1ª Montagem

Partilha aqui os teus dotes de modelista
The_Command
Posts: 59
Joined: Thu Jul 08, 2010 10:04 pm

1ª Montagem

Post by The_Command » Sat Jan 08, 2011 2:16 am

Boa Noite

Como já tinha dito aqui no fórum na secção de "Apresentação", estou a fazer uma colecção de carros em miniatura. Pois bem já comprei 3 kit's Burago, mas hoje resolvi adquirir um Kit da TAMIYA em plástico pois andei a ver aqui no fórum e gostei do que vi e vou arriscar montar um para ver como me irei sair.

Image

Image

Já vi vários tópicos mas mesmo assim vou expor as minhas duvidas.

1- Em relação as pinturas estava a pensar em usar as tintas e vernizes da TAMIYA e também latas de spray adquiridas no AKI, ou lojas de Bricolage, e já agora quanto ao verniz, passam o verniz em todas as peças do carro mesmo as interiores.

2- Em relação a cola, de momento comprei uma com uma ponta em agulha da Revell será que chega.

Aguardo as vossas respostas, sabem o guito não abunda mas também não pretendo fazer o kit em 5 ou 6 horas é para ir fazendo, sei que terei de comprar muito mais material, mas a minha maior dor de cabeça está na pintura é que está fora de questão adquirir compressores pelo menos pra já, não digo que daqui por uns tempos a pancada seja maior e não venha a gastar uns trocos.

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: 1ª Montagem

Post by nuno22467 » Sat Jan 08, 2011 2:41 pm

Viva,
Tens aí um belo modelo, uma óptima escolha para começar.
Quanto às tuas questões, os preparativos são demorados, mas é aí que está o segredo por trás de um bom resultado. Ou seja, não há fórmulas mágicas, apenas muita paciência. Assim, aqui vai o que acho indispensável, de acordo com o teu material:
A cola «Contacta» de agulha é excelente e não a dispenso (passo a publicidade). Contudo, atenção que os vapores são tóxicos, aplica-a em poucas quantidades, (uma gotinha da agulha cola rapida e perfeitamente duas peças, quase como a super-cola 3). Por último e mais importante, NUNCA aproximes esta cola de peças transparentes NEM de peças já pintadas, ou temos a ruína completa. Para as peças transparentes, nada como a inofensiva e baratinha cola-branca; demora a secar, mas o excesso fica transparente quando seca. É a derradeira solução para os vidros e faróis.
A preparação das peças tem de ser feita antes da pintura: todas as peças do kit têm de ser lavadas com água e sabão para retirar a goma que é usada para retirar os plásticos dos moldes. Uma escova de dentes bem usada e dentífrico dos 300's é a minha técnica (o dentífrico também é abrasivo e elimina irregularidades da superfície).
Ainda antes da pintura, pelo menos a carroçaria deve ser lixada onde se encontrem pequenas rebarbas ou linhas de injecção mais pronunciadas. A Tamiya é das melhores marcas de kits em plástico, e não deverás ter muito trabalho aqui, mas de qualquer modo verifica se a superfície está «limpa».
Eu uso e abuso da pintura com latas em spray, e concordo que não há necessidade de investires já num compressor e aerógrafo. Mas antes de pintares, usa um primário em spray: Não tem necessariamente de ser da Tamiya, (porém estes são muito bons). Regra geral, os primários e tintas acrílicos da Motip são comparativamente muito muito baratos, e vendem-se nas grandes superfícies de bricolage. A aplicação quer do primário, quer da tinta deve ser feita por demãos muito leves e espaçadas. Não queiras uma 'cobertura total à primeira', isso não existe! Só ao fim de umas quatro demãos bem suaves é que podes dar demãos «molhadas», mas NUNCA aproximes o bico do spray mais de 30cm do modelo: é escorrimento, bolhas e outras desgraças pela certa! Um ambiente aquecido é o ideal, quer para pintar, quer para secar.
As tintas Tamiya para pincel são excelentes para as pequenas peças, mas também estas só aderem bem sobre uma demão de primário. Atenção à qualidade dos pincéis, vale a pena escolher 3 bons pincéis de diferentes espessuras.
Nesta primeira fase deixa o verniz de parte, isso requer alguma prática, as hipóteses de correr mal são elevadas e uma cor brilhante/metalizada já contém verniz q.b.
Desculpa o testamento, e não deixes de consultar os tópicos das dicas aqui do Fórum!
Abraço e bom trabalho!
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

The_Command
Posts: 59
Joined: Thu Jul 08, 2010 10:04 pm

Re: 1ª Montagem

Post by The_Command » Sat Jan 08, 2011 2:52 pm

Muito obrigado pela dica.
Já agora as pequenas peças devem ser passadas a lixa também?

Ruben_AE86
Posts: 576
Joined: Fri Feb 12, 2010 8:56 pm

Re: 1ª Montagem

Post by Ruben_AE86 » Sat Jan 08, 2011 3:43 pm

Supra!!!

Cuida bem dele :P boa sorte
Image

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: 1ª Montagem

Post by Bucov » Sat Jan 08, 2011 3:54 pm

Olá!!

O nuno já te disse e muito bem quais os passos a seguir para fazeres uma montagem boa, só te deixo mais um conselho que é
fazer as coisas sem pressa mas tambem sem medo pois só com a pratica é que se consegue melhorar a técnica. Compra uns modelos mais baratos e treina sem medos :D :D :D

Abraço e bem vindo ao vício!!!
Image Image

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: 1ª Montagem

Post by nuno22467 » Sat Jan 08, 2011 4:51 pm

The_Command wrote:Muito obrigado pela dica.
Já agora as pequenas peças devem ser passadas a lixa também?
Boas,
Repara que as peças mais pequenas estão presas às grelhas por pequenos pontos. Mesmo o corte mais perfeito com o x-acto ou alicate para modelismo mais afiados deixam sempre marcas que devem ser lixadas e/ou aparadas. Eu uso um mix de lixa de água para retirar o excesso de plástico e um bisturi para regularizar a superfície.
Coloca fotos para podermos acompanhar!
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

The_Command
Posts: 59
Joined: Thu Jul 08, 2010 10:04 pm

Re: 1ª Montagem

Post by The_Command » Mon Jan 10, 2011 9:30 pm

Boas...

Já adquiri a lixa e o Primário, e também já começei a lixar o carro todo :P

Ruben_AE86
Posts: 576
Joined: Fri Feb 12, 2010 8:56 pm

Re: 1ª Montagem

Post by Ruben_AE86 » Mon Jan 10, 2011 9:46 pm

Atenção à graduação da lixa ;)
Image

The_Command
Posts: 59
Joined: Thu Jul 08, 2010 10:04 pm

Re: 1ª Montagem

Post by The_Command » Mon Jan 10, 2011 10:02 pm

comprei 1200

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: 1ª Montagem

Post by Bucov » Tue Jan 11, 2011 12:56 am

Eu utilizo geralmente 400 ou 600 e depois dou uma passagem geral com 1000. Com a 1200 vais ter de dar mais ao dedo :D :D

Vai perguntando que a malta vai respondendo.

Abraço
Image Image

The_Command
Posts: 59
Joined: Thu Jul 08, 2010 10:04 pm

Re: 1ª Montagem

Post by The_Command » Wed Jan 12, 2011 9:14 pm

Boas....

Ontem fui para começar a dar o primário em todas as peças do carro quando reparei que o primário que tinha comprado não era para plásticos. Resolvi ir hoje trocar mas acontece que não encontro primário da MOTIP em cinza, só em transparente, fui ao Brico e ao Aki e nada. As unicas latas que encontrei de primário em cinza são da marca COLOR WORKS ou então outra marca que agora não me consigo lembrar do nome. Será que esta marca que mencionei será boa também, é que são os unicos primários em cinz e de plástico que encontro de resto da MOTIP vi uns em cinza mas só mencionava para superifices metálicas, madeira e pedra.

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: 1ª Montagem

Post by DIOGO_TIAGO » Thu Jan 13, 2011 9:46 am

Está descansado que esse que falas dá para plástico.
Não vale a pena trocares

:wink:

Ruben_AE86
Posts: 576
Joined: Fri Feb 12, 2010 8:56 pm

Re: 1ª Montagem

Post by Ruben_AE86 » Fri Jan 14, 2011 3:21 pm

Colorworks é uma gama da MOTIP. Aliás, quase tudo que tem no AKI de sprays, é maioria de Motip.
Eu aconselho a trocares na mesma, mas pelo primário em cinza, porque com o transparente não consegues detectar erros.
Image

User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Re: 1ª Montagem

Post by Morbius » Fri Jan 14, 2011 6:09 pm

atenção
mantenham sempre a mesma marca em relação às pinturas....
Diminui os riscos....
acreditem 8)
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

The_Command
Posts: 59
Joined: Thu Jul 08, 2010 10:04 pm

Re: 1ª Montagem

Post by The_Command » Sun Jan 16, 2011 10:53 pm

Boas...

Bem amigos como tinha dito houve um erro técnico ao comprar o primário e já está resolvido, optei por um primário próprio para plástico da Krylon "cinza". As peças já foram todas
passadas com primário dei duas de mão, este primário seca bastante rápido o pior foi no fim dei primário dentro do anexo em cima de uma mesa devidamente protegida mas hoje de manhã ao chegar ao anexo deparei-me com um pó cinza "mais parecia que tinha virado as cinzas da lareira pró chão loool", parece-me que vou ter de inventar uma mini estufa também ainda pra mais tenho tudo aqui em casa sai-me a custo 0.00€.
Penso que fiz mal foi em passar primário sem separar as peças e colar agora ao disfarçar os cortes deve de ir notar-se o mais certo será dar mais uma de mão de primário, lá se vai a lata. Tipo ou é da habilidade ou é da lata, pois gastei bem mais de meia lata de primário.
Mas por agora o projecto vai parar duas semanas, vou conhecer um pouco da Europa e vou espairecer uns dias até Berlim e Praga, quem sabe não encontre por lá umas lojas de modelismo e traga mais umas coisitas se der a conta compra-las lá. Aproveito pra fazer a seguinte pergunta.

Quando dão verniz dão só no carro ou em todas as peças?

Image

Post Reply