2.JPG (42.97 KiB) Viewed 5726 times
Estava quase lá... mas não era o que eu estava á espera.

Foi então que se fez LUZ... :idea:
A solução prefeita ou quase apareceu...Aqui,
http://www.micromark.com/PHOTO-RESIST" onclick="window.open(this.href);return false;
O Photo-resist é uma pelicula tipo Positiv20 que se cola á "chapa" como se cola uma folha de papel autocolante.
A aplicação é facil e deixa a tal camada uniforme.

"Chapa" com o Photo-resist "colado" e pronta para a exposição ...
DSC00206.JPG
DSC00206.JPG (94.24 KiB) Viewed 5726 times
DSC00207.JPG
DSC00207.JPG (117.75 KiB) Viewed 5726 times
"Chapa" em exposição... Não necessita lâmpada UV.
DSC00223.JPG
DSC00223.JPG (125.99 KiB) Viewed 5726 times
"Chapa" depois de exposta (notem a diferença de cor ) e desenvolvida ( atenção algumas desta palavras podem não estar correctas pq faço a tradução "á letra" do Inglês que foi a fonte de informação).
DSC00423.JPG
DSC00423.JPG (58.97 KiB) Viewed 5726 times
DSC00422.JPG
DSC00422.JPG (67.89 KiB) Viewed 5726 times
Depois o metodo segue o seu processo normal.

Banho de acido.
DSC00426.JPG
DSC00426.JPG (59.71 KiB) Viewed 5726 times
DSC00427.JPG
Està quase...
DSC00427.JPG (57.91 KiB) Viewed 5726 times
DSC00438.JPG
Pronto.
DSC00438.JPG (57.17 KiB) Viewed 5726 times
DSC00440.JPG
DSC00440.JPG (56.56 KiB) Viewed 5726 times
Limpeza da "chapa"
DSC00441.JPG
DSC00441.JPG (59.04 KiB) Viewed 5726 times
... e o resultado final.
DSC00444.JPG
DSC00444.JPG (57.83 KiB) Viewed 5726 times
"PE" de boa qualidade não são nada dificeis de obter e valorizam muito os modelos.


Aqui fica outro exemplo.
DSC00635.JPG
DSC00635.JPG (141.26 KiB) Viewed 5726 times
DSC00630.JPG
DSC00630.JPG (140.01 KiB) Viewed 5726 times

Devil,
desculpa a "colherada", espero ter encurtado um pouco o teu caminho.

Se for necessario ajuda já sabes..."post" :wink:


Um abraço
PG
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by JMCARC1 » Sat Oct 10, 2009 4:58 pm

Rally24, pela minha parte, muito obrigado pela "colherada".

As tuas PE's estão muito perfeitas, com um rigor espectacular. Infelizmente, o link para o Photo-resist não funciona (pelo menos para mim) e o que encontrei foi isto: http://www.micromark.com/MICRO-MARK-PRO ... ,8346.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Era esta a página em questão? Mais um vez obrigado.

João

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Sat Oct 10, 2009 5:08 pm

As "colheradas" para mim e pelo menos nos meus tópicos são sempre bem vindas, por isso te agradeço! :D

Há uns tempos tinha visto isso (o link que colocou o João), mas não quis mandar vir, por serem cento e tal euros e por não ter nenhum feedback positivo de alguém.
Agora não tenho dúvida alguma que vale o investimento, isto não quer dizer que tudo que debatemos aqui seja dado como perdido, pois pelo menos eu aprendi muito! :D

A próxima semana ainda vou ver os resultados do FSousa e experimentar eu próprio a serigrafia, que a meu ver também funcinará bem!

Só uma coisa, podias ter dito isto mais cedo, pois os sapatos que acabei de comprar teriam sido trocados pelo "chisme" das PE's! :lol: :lol: :lol:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by JMCARC1 » Sat Oct 10, 2009 5:23 pm

borntobedevil wrote: Há uns tempos tinha visto isso (o link que colocou o João), mas não quis mandar vir, por serem cento e tal euros e por não ter nenhum feedback positivo de alguém.
Agora não tenho dúvida alguma que vale o investimento, isto não quer dizer que tudo que debatemos aqui seja dado como perdido, pois pelo menos eu aprendi muito! :l
Devil, não sei se será mesmo necessário comprar todo o equipamento, pois algumas coisas poderás arranjar por fora ou até já teres. Até pq deverá haver consumáveis à parte.

João

PS: estou a ver que vou ter de me por tb em mais despesas....

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Sat Oct 10, 2009 5:26 pm

JMCARC1 wrote:
borntobedevil wrote: Há uns tempos tinha visto isso (o link que colocou o João), mas não quis mandar vir, por serem cento e tal euros e por não ter nenhum feedback positivo de alguém.
Agora não tenho dúvida alguma que vale o investimento, isto não quer dizer que tudo que debatemos aqui seja dado como perdido, pois pelo menos eu aprendi muito! :l
Devil, não sei se será mesmo necessário comprar todo o equipamento, pois algumas coisas poderás arranjar por fora ou até já teres. Até pq deverá haver consumáveis à parte.

João

PS: estou a ver que vou ter de me por tb em mais despesas....
João... Oh João... OOOOOOOOOOOhhhhhhhh Jooooooooããããoooooooooooo!!!!!!!

Se relolares a página para baixo, estão lá os consumíveis!!!!! :twisted:

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by JMCARC1 » Sat Oct 10, 2009 5:29 pm

borntobedevil wrote: João... Oh João... OOOOOOOOOOOhhhhhhhh Jooooooooããããoooooooooooo!!!!!!!

Se relolares a página para baixo, estão lá os consumíveis!!!!! :twisted:
:oops: :oops: :oops:

João

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by Rally24 » Sat Oct 10, 2009 5:49 pm

Caro João,
JMCARC1 wrote:Rally24, pela minha parte, muito obrigado pela "colherada".

As tuas PE's estão muito perfeitas, com um rigor espectacular. Infelizmente, o link para o Photo-resist não funciona (pelo menos para mim) e o que encontrei foi isto: http://www.micromark.com/MICRO-MARK-PRO ... ,8346.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Era esta a página em questão? Mais um vez obrigado.

João
Em primeiro lugar peço desculpa pelo linK. Não funciona pq eu rookie nestas coisas do forum. :cry:

Agora já deve funcionar.
http://www.micromark.com/PHOTO-RESIST-1 ... ,8354.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Caro Devil,
borntobedevil wrote:As "colheradas" para mim e pelo menos nos meus tópicos são sempre bem vindas, por isso te agradeço! :D

Há uns tempos tinha visto isso (o link que colocou o João), mas não quis mandar vir, por serem cento e tal euros e por não ter nenhum feedback positivo de alguém.
Agora não tenho dúvida alguma que vale o investimento, isto não quer dizer que tudo que debatemos aqui seja dado como perdido, pois pelo menos eu aprendi muito! :D

A próxima semana ainda vou ver os resultados do FSousa e experimentar eu próprio a serigrafia, que a meu ver também funcinará bem!

Só uma coisa, podias ter dito isto mais cedo, pois os sapatos que acabei de comprar teriam sido trocados pelo "chisme" das PE's! :lol: :lol: :lol:

Devil
Atencão: o link que o João colocou é para para todo sistema de Photo-etching da Micro Mark, com todo o material incluido, por isso custa $US 155.00+portes.
Não é necessário. Basta a pelicula do novo link. Todo o resto do material podemos perfeitamente comprar em Portugal e economizar muitos euros.

De facto podia ter feito o post mais cedo, mas assim perdias o gozo e a "pica" que dá tentar algo de novo no modelismo.:D
Assim agora pode dizer que "tudo que debatemos aqui seja dado como perdido, pois pelo menos eu aprendi muito!" :D
Todo o vosso trabalho é valido e nota que o meu post foi só para ajudar e não para dizer que o metodo que utilizo é melhor que os outros.Só quis partilhar a minha experiência


Relativamente aos sapatos não é necessário "troca-los". Posso perfeitamente enviar um pouco de Photo-Resist por correio para fazer as tuas experiencias...

Se tiver tempo nos proximos dias vou fazer um tutorial completo para poder mostrar todos os materias e passos do metodo.

Um Abraço
Pedro Gomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: TOYOTA 2000GT native of BornToBeDevil

Post by JMCARC1 » Sat Oct 10, 2009 6:05 pm

Rally24 wrote: De facto podia ter feito o post mais cedo, mas assim perdias o gozo e a "pica" que dá tentar algo de novo no modelismo.:D
Assim agora pode dizer que "tudo que debatemos aqui seja dado como perdido, pois pelo menos eu aprendi muito!" :D
Todo o vosso trabalho é valido e nota que o meu post foi só para ajudar e não para dizer que o metodo que utilizo é melhor que os outros.Só quis partilhar a minha experiência
Rally24, toda e qq experiência, mesmo que frustrada, é sempre valorizadora. E não há qq problema em considerar que determinado método é melhor que o outro. Da mesma forma que acredito que brevemente veremos o Devil a experimentar o Photo-resist (pelo menos assim espero para aprender com os erros dele :wink: ), mesmo se ainda vai tentar algumas ideias que tem de forma a encontrar aquilo que funciona melhor para ele.

Eu, que apenas tenho observado e dado alguns palpites fiquei muito impressionado com os teus resultados, sem com isto querer desvalorizar o trabalho do Devil e do FSousa.

Obrigado pelo link da película. Tb tinha visto este: http://www.micromark.com/MICRO-MARK-PRO ... ,8347.html" onclick="window.open(this.href);return false; ligeiramente mais barato pois parece que se refere a material sem impostos. Não é grande diferença, mas sempre é qq coisa.
Rally24 wrote: Se tiver tempo nos proximos dias vou fazer um tutorial completo para poder mostrar todos os materias e passos do metodo.
Ficamos à espera desse tutorial. :mrgreen:

Post Reply