Page 5 of 11

Re: Eu e o "600"...

Posted: Sun Jan 12, 2014 4:43 pm
by Bucov
Grande trabalho Pedro, uma verdadeira fonte de inspiração!!!!!

Abraço

Sérgio Real

Re: Eu e o "600"...

Posted: Thu Jan 16, 2014 11:37 pm
by Rally24
Boas,

Terminado o interior é agora a vez do exterior.
A minha atenção vai em primeiro lugar para o capot do “600” – :?: Será que se pode chamar capot mesmo quando o motor esta alojado na traseira? Responda quem souber…
De qualquer forma vou-lhe chamar capot

Fiz duas alterações no capot, a primeira foi relativamente á sua posição, as instruções da Gunze sugerem colocar/colar o capot na posição fechada ou para ser ver os detalhes do motor, colocar o capot ao lado do modelo quando este está em exposição.
Nem pensar! [-X Vou fazer um par de dobradiças e colocar o capot na posição de aberto.
A segunda alteração vem na sequência do capot ficar aberto. Na posição de aberto o que vai ficar visível será o interior do capot, o problema é que na superfície interior não estão reproduzidas as ranhuras de refrigeração do motor e isso retira realismo ao modelo.
Solução? Abrir as ranhuras uma a uma… ](*,)

Mãos á obra.

Os primeiros testes, uma ranhura aberta e o capot na posição de aberto.
Fiat 600-100.jpg
Fiat 600-100.jpg (219.55 KiB) Viewed 9075 times
Começando pelas dobradiças.
Depois de fazer dois “U” em metal marquei o local e fiz 4 furos onde encaixam nas extremidades das dobradiças.
Fiat 600-101.jpg
Fiat 600-101.jpg (185.89 KiB) Viewed 9075 times
Fiat 600-102.jpg
Fiat 600-102.jpg (226.87 KiB) Viewed 9075 times
Teste de encaixe…
Fiat 600-103.jpg
Fiat 600-103.jpg (246.75 KiB) Viewed 9075 times
Segunda alteração.
Após o teste que fiz na primeira ranhura fico bem claro que abrir as ranhuras como o x-acto não seria a melhor solução. Por mais certinho que fosse o corte o acabamento final nunca teria um aspecto muito agradável.
A solução foi lixar o capot pela parte de dentro, foi um trabalho entediante, ](*,) foram horas e horas a lixar mas o resultado foi satisfatório.

Fiat 600-104.jpg
Fiat 600-104.jpg (218.25 KiB) Viewed 9075 times
Depois de abertas as ranhuras foi necessário fazer alguns acertos na superfície interior do capot, excessos na utilização da lixa… 8-[
Fiat 600-105.jpg
Fiat 600-105.jpg (286.38 KiB) Viewed 9075 times

Abraço
PedroGomes

Re: Eu e o "600"...

Posted: Fri Jan 17, 2014 12:23 am
by Bucov
Mas assim vai ficar o capot sempre na posição de aberto , ou estarei a ver mal??

Já deves ter visto de certeza um video do plamo do fiat 500 em que se vê a forma de pôr o capot a trabalhar , eu acho que era uma mais valia neste já perfeito modelo.

Abraço

Re: Eu e o "600"...

Posted: Fri Jan 17, 2014 1:16 pm
by DIOGO_TIAGO
Mas se ficar sempre aberto também não tem problema, desde que esteja bem protegido do pó, mas claro, funcional era sempre uma mais valia :D

Adorei o trabalho nas ranhuras. Já pareço eu picuinhas com as coisas e demorar horas a fazê-las. Os resultados compensam sempre o esforço!

Venha o próximo episódio =D>

Re: Eu e o "600"...

Posted: Sat Jan 18, 2014 2:57 pm
by JMCARC1
Parabéns Rally24,

Está aqui um excelente trabalho. Estou a adorar ver os progressos, a atenção ao detalhe, a limpeza da construção e a qualidade da apresentação. E acima de tudo, este trabalho em especial começa a despertar em mim um bichinho meio adormecido à 4 ou 5 anos e que tenta acordar de vez em quando :-)

E quanto ao capot, eu tb lhe chamo capot-motor, mesmo quando está atrás ;-)
Rally24 wrote: Obrigado pelos comentários…um pouquinho exagerados :oops:
Claro que não são! São inteiramente merecidos.

Continuação de bom trabalho.

João

Re: Eu e o "600"...

Posted: Sun Jan 19, 2014 1:10 pm
by Rally24
Boas,

Obrigado pelos comentários.

@Bucov
@Diogo
Não estás a ver mal, o capot vai ficar aberto. Concordo que um capot funcional valorizava mais o modelo, acredita que pensei em mil e uma soluções para fazer isso, o meu grande problema foi sempre fazer isso e respeitar a forma original das dobradiças.
Vê como são as dobradiças originais.
13.jpg
13.jpg (54.93 KiB) Viewed 9023 times
12.jpg
12.jpg (57.19 KiB) Viewed 9023 times
No Fiat 500D do video da Plamo foi mais fácil fazer a dobradiças porque são dobradiças simples.
O capot na posição de aberto também não fica mal, facilita a visualização do motor e não é necessário andar sempre a abrir e a fechar o capot.... Boa desculpa para a minha aselhice :D
14.jpg
14.jpg (72.08 KiB) Viewed 9023 times
@Diogo
Tenho a certeza que vais gostar do "...próximo episódio...", foi uma dos trabalhos de detalhe que mais gozo me deu fazer... :wink:

@João
Uma vez modelista, sempre modelista...
O bichinho está sempre cá dentro, espero que este trabalho o faça acordar, se fizer já valeu a pena :D


Abraço
PedroGomes

Re: Eu e o "600"...

Posted: Sun Jan 19, 2014 11:25 pm
by MPLobao
Rally24 wrote: Não estás a ver mal, o capot vai ficar aberto. Concordo que um capot funcional valorizava mais o modelo, acredita que pensei em mil e uma soluções para fazer isso, o meu grande problema foi sempre fazer isso e respeitar a forma original das dobradiças.

O capot na posição de aberto também não fica mal, facilita a visualização do motor e não é necessário andar sempre a abrir e a fechar o capot.... Boa desculpa para a minha aselhice :D
Também acho que é mais uma desculpa que outra coisa qualquer :D

Depois do que já fizeste o que é que são umas dobradiças?

Parabéns pelo excelente trabalho. =D> =D> =D> =D>

Re: Eu e o "600"...

Posted: Mon Jan 20, 2014 9:18 pm
by Lagas
Pedro, adorei a técnica usada para as ranhuras do capot... de facto as vezes vamos pelo mais simples, X-ato para cima. Pode dar um pouco ("muito") de trabalho, mas o resultado é magnífico. =D>

Penso que será uma técnica que irei tentar aplicar mais tarde, caso se verifique uma situação semelhante :)

Re: Eu e o "600"...

Posted: Tue Jan 21, 2014 11:43 pm
by JMCARC1
Rally24 wrote:Concordo que um capot funcional valorizava mais o modelo, acredita que pensei em mil e uma soluções para fazer isso, o meu grande problema foi sempre fazer isso e respeitar a forma original das dobradiças.
Quando eu vi que ia ficar fixo, lembrei-me de um sistema semelhante ao usado pelo Lancia 037 e que a Sakatsu reproduziu à uns tempos. Penso que daria para transformar em algo parecido com o original :roll:

http://www.hlj.com/product/sak3039/Aut" onclick="window.open(this.href);return false;

Image
(http://www.modellismo.net/forum/statico ... 7-a-2.html" onclick="window.open(this.href);return false;)

É que aberto fica algo "exótico"... Por outro lado, todo o trabalho necessário para a por a funcionar é capaz de não valer a pena!
Rally24 wrote: Uma vez modelista, sempre modelista...
O bichinho está sempre cá dentro, espero que este trabalho o faça acordar, se fizer já valeu a pena :D s
Já faltou mais ;-)

Continuação de bom trabalho.

João

Re: Eu e o "600"...

Posted: Wed Jan 22, 2014 12:26 am
by Rally24
Boas,

Se há coisa que me apaixona no modelismo é o desafio constante que a construção de um modelo me proporciona. Ora, o post de hoje é sobre um desses desafios.

Por motivos puramente estéticos (modas dos finais dos anos 60…) o meu pai decidiu dar um ar mais ”racing” ao “600”. Retirou os tampões cromados das jantes e pintou interior de preto, nada de especial.
O pior foi verificar que as jantes disponibilizadas no kit da Gunze tinha os tampões cromados acoplados às jantes... :evil:
Fiat 600-106.jpg
Fiat 600-106.jpg (218.64 KiB) Viewed 8975 times
Decisão “óbvia”… reproduzir umas jantes de raiz.

O primeiro passo foi fazer uma cópia da jante original, esta vai servir de base á “nova jante”.
Fiat 600-107.jpg
Fiat 600-107.jpg (229.36 KiB) Viewed 8975 times
Na cópia comecei por eliminar o tampão. De seguida torneei com a Dremel o arco que delimita o centro da jante.
Fiat 600-108.jpg
Fiat 600-108.jpg (225.28 KiB) Viewed 8975 times
Com ajuda de uma impressão feita num programa de desenho, furei e criei os orifícios existentes no centro de jante. Para obter o diâmetro correcto voltei a utilizar a Dremel para a tornear.
Fiat 600-109.jpg
Fiat 600-109.jpg (218.1 KiB) Viewed 8975 times
Coladas as duas peças, passei á reprodução do relevo interior da jante.
Fiat 600-110.jpg
Fiat 600-110.jpg (224.93 KiB) Viewed 8975 times
Fotos abaixo:
O primeiro “Dry fit”: Aro da jante + centro da jante.
Aproveitei também para ver com iria ficar o aspecto da jante com os parafusos.
A “nova jante” termina.
Fiat 600-111.jpg
Fiat 600-111.jpg (217.83 KiB) Viewed 8975 times
Com a nova jante terminada fiz um novo molde.
Fiat 600-112.jpg
Fiat 600-112.jpg (217.6 KiB) Viewed 8975 times
Já ouviram dizer que “…a pressa é inimiga da perfeição.”, certo? ](*,)
Foi o que me aconteceu na primeira cópia da “nova jante”, nota se na foto.
Contudo fiquei satisfeito com o resultado final, as próximas cópias serão sem bolhas. [-o<
Fiat 600-113.jpg
Fiat 600-113.jpg (199.42 KiB) Viewed 8975 times
4 Cópias mais tarde, foi tempo de pintura, primeiro o centro a preto e depois o aro a metalizado.
Fiat 600-114.jpg
Fiat 600-114.jpg (235.81 KiB) Viewed 8975 times
Para eliminar o aspecto limpinho da pintura, fiz um ligeiro weathering.
Fiat 600-115.jpg
Fiat 600-115.jpg (233.99 KiB) Viewed 8975 times
Última operação, colar o eixo na jante.
Fiat 600-116.jpg
Fiat 600-116.jpg (253.13 KiB) Viewed 8975 times
E aqui está o resultado final.
Fiat 600-117.JPG
Fiat 600-117.JPG (254.61 KiB) Viewed 8975 times
Fiat 600-118.JPG
Fiat 600-118.JPG (257.91 KiB) Viewed 8975 times

Espero que tenham gostado e desculpem lá a seca que vos dou… :D

Abraço
PedroGomes

Re: Eu e o "600"...

Posted: Wed Jan 22, 2014 12:57 am
by JMCARC1
Pois... só consigo dizer que quando for grande tb quero ser assim :-)

=D> =D> =D> =D>

Gosto particularmente do aspeto limpo e certo de todo o trabalho! E tb gosto muito da apresentação. É que muitas vezes os modelos e nem fazemos ideia do que foi feito e do trabalho que deu a fazer. Obrigado pelo trabalho no seu conjunto!

João

Re: Eu e o "600"...

Posted: Wed Jan 22, 2014 2:22 pm
by DIOGO_TIAGO
Já o outro dizia "The sky is the limit"

Que grande tutorial podemos ver aqui ! Excelente a todos os níveis! =D> =D>

Re: Eu e o "600"...

Posted: Wed Jan 22, 2014 10:51 pm
by MPLobao
Viva

Só me apraz dizer, que este trabalho é digno de ser publicado em livro!

Re: Eu e o "600"...

Posted: Thu Jan 23, 2014 11:20 am
by Luis C
Fabuloso!!!

Dicas e mais dicas e mais dicas. A verdadeira razão para se estar num forum.

Parabéns Pedro!

=D> =D> =D>

Re: Eu e o "600"...

Posted: Thu Jan 23, 2014 11:31 am
by lucas
Grande trabalho , projecto muito pessoal, desde já os meus parabéns