Apenas para juntar à discussão: o mais "refinado" 935 não terá sido o Moby-Dick de 78?
Zé
Boas Pessoal.
Olá Zé , eu não lhe chamaria discussão, mas sim argumentação, e aqui entra a subjectividade da escolha das nossas palavras
assim como também a nossa apreciação pessoal de cada modelo.
Não escolhi a a palavra refinado por acaso, nem óbviamente me esqueçi do incrivel "Moby-Dick". Na verdade
acho-os dois produtos de uma regulamentação continuamente mais permissiva, se o "baby" obrigou a Porsche a uma
cura de emagrecimento de "pesadelo" relativamente ao anterior 935/1, de forma a conseguirem um carro que não só
fosse competitivo face aos dois litros existentes, mas que teria de estar conforme ao peso de regulamento de
725kg. o que queria dizer que teria de emagrecer 245kg! relativamente ao 935/1 ...não reais, pois o 935/1 tinha
na verdade de correr com cerca de 60 kg de lastro para estar dentro dos limites.
Tudo isto fez com que a marca Alemã tivesse de fazer a sua "magia". Por exemplo a substituição de muitos
paineis de aço por outros de aluminio, sem perder capaçidades estruturais, a substituição integral de toda as
estruturas tubulares que eram também em aço por outras também de aluminio, a construção de supensões traseiras
a partir do zero, em chapa de aluminio, substituindo as de aço forjado derivadas do 930 de série, toda a
adaptação dos existentes cilindros para os 1400cc. e mandatória construção e adaptação de um motor que acabaria
por sêr absolutamente novo relativamente ao 2600cc. este era agora integralmente arrefecido a ar e com um
turbo-compressor por bancada de cilindros, sem mencionar o inteligente e unico sistema "venturi" ao escape, que
potenciava a inducção de ar para o pequeno "intercooler"ar-ar.Tenho a certeza de que haveria muito mais
descrever relativamente ao pequeno "baby" pois considero-o uma maravilha tecnológica, e prova de um grande
esforço de adaptação a um regulamento que se mostrava "apertado" para as disponibilidades técnicas já
existentes e tão caracteristicas da equipa Porsche.
Já o "Moby" era fruto de um regulamento mais condescendente. As míticas "silhuetas" de grupo 5 práticamente só
tinham a parte superior da "coque" e as portas de um modelo de fábrica, todo o resto se assemelhava na verdade
a um protótipo. Este regulamento era mais permissivo não só na aerodinâmica mas também na questão estrutural,
onde o "Moby" não tinha rigorosamente nada do carro de série, era integralmente tubular e mesmo toda a parte
inferior (da embaladeira para baixo) fora cortada, permitindo um rebaixamento efectivo de seis centimetros e a
adopção de um fundo tubular revestido a fibra-de-vidro.
Escusado será dizer que também o motor era uma evolução extrema do seis cilindros, agora com quatro válvulas
por cilindro, quatro árvores de cames e com também um turbo por bancada, mas já nos limites mecânicos. Foi
precisa a adopção de um revolucionário sistema de arrefecimento em que os cilindros eram soldados às cabeças (
melhor dissipação e homogeneidade de temperatura) para o manter funcional, ora curiosamente se os cilindros
(individuais) eram arrefecidos a ar, as cabeças (unificadas a cada bancada de cilindros) eram agora novamente
arrefecidas a liquido. Toda a questão de arrefecimento do novo motor trouxe grandes dores de cabeça ao
departamento desportivo, pois as temperaturas de funcionamento das cabeças estavam no limite dos materiais.
Parece-me pois haver aqui a tal subjectividade da apreciação de cada um. Se o "Moby" era incontestávelmente
mais espectacular e mais elaborado tecnológicamente, nunca conseguiu no entanto cumprir o seu objectivo para o
qual fora objectivamente construído, que era ganhar em Le-mans nesse ano.
O "baby" apesar de uma história igualmente apaixonante e curta, parece-me têr sido mais exigente e limitado em
termos de inventividade como projecto (por questões regulamentares) para além de sêr mais próximo ao Porsche de
estrada que poderiamos comprar. E no entanto este conseguiu o seu propósito!...calar as bocas de quem dizia que
a marca "rainha" em velocidade não conseguiria bater Ford ou BMW na categoria dois litros...Rei por um dia!