ModelScala 2005 Report

Datas, locais, fotos e toda a informação sobre os encontros e as montras de modelismo que se vão organizando por Portugal
ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Vamos lá definitivamente a esclarecer as coisas...

Post by ProfeSM » Tue Sep 27, 2005 8:01 pm

:D Rapaziada, como sabem já ando nisto das exposições á algum tempo e portanto sei bem do que falo. Gostava definitivamente de esclarecer todos os membros do Fórum do seguinte:
1 - Em todas as exposições em que participei, o colocar os modelos na mesa não significa que eles não venham a ser "mexidos". No caso do Modelscala quando coloquei os meus modelos, mais os dos miúdos, coloquei-os numa das pontas da mesa. É claro que á medida que vão chegando mais modelos eles são distribuídos pela mesa, mas todas as organizações antes da abertura ao público colocam-nos de forma diferente. Em relação ao Montijo quem "mexeu" nos modelos foi o Nuno Albuquerque, eu assiti e ajudei o Nuno com as minhas bases que são superpesadas, portanto nada de dúvidar, porque se existe alguém neste país que percebe de automóveis é claramente o Nuno.
Isto não impede que na deslocação para a sla de fotografias não se tenha deslocado 1 ou outra peça, isso aconteceu comigo no FordGT40 e a peça estava lá no dia da entrega embrulhada num saco de plástico.

2 - Em todas as exposições de modelismo os kits são fotografados pelas organizações. Basta ver o site do IPMS americano. Neste caso também o foram numa sala ao lado, com máquina profissional. Se forem ao site da AMMontijo lá podem encontrar as fotos dos meus kits de 2003 / 2004, etc... Eu gosto e acho que é uma boa forma de divulgar o nosso trabalho.

3 - Aconselho todos os modelistas a levantarem os seus modelos na hora marcada pela organização, pois normalmente o espaço é logo desmontado de imediato. PJesus acho que foi um pouco arriscado ires tão tarde, pois se fosse em Tróia a partir das 17.00 horas levantam tudo porque o espaço era pago a peso de ouro...

4 - Não aconselho nenhum modelista a enviar modelos por outros modelistas ou por terceiros, ou muito menos por correio!!! Já levei muitos kits de pessoal de Beja a exposições e não gosto, embora tenha quase sempre o máximo de cuidado com eles.

5 - Quanto ás classes Dourado acho que tens razão e já transmiti á AMM a minha opinião. Mas do mesmo se podem queixar os modelistas de Militares de 1/35 ou os de aviões de 1/32... No entanto as classes estavam separadas e identificadas. Mas somos nós que participamos que devemos pedir ás organizações para se alterar as escalas, é claro que no panorama actual do modelismo a escala 1/43 devia estar integrada na 1/24 e a partir de aqui seria maiores de 1/24. Melhpor ainda sou da opinião de que devia ser "tudo ao molho", ex: Ralis / Velocidade / Formulas/ Tunnings-sport / motos (todas as escalas).

6 - Protecção/ segurança. Ao contrário do ano anterior, este ano havia fitas mais altas que impediam as pessoas de se aproximarem dos kits. Por outro lado haviam pessoal da AMM atento e a pedir ás pessoas para se afastarem. Infelizmente o português gosta de ver com os olhos... Soluções, sim existem, a colocação de paíneis acrílicos ou melhor vitrines. Mas isso nem voçês conseguem ver em exposições em qualquer parte do Mundo, vejam os sites do IPMS, de Shizouoka ou das expos em França e Inglaterra.

7 - Lucas eu também acho que se está a cair no erro de dar muita importância aos concursos. O principal é expor e mostrar os nosso trabalhos, mesmo que já tenham sido vistos. Mas como bem sabes toda a gente gosta de saber qual é a impressão/opinião/avaliação dos nossos kits, construtiva ou destrutiva. Não é isso que fazemos nos projectos acabados? Quanto ás opiniões dos júris, não faço mais comentários dos que fiz num post á algum tempo.

8 - Participar ou não participar, cada um sabe de si. Pensem só que se não existisse esta forma espectacular de divulgação no Fórum, nós não conhecíamos os modelos que cada um fazia a não ser em exposições. Todos os modelos que alcançaram 1º/2º e 3º lugar no Modelscala, são do Sérgio Pais, do Rui Mendes e do Luís Dias e não teriam oportunidade de os ver a não ser nesta exposição.

9 - Voltamos á conversa do costume exposições em Portugal: ModelTróia2006/ Almada2006/ Réplica2006?/ Modelscala2006/ Maceda2006?/ Portuscala2006?... e mais nada, as que têm o (?) são as que nem sequer estão confirmadas!!!

Desculpem toda esta conversa, mas começo a ter muitas dúvidas, assim como já têm muitos organizadores de eventos em Portugal se vale a pena ou não, ter todo este trabalho e este gasto de energia. Para todos os efeitos, tirando algums equenos pormenores acabei de participar no melhor encontro de modelismo que já se realizou até hoje em Portugal.
A todos um grande abraço e sorry por este desabafo, Do ProfeSM 8)

User avatar
pjesus
Posts: 399
Joined: Thu Jun 30, 2005 3:01 pm
Location: S. Pedro do Estoril

Post by pjesus » Wed Sep 28, 2005 9:53 am

ProfeSM wrote:PJesus acho que foi um pouco arriscado ires tão tarde
Eu confirmei com a organização, antes do evento, se o poderia fazer... ;)
Era-me completamente impossível estar lá antes e a opção era retirá-los noSábado ou nem sequer participar...
ProfeSM wrote:Por outro lado haviam pessoal da AMM atento e a pedir ás pessoas para se afastarem
Tens toda a razão...
Mas há pessoal que não se toca, mesmo!!!
P.ex., vi o Paulo Duarte pedir 3 ou 4 vezes seguidas a um senhor que teimava em tirar fotografias com a bolsa da máquina pendurada no pulso, prestes a abater umas quantas figuras...
Passado uma meia-hora, o filho desse tipo já ia à dedada a um carro quando eu lhe fiz logo sinal que não (acho que o ar foi suficientemente austero :D)

Enfim... mas isso não é culpa da organização...

paulo duarte
Posts: 307
Joined: Sun Jul 03, 2005 10:36 pm
Location: cascais

Exposições e fotografias

Post by paulo duarte » Tue Oct 04, 2005 8:28 pm

Algumas vezes ocorrem factos os quais não gostamos de ver acontecer mas não se pode crucificar uma organização se algo corre mal.
Os modelos deviam ser exibidos com uma base em que as suas dimensões excedam as do modelo ( Para o AMT em Valência é obrigatório )com o mesmo devidamente fixo á base.
No modelscala vi carros agregados á base com bluetac o que não é aconselhável.
Os modelos deviam de ter na inscrição se tinham peças soltas ou se encontravam soltos das bases, muitos modelos quando das fotografias já exibiam algumas peças soltas???porquê não sei, também alguns não tinham a carroçaria presa ao chassis, e alguns tinham as rodas muito soltas ( penso que alguns modelistas deviam ter mais cuidado a fixar as peças com uma cola decente ).

Em relação aos visitantes claro que temos o maior cuidado possivel pois só assim se conseguem tantos modelos visiveis num espaço amplo, não em vitrines nem em locais que só as pessoas adultas chegam, também da parte dos modelistas devia de existir atenção quando estão ao lado de pessoas que não sabem o que estão a ver de explicar que as peças não se compram assim, e certas peças valem uns euros valentes.

No que toca á fotografia fui eu que estive noite dentro a realizar a mesma todas as peças que se soltaram dos modelos expostos foram devidamente colocadas ao pé dos modelos com uma nota a avisar que a mesma se tinha soltado, se o Sr. Modelista diz que lhe provocaram danos nos modelos ele que diga pessoalmente o que foi pois se calhar talvez lhe ensine alguma coisinha de modelismo pois tenho mais de 20 anos de hobby e já conto com algumas dezenas de exposições, também sei quais as peças que se soltaram e de que modelos foram, também sei como estavam os mesmos quando os fui buscar á mesa.
Por isso e no final posso constatar que os poucos problemas que existiram com os modelos consistiam em peças que devido á sua constituição Photoetch ou á sua qualidade e revestimento cromados e afins, e a peças mal coladas que se soltaram tais como rodas ( um dos modelos estava com todas as rodas desalinhadas ) se verificou que o modelista português ainda tem algo a aprender.

Dos muitos modelos expostos mas com uma apresentação excepcional foram, o nismo vermelho e o calsonic azul com uma base em vidro com uma placa de fibra de carbono debaixo revestida numa moldura de aluminio com os modelos devidamente colados ás bases.

Um abraço Paulo Duarte
raio do pelo debaixo do verniz

Post Reply