Guia de compras no Ebay -para quem não tem cartão de crédito

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Guia de compras no Ebay -para quem não tem cartão de crédito

Post by Marco » Sun Mar 07, 2004 4:04 am

V 1.4 - 17-10-2004

Atenção
Este guia baseia-se na minha experiência pessoal com a utilização do Ebay, do sistema de pagamento Paypal e do MBnet, e em alguns relatos que me foram feitos por outras pessoas que também utilizaram estes serviços com sucesso (algumas baseadas no guia, outras não). O objectivo é orientar algumas pessoas que se sintam menos à vontade com os serviços. Não é oficial, nem nada que se pareça. A leitura do guia não dispensa a consulta das ajudas e dos FAQS fornecidos pelos sites MBnet, Paypal e Ebay.

Como guia que é, é falível de conter alguns erros, e o seu autor e/ou pessoas que contribuíram para ele, não serão responsáveis por operações que corram mal, na utilização dos serviços mencionados anteriormente.

Se houver mais alguma questão, é favor enviar-me uma private message.

Passo 0 - O meu cartão de débito serve?:

Convém então que os cartões de débito sejam aderentes à rede Visa (p.e.: Visa Electron), Mastercard ou American Express.

Segundo a experiência de um membro do fórum, os cartões de crédito virtuais gerados por cartões de débito (o vulgar multibanco) da Maestro servem para inscrição no Paypal/Ebay, mas aquando da adição no Paypal, deve ser seleccionado o tipo Mastercard.


Passo 1 - Registo no MBnet pela Internet:

Tendo banca electrónica, e se o banco suportar a funcionalidade MBnet, entrar nessa opção e fazer a adesão. Não conhecendo como funciona o MBNet, aqui fica uma descrição breve:

Depois da adesão, o MBnet permite criar um cartão de crédito temporário (a validade nunca ultrapassa 30 dias). O utilizador define o valor máximo que pode ser usado nesse cartão provisório. Atenção que só é levantado da conta, o dinheiro que efectivamente fôr gasto, ou seja, o valor máximo é apenas um limite. Existem duas formas de criar cartões de crédito temporários

1.1 - Pelo site do banco. (eu criei 2, por engano, mas cancelei-os logo). Se por acaso criarem algum cartão que não queiram usar, é só anular.

1.2 - O que eu considero melhor é ir a http://www.mbnet.pt e clicar no botão que diz "Instalar Ícone MBnet". Isto instala um iconezito na taskbar que permite, mediante o Login e a Password definidas no momento da adesão, criar um cartão de crédito temporário. Ao criar, define-se o tal limite, e convém anotar (o ideal é imprimir a página) os dados do cartão (número, data de validade e um código CV/CV2).

Passo 2 - Registo no Ebay:

Ir ao site http://www.ebay.com e registar-se. Aqui poderão ser pedidos os dados do cartão de crédito, mas nada será cobrado.

Passo 3 - Registo no Paypal:

Em seguida ir a http://www.paypal.com e criar uma conta. Não me recordo bem do processo de criação da conta, mas a determinada altura, são pedidos os dados do cartão de crédito. É só inserir aqueles que foram dados aquando da criação do cartão temporário.

Como eu disse num outro tópico, uma conta "normal" da paypal, permite enviar até $750 USD em pagamentos. Terminado este limite, têm de, ou fazer upgrade para o "Expanded Use" (custa $1.95 USD), ou criar nova conta. Este $1.95 USD, é depois creditado na conta, se decidirem usar o Expanded Use

Passo 4 - Licitar:

Depois é só ir ao Ebay e licitar nos kits que estão interessados. O processo de licitação também é simples:

4.1 - Pode-se licitar manualmente, aumentando o mínimo possível (acho que o vendedor é que define o máximo, porque já licitei com mínimos de $1 e de $0.5) à licitação anterior.

4.2 - Ou então, pode-se definir um preço máximo que se está disposto a pagar, e o Ebay vai licitando automaticamente, aumentando sempre o tal mínimo até atingir o valor máximo definido. Atenção que o Ebay só sobe a parada se houver outra pessoa a licitar acima do teu último valor. Se não houver licitações acima da tua, ele mantém no valor actual.

Passo 5 - Pagamento:

Ganho o item, é só seleccionar a opção de pagar, seleccionar Paypal (quase todos os users usam Paypal). Serão redireccionado para a conta no Paypal e deverão confirmar os dados e efectuar a ordem de pagamento. O dinheiro é automaticamente enviado ao vendedor.

O valor dos portes deve ser somado ao valor do kit, no momento do pagamento, no local indicado.

O vendedor pode também enviar para o vosso email, um "invoice" com o total a pagar (convém ter um email que aceite emails com html. Hoje em dia, quase todos aceitam). Este invoice tem um link para efectuarem o pagamento e geralmente já tem o valor dos portes.

Se pagarem através do "invoice", e quando retornarem à vossa conta do ebay, o item ainda aparecer por pagar, é só aguardar algum tempo que depois essa informação é actualizada.

Pelo que me foi dado a perceber, tanto o Ebay como o Paypal,só cobram taxas aos aos vendedores. Nem o banco me cobrou qualquer taxa até agora, pelas compras. Apenas quando optei pelo Expanded Use Program é que me foi cobrada uma taxa.

O vendedor quer cobrar uma taxa além do valor final do leilão, se pagar pelo paypal. Que fazer?

A política do eBay, é que os artigos, no preço base de licitação, devem incluir todas as taxas que tanto o eBay como o Paypal cobram aos vendedores.

Aos vendedores sediados nos EUA, não é permitido cobrar qualquer taxa ao vencedor do leilão, por este escolher o Paypal como meio de pagamento. Aliás, o eBay solicita a todos os utilizadores que informem o site no caso de detectarem algum utilizador a cobrar taxas ilegalmente.

No entanto, para as vendas efectuados no site http://www.eBay.co.uk, e, desde que estejam sediados no Reino Unido, é permitido aos vendedores cobrarem uma taxa extra pela utilização do Paypal. Esta taxa costuma ser uma percentagem do valor final do leilão.

Não sei qual é a política de taxas nos restantes sites do eBay (por exemplo: http://www.ebay.de)

O que fazer quando a validade do cartão termina?

Quando a validade do vosso cartão estiver prestes a terminar, o Paypal envia uma mensagem para o vosse email, a informar que devem actualizar a informação do vosso cartão de crédito. Como não é possível actualizar os dados do cartão virtual, a única hipótese é criar um novo, e adicioná-lo ao Paypal, removendo o antigo.

Pode acontecer (a mim aconteceu) que a validade do cartão ainda não ter terminado (ou pelo menos assim pensava), e depois de ter efectuado uma compra, o Paypal não me deixou efectuar um pagamento, dizendo que o banco emissor do cartão não autorizou a transferência dos fundos. Não se assustem, basta criar um novo cartão virtual, adicionar ao paypal, remover o antigo e efectuar o pagamento.

Mais tarde, fui consultar os meus cartões virtuais no http://www.mbnet.pt e reparei que o meu primeiro cartão já tinha sido abatido. Não me preocupei em descobrir a razão. Se alguém souber, agradeço que me informe.

Adesão ao MBnet pelo multibanco

A adesão num Caixa Automático processa-se do seguinte modo:

• Introduza o cartão bancário e o respectivo código pessoal secreto.
• Escolha a opção "Serviço MBNET".
• Digite o código secreto pretendido para o MBNet (6 algarismos), o qual deve memorizar.
• Indique, caso pretenda (é opcional), o montante máximo de compras por dia, em Euro.
• Confirme os dados introduzidos.

Depois da confirmação, receberá o talão de adesão ao serviço MBNet, com a Identificação que lhe foi atribuída e, no caso de o ter indicado, o montante máximo de compras por dia.

Por motivos de segurança, o Código Secreto MBNet não é impresso no talão, sendo solicitado que o memorize.

Em qualquer momento, se o desejar, pode proceder ao Cancelamento da adesão ao MBNet.

Preço de reserva - o que é?

Muitas vezes os leilões apresentam uma descrição por baixo do valor actual de licitação que diz: (Reserve price not met) ou (Reserve met). O valor da reserva (que geralmente não aparece) é o valor mínimo a que o vendedor está disposto a vender o artigo. Se este valor não fôr atingido, ele não é obrigado a vender o artigo à pessoa que licitar mais alto.

Cuidados ao licitar:


Um coisa bastante importante, antes de licitar, é verificar se o vendedor envia o artigo para a Europa (caso estejam na Europa,claro :) )ou não. Se enviar, perguntar o valor dos portes, ANTES de licitar. Não esquecer de verificar se o vendedor aceita o Paypal como meio de pagamento.

Dos EUA, eu paguei $15 USD da primeira e $14 USD da segunda vez.
De Singapura, paguei $18.80 USD por dois items.

Ler sempre bem as descrições do artigo, para não terem surpresas desagradáveis.


Ler os feedbacks que esse vendedor obteve dos compradores com MUITA atenção, dando especial atenção aos negativos, se existirem. Procurar feedbacks que falem do tipo de embalagem utilizada pelo vendedor para enviar os kits. Se tiverem dúvidas, não hesitem em perguntar ao vendedor que tipo de embalagem utiliza para empacotar os kits. Isto pode evitar surpresas desagradáveis

Se tiverem hipótese, esperem sempre pelos minutos finais do leilão para licitarem. Ao fazê-lo mais cedo, só vão encarecer o preço do artigo, desnecessariamente.

Como guia em constante actualização, as contribuições são bem vindas! Por favor informem-me se detectarem algum erro ou se quiserem acrescentar qualquer coisa.
Last edited by Marco on Sun Oct 17, 2004 11:20 pm, edited 14 times in total.

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Sun Mar 07, 2004 3:11 pm

Magnifico! :D

Agora toda a gente sabe como fazer!!!

Todos podem fazer compras no Ebay.... :wink:

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Post by Akua » Sun Mar 07, 2004 3:22 pm

1000 Obrigados! :D
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Sun Mar 07, 2004 4:09 pm

Um documento extremamente útil para todos aqueles (que como eu) não são utilizadores do Ebey e que assim podem ter acesso a kits que não estão disponíveis quer nas lojas “normais” quer nas lojas on-line.
Obrigado Marco. :)
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Mon Mar 08, 2004 12:22 am

Pronto, troquei a ordem do passo 1 e 2. Aparentemente, é assim que funciona. Agradeço que se mais alguém detectar algum erro, por favor informe-me para corrigir a situação. Peço desculpa pelo erro. É que não me lembrava mesmo do pedido dos dados do cartão aquado da criação da conta no ebay...

Obrigado, EVO VI pela chamada de atenção

Mustang
Posts: 32
Joined: Sat Feb 14, 2004 2:37 pm
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Mustang » Mon Mar 08, 2004 3:04 pm

Muito Obrigado por esta explicação, eu já tinha feito esta pergunta e já queria começar a comprar no ebay, mas depois desta palestra, o que não falta é vontade!! :roll:

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Tue Mar 09, 2004 6:25 pm

Mais uma adenda ao guia. Aparentemente, e segundo a experiência que o Evo VI teve, os cartões de crédito virtuais gerados por cartões de débito da Maestro não servem para inscrição no Paypal/Ebay.

Convém que os cartões sejam aderentes à rede Visa (p.e.: Visa Electron), Mastercard ou American Express...

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Tue Mar 09, 2004 11:57 pm

Exactamente!!!

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Tue Mar 09, 2004 11:58 pm

O Visa é o mais eficaz e rápido!!! :D :wink:

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Fri Mar 19, 2004 5:13 pm

Pronto, eis o que me aconteceu:

O meu cartão virtual (supostamente, terminava no dia 29 deste mês).

Hoje efectuei uma compra, em que o valor, não ultrapassava o limite que tinha estabelecido, mesmo adicionando com aquilo que já tinha comprado. Ontem recebi uma mensagem do Paypal a avisar que a validade do cartão estava a terminar e que devia actualizá-lo. Como ainda faltavam alguns dias, não criei novo cartão.

Hoje, quando fui pagar, o pagamento foi recusado (dizia lá que o banco emissor do cartão, não autorizava o pagamento.) Nada de mais. Foi só criar novo cartão virtual e adicioná-lo ao paypal e pagar com o novo. Em seguida removi o antigo.

Ou seja, se vos acontecer alguma coisa parecida, não se assustem (eu assustei-me :))

Depois eu faço um edit à mensagem principal para adicionar estes dados :)

Marco

User avatar
vidas
Posts: 563
Joined: Thu Feb 12, 2004 11:03 pm
Location: Coimbra

Post by vidas » Fri Mar 19, 2004 5:41 pm

Olá Marco!!

Devo dizer que este tópico é muito útil para quem pretende começar a "gastar" uns dinheiritos no ebay!! :)

Obrigado por esta explicação, e por alguns esclarecimentos que me deste no messenger!! :)

1abraço,
vidas

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Fri Mar 19, 2004 5:49 pm

Cuidado com essa história dos dinheiritos :) :) Um gajo começa a ficar entusiasmado com os preços e quando se vai ver, já lá foi uma fortuna. :)

Para mim, acabou! Durante algum tempo, não compro mais nada :)

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Fri Mar 19, 2004 7:09 pm

Só para dizer que actualizei o guia. Se notarem alguma incorrecção ou quiserem adicionar mais alguma informação, por favor avisem-me.

Um abraço

Marco

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Post by Akua » Fri Mar 19, 2004 7:19 pm

humm...a nossa primeira FAQ. :D :D
Parabens pelo guia. Keep up the good work! :D
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

User avatar
vidas
Posts: 563
Joined: Thu Feb 12, 2004 11:03 pm
Location: Coimbra

Post by vidas » Fri Mar 19, 2004 10:15 pm

Eu acho que está tão bem elaborado que propunha que este tópico passasse a inamovível!! Que acham?!?!?!

1abraço,
vidas

Post Reply