Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Partilha aqui os teus dotes de modelista
User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Tue Oct 20, 2009 9:36 pm

Como os meus "comparças" na costrução dos 635 estão atrasados e eu não me quero adiantar muito... :twisted:
Como não me apetece acabar nada do que tenho começado... 8)
Como não me apetece começar mais nada complicado ou que eu de certeza iria complicar... 8)
Decidi fazer a minha primeira experiência em resinas com um kit que tenho há muitos anos, mesmo muitos e que me parece razoavelmente simples para primeira experiência. ´

É este:
PA200023.JPG
PA200023.JPG (72.03 KiB) Viewed 4865 times
PA200024.JPG
PA200024.JPG (72.42 KiB) Viewed 4865 times
PA200025.JPG
PA200025.JPG (83.63 KiB) Viewed 4865 times
PA200026.JPG
PA200026.JPG (75.49 KiB) Viewed 4865 times
Mas o mais interessante é que me pus a olha para "isto" e nem sei por onde começar :shock:
Por isso peço a ajuda dos mais experientes com resinas, primeiras dúvidas:
- Betumo e lixo a carroçaria na mesma para levar o primário ou há alguma diferença em relação aos plásticos?
- As peças em metal branco estão com um aspecto meio oxidado, não sei se é dos anos ou se é mesmo assim, que tratamento lhes dou?
- Depois do tratamento as peças que são para ficar em metal, como a jantes, são pintadas??
- Alguns conselhos que achem necessários para quem nunca trabalhou em resinas e metal branco! :D

Fora os vossos conselhos e opiniões, vou ter que fazer uma ou duas ópticas, pois não sei se o kit só trazia uma ou se a perdi durante estes anos!

Agradeço-vos desde já todas as indicações!!!! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Carlos Valente
Posts: 200
Joined: Sat Feb 14, 2009 12:23 am
Location: São Paulo - Brasil

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by Carlos Valente » Tue Oct 20, 2009 10:50 pm

Tambem tenho kits em resina e metal branco Devil e tambem são minhas as suas duvidas, certamente vou aprender bastante com esse seu trabalho.
Força aí amigo

Carlos Valente

User avatar
ricardo930
Posts: 665
Joined: Wed Aug 27, 2008 1:37 am
Location: Santo Tirso-Porto

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by ricardo930 » Wed Oct 21, 2009 1:04 am

Mas o mais interessante é que me pus a olha para "isto" e nem sei por onde começar :shock:
Por isso peço a ajuda dos mais experientes com resinas, primeiras dúvidas:
- Betumo e lixo a carroçaria na mesma para levar o primário ou há alguma diferença em relação aos plásticos?
- As peças em metal branco estão com um aspecto meio oxidado, não sei se é dos anos ou se é mesmo assim, que tratamento lhes dou?
- Depois do tratamento as peças que são para ficar em metal, como a jantes, são pintadas??
- Alguns conselhos que achem necessários para quem nunca trabalhou em resinas e metal branco! :D

Fora os vossos conselhos e opiniões, vou ter que fazer uma ou duas ópticas, pois não sei se o kit só trazia uma ou se a perdi durante estes anos!

Agradeço-vos desde já todas as indicações!!!! :D

Devil[/quote]

Devil,vamos lá ver se tenho alguma utilidade!Falo apenas pela experiência que tenho,mas espera por mais opiniões.
Depois de limpar rebarbas e fazer os acertos(desbaste ou enchimentos),lixadela geral e toca a dar primário,tudo como no plástico.
As peças em metal branco,dou uma polidela com lixa muito fina(superior a 2000)e com os vários compound,começo no COARSE.Quando as peças são para ficar em metal,dependendo do efeito pinto ou ficam ao natural.
Em relação aos conselhos,permite-me alertar para a grande facilidade com que as peças em metal tendem, para depois de pintadas, sofrerem as terrivéis e indesejadas "escanadelas",pois a mim as peças em plastico resistem mais a pequenos "acidentes" que as de metal...

Nota que isto é apenas a minha opinião :lol:
Com o teu empenho e dedicação,vais conseguir um excelente resultado! :wink:

Um abraço
Ricardo

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by art » Wed Oct 21, 2009 4:15 am

Para preparares a resina, convém fazeres o seguinte:

1º- Rebarbar;
2º- Lixar com grão cada vez mais fino;
3º- Lavar abundantemente, enquanto se escova com escova de dentes velha;
4º- Secar;
5º- Polimento pré-pintura com escova de dentes e pasta dentífrica;
6º- Aquecer (com cuidado) a carroçaria com secador de cabelo;
7º- Aplicar o primário;
8º- Lixar com grão muito fino;
9º- Aplicar cor base.

Estas são as etapas para ficar uma pintura "xpto", sobre resina.

Para mais esclarecimentos, pergunta à vontade.

Abraço

Art

User avatar
kostinha
Posts: 401
Joined: Thu May 01, 2008 6:23 pm
Location: Almada

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by kostinha » Wed Oct 21, 2009 7:40 am

Olá "Resineiro", tudo bem?

Acho que já foi tudo praticamente dito pelos camaradas nos posts anteriores.

Alerto-te para o facto da resina ser altamente tóxica, quando estiveres a lixar ou a trabalhar a mesma, ventila bem o compartimento e usa sempre uma máscara de protecção, sempre. :!:

O resto é tudo igual ao plástico, só que a resina é mais fragil e quebradiça, por isso cuidadinho meu menino! :wink:

Um abraço e fogo à peça!

Kostinha

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by rosso corsa » Wed Oct 21, 2009 8:41 am

Bom dia Devil, quanto á resina é sempre bom, antes dar-lhe um banho com diluente celuloso para retirar a pelicula de desmoldante que normalmente tem. Isso impede mais tarde problemas com a pintura.
Convém antes ver se o diluente não é agressivo para a resina, os tipos de resina mudam de fabricante para fabricante e não covem fiar :?

Quanto ao metal, parece-me que tens dois tipos de metal, um normal e outro cromado. Os processos são os mesmos do plástico, lixar, primário, massa se for preciso e pintar. Se já estás habituado ao Alclad aconselho a substituir o cromado pois normalmente vêm com rebarbas e não é muito liso, mas isso só tu é que podes avaliar.

Bom trabalho, vais ver que vais gostar :D

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by Adolfo » Wed Oct 21, 2009 9:21 am

Vamos lá a meter as unhas na resina.
Dizes tu um kit simples, mas vai ficar uma pequena maravilha de certeza, por vezes o simples dá excelentes resultados.
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Wed Oct 21, 2009 10:44 am

Obrigado a todos pelas ajudas e incentivos! :D

Vou tentar seguir todos os vossos conselhos, pois como diz o Adolfo, quero ver se dum modelo bastante simples faço uma coisa agradavel!

Como disse o Kostinha a resina para trabalhar é um pouco diferente do plástico, embora neste caso não a ache quebradiça, mas antes muito macia, pelo que vou ter muito cuidado a lixar para os paineis ficarem direitos.
As peças em metal têm uma moldagem bastante boa, mesmo as cromadas não têm rebarbas e os pinos de injecção estão em sítios escondidos e como também o aspecto cromado é muito realista, só vou seguir o conselho do Rosso se "escanar" alguma! :D
As que não são cromadas é que vão dar um bopcadinho de trabalho a polir, pois essas têm mau aspecto, que penso ser devido aos anos do kit!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by art » Wed Oct 21, 2009 12:24 pm

rosso corsa wrote:Bom dia Devil, quanto á resina é sempre bom, antes dar-lhe um banho com diluente celuloso para retirar a pelicula de desmoldante que normalmente tem.
Gaita, esqueci-me desta parte. Eu também faço SEMPRE isso.

Art

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by Adolfo » Wed Oct 21, 2009 1:55 pm

art wrote:
rosso corsa wrote:Bom dia Devil, quanto á resina é sempre bom, antes dar-lhe um banho com diluente celuloso para retirar a pelicula de desmoldante que normalmente tem.
Gaita, esqueci-me desta parte. Eu também faço SEMPRE isso.

Art
Olha grande novidade eu pensava que "tu" só "modificavas die-cast :mrgreen:
Um abraço
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Wed Oct 21, 2009 1:58 pm

Adolfo wrote:
art wrote:
rosso corsa wrote:Bom dia Devil, quanto á resina é sempre bom, antes dar-lhe um banho com diluente celuloso para retirar a pelicula de desmoldante que normalmente tem.
Gaita, esqueci-me desta parte. Eu também faço SEMPRE isso.

Art
Olha grande novidade eu pensava que "tu" só "modificavas die-cast :mrgreen:
Um abraço
Adolfo

Que mau feitio!!!!!!!!!!! 8)

:twisted: Devil :twisted:
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by Adolfo » Wed Oct 21, 2009 3:17 pm

Não tenho nada, estou é de "ressaca" não vou para a bancada ter com os kit's á uns tempos, pois resolvi arrumar e mudar de local os móveis no "escritório" e que aquilo já tinha tralha até ao tecto, resolvi meter as mãos á obra, aliâs as "Marias" tambem foram postas ao barulho, para ver se aquilo é mais rápido :)
Brevemente estou de volta.
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by art » Wed Oct 21, 2009 5:20 pm

Não respondo a provocações neste Fórum.
Comportem-se!

Art

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by FSousa » Wed Oct 21, 2009 11:04 pm

Caro amigo, deixa que te diga que uma lata dessas merecia muito mais que uma simples montagem "tal e qual" vem na caixota.
(isso não é modelismo, qualquer um fáz)
Sendo um modelo espectacular e muito exclusivo acho que devias trabalhar mais um pouco, o que lhe daria uma "mais valia".
Podias começar por tirar os faróis, colocar umas entradas de ar laterais, e para finalizar construir um tejadilho e fazer a versão fechada... :badgrin:
É que na minha opinião, montar um Kit desses como vem na caixa é o mais básico que existe, o modelo MERECE mais ! :mrgreen:
Se quiseres ver como fazer sempre podes dar uma vista de olhos aqui :
viewtopic.php?f=5&t=5476&p=53192&hilit=austin#p53192" onclick="window.open(this.href);return false;
viewtopic.php?f=14&t=5462&p=52989&hilit=austin#p52989" onclick="window.open(this.href);return false;
para o tejadilho, vê aqui :
viewtopic.php?f=6&t=5466&p=53064&hilit= ... lho#p53064" onclick="window.open(this.href);return false;
Se precisares de mais fotos avisa. :D
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Austin Healey Mk I "Frogeye" native of BornToBeDevil

Post by borntobedevil » Wed Oct 21, 2009 11:15 pm

FSousa, és do piorio!!!!!!!!!!! :evil:

Quero fazer mesmo qualquer coisa que me dê pouco trabalho e OOB!!!!! :D
O vício é tanto que já estive a tirar medidas ao motor do mini que tenho ali!!!!!!!!!!! 8)
Mas vai ser mesmo OOB!! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

Post Reply