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Ai se eu tivesse um martelo!!!!

Posted: Sun May 02, 2004 2:28 am
by Evolution VI
Ai se eu tivesse um martelo!!! :evil: Quem é que já não disse esta frase aquando a montagem de um kit quando a coisa está a correr pro torto?? :D

Pois é! Eu lembrei-me de uma sugestão para o forum à custa desta frase e à custa dos meus sucessivos erros e do o pessoal aqui do forum vai tendo, como já tiveram. :?

A sugestão parte da criação de um tópico efectivo tipo "Trabalhos em Progresso" ou "Trabalhos completos", para que o pessoal pudesse colocar lá algumas fotos daqueles carros/motas que correram mal, daqueles carros/motas que ainda não foram para o lixo sabe-se lá "porque?", daquelas etapas desastrosas que não se poem no progresso pois no progresso habitualmente coloca-se aquilo que corre bem, entre tudo aquilo que correu menos bem. :(

O Objectivo deste tópico é sublinhar, alertar, convencer, avisar de tudo aquilo que não se deve fazer, submetendo uma imagem (se acharem necessário) para ajudar a evitar desgraças. Só assim podemos evitar erros como aprender com os erros dos outros. :)

Digam o que acham desta ideia... :oops:

Posted: Sun May 02, 2004 4:10 am
by RMR
Evo,

acho uma excelente ideia. Realmente só vemos fotos dos resultados positivos, os negativos ou menos positivos ficam guardados numa "pasta secreta".

Talvez se partilhassemos essas más experiencias talvez conseguissemos ajudarmo-nos de modo a melhorar os nossos trabalhos.

Eu voto a favor.

Grande abraço, Rui.

Posted: Sun May 02, 2004 8:18 pm
by Marco
Era capaz de ser interessante, se o pessoal daqui tiver modelos nessas condições e estiver disposto a mostrá-los. Falo por mim, não tenho nenhum (ainda) ;)

Posted: Sun May 02, 2004 10:55 pm
by Evolution VI
Há de certeza modelos por aqui que não são do total agrado dos autores...
O objectivo não é criticar o que os outrso fizeram de mal mas sim alertar para que de futuro passar pelas mesmas fases não cometer as mesmos erros.

Obrigado RMR

Posted: Mon May 03, 2004 10:27 am
by Nelson
100% de acordo :D

Posted: Wed May 05, 2004 10:44 am
by Akira
Bem, já que está tudo com vergonha para começar eu tomo a iniciativa.

Sujeito : Citroën 2CV (Tamiya)

Problema : Depois de aplicar uma camada de TS-13 (Clear) este reagiu com a tinta derretendo-a em certos pontos da carroçaria.

Causa : Desconhecida. A ultima camada de tinta já tinha sido aplicada á mais de uma semana e a carroçaria esteve sempre a descansar dentro de uma tupperware.

Solução : Visto a quase totalidade dos problemas serem nos frisos das portas e angulos vou tentar ver que me consigo safar com um pincel. Caso contrário toda a carroçaria vai ter de ser pintada a spray.

Posted: Wed May 05, 2004 11:38 am
by PMMSC
O spray do verniz estará bom? Agitas-te bem?

Não compreendo porque reagiu assim... :?

Posted: Wed May 05, 2004 12:15 pm
by Akira
Foi bem agitado e era uma lata nova.
Mais um mistério.

Posted: Wed May 05, 2004 1:48 pm
by Zender
que marca de tinta era o Azul base ??????? e como foi aplicado?????

Posted: Wed May 05, 2004 1:49 pm
by Zender
que marca de tinta era o Azul base ??????? e como foi aplicado?????

Posted: Wed May 05, 2004 3:41 pm
by PMMSC
Nõ teria gordura nessas zonas em que reagiu??!! :?

É que é mesmo muito estranho.... :(

Posted: Wed May 05, 2004 5:17 pm
by DFV
"Bolas para o pinhal":

Esta semana esteve muita humidade no ar, logo, a tinta de baixo pode não ter curado tão bem como habitualmente.
Outra "bola": aplicaste camadas leves ou foi logo uma "pesada"? Sendo o clear da mesma composição da tinta de base, mas com menos pigmento e mais "solvente", se a camada foi "pesada" o solvente pode ter atacado a tinta de base, precisamente onde esta era mais fina, logo menos resistente - frisos e curvas.

Posted: Wed May 05, 2004 7:16 pm
by Akira
Spray da Tamiya TS-23 por cima de primário branco da Tamiya.
Não, também não tem a ver com gordura. A tinta não estar seca seria uma explicação bastante lógica mas a carroçaria ficou 1 semana fechado dentro de uma tupperware em cima do monitor do PC para apanhar calor e criar efeito estufa, pelo que tinha obrigação de estar mais do que seca. Fosse qual fosse a causa (possivelmente o TS-13 é mesmo forte e imprevisível) já estou a tratar de corrigir.
Por exemplo no Brabham BT-46 apliquei o TS-13 por cima do TS-8 no próprio dia e não tive qualquer problema.

Posted: Thu May 06, 2004 2:29 am
by Evolution VI
Eu como nunca utilizei o TS-13 não posso ajudar...

O que tenho lido aqui no forum é que o TS-13 sem duvida se trata de um verniz muito complicado de entender, é demasiado imprevisivel.

Qualquer sugestão mencionada para a possivel causa não me parece viavel pois então: Porque é que não reagiu na carroçaria toda?

As zonas que atacou são zonas que por excelencia até secam mais rápido porque são tipo "vincos" e a quantidade de tinta ai distribuida não é tão densa como no capot por exemplo, logo a secagem talvez se ponha de parte.

Aqui fica mais uma vez a prova de que o X-22 ainda consegue ser mais seguro e para mim... é o que traz o melhor acabamento.

Posted: Wed Nov 03, 2004 10:48 pm
by Luis_Lopes
Sujeito : Skyline R33(Tamiya)

Problema : Borrachas e capot mal mascarado.

Causa : Desconhecida. Será falta de jeito?

Solução : Como não estou para gasytar muito mais dinheiro, e kero-me livrar deste kit, vou fazer uma coisa diferente. Preto com ele. era capaz de encomendar o kit da SAS para o trasnformar no 400R, mas ainda n sei.

Moral : Para a próxima vez que começar com aventuras, ponderar bem se terei capacidade para as fazer correctamente!

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