Lotus 88B Provence Moulage

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Lotus 88B Provence Moulage

Post by alvarol » Mon Nov 16, 2009 8:30 pm

...Nunca vos aconteceu acordarem com uma estranha "comichão"!?...foi o que me aconteceu hoje! :mrgreen:

...Assim, fui rápidamente ao "armário dos remédios" à procura de um bálsamo!...e foi este o que achei mais indicado para a minha "comichão!"

Não sei se o Lotus 88 terá muitos adeptos entre o Pessoal do fórum!?...a mim, que sou um "fascinadinho" por particularidades técnicas e inovações tecnológicas, esta bela "lembrança" que nos deixou o Sr. Colin Chapman "desarruma-me" completamente o "sotão!" :D ...

É um kit simples no que toca em numero de peças, o molde é muito bonito e perfeito, quase parece não precisar de qualquer trabalho e estar pronto para pintura, os pormenores como gravação dos vários painéis e rebites e fechos de superficie são finíssimos, pelo que nem irá em princípio levar primário, prevejo no entanto uma fase de acabamento delicada, o preto, com prateados e as finas tiras dos decalques em dourado vão-me concerteza dar alguma luta!

Ficam algumas fotos do conteúdo do kit.
Attachments
DSC05221.JPG
DSC05221.JPG (122.22 KiB) Viewed 10134 times
DSC05222.JPG
DSC05222.JPG (166 KiB) Viewed 10134 times
DSC05223.JPG
DSC05223.JPG (97.95 KiB) Viewed 10134 times
DSC05224.JPG
DSC05224.JPG (108.01 KiB) Viewed 10134 times
DSC05226.JPG
DSC05226.JPG (139.07 KiB) Viewed 10134 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by Pedro Miguel Costa » Mon Nov 16, 2009 9:19 pm

Alvaro,à segunda tentativa acertas num modelo bonito :D boa escolha
a decoração do modelo era mesmo dourada ?tinha a ideia que a decoração dourada era só no lotus 72,no 76 amarela e nos seguintes bege

Um abraço

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by rosso corsa » Mon Nov 16, 2009 9:29 pm

Estava a ver que não, :D :D , ainda por cima a 1/43, grande escolha espero que um dia a Tameo lance esse carro em superkit, com os dois chassis etc, etc,

Grande escolha =D>

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by alvarol » Mon Nov 16, 2009 9:35 pm

Alvaro,à segunda tentativa acertas num modelo bonito boa escolha
...Engano teu! :D ... São os dois muíto bonitos!

Quanto à questão que levantas, parece-me que terás razão, estive a ver algumas fotos e de facto deixam-me na duvida, parecem-me ser de um amarelado, e não douradas como vêem nos decalques. Olha, é o que há! :roll:...e é assim mesmo que será, não há infelizmente quem produza decalques de substituição para estes kits, e douradas ou amarelas, é um pequeno kit que promete ficar bem bonito! 8)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by alvarol » Mon Nov 16, 2009 9:49 pm

grande escolha espero que um dia a Tameo lance esse carro em superkit, com os dois chassis etc, etc,

Grande escolha
Ui! :shock: ...nem me digas nada! ...Ía que "nem gingas!" :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by Pedro Miguel Costa » Mon Nov 16, 2009 9:56 pm

vais ter que fazer alguns ajustes,as rodas parecem estar todas elas afastadas demais ,pequenino simples mas trabalhoso

bom trabalho
Attachments
DSC05222[1].JPG
DSC05222[1].JPG (167.13 KiB) Viewed 10111 times

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by borntobedevil » Mon Nov 16, 2009 10:06 pm

Que te deiam muitas "comichões"! :D

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by alvarol » Mon Nov 16, 2009 10:13 pm

vais ter que fazer alguns ajustes,as rodas parecem estar todas elas afastadas demais ,pequenino simples mas trabalhoso

bom trabalho
É sempre bom haver a presença de um "olho treinado" a ajudar! :D ...de facto ainda nem sequer tinha reparado nesse detalhe, estou a ver que ou és um admirador/conhecedor do 88B ou então, simplesmente da fórmula 1! de qualquer forma, bom poder de análise!

Não me importo nada de ter trabaho para conseguir um bom modelo, é aliás o que me dá "pica"...se não gostasse, dedicava-me àqueles que já vêem montados!...em caixinhas transparentes! :D
Que te deiam muitas "comichões"!

Devil
...Todo eu sou comichões!..."Esgravato-me" todo! :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
scirocco
Posts: 1103
Joined: Mon Jan 08, 2007 10:06 am

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by scirocco » Mon Nov 16, 2009 10:28 pm

Há "comichões" que vêm por bem!
Este GB está a ficar um espectáculo =D> =D> =D> Muita coisa interessante havia enfiada e adormecida nesses baús.
Só uma questão, este foi o último projecto do Colin Chapman?

Scirocco
ImageImageImageImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by rosso corsa » Mon Nov 16, 2009 10:39 pm

Podes sempre optar por esta decoração :D

Quanto ás rodas, parece-me que o montaram para o foto demasiado depressa e nem puseram as PE no sitio :D

Naquele tempo éra importante colocar o produto no mercado o mais rápido possível 8)
Attachments
81usw11[1].jpg
81usw11[1].jpg (76 KiB) Viewed 10100 times

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by alvarol » Mon Nov 16, 2009 10:56 pm

Só uma questão, este foi o último projecto do Colin Chapman?

Scirocco
O ultimo foi o modelo 91...lindo, lindo, lindo!...esse é para mim um "must" e um dos mais belos F1 de sempre.
Podes sempre optar por esta decoração

Quanto ás rodas, parece-me que o montaram para o foto demasiado depressa e nem puseram as PE no sitio

Naquele tempo éra importante colocar o produto no mercado o mais rápido possíve
Rosso, essa fotografia é do modelo 88 e não do 88B, é ligeiramente diferente nos flancos, na asa dianteira, não tem um colector exterior para a admissão e ainda o pára-brisas é também diferente, a decoração da "Essex" era espectacular, mas este kit não a traz.
tenho também o kit desta Lotus da "Club M" a 1/20, esse sim traz as opções de construção para o 88/88B, com as duas decorações (e os pormenores dos dois chassis! :D ) quanto à opção de decoração, estou ainda "dividido" pois são ambas espectaculares. :roll:
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

ajlour
Posts: 161
Joined: Sun Aug 19, 2007 10:44 pm

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by ajlour » Tue Nov 17, 2009 12:31 am

Álvaro:
Grande escolha!!!!! Assim as comichões passam para os outros....Já me estou a coçar todo!!!!!!
Um abraço.
António

User avatar
jotace
Posts: 100
Joined: Tue Apr 18, 2006 11:57 am
Location: Vila do Conde

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by jotace » Tue Nov 17, 2009 1:32 am

Olá Alvaro,
Aida bem que te deu a "comichão".
Não penses que este modelo vai ser fácil e rápido de montar. Quando começares a esgravatar vais ver, depois me dirás.
Nem pensar em pintar um modelo da provence sem uma boa dose de primário. Vai direitinho para a acetona tirar a tinta. Fica cheio de "bolhinhas".
Um bom trabalho.
JC

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by alvarol » Tue Nov 17, 2009 10:49 am

Olá Alvaro,
Aida bem que te deu a "comichão".
Não penses que este modelo vai ser fácil e rápido de montar. Quando começares a esgravatar vais ver, depois me dirás.
Nem pensar em pintar um modelo da provence sem uma boa dose de primário. Vai direitinho para a acetona tirar a tinta. Fica cheio de "bolhinhas".
Um bom trabalho.
JC
... :D Agora é coçar, coçar até a comichão desaparecer e o modelo ficar concluído!

Quanto ao primário, não há problema, desde que a carroçaria seja bem limpa. Costumo fazê-lo primeiro em imersão com alcoól propílico, pincelando o modelo, e depois mesmo antes da pintura com uma leve passagem de um algodão embebido em acetona.
Álvaro:
Grande escolha!!!!! Assim as comichões passam para os outros....Já me estou a coçar todo!!!!!!
Um abraço.
António
Olá António, ainda bem que é contagioso!...esperando que o contágio possa também chegar aí para os lados de Coimbra!!?...que tal a ideia? lindos e apetitosos kits eu sei que não faltam por aí, fica a sugestão! :D

Pessoal!...preciso da vossa ajuda.
Não consegui ainda perceber se o "pára-brisas" deste 88B teria sido de facto alguma vez preto (pelo menos nesta versão do kit Test Silverstone 1981) ou ainda noutras provas?...a unica foto do carro que vem com as instruções não deixa perceber com clareza, a foto tem as cores muito distorcidas, mas em todas as fotografias que tenho do carro, ele aparece com o pára-brisas num "tintado" azul escuro. Será que alguém tem para aí fotos que me possam ajudar!...anuários, revistas de época, etc?...

Desde já, muíto agradecido pela vossa atênção. :D

Um abraço para todos.
Attachments
DSC05232.JPG
DSC05232.JPG (176.57 KiB) Viewed 10065 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Lotus 88B Provence Moulage

Post by rosso corsa » Tue Nov 17, 2009 11:47 am

Alvaro posso confirmar que o para-brisas é transparente, como podes ver na foto abaixo.

Desculpa a qualidade das fotos, mas foram tiradas do L'année Automobile de 81.
Attachments
001.JPG
GP Inglaterra, treinos livres
001.JPG (190.85 KiB) Viewed 10056 times
003.JPG
GP USA, versão Essex
003.JPG (211.46 KiB) Viewed 10056 times
004.JPG
versão essex, fábrica da Lotus ou GP USA ??
004.JPG (202.09 KiB) Viewed 10056 times
005.JPG
Versão Essex, onde ??
005.JPG (208.41 KiB) Viewed 10056 times

Post Reply