Eagle Speedster

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Pcosta
Posts: 46
Joined: Sun Mar 25, 2012 2:51 am

Eagle Speedster

Post by Pcosta » Sun Mar 25, 2012 11:40 pm

Boas,

A história do início:

Este verão fui obrigado a estar de molho um mês inteiro a ver o tempo passar. O azar tem coisas destas e vim ter ao AM numa navegação e como estava desprevenido, fui mordido pelo bicho! Se tivesse ido ter a um site de origami, tinha-me saído mais barato!

Decidido a modelar qualquer coisa com 4 rodas, faltava-me escolher o sujeito a torturar. Outro acaso do destino e descobri esta beleza numa navegação.
Trata-se de uma versão despida, alterada e melhorada do Jaguar E-type Roadster S1 (XKE nos EUA), manufacturada em Inglaterra pela Eagle (http://www.eaglegb.com/" onclick="window.open(this.href);return false;).

Image
Image

Sem coragem ($$) para comprar um kit a 1/8 ou 1/12 para cortar a sangue frio, decidi sem qualquer noção de ridículo, lançar-me num scratch a 100%, numa escala 1/18 (na altura soava bem...). Tive igualmente a lata de chatear a boa gente da Eagle (nomadamente o Paul Brace), que tem sido simpática o suficiente para me enviar todas as fotos, medições e mais fotos (do carro acabado, por pintar, em chapa, em primário), assim como das miudezas e pormenores. Tem sido só pedir e contar com o e-mail de volta no dia a seguir!

(comparação entro o original e o Speedster)
Image

Como a minha formação tem muito a ver com o desenho técnico, não consigo cortar uma folha de papel, sem antes fazer o desenho no CAD! Ora 3 meses depois do início, tinha material para começar a cortar alguma coisa:

Image

Com um bicho tão curvilíneo, só fazendo como os kits de barcos: cavername a cavername. A ideia é moldar o corpo e fazer uma concha em fibra de vidro. O interior seria para mais tarde. Arranjei poliestireno expandido (não é evergreen, é mais poroso e de corte mais fácil, quase da densidade da balsa) de 1mm e contracolando em 2mm, fiz os cavernames e montei-os.

Image

E fui enchendo os espaços com balsa (veios no sentido do comprimento do carro!!!), lixando, lixando, lixando, lixando as formas, corrigindo o necessário e enchendo com massa automóvel de poliester as asneiras.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image


Um dia a minha mulher mandou-me ir fazer pó para a rua (ou o pó ou eu) e como ainda estava frio, o corpo do Speedster ficou um pouco em suspenso até dias (noites) mais quentes.

Assim, iniciei-me em actividades menos poeirentas... o interior. Vou postar depois a evolução do interior, mas para não deixar este post num corpo meio acabado, publico uma foto do estado actual (a parte branca é só um "cavalete" para ir pendurando as peças e as rodas foram roubadas de um modelo da Burago, são para scratchar também).

Image

E os inevitáveis (para mim) desenhos de base.

Image


Espero que gostem e que tenham um olhar crítico e experiente sobre este início de trabalho! Conselhos experientes precisam-se!
Image

I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.

Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011

User avatar
type_r_24011975
Posts: 410
Joined: Thu Apr 29, 2010 11:33 pm
Contact:

Re: Eagle Speedster

Post by type_r_24011975 » Mon Mar 26, 2012 9:48 am

fiquei sem palavras... =D>
parabéns

cumps
Rodrigo

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Eagle Speedster

Post by baraka » Mon Mar 26, 2012 9:56 am

Que trabalho de ourives fantástico!

Vou acompanhar com muita curiosidade
Parabéns pela iniciativa

Abraço

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Re: Eagle Speedster

Post by Marco » Mon Mar 26, 2012 10:52 am

type_r_24011975 wrote:fiquei sem palavras... =D>
parabéns

cumps
Rodrigo
Idem!

User avatar
Rally24
Posts: 573
Joined: Wed Sep 09, 2009 12:21 pm
Location: Maia

Re: Eagle Speedster

Post by Rally24 » Mon Mar 26, 2012 11:24 am

Viva,

:shock:

Quando é que será o novo post ???
Fico impacientemente á espera... 8-[


Abraço
PedroGomes
Image
No que diz respeito ao desempenho, ao esforço, á dedicação, não existe meio-termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz.” Ayrton Senna

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Eagle Speedster

Post by art » Mon Mar 26, 2012 7:43 pm

Altíssimo gabarito!!!

Dá gosto ver um trabalho de tal envergadura!

Art

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Eagle Speedster

Post by valdispert » Mon Mar 26, 2012 8:19 pm

Trabalho fenomenal e o produto final promete ser belo!
Obrigado por mostrar todo o processo até agora, as suas técnicas. Daqui uns anos vai poder pegar nesses desenhos, carregar em "print" e lá está a "carcaça" impressa em plástico...mas nunca será a mesma coisa. Deixo-lhe um link para os trabalhos de um modelista que usa um processo semelhante ao seu, mas a uma escala menor:

http://www.yowmodellini.com/diary/" onclick="window.open(this.href);return false;

User avatar
Bucov
Posts: 664
Joined: Wed Nov 08, 2006 3:33 pm

Re: Eagle Speedster

Post by Bucov » Mon Mar 26, 2012 9:33 pm

Por esta não estava eu a espera!!! Scratch ao mais alto nível =D> =D> =D>

aguardar por novo episódio.
Image Image

Pcosta
Posts: 46
Joined: Sun Mar 25, 2012 2:51 am

Re: Eagle Speedster

Post by Pcosta » Mon Mar 26, 2012 11:18 pm

Continuando a saga, vou tentar mostra-vos tanto os sucessos como as desgraças (muitas bacoradas de novato e alguns sucessos)...

Completo novato, fiz as minhas compras de evergreen e comecei a construir pela ponta menos óbvia, o subframe frontal dos E-type e a firewall.

Image

Image

Image

Image

Percebi logo dois problemas: o subframe não iria nunca aguentar o próprio peso, sequer e no firewall (em evergreen de 1mm) não consegui reproduzir o relevo da chapa estampada.

Image

Vi algures num forum de modelismo umas peças feitas com chapa de alumínio de gráfica offset e como trabalhei com bastantes durante anos, fui a uma delas roubar umas 10 chapas (chapas com imposição errada e não chapas já passadas pela máquina, que essas ficam abauladas pelos tambores).

E pus-me a estampar chapa de alumínio de 0.3mm...

Primeiro com uma matriz em madeira e depois de anelar com fogo a chapa, um cabo de escova de dentes molda a chapa à matriz. Umas 4 tentativas depois:

Image

Image

Depois o corte da chapa com uma lâmina (basta um golpe superficial e depois trabalha-se com o stress do material)

Image

O firewall e painéis de piso prontos a serem "quinados". Só mais tarde reparei que ao inverter os relevos em esqueci que o firewall estava em espelho!!!:

Image

A quinagem em curso:

Image

Image

E um dryfit de parte do subframe já feito em alumínio:

Image

Lancei-me ao túnel da transmissão:

Image

E ao início dos painéis da bagageira:

Image

Parecia tudo bem só que o metal após ser anelado (ou brazeado), fico mole como papel e tem que sofrer um novo processo de aquecimento e arrefecimento rápido para retomar a forma. Nesse processo a peça ficou toda distorcida e sem salvação possível. Nem tirei fotos tal era o desânimo!!!

Voltando à estaca zero, resolvi não brasear a chapa e estampar à bruta, fazer elementos mais pequenos e ir mais devagar. Aproveitei também para alterar a forma de estampagem e ao mesmo tempo reduzir a altura dos estampados. Em vez de uma matriz, colei à chapa peças de arame e chapa com a forma dos relevos. A estampagem ficou com muito melhor definição!

Image

Image

Image

E a moeda gigante para dar escala:

Image

Já com um primário para arranhar os defeitos e umas peças pequenas coladas:

Image

Image

Image

Agora de volta à serralharia, que os modelos não avançam aqui nos posts!

Image

Para terminar, uma "foto de família"

Image


Aceitam-se conselhos acerca das melhores colas ciano a utilizar (ou bi componentes, já experimentei das duas e ainda não me decidi)!

Abraço
Image

I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.

Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011

User avatar
baraka
Posts: 1238
Joined: Mon Jan 07, 2008 5:14 pm

Re: Eagle Speedster

Post by baraka » Mon Mar 26, 2012 11:21 pm

possa que trabalho!

Pcosta
Posts: 46
Joined: Sun Mar 25, 2012 2:51 am

Re: Eagle Speedster

Post by Pcosta » Mon Mar 26, 2012 11:37 pm

Malta!

Peço desculpa por ter postado o 2ª avanço na construção, sem antes ter agradecido o V/ incentivo!

Não sei se terá gabarito... se conseguir chegar ao fim já é uma batalha ganha... se ficar com bom aspecto é outra guerra.

Conto convosco para fazer umas azelhices a menos!
Image

I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.

Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Re: Eagle Speedster

Post by Marco » Tue Mar 27, 2012 12:08 am

:shock: :shock: :shock:

Impressionante, é o que tenho a dizer!

Abraço!
Marco

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Eagle Speedster

Post by scirocco » Tue Mar 27, 2012 12:23 am

Uau!!!
=D> =D> =D>

Scirocco
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
type_r_24011975
Posts: 410
Joined: Thu Apr 29, 2010 11:33 pm
Contact:

Re: Eagle Speedster

Post by type_r_24011975 » Tue Mar 27, 2012 9:57 am

boas,
nao pode ser... andas a gozar connosco... :wink:
conta la á quantos anos antas nisto...lol
a carroceria vais fazer em resina? eu tou a pensar iniciar-me nessas andanças.
e ja agora que tipo de formação tens? como planificaste isso no cad e tas muito á vontade a fazer maquetas...
quando for grande também quero fazer coisas destas :wink:
está demais, 5 ***** força nisso, fico à esperas dos progressos.

cumps
Rodrigo

Pcosta
Posts: 46
Joined: Sun Mar 25, 2012 2:51 am

Re: Eagle Speedster

Post by Pcosta » Tue Mar 27, 2012 10:18 am

valdispert wrote:Trabalho fenomenal e o produto final promete ser belo!
Obrigado por mostrar todo o processo até agora, as suas técnicas. Daqui uns anos vai poder pegar nesses desenhos, carregar em "print" e lá está a "carcaça" impressa em plástico...mas nunca será a mesma coisa. Deixo-lhe um link para os trabalhos de um modelista que usa um processo semelhante ao seu, mas a uma escala menor:

http://www.yowmodellini.com/diary/" onclick="window.open(this.href);return false;
O diário de um modelista profissional!!!! Grande site.

Pode-se imprimir carcaças em plástico hoje e nem é muito caro. Basta procurar empresas de rapid prototyping que há umas quantas em Portugal. (http://www.centimfe.com/centimfe/pt/Are ... otoRapida/" onclick="window.open(this.href);return false;)

Mas concordo contigo, o prototyping pode fazer peças para modelismo, mas não é scratchbuilding!
Image

I think this, by a long way, is the most beautiful car I have ever seen. It might actually be the most beautiful thing I have ever seen.

Jeremy Clarkson, BBC Top Gear June 2011

Post Reply