Porsche 935 '76

Post Reply
User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Porsche 935 '76

Post by borntobedevil » Wed Nov 04, 2009 10:47 pm

O Motor Classico nº33 traz umas fotos de referência do 935 de 77 de fábrica, tiradas no Estoril na apresentação do novo 911 Turbo.
Neste ensaio o carro foi conduzido por Walter Rohlr.
Não são muitas fotos, mas são algumas com detalhes e sempre é o carro de fábrica!!!
Aqui fica a dica para quem tem em mente ou em mãos este modelo.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Porsche 935 '76

Post by rosso corsa » Thu Nov 05, 2009 7:15 am

Bom dia Devil, é o de 76 ou de 77?
Por acaso estou a fazer o de Le Mans 76, da Renaissance e quanto mais informação melhor.
Vou ver a revista, obrigado.

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 935 '76

Post by alvarol » Thu Nov 05, 2009 9:26 am

Bons dias Pessoal!

Obrigado pela dica Devil, por acaso estive ainda ontem à noite com essa revista nas mãos. Trata-se de facto do 935/2 também conhecido como "baby 935 " pois era uma adaptação dos anteriores modelos para competir no campeonato de dois litros.

Não tive tempo para fazer uma avaliação do artigo, apenas reparei no fantástico trabalho de restauro pelo qual o carro terá passado, está absolutamente perfeito, e indo!... 8)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Porsche 935 '76

Post by borntobedevil » Thu Nov 05, 2009 11:20 am

É o de 77, isso tenho a certeza e provavelmente é o "baby" que o Alvaro refere, pois ainda não li o artigo.
Mas accho que é sempre uma boa opção comprar a revista, pois como o Alvaro disse, é uma boa reconstrução e de fábrica, além que muitas coisas dão iguais a 76! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Porsche 935 '76

Post by rosso corsa » Thu Nov 05, 2009 8:03 pm

O "Baby" é muito diferente do que estou a fazer, mas isso não tira nenhum interesse há revista.

Como diz o Alvarol o Baby foi construido para competir no campeonato de 2 litros, mas o motor tinha apenas 1,4l, equivalentes a 2,0l devido ao turbocompressor.
Este carro foi desenvolvido especificamente para provar que a Porsche também podia competir contra as marcas que concorriam nessa classe. Foi desenvolvido em 8 semanas para a prova de Norisring, mas nessa prova o carro não conseguiu um resultado de relevo e a Porsche voltou a inscrevê-lo na prova de Hockenheim que venceu. depois disso retiraram o carro. Só o fizeram para provar que o podiam fazer. E quem pode, pode :D .

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Porsche 935 '76

Post by borntobedevil » Thu Nov 05, 2009 9:47 pm

Rosso, estive a confirmar, é o de 77 já com a frente e a traseira diferente, mas não é o Baby e na mecãnica a única coisa que parece que difere do 76, é que o de 77 tinha dois turbos mais pequenos KKK e o de 76 tinha somente um maior.
Mas é o de bloco grande, com 2856cc para que com o coeficiênte do turbo, ficasse abaixo dos 4000cc.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: Porsche 935 '76

Post by DFV » Thu Nov 05, 2009 11:40 pm

Confirmo. É o 935/77 Divisão 1, não o Baby. Este tinha abas mais estreitas, rodas mais pequenas, não tinha radiador frontal e tinha saida de escape de lado (atrás da roda traseira). Assim de memória.


User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 935 '76

Post by alvarol » Fri Nov 06, 2009 1:54 am

Confirmo. É o 935/77 Divisão 1, não o Baby. Este tinha abas mais estreitas, rodas mais pequenas, não tinha radiador frontal e tinha saida de escape de lado (atrás da roda traseira). Assim de memória.
É verdade, trata-se um 935/2 da categoria 4l.

Como não tive oportunidade de vêr o artigo com mais calma fiquei com a primeira impressão de que se trataria do "baby"...apesar de na altura me ter espantado imenso, pois só foi fabricado um exemplar e esse está hoje no museu Porsche, que é o lugar mais apropriado para essa maravilha que será talvez o mais "refinado" 935 produzido, e não às voltas pelos diversos circuitos mundiais como parece ser o caso deste que é utilizado para campanha publicitária da Porsche.

Como o Rosso bem descreveu, é incrivel o "capricho" da Porsche que se terá dado à despesa e trabalho de desenvolver um unico carro para correr numa unica prova e provar ao mundo (em particular à imprensa Alemã que constantetemente picava a Porsche) que só não se debatiam directamente com a Ford ou com a BMW na categoria de dois litros, por uma questão de principio. É que o campeonato Mundial era de tal forma dominado alternadamente por modelos 935 ora privados ora oficiais, que a marca nem se queria dar ao trabalho de se envolver em categorias "inferiores"...o que levaria a alguns amargos de boca, uma vez que eram constantes as insinuações que a Porsche teria medo e inclusive não seria capaz de produzir um modelo que batesse tanto a Ford como a BMW na categoria dois litros (no campeonato Alemão D.R.M.)
O resto já o Rosso descreveu, após uma desistência na primeira participação (Norisring)por alguma fragilidade mecânica, relações de caixa completamente desajustadas e inclusive um desmaio de Ickx por excesso de calor dentro do habitáculo, à segunda (Hockenheim) a vitória foi absoluta com uma meia volta de vantagem sobre o segundo classificado!...depois, bem, o departamento comercial da Porsche entrou em conflito com o departamento de competição, pois parece que acharam má ideia para a imagem de marca, confrontar a "rainha" Porsche com duas marcas de nichos considerados "inferiores"...a administraçaõ subscreveu, e foi o fim do "Baby".

...Uma bela história, não vos parece!?
Attachments
3897105581_ea74131165_o.jpg
3897105581_ea74131165_o.jpg (110.38 KiB) Viewed 10682 times
4052440631_8d5fe308de_o.jpg
4052440631_8d5fe308de_o.jpg (106.78 KiB) Viewed 10682 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Porsche 935 '76

Post by Adolfo » Fri Nov 06, 2009 10:31 am

Não sei porquÊ mas acho os modelos desta epoca muito mais "intimadores" e belos do que os de agora.
Adolfo
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: Porsche 935 '76

Post by DFV » Fri Nov 06, 2009 11:58 am

alvarol wrote:
Como não tive oportunidade de vêr o artigo com mais calma fiquei com a primeira impressão de que se trataria do "baby"...apesar de na altura me ter espantado imenso, pois só foi fabricado um exemplar e esse está hoje no museu Porsche, que é o lugar mais apropriado para essa maravilha que será talvez o mais "refinado" 935 produzido, e não às voltas pelos diversos circuitos mundiais como parece ser o caso deste que é utilizado para campanha publicitária da Porsche.
Apenas para juntar à discussão: o mais "refinado" 935 não terá sido o Moby-Dick de 78?


User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 935 '76

Post by alvarol » Fri Nov 06, 2009 6:10 pm

Apenas para juntar à discussão: o mais "refinado" 935 não terá sido o Moby-Dick de 78?


Boas Pessoal.

Olá Zé , eu não lhe chamaria discussão, mas sim argumentação, e aqui entra a subjectividade da escolha das nossas palavras
assim como também a nossa apreciação pessoal de cada modelo.
Não escolhi a a palavra refinado por acaso, nem óbviamente me esqueçi do incrivel "Moby-Dick". Na verdade
acho-os dois produtos de uma regulamentação continuamente mais permissiva, se o "baby" obrigou a Porsche a uma
cura de emagrecimento de "pesadelo" relativamente ao anterior 935/1, de forma a conseguirem um carro que não só
fosse competitivo face aos dois litros existentes, mas que teria de estar conforme ao peso de regulamento de
725kg. o que queria dizer que teria de emagrecer 245kg! relativamente ao 935/1 ...não reais, pois o 935/1 tinha
na verdade de correr com cerca de 60 kg de lastro para estar dentro dos limites.

Tudo isto fez com que a marca Alemã tivesse de fazer a sua "magia". Por exemplo a substituição de muitos
paineis de aço por outros de aluminio, sem perder capaçidades estruturais, a substituição integral de toda as
estruturas tubulares que eram também em aço por outras também de aluminio, a construção de supensões traseiras
a partir do zero, em chapa de aluminio, substituindo as de aço forjado derivadas do 930 de série, toda a
adaptação dos existentes cilindros para os 1400cc. e mandatória construção e adaptação de um motor que acabaria
por sêr absolutamente novo relativamente ao 2600cc. este era agora integralmente arrefecido a ar e com um
turbo-compressor por bancada de cilindros, sem mencionar o inteligente e unico sistema "venturi" ao escape, que
potenciava a inducção de ar para o pequeno "intercooler"ar-ar.Tenho a certeza de que haveria muito mais
descrever relativamente ao pequeno "baby" pois considero-o uma maravilha tecnológica, e prova de um grande
esforço de adaptação a um regulamento que se mostrava "apertado" para as disponibilidades técnicas já
existentes e tão caracteristicas da equipa Porsche.

Já o "Moby" era fruto de um regulamento mais condescendente. As míticas "silhuetas" de grupo 5 práticamente só
tinham a parte superior da "coque" e as portas de um modelo de fábrica, todo o resto se assemelhava na verdade
a um protótipo. Este regulamento era mais permissivo não só na aerodinâmica mas também na questão estrutural,
onde o "Moby" não tinha rigorosamente nada do carro de série, era integralmente tubular e mesmo toda a parte
inferior (da embaladeira para baixo) fora cortada, permitindo um rebaixamento efectivo de seis centimetros e a
adopção de um fundo tubular revestido a fibra-de-vidro.
Escusado será dizer que também o motor era uma evolução extrema do seis cilindros, agora com quatro válvulas
por cilindro, quatro árvores de cames e com também um turbo por bancada, mas já nos limites mecânicos. Foi
precisa a adopção de um revolucionário sistema de arrefecimento em que os cilindros eram soldados às cabeças (
melhor dissipação e homogeneidade de temperatura) para o manter funcional, ora curiosamente se os cilindros
(individuais) eram arrefecidos a ar, as cabeças (unificadas a cada bancada de cilindros) eram agora novamente
arrefecidas a liquido. Toda a questão de arrefecimento do novo motor trouxe grandes dores de cabeça ao
departamento desportivo, pois as temperaturas de funcionamento das cabeças estavam no limite dos materiais.

Parece-me pois haver aqui a tal subjectividade da apreciação de cada um. Se o "Moby" era incontestávelmente
mais espectacular e mais elaborado tecnológicamente, nunca conseguiu no entanto cumprir o seu objectivo para o
qual fora objectivamente construído, que era ganhar em Le-mans nesse ano.

O "baby" apesar de uma história igualmente apaixonante e curta, parece-me têr sido mais exigente e limitado em
termos de inventividade como projecto (por questões regulamentares) para além de sêr mais próximo ao Porsche de
estrada que poderiamos comprar. E no entanto este conseguiu o seu propósito!...calar as bocas de quem dizia que
a marca "rainha" em velocidade não conseguiria bater Ford ou BMW na categoria dois litros...Rei por um dia!
Attachments
moby rearway.jpg
moby rearway.jpg (90.63 KiB) Viewed 10658 times
moby-sideway.jpg
moby-sideway.jpg (100.46 KiB) Viewed 10658 times
moby-cut.jpg
moby-cut.jpg (181.11 KiB) Viewed 10658 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

DFV
Posts: 445
Joined: Wed Mar 17, 2004 11:23 am

Re: Porsche 935 '76

Post by DFV » Sat Nov 07, 2009 12:31 am

Olá,
Bem visto, Porsche man, aliás era uma pergunta e não uma afirmação. Descrições técnicas à parte, que tenho a certeza que estão correctissimas, aqui vai porque... tenho um ponto de vista diferente:

De facto, a regulamentação que permitiu criar o Moby-Dick (e o Baby) data de Dezembro de 76, em Paris e não do final de 77. O facto de, apenas uma parte destas alterações regulamentares terem sido aproveitadas em 77 (nomeadamente no Baby) e a sua totalidade em 78, no Moby-Dick, é o que me leva a usar o termo: evolução. O que Norbert Singer não fez ainda em 77, fê-lo em 78. Ele o diz no seu livro "24:16".

Por partes: na reunião de Dezembro 76 as alterações ao regulamento (que obrigava a manter similitudes com os carros de série "base" da homologação, nomeadamente a sua "estrutura de chassis original") foram:
1. É agora permitido "empurrar" a separação motor-habitáculo +20 cm para dentro do habitáculo que no carro original;
2. Por "estrutura de chassis original" passa a ser considerada apenas a parte entre o inicio e o fim do habitáculo (as separações à frente e atrás do habitáculo), sendo os extremos (onde estão suspensões e motor) livres;
3. O fundo do carro pode ser "subido" 6 cm em relação ao original.

Porque foi isto decidido? Por causa dos adversários com motor frontal, em que era muito complicado "enfiar" no espaço disponivel motor, intercooler e sistema de escape com turbo. E que obrigava os carros a serem muito altos (viram os BMW 3.5CSL de 76?). Com estas alterações permitia-se que tivessem mais espaço para trabalhar, aproveitando a parte de baixo do carro para gerir melhor a colocação do sistema turbo-compressor + escape.

Ao seu melhor estilo, não foi assim que Singer leu os regulamentos...

Em 77, aproveitou os dois primeiros pontos: avançou a separação do motor 20cm e recolocou o intercooler (/77 e Baby), alterou primeiro a suspensão da frente (no /77) e depois substituiu integralmente as partes da frente e de trás por "berços" tubulares com suspensões originais que se prolongavam como um chassis tubular assegurando a rigidez (Baby).

Para 78, juntou-lhes o ponto 3.: se o fundo do carro podia subir 6cm, não estava escrito em lado nenhum que esses 6cm tinham que ser compensados noutro lado... assim o /78 ficou mais baixo já que "acabava" logo na parte inferior das portas. Como partes originais (e respeitando a homologação) ficaram assim tejadilho, pilares e 3/4 traseiros (estes cobertos por uma "2ª carroçaria" que permiu fazer a ligação suave à cauda longa - o que também já tinha sido feito em 77). É claro que nada disto tinha rigidez e teve de se criar uma estrutura tubular para agarrar o chão, as estruturas da frente e de trás e o que restava do habitáculo. Um chassis tubular. Quanto a outros pontos menos óbvios: a face traseira da carroçaria original continua lá, escondida debaixo da cauda (como em 76 e 77) e as portas também, semi-escondidas debaixo de umas carenagens.

A minha conclusão: o Moby-Dick de 78 é o passo final e uma evolução que começou em 74 com o RSR Turbo, desenvolveu-se com a criação oficial do Grupo 5 em 76 e deu o passo definitivo com as alterações ao regulamento de Dezembro de 76, que foram aproveitadas pela Porsche ao longo de 77 (/77 e Baby) e 78 (/78 ou Moby-Dick).

Pode-se ainda considerar como "rivais" no desenvolvimento 911-935 os Kremer, que seguiram um caminho particular que lhes deu uma vitória absoluta em Le Mans (versão K3, em 79), mas isso é outra história...


User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Porsche 935 '76

Post by rosso corsa » Sat Nov 07, 2009 10:41 am

Obrigado Zé e Álvaro por esta palestra sobre a história dos 935 =D> =D>

Se houve um carro que me levou a gostar da Porsche foi o 935K3 de 79, que ainda corria em 81 quando eu comecei a interessar-me (obcecar-me: mrgreen: ) por desporto automóvel. Só mais tarde é que tomei conhecimento que não era um carro desenvolvido pela Porsche para os clientes mas sim um desenvolvimento da Kremer, que mais tarde também lançou o K4.
Mas toda a história dos 935, no fundo umas “silhuetas “ dos 911 turbo é fantástica, e as diversas versões oficiais com as cores da Martini são uma beleza.
Attachments
postermartini68x295vk.jpg
postermartini68x295vk.jpg (176.43 KiB) Viewed 10633 times

User avatar
jotace
Posts: 100
Joined: Tue Apr 18, 2006 11:57 am
Location: Vila do Conde

Re: Porsche 935 '76

Post by jotace » Sat Nov 07, 2009 2:49 pm

Magnífico Zé e Alvaro =D> =D> =D> Magnífico. Obrigado
JC

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 935 '76

Post by alvarol » Sat Nov 07, 2009 3:28 pm

Bom dia pessoal, e olá Zé, Rosso, e JC!...é bom saber que há mais gente que "vive" esta época do automobilismo com um
particular ânimo. Obrigado pelas vossas argumentações e participações, à altura de tempos tão ricos do automobilismo.
. O fundo do carro pode ser "subido" 6 cm em relação ao original.
Atenção, estes 6 centimetros são apenas a altura util que a equipa Porsche entendeu como ideal para retirar à
"coque" do 911, mais do que isso e tornar-se-ia muito dificil inserir um piloto ao volante!...o regulamento
dizia que o fundo dos carros poderia ser SUBIDO até à altura das portas. Ora como te poderás lembrar, a
interpretação ou digamos antes "distorção" intencional da leitura do regulamento por parte de Singer, levou na
altura da apresentação do "Moby" a um grande "correr de tinta" pois o carro era claramente fruto de uma
Interpretação abusiva do mesmo regulamento (não só relativamente à questão da altura ao fundo mas como também
da aerodinâmica das portas originais (integralmente carenadas desde o guarda-lamas dianteiro até ao traseiro)
que foi então a unica questão que as entidades reguladoras conseguiram reverter, tal era o poder negocial que a
então gigante Porsche (no mundo da competição sport-proto e gt) tinha sobre as entidades!...a Porsche batia com
o pé no chão, e o mundo da competição automóvel tremia!...o carro passou.

Como bem ilustraste, as alterações do regulamento para esse ano tinham em vista o equilibrar da balança entre
a Porsche e os restantes participantes, que possuiam carros com motor dianteiro, a questão do LEVANTAR do fundo
dos automóveis permitir-lhes-ia então passar o sistema de escape por "dentro" e poderem então finalmente
rebaixar os seus carros (e consequentemente o centro de gravidade) a um nível mais próximo dos Porsche ( que
era um dos grandes atributos e vantagem dos mesmos)...mas Singer, rato e em antecipação, não lhes quis dar esse
previlégio, afinal, mesmo se podemos considerar uma subversão o facto do rebaixamento dos Porsche (e não um
levantamento do fundo como era descrito no regulamento) o facto, dizia eu, é que os porsche são naturalmente
mais baixos de fábrica do que qualquer BMW ou Ford, e se estas duas marcas podiam agora rebaixar os seus carros, porque razão também ele não poderia?... a questão é polémica, mas existe apesar de tudo alguma
legitimidade na opção arriscada de Singer.



A minha conclusão, é a de que Singer soube defender-se de uma forma radical, quase se impondo a um regulamento
pouco explicito e com algumas lacunas que soube aproveitar, legitimas ou não, as ideias de Singer
transformaram-se na "abertura" de portas para aquela que talvez seja uma das épocas mais espectaculares da
competição automóvel, as silhuetas!...lembremo-nos que no ano seguinte a Ford com a Zakkspeed, apresentava o
seu novo Capri, desta vez literalmente à altura dos porsche! e com o mesmo tipo de leitura de regulamento que
Singer fizera, tempos espectaculares!...vá lá, chamem-me Saudosista!

P.S. O "Moby" parece-me pois já algo bem distante das suas raizes RSR, 934 ou 935/1 ou 935/2...na verdade até acho que tem um factor em comum com o vírus da gripe A!...é um mutante! (logo um desenvolvimento, consolidando a perspectiva do Zé)...mas um mutante que saltou vários elos genéticos!...muito próximo já de um verdadeiro e puro protótipo.
Algo entre os 935/1/2 e o seu "primo" (ou irmão de desenvolvimento) de grupo 6, o Porsche 936, mas quanto a mim tecnológicamente já mais próximo deste do que dos anteriores, apesar de sêr ainda e na realidade, um 935!

Um abraço a todos! 8)
Attachments
lrg-2788-935_moby_dick_7189.jpg
lrg-2788-935_moby_dick_7189.jpg (103.36 KiB) Viewed 10620 times
lrg-2789-935_moby_dick_7193.jpg
lrg-2789-935_moby_dick_7193.jpg (105.47 KiB) Viewed 10620 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

Post Reply