Shelby GT350 em stéreo - Concluídos
- João Canas
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Shelby GT350 em stéreo - Concluídos
Boas, malta do metal americano,
Como não fiz progressos relativamente ao hardtop para o Corvette de 1960, vou iniciar a minha participação neste GB com dois Shelby GT350, um GT350H que será basicamente OOB, e um GT350R que sofrerá algumas modificações.
No carro da Hertz optarei por caixa manual, o que o tornará num dos primeiros a ser adquirido pela companhia. A grande maioria dos Shelbys adquiridos pela Hertz tinha caixa automática, uma vez que os primeiros, de caixa manual, começaram a ser devolvidos com as embraiagens derretidas e as caixas de velocidades maltratadas pelos clientes
O GT350R, será o SN 5R539, o único Mustang a participar nas 24h de Le Mans. Este carro, fabricado em 1965, entrou na corrida de 1967 pela equipa do belga Claude Dubois, na altura o principal importador de Shelbys para a Europa. A história começa com a manifestação de intenção de Dubois à Ford de correr em 1967 com um GT40, pretensão essa recusada pela Ford. Monsieur Dubois não foi de modas e inscreve um Ferrari 275GTB, numa provocação directa à Ford! Afinal um importador Ford não deve correr num Ferrari, especialmente nesta fase de grande rivalidade entre as marcas, que levou ao aparecimento do GT40. É nesta altura que a administração da Ford intervém e cede-lhe o GT350R 5R539, em Abril de 67, para a corrida. Entretanto, durante os treinos para a prova, Dubois verifica que o motor e transmissão do carro estão completamente estafados por duas temporadas de corridas (65 e 66) na América. Envia então um telegrama a Carrol Shelby a encomendar novo motor, transmissão, travões e componentes eléctricos pois, caso contrário, explica, a imagem da Ford sairá enxovalhada se participar com o chaço que lhe haviam fornecido. Carrol não responde ao telegrama, mas percebeu que Dubois estava a levar muito a sério a sua participação em Le Mans, e também persuadido por outros executivos de topo da Ford, conhecidos de Dubois, envia-lhe, à borla (bem, a factura foi para a Ford), tudo o que fora encomendado, mais o motor 289 dum GT40 de 1967, que Dubois recebe uma semana após o contacto inicial.
O 5R539 é então preparado para a corrida onde são efectuadas algumas modificações:
Spoiler dianteiro para cortar a sustentação que estavam a ter na recta Hunaudieres, extensões no guarda-lamas traseiro, novo limpa-vidros com braço duplo, faróis Marchal, entre outras.
Enquanto o Hertz será +/- OOB, este GT350R será mais trabalhoso. Para já tenho a folha de decalques da Vintage Racing Miniatures, e o resto serão modificações scratch.
Comecei por verificar a altura das suspensões dos kits. No GT350R baixei cerca de 3mm na traseira e 2mm à frente. O Hertz também será ligeiramente rebaixado para reflectir um carro normal de estrada, pois acho a altura do kit exagerada.
Entretanto pesquisei acerca do motor 289 do GT40, e verifiquei que usavam 4 carburadores Weber 48 IDA, detalhes estes que comecei a fazer de raiz a partir de sprue, usando a dremel como torno mecânico e as limas como ferros de corte…benditas horas passadas na oficina de mecanotecnia na ES Afonso Domingues, nos idos anos 80
Removi também a bateria, pois no modelo de 65 esta está no porta-bagagem do carro. A maior dúvida neste momento reside no aspecto do interior do carro: como seria o rollcage?, como seria o segundo assento utilizado (obrigatório em Le Mans)?, teria forros no chão e portas, ou nú, em chapa?, etc, etc. alguém faz uma ideia?
Abraços
Como não fiz progressos relativamente ao hardtop para o Corvette de 1960, vou iniciar a minha participação neste GB com dois Shelby GT350, um GT350H que será basicamente OOB, e um GT350R que sofrerá algumas modificações.
No carro da Hertz optarei por caixa manual, o que o tornará num dos primeiros a ser adquirido pela companhia. A grande maioria dos Shelbys adquiridos pela Hertz tinha caixa automática, uma vez que os primeiros, de caixa manual, começaram a ser devolvidos com as embraiagens derretidas e as caixas de velocidades maltratadas pelos clientes
O GT350R, será o SN 5R539, o único Mustang a participar nas 24h de Le Mans. Este carro, fabricado em 1965, entrou na corrida de 1967 pela equipa do belga Claude Dubois, na altura o principal importador de Shelbys para a Europa. A história começa com a manifestação de intenção de Dubois à Ford de correr em 1967 com um GT40, pretensão essa recusada pela Ford. Monsieur Dubois não foi de modas e inscreve um Ferrari 275GTB, numa provocação directa à Ford! Afinal um importador Ford não deve correr num Ferrari, especialmente nesta fase de grande rivalidade entre as marcas, que levou ao aparecimento do GT40. É nesta altura que a administração da Ford intervém e cede-lhe o GT350R 5R539, em Abril de 67, para a corrida. Entretanto, durante os treinos para a prova, Dubois verifica que o motor e transmissão do carro estão completamente estafados por duas temporadas de corridas (65 e 66) na América. Envia então um telegrama a Carrol Shelby a encomendar novo motor, transmissão, travões e componentes eléctricos pois, caso contrário, explica, a imagem da Ford sairá enxovalhada se participar com o chaço que lhe haviam fornecido. Carrol não responde ao telegrama, mas percebeu que Dubois estava a levar muito a sério a sua participação em Le Mans, e também persuadido por outros executivos de topo da Ford, conhecidos de Dubois, envia-lhe, à borla (bem, a factura foi para a Ford), tudo o que fora encomendado, mais o motor 289 dum GT40 de 1967, que Dubois recebe uma semana após o contacto inicial.
O 5R539 é então preparado para a corrida onde são efectuadas algumas modificações:
Spoiler dianteiro para cortar a sustentação que estavam a ter na recta Hunaudieres, extensões no guarda-lamas traseiro, novo limpa-vidros com braço duplo, faróis Marchal, entre outras.
Enquanto o Hertz será +/- OOB, este GT350R será mais trabalhoso. Para já tenho a folha de decalques da Vintage Racing Miniatures, e o resto serão modificações scratch.
Comecei por verificar a altura das suspensões dos kits. No GT350R baixei cerca de 3mm na traseira e 2mm à frente. O Hertz também será ligeiramente rebaixado para reflectir um carro normal de estrada, pois acho a altura do kit exagerada.
Entretanto pesquisei acerca do motor 289 do GT40, e verifiquei que usavam 4 carburadores Weber 48 IDA, detalhes estes que comecei a fazer de raiz a partir de sprue, usando a dremel como torno mecânico e as limas como ferros de corte…benditas horas passadas na oficina de mecanotecnia na ES Afonso Domingues, nos idos anos 80
Removi também a bateria, pois no modelo de 65 esta está no porta-bagagem do carro. A maior dúvida neste momento reside no aspecto do interior do carro: como seria o rollcage?, como seria o segundo assento utilizado (obrigatório em Le Mans)?, teria forros no chão e portas, ou nú, em chapa?, etc, etc. alguém faz uma ideia?
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- borntobedevil
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Re: Shelby GT350 em stéreo
Vamos ter grandes modelos, estou a gostar.
Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
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Re: Shelby GT350 em stéreo
Viva João,
Sou suspeito, mas sem dúvidas que são boas escolhas.
Entretanto vou consultar os meus livros e ver que fotos te podem ajudar para os teus projectos.
Abraço,
Nuno.
Sou suspeito, mas sem dúvidas que são boas escolhas.
Entretanto vou consultar os meus livros e ver que fotos te podem ajudar para os teus projectos.
Abraço,
Nuno.
Re: Shelby GT350 em stéreo
...Belo projecto, bem interessante e motivador. E muíto obrigado pela introdução à história destes dois carros, é sempre enriquecedor e aproxima-nos muíto mais dos nossos projectos quando temos uma história que conhecemos por detrás dos kits que construímos, vou seguir com interesse, e se descobrir referências que ache que te possam ajudar, ponho-as por aquí.
Um abraço!
Um abraço!
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.
Re: Shelby GT350 em stéreo
João, grandes projectos para os proximos dias
Dois exemplares magníficos que concerteza vão ser bem trabalhados. Eu não sei se as fotos, que a seguir apresento, são de alguma utilidade (talvez no "roll bar") mas tirei-as na altura que fui ver a "Eleanor" á Exponor. A pessoa que está ao lado do carro é um primo meu que fez questão em ficar "colado" ao carro.
Dois exemplares magníficos que concerteza vão ser bem trabalhados. Eu não sei se as fotos, que a seguir apresento, são de alguma utilidade (talvez no "roll bar") mas tirei-as na altura que fui ver a "Eleanor" á Exponor. A pessoa que está ao lado do carro é um primo meu que fez questão em ficar "colado" ao carro.
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Re: Shelby GT350 em stéreo
Boas João,
concordo inteiramente com o que foi dito, excelentes escolhas e muito interessante a tua introdução, a mim agrada-me sempre saber um pouco da história por detras de cada modelo.
Já fiz esse 350H, se for como no meu caso em OOB, é um kit muito simples e rápido de fazer, só tem esse problema com que já te deparaste que é o acerto do spoiler dianteiro.
Boa continuação,
Scirocco
concordo inteiramente com o que foi dito, excelentes escolhas e muito interessante a tua introdução, a mim agrada-me sempre saber um pouco da história por detras de cada modelo.
Já fiz esse 350H, se for como no meu caso em OOB, é um kit muito simples e rápido de fazer, só tem esse problema com que já te deparaste que é o acerto do spoiler dianteiro.
Boa continuação,
Scirocco
Re: Shelby GT350 em stéreo
Olá,
Então aqui vão algumas fotos para ambos os projectos.
Espero que ajude!
Abraço,
Nuno.
Então aqui vão algumas fotos para ambos os projectos.
Espero que ajude!
Abraço,
Nuno.
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- João Canas
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Re: Shelby GT350 em stéreo
Muito obrigado a todos pelo interesse e feedback!!
Só mais umas linhas acerca do 5R539: O carro abandonou a prova após 7 horas de corrida, com problemas na transmissão Borg-Warner T10. Dois meses depois, Dubois inscreve o Mustang nas 24h de Spa, onde abandona com o mesmo problema na transmissão. Relata então o sucedido a Carrol Shelby, que responde um com um cínico " Ah esse maldito problema... acontecia sempre nos Cobra 289 em circuitos rápidos como Reims, Spa e Le Mans..." Obrigadinho, Mister Shelby.
Depois destas desventuras Dubois substitui a transmissão Borg-Warner por uma Toploader, o que virá a garantir um 2º lugar na geral para o 5R539 nas 24h de Spa em 1968! Curiosamente, nesta corrida, o carro foi modificado de Fastback para Hardtop para poder participar, devido aos regulamentos em vigor na época.
O 5R539 aparentemente ainda existe, convertido novamente para Fastback, e o material mais recente que encontrei refere a sua participação no Le Mans Classic de 2004.
Nuno, muito obrigado pelas fotos! A do interior é mesmo preciosa, pois mostra o interior preto, mas não revestido, e com forros nas portas. Curioso também os instrumentos do modelo de 66 num carro de 65. Dá também para ver que só tem rollbar e não uma gaiola completa, como é visível em muitos GT350R actuais. Vou é colocar o banco do pendura, pois penso que nas 24h de Le Mans, e noutras corridas, era mandatório, pois até protótipos como os GT40 e Ferrais 330P os tinham. Acabei também por apurar que, afinal, o motor do GT40 montado no 5R539 tinha um carburador Holley, muito à semelhança da foto que enviaste.
Como já investi mais de uma semana em scratch nos carburadores Weber, vão para o GT350H , e o GT350R fica com o Holley, rigor histórico oblige.
Curiosamente, também já vi fotos de alguns GT350H modificados com os Weber, tal como usados nos Cobra 289, por isso não será uma grande heresia que vou cometer.
Vai uma voltinha no 6S151?
http://www.youtube.com/watch?v=tQraQ5uw ... re=related" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços
Só mais umas linhas acerca do 5R539: O carro abandonou a prova após 7 horas de corrida, com problemas na transmissão Borg-Warner T10. Dois meses depois, Dubois inscreve o Mustang nas 24h de Spa, onde abandona com o mesmo problema na transmissão. Relata então o sucedido a Carrol Shelby, que responde um com um cínico " Ah esse maldito problema... acontecia sempre nos Cobra 289 em circuitos rápidos como Reims, Spa e Le Mans..." Obrigadinho, Mister Shelby.
Depois destas desventuras Dubois substitui a transmissão Borg-Warner por uma Toploader, o que virá a garantir um 2º lugar na geral para o 5R539 nas 24h de Spa em 1968! Curiosamente, nesta corrida, o carro foi modificado de Fastback para Hardtop para poder participar, devido aos regulamentos em vigor na época.
O 5R539 aparentemente ainda existe, convertido novamente para Fastback, e o material mais recente que encontrei refere a sua participação no Le Mans Classic de 2004.
Nuno, muito obrigado pelas fotos! A do interior é mesmo preciosa, pois mostra o interior preto, mas não revestido, e com forros nas portas. Curioso também os instrumentos do modelo de 66 num carro de 65. Dá também para ver que só tem rollbar e não uma gaiola completa, como é visível em muitos GT350R actuais. Vou é colocar o banco do pendura, pois penso que nas 24h de Le Mans, e noutras corridas, era mandatório, pois até protótipos como os GT40 e Ferrais 330P os tinham. Acabei também por apurar que, afinal, o motor do GT40 montado no 5R539 tinha um carburador Holley, muito à semelhança da foto que enviaste.
Como já investi mais de uma semana em scratch nos carburadores Weber, vão para o GT350H , e o GT350R fica com o Holley, rigor histórico oblige.
Curiosamente, também já vi fotos de alguns GT350H modificados com os Weber, tal como usados nos Cobra 289, por isso não será uma grande heresia que vou cometer.
Vai uma voltinha no 6S151?
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Abraços
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Re: Shelby GT350 em stéreo
Caro João,
Grandes escolhas, grandes modelos ( parece o lema do Pingo-Doce).
Estou certo que vão sair daí grandes modelos de im tema que me apaixona.
P.S. Também era chegada a hora de alguém fazer "frente" ao Nuno que nos bate a todos nos Mustangs
G.
Grandes escolhas, grandes modelos ( parece o lema do Pingo-Doce).
Estou certo que vão sair daí grandes modelos de im tema que me apaixona.
P.S. Também era chegada a hora de alguém fazer "frente" ao Nuno que nos bate a todos nos Mustangs
G.
- João Canas
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Re: Shelby GT350 em stereo
Boas, pessoal,
Obrigado a todos pelo feedback!
Após um mês de trabalho nestes dois bólides ainda não consegui passar da fase de limpeza e dry-fit de peças, com algum scratch à mistura, neste caso, os carburadores Weber 48IDA que irão para o kit do GT350H, o qual, por sua vez, parassá a um Shelby GT350 "normal", pois assim terei mais liberdade de escolha nas cores e sem douradinhos do capitão iglo
Estou ainda a fazer experiencias para clonar a baquet de competição do GT350R, pois entrar numa prova daquelas com um assento de série não deveria ser grande ideia.
De resto estou a corrigir imperfeições da carroçaria, que quando se olha bem de perto são bastante mais do que pareciam inicialmente.
...e quanto ao fazer frente ao Nuno... não me parece. Vamos é unir esforços e inundar o fórum de folclore transmontano, perdão, de Mustangs
Abraços
Obrigado a todos pelo feedback!
Após um mês de trabalho nestes dois bólides ainda não consegui passar da fase de limpeza e dry-fit de peças, com algum scratch à mistura, neste caso, os carburadores Weber 48IDA que irão para o kit do GT350H, o qual, por sua vez, parassá a um Shelby GT350 "normal", pois assim terei mais liberdade de escolha nas cores e sem douradinhos do capitão iglo
Estou ainda a fazer experiencias para clonar a baquet de competição do GT350R, pois entrar numa prova daquelas com um assento de série não deveria ser grande ideia.
De resto estou a corrigir imperfeições da carroçaria, que quando se olha bem de perto são bastante mais do que pareciam inicialmente.
...e quanto ao fazer frente ao Nuno... não me parece. Vamos é unir esforços e inundar o fórum de folclore transmontano, perdão, de Mustangs
Abraços
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- borntobedevil
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Re: Shelby GT350 em stéreo
João, no geral está um bom trabalho, mas o dos carburadores está excelente!
Devil
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Re: Shelby GT350 em stéreo
Concordo plenamente!!!borntobedevil wrote: mas o dos carburadores está excelente!
Devil
Mas o trabalho de lixa dos limpa parabrises tambem não lhe fica atrás. Suponho que vais incluir uns em PE?
Continuação..
Abraço!
- João Canas
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Re: Shelby GT350 em stéreo
Olá pessoal,
Obrigado pelos comentários!
Charger, só removi os limpa-vidros no GT350R porque este carro só usava um, epecial de corrida (litreralmente!), com um braço duplo. Vou ter que o fazer scratch, mas ainda não sei como
Quanto ao outro Shelby de estrada, vou manter os limpa-vidros moldados no kit.
As imagens dos carburadores são ainda um dry-fit, por isso os venturis secundários não estavam bem centrados.
Entretanto os trabalhos têm prosseguido, a passo de caracol, é verdade, e eis as novidades:
- Clone de assento scratch, feito com miliput usando um molde feito com maskol. Antes tentei com Fimo e depois com barro branco e resultaram ambos em desastres. Eu sei que os "pros" fazem moldes com silicone e usam resinas, mas nem sei onde comprar essas coisas, e assim desenrasquei-me com o que tinha à mão.
- Puxadores das portas detalhados, apenas removendo excesso de plástico.
- remoção do friso superior do óculo traseiro no GT350R (o vidro não encaixa na zona superior)
- Instalação das tomas de ar dos travões no Shelby de estrada (carro de 66) mas ainda tenho que tratar das junções.
- Friso/aresta na carroçaria sob o para-choques posterior, que não está representado no kit. No caso do GT350R, que não vai levar o para-choques, torna-se bastante evidente essa falha. Para o carro de estrada, com o para-choques montado não é visível o problema, pelo que só fiz esta correcção no GT350R.
Abraços
Obrigado pelos comentários!
Charger, só removi os limpa-vidros no GT350R porque este carro só usava um, epecial de corrida (litreralmente!), com um braço duplo. Vou ter que o fazer scratch, mas ainda não sei como
Quanto ao outro Shelby de estrada, vou manter os limpa-vidros moldados no kit.
As imagens dos carburadores são ainda um dry-fit, por isso os venturis secundários não estavam bem centrados.
Entretanto os trabalhos têm prosseguido, a passo de caracol, é verdade, e eis as novidades:
- Clone de assento scratch, feito com miliput usando um molde feito com maskol. Antes tentei com Fimo e depois com barro branco e resultaram ambos em desastres. Eu sei que os "pros" fazem moldes com silicone e usam resinas, mas nem sei onde comprar essas coisas, e assim desenrasquei-me com o que tinha à mão.
- Puxadores das portas detalhados, apenas removendo excesso de plástico.
- remoção do friso superior do óculo traseiro no GT350R (o vidro não encaixa na zona superior)
- Instalação das tomas de ar dos travões no Shelby de estrada (carro de 66) mas ainda tenho que tratar das junções.
- Friso/aresta na carroçaria sob o para-choques posterior, que não está representado no kit. No caso do GT350R, que não vai levar o para-choques, torna-se bastante evidente essa falha. Para o carro de estrada, com o para-choques montado não é visível o problema, pelo que só fiz esta correcção no GT350R.
Abraços
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Re: Shelby GT350 em stéreo
Estás a fazer um grande trabalho!
A solução que arranjaste para o banco também funcionou muito bem.
Devil
A solução que arranjaste para o banco também funcionou muito bem.
Devil
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Re: Shelby GT350 em stéreo
....E acho que fizeste muito bem!João Canas wrote: e assim desenrasquei-me com o que tinha à mão.
Grande trabalho nos puxadores das portas, mesmo limpinho
Se fazer um ja é obra, dois então.........
Continuação de bom trabalho!