Re: Porsche 935 '76
Posted: Sat Nov 07, 2009 5:53 pm
De acordo. A "linhagem" que considero correr de 74 tem a ver com a motivação que conduziu o Porsche 911 até ao Moby-Dick, o ultimo a usar ainda elementos originais de 911. Até dá uma história engraçada:
Preambulo:
1967, o 911R Lightweight, a primeira aproximação a um "prototipo de 911" 100% competição.
1973, o RSR 3,0 a ultima evolução do RS que já estava demasiado afastado da serie e teve de ser inscrito como prototipo: rodas, motor 3L, carroçaria (a ulltma versão aerodinamica de 73 já tinha uma espécie de "cauda longa" e abas enormes).
Desenvolvimento:
1974, RSR Turbo: a Porsche estava convencida que o regulamento "Silhueta" ou Grupo 5, ia entrar em vigor em 75, por isso antecipou-se. este é um "verdadeiro 911", mas com rodas de prototipo, deposito combustivel central (ao lado do piloto...) a carroçaria sobre o vidro traseiro levantada para unir a uma cauda gigantesca por cima do motor, com um aileron largo e que abrigava um intercooler.
1976, 935: a FIA adiou a introdução do Gr.5 por 1 ano. O 935 de 76 também passa por várias fases e desenvolvimentos (e grandes confusões com a federação) - vejam as 3 versões no post do RossoCorsa, e ainda falta lá uma...
1977, /77 e Baby: como descrito. Do 911 resta a célula central (menos fundo em aço).
1978, /78 "Moby-Dick": como descrito. Resta o topo da célula central. Curiosidade não abordada antes: o /78 foi homologado com condução à direita (a maior parte dos circuitos corre para a a direita).
O 936 é um animal muito diferente já que, foi desenvolvido no final de 75/inicio de 76 em muito pouco tempo (não estava planeado) e mais uma vez devido às hesitações da Federação, que há ultima da hora criaram um Campeonato "paralelo" para Prototipos. É um verdadeiro prototipo de motor central, uma especie de cocktail de elementos 908/3 e 917, portanto sem os constrangimentos do 911-935, nomeadamente a nivel de "Silhueta" e arquitectura.
As cópias de "Moby-Dick" posteriores a 78, sobretudo nos EUA, esses sim, são verdadeiros prototipos disfarçados, excepção feita ao Joest que foi feito com base nos planos originais da Porsche. Aí sim, não há nada de 911 a não ser um "aspecto geral" - há chassis Fabcar, JLP e até um "proto-935" feito em cima do chassis Lola T-600.
Speed on
Zé
Preambulo:
1967, o 911R Lightweight, a primeira aproximação a um "prototipo de 911" 100% competição.
1973, o RSR 3,0 a ultima evolução do RS que já estava demasiado afastado da serie e teve de ser inscrito como prototipo: rodas, motor 3L, carroçaria (a ulltma versão aerodinamica de 73 já tinha uma espécie de "cauda longa" e abas enormes).
Desenvolvimento:
1974, RSR Turbo: a Porsche estava convencida que o regulamento "Silhueta" ou Grupo 5, ia entrar em vigor em 75, por isso antecipou-se. este é um "verdadeiro 911", mas com rodas de prototipo, deposito combustivel central (ao lado do piloto...) a carroçaria sobre o vidro traseiro levantada para unir a uma cauda gigantesca por cima do motor, com um aileron largo e que abrigava um intercooler.
1976, 935: a FIA adiou a introdução do Gr.5 por 1 ano. O 935 de 76 também passa por várias fases e desenvolvimentos (e grandes confusões com a federação) - vejam as 3 versões no post do RossoCorsa, e ainda falta lá uma...
1977, /77 e Baby: como descrito. Do 911 resta a célula central (menos fundo em aço).
1978, /78 "Moby-Dick": como descrito. Resta o topo da célula central. Curiosidade não abordada antes: o /78 foi homologado com condução à direita (a maior parte dos circuitos corre para a a direita).
O 936 é um animal muito diferente já que, foi desenvolvido no final de 75/inicio de 76 em muito pouco tempo (não estava planeado) e mais uma vez devido às hesitações da Federação, que há ultima da hora criaram um Campeonato "paralelo" para Prototipos. É um verdadeiro prototipo de motor central, uma especie de cocktail de elementos 908/3 e 917, portanto sem os constrangimentos do 911-935, nomeadamente a nivel de "Silhueta" e arquitectura.
As cópias de "Moby-Dick" posteriores a 78, sobretudo nos EUA, esses sim, são verdadeiros prototipos disfarçados, excepção feita ao Joest que foi feito com base nos planos originais da Porsche. Aí sim, não há nada de 911 a não ser um "aspecto geral" - há chassis Fabcar, JLP e até um "proto-935" feito em cima do chassis Lola T-600.
Speed on
Zé