Conservação de modelos com o passar do tempo

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Conservação de modelos com o passar do tempo

Post by Morbius » Tue Jan 15, 2008 6:25 pm

Carrisimos, gostaria aqui de colocar a questão relacionada com o factor tempo nos nossos modelos...
tenho alguns modelos que com o tempo o verniz dado na altura para preservar os decalques amaraleceu... sabem de algum remedio se o há para dar a volta a este problema?
Outra questão é relativo a vitrines onde colocar o modelo e a questão que coloco é como fizeram vcs !
compraram por encomenda e à medida? fizeram vcs? aproveitaram ( como eu) aquela velha cristaleira la de casa? ou como tb fiz aproveita-se o velho aquário.
se fosse agora continuavam no vidro ou iam para o acrilico?
conhecem quem os faça?
aguardo as vossas dicas

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Post by valdispert » Tue Jan 15, 2008 7:02 pm

Esta é bastante popular entre modelistas:

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/30119205

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Post by valdispert » Tue Jan 15, 2008 7:05 pm


User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Tue Jan 15, 2008 7:48 pm

O problema das vitrines é o pó. Quando tiver que pensar nesse assunto, vou ter de arranjar uma solução à prova de pó...Talvez com portas de correr... Não sei.

User avatar
vic98auto
Posts: 388
Joined: Tue Aug 23, 2005 4:45 pm

Post by vic98auto » Tue Jan 15, 2008 10:55 pm

Também comprei duas no Ikea, bem giras, pena que não são estanques ao pó. Já comecei a recuperar alguns modelos com quase 20 anos cujos decalques estão amarelos. a solução é encontrar novas folhas de decalques (e-bay) e refazer a carroçaria.

mac62
Posts: 66
Joined: Tue Nov 01, 2005 11:56 am
Location: vila meã - amarante

problema com o pó

Post by mac62 » Wed Jan 16, 2008 7:18 pm

Caros amigos, a exposição dos modelos é um grande problema por causa do pó. Depois de muito pensar, mandei fazer umas estantes em madeira e vidro e onde o problema do pó ficou bastante etenuado, pois tenho os meus modelos nessas estantes á oito anos e não se nota pó. Em anexo coloco imagens das estantes, o segredo é que a porta tem que envolver o aro completamente, num dos lados leva uma dobradiça completa, isto é, que acompanhe o aro de madeira de cima a baixo, e o vidro tem que ter aro de suporte dos dois lados.
Caso esta explicação não seja entendivel, coloquem as vossas duvidas que eu tento esclarecer.
Manuel Carvalho

mac62
Posts: 66
Joined: Tue Nov 01, 2005 11:56 am
Location: vila meã - amarante

Post by mac62 » Wed Jan 16, 2008 7:23 pm

Lamento mas as fotografias não entraram, vou tentar colocar novamente
Attachments
DSCN0001.JPG
DSCN0001.JPG (27.08 KiB) Viewed 7361 times

mac62
Posts: 66
Joined: Tue Nov 01, 2005 11:56 am
Location: vila meã - amarante

Post by mac62 » Wed Jan 16, 2008 7:23 pm

aqui vai a segunda, as minhas desculpas
Attachments
DSCN0002.JPG
DSCN0002.JPG (48.01 KiB) Viewed 7362 times

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Wed Jan 16, 2008 8:28 pm

hmmm. Interessante :) Obrigado pelas fotos!

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Wed Jan 16, 2008 11:10 pm

Marco wrote:O problema das vitrines é o pó. Quando tiver que pensar nesse assunto, vou ter de arranjar uma solução à prova de pó...Talvez com portas de correr... Não sei.
Marco, tens bom remédio... o ANSantos tem umas vitrines espectaculares para kits... boa construção e com bom isolamento do pó... o preço é bastante em conta!

Abraço

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Thu Jan 17, 2008 1:06 am

Eu lembro-me do Ansantos ter uma caixinhas pequeninas, individuais... Até comprei-lhe uma numa exposição em Leça...

Mas eu vou ter de ir para uma coisa maior (apesar de ficar vazia :D)

User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Re: Conservação de modelos com o passar do tempo

Post by Morbius » Thu Feb 07, 2008 11:29 pm

hum ...boas soluções mas o po tb é o meu pior inimigo.
sabem onde se pode mandar fazer aqui pros lados de lisboa?
thks
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Conservação de modelos com o passar do tempo

Post by art » Fri Feb 08, 2008 11:30 am

Mais um tópico de (boa) discussão que perdi, por estar em "época sabática" :D

Noutro tópico coloquei uma das minhas vitrinas (são 4). Ao centro, coloquei um vedante (do tipo "Tesa").
Esteticamente, não é nada interessante. Porém, é COMPLETAMENTE estanque ao pó. Tenho as mais antigas há 18 anos (a outra tem entre 10 a 15 anos).
Garanto que nunca limpei nenhuma prateleira, devido à estanquicidade das vitrinas.

Em relação à questão dos vernizes....... é EXACTAMENTE pelo motivo descrito que nunca apliquei vernizes nem "polish" nos meus modelos!!!
Eu explico: um par de anos após me ter iniciado nas lides do Modelismo (já a frequentar o Ensino Superior) tive a sorte de contactar A referência (na altura) de modelos à escala de 1/43, em Portugal. Morava para os lados da Amadora. Fabricava, muito artesanalmente, reproduções de carros do Rali de Portugal e era a única coisa de jeito que havia, naquele tempo: os modelos 3J. Nos dias que correm são "relíquias" (pela sua raridade, não pela qualidade, que é francamente má, para os dias de hoje).

Embora circulasse, nos meios da especialidade, de que se tratava de um "intratável", foi uma pessoa que me deu bastantes dicas e uma delas foi : NUNCA usar vernizes, pois a película amarelece com o tempo e torna o aspecto final muito mau, especialmente se o carro for de base branca.
SEMPRE segui este conselho. Presumo que, hoje, os vernizes sejam mais resistentes ao passar dos anos. Mesmo assim, a julgar pelos relatos deste tópico, o problema persiste.

Esse Senhor, já nos anos 90, mostrou-me todos os seus moldes e bases, numa sessão muito instrutiva. Disse-me que iria fazer mais um modelo de cada molde, ao que se seguiria a destruição destes. Não sei se isso se passou ou não. Esse Senhor faleceu há uns anos, infelizmente.
Como singela homenagem, evoco o seu nome: João Campeão de Freitas. Alguns dos adeptos da 1/43, aqui do Fórum, já devem ter ouvido falar dele.

Art

prorallye43
Posts: 371
Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
Location: Leiria

Re: Conservação de modelos com o passar do tempo

Post by prorallye43 » Fri Feb 08, 2008 12:43 pm

Olá Caros Amigos e Art,

João Campeão de Freitas foi de facto um senhor nestas lides, nos tempos em que em Portugal não havia nada e tudo o que se podia fazer era inventar, os modelos 3J eram uma benesse extraordinária, ainda que, nos nossos dias, quando olhamos para eles nos pareçam bastante maus, na época eram extraordinários!

Não sei se os moldes chegaram a ser destruídos, penso que é possível... sei isso sim que as numerosas folhas de decalques não o foram, tendo sido distribuidas pelos amigos antes do seu falecimento.

Recentemente, através das minhas actuais lides do Dakar, via clube Rallye Raid 43, travei conhecimento com um modelista dos nossos tempos com o qual muito rapidamente, pela empatia imediatamente criada, aprofundei uma relação de grande amizade... e do qual, com enorme simpatia, recebi a módica quantia de 154 folhas de decalques do nosso Rali de Portugal, elaboradas precisamente pelo João Campeão de Freitas... extraordinário!!

É justo que se preste sentida homenagem a estes grandes pioneiros do nosso Hobby... sem eles a escala 1/43 artesanal estaria ainda na idade da pedra...

Obrigado a todos.

Um grande abraço.

ciclotron
Image

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Conservação de modelos com o passar do tempo

Post by art » Fri Feb 08, 2008 12:48 pm

ciclotron wrote:Olá Caros Amigos e Art,
Sinceramente, gostei desta distinção, entre os teus amigos e a minha pessoa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Olha, em PM, fala-me melhor dessas 154 folhas de decalques, ok?
Estou a salivar mais do que um cãozinho do Pavlov! :D

Art

Post Reply