Shelby GT350 em stéreo - Concluídos
Posted: Sun Jan 31, 2010 2:02 am
Boas, malta do metal americano,
Como não fiz progressos relativamente ao hardtop para o Corvette de 1960, vou iniciar a minha participação neste GB com dois Shelby GT350, um GT350H que será basicamente OOB, e um GT350R que sofrerá algumas modificações.
No carro da Hertz optarei por caixa manual, o que o tornará num dos primeiros a ser adquirido pela companhia. A grande maioria dos Shelbys adquiridos pela Hertz tinha caixa automática, uma vez que os primeiros, de caixa manual, começaram a ser devolvidos com as embraiagens derretidas e as caixas de velocidades maltratadas pelos clientes
O GT350R, será o SN 5R539, o único Mustang a participar nas 24h de Le Mans. Este carro, fabricado em 1965, entrou na corrida de 1967 pela equipa do belga Claude Dubois, na altura o principal importador de Shelbys para a Europa. A história começa com a manifestação de intenção de Dubois à Ford de correr em 1967 com um GT40, pretensão essa recusada pela Ford. Monsieur Dubois não foi de modas e inscreve um Ferrari 275GTB, numa provocação directa à Ford! Afinal um importador Ford não deve correr num Ferrari, especialmente nesta fase de grande rivalidade entre as marcas, que levou ao aparecimento do GT40. É nesta altura que a administração da Ford intervém e cede-lhe o GT350R 5R539, em Abril de 67, para a corrida. Entretanto, durante os treinos para a prova, Dubois verifica que o motor e transmissão do carro estão completamente estafados por duas temporadas de corridas (65 e 66) na América. Envia então um telegrama a Carrol Shelby a encomendar novo motor, transmissão, travões e componentes eléctricos pois, caso contrário, explica, a imagem da Ford sairá enxovalhada se participar com o chaço que lhe haviam fornecido. Carrol não responde ao telegrama, mas percebeu que Dubois estava a levar muito a sério a sua participação em Le Mans, e também persuadido por outros executivos de topo da Ford, conhecidos de Dubois, envia-lhe, à borla (bem, a factura foi para a Ford), tudo o que fora encomendado, mais o motor 289 dum GT40 de 1967, que Dubois recebe uma semana após o contacto inicial.
O 5R539 é então preparado para a corrida onde são efectuadas algumas modificações:
Spoiler dianteiro para cortar a sustentação que estavam a ter na recta Hunaudieres, extensões no guarda-lamas traseiro, novo limpa-vidros com braço duplo, faróis Marchal, entre outras.
Enquanto o Hertz será +/- OOB, este GT350R será mais trabalhoso. Para já tenho a folha de decalques da Vintage Racing Miniatures, e o resto serão modificações scratch.
Comecei por verificar a altura das suspensões dos kits. No GT350R baixei cerca de 3mm na traseira e 2mm à frente. O Hertz também será ligeiramente rebaixado para reflectir um carro normal de estrada, pois acho a altura do kit exagerada.
Entretanto pesquisei acerca do motor 289 do GT40, e verifiquei que usavam 4 carburadores Weber 48 IDA, detalhes estes que comecei a fazer de raiz a partir de sprue, usando a dremel como torno mecânico e as limas como ferros de corte…benditas horas passadas na oficina de mecanotecnia na ES Afonso Domingues, nos idos anos 80
Removi também a bateria, pois no modelo de 65 esta está no porta-bagagem do carro. A maior dúvida neste momento reside no aspecto do interior do carro: como seria o rollcage?, como seria o segundo assento utilizado (obrigatório em Le Mans)?, teria forros no chão e portas, ou nú, em chapa?, etc, etc. alguém faz uma ideia?
Abraços
Como não fiz progressos relativamente ao hardtop para o Corvette de 1960, vou iniciar a minha participação neste GB com dois Shelby GT350, um GT350H que será basicamente OOB, e um GT350R que sofrerá algumas modificações.
No carro da Hertz optarei por caixa manual, o que o tornará num dos primeiros a ser adquirido pela companhia. A grande maioria dos Shelbys adquiridos pela Hertz tinha caixa automática, uma vez que os primeiros, de caixa manual, começaram a ser devolvidos com as embraiagens derretidas e as caixas de velocidades maltratadas pelos clientes
O GT350R, será o SN 5R539, o único Mustang a participar nas 24h de Le Mans. Este carro, fabricado em 1965, entrou na corrida de 1967 pela equipa do belga Claude Dubois, na altura o principal importador de Shelbys para a Europa. A história começa com a manifestação de intenção de Dubois à Ford de correr em 1967 com um GT40, pretensão essa recusada pela Ford. Monsieur Dubois não foi de modas e inscreve um Ferrari 275GTB, numa provocação directa à Ford! Afinal um importador Ford não deve correr num Ferrari, especialmente nesta fase de grande rivalidade entre as marcas, que levou ao aparecimento do GT40. É nesta altura que a administração da Ford intervém e cede-lhe o GT350R 5R539, em Abril de 67, para a corrida. Entretanto, durante os treinos para a prova, Dubois verifica que o motor e transmissão do carro estão completamente estafados por duas temporadas de corridas (65 e 66) na América. Envia então um telegrama a Carrol Shelby a encomendar novo motor, transmissão, travões e componentes eléctricos pois, caso contrário, explica, a imagem da Ford sairá enxovalhada se participar com o chaço que lhe haviam fornecido. Carrol não responde ao telegrama, mas percebeu que Dubois estava a levar muito a sério a sua participação em Le Mans, e também persuadido por outros executivos de topo da Ford, conhecidos de Dubois, envia-lhe, à borla (bem, a factura foi para a Ford), tudo o que fora encomendado, mais o motor 289 dum GT40 de 1967, que Dubois recebe uma semana após o contacto inicial.
O 5R539 é então preparado para a corrida onde são efectuadas algumas modificações:
Spoiler dianteiro para cortar a sustentação que estavam a ter na recta Hunaudieres, extensões no guarda-lamas traseiro, novo limpa-vidros com braço duplo, faróis Marchal, entre outras.
Enquanto o Hertz será +/- OOB, este GT350R será mais trabalhoso. Para já tenho a folha de decalques da Vintage Racing Miniatures, e o resto serão modificações scratch.
Comecei por verificar a altura das suspensões dos kits. No GT350R baixei cerca de 3mm na traseira e 2mm à frente. O Hertz também será ligeiramente rebaixado para reflectir um carro normal de estrada, pois acho a altura do kit exagerada.
Entretanto pesquisei acerca do motor 289 do GT40, e verifiquei que usavam 4 carburadores Weber 48 IDA, detalhes estes que comecei a fazer de raiz a partir de sprue, usando a dremel como torno mecânico e as limas como ferros de corte…benditas horas passadas na oficina de mecanotecnia na ES Afonso Domingues, nos idos anos 80
Removi também a bateria, pois no modelo de 65 esta está no porta-bagagem do carro. A maior dúvida neste momento reside no aspecto do interior do carro: como seria o rollcage?, como seria o segundo assento utilizado (obrigatório em Le Mans)?, teria forros no chão e portas, ou nú, em chapa?, etc, etc. alguém faz uma ideia?
Abraços