A colecção do meu amigo António

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
User avatar
jasam
Posts: 695
Joined: Sat Jul 10, 2004 3:38 pm
Location: Vila Nova Poiares

Re: A colecção do meu amigo António

Post by jasam » Fri Feb 08, 2008 10:38 am

scirocco wrote:Polémicas à parte, pois não quero ir por ai.
Confesso que para além das montagens, tambem me dá muito gozo andar atrás daquele modelo, procurar, pesquisar, a satisfação que se obtem quando o encontramos, e finalmente o prazer da aquisição.
São feitios e este é o meu, dai que tambem adquira mais modelos dos que os que consigo montar num futuro próximo. Não possuo uma quantidade nem de perto nem de longe comparavel à do amigo António, mas compreendo perfeitamente como se chega aquela situação.

Cumprimentos a todos.
Tal e qual amigo Jose, quando pedi ao meu amigo António que me deixasse tirar algumas fotos do seu espólio, nuca pensei despartar tanta celeuma, enfim estamos num país livre e cada um pensa e expressa o que lhe apetece. Eu confesso que também sou um pouco assim, coleccionador de caixas apesar de já possuir umas largas dezenas de modelos concluidos. Não sei porquê mas é assim e podem ter a certeza se eu ganhasse bastante mais dinheiro aí sim, se calhar teria esta ou aquela resina que por agora não posso comprar, pode ser que os meus filhos ( apesar de ainda não ser pai ) também tenham este gosto, sempre é melhor, penso eu, do que andar a estoira-lo na noite ou em cigarros . Quanto a si António, continue a fazer o que lhe dá na gana, porque se tem capacidade financeira e gosto para tal quem somos nós para recriminar isso. Além disso como eu disse atrás sempre é melhor ter um espólio desses, do que ter gasto o dinheiro sabe-se lá em quê, ao menos aí está material para amostra, e já sabe quando se qqquiser desfazer de alguma coisa de Ralis eu cá estou :D :D :D .
E se calhar já estaria na hora de acabar com estas polémicas, o que acham ?

PS : Para si António, obrigado por me ter deixado ir lá a casa tirar as fotos e peço desculpa por depois ter passado por algumas criticas no meu vêr um pouco infundadas. Se calhar era melhor ter ficado no anonimato, e não se ter dado a conhecer a esta comunidade.

Joao

User avatar
pedroalex
Posts: 790
Joined: Wed Jul 14, 2004 2:29 pm
Location: Sintra

Re: A colecção do meu amigo António

Post by pedroalex » Fri Feb 08, 2008 11:53 am

Tambem vou mandar a minha posta.

Parece-me que se está a fazer uma tempestade num copo de água.

Eu consigo perceber os dois lados.

Percebo perfeitamente o Antonio, que compra o que bem entende, quando bem entende, com a intençaõ de vir a fazer mais tarde. O dinheiro é dele, e portanto é livre de fazer dele o que quiser.
Tambem percebo o Dias, pq todos nós gostamos de ver os kits feitos, e não dentro das caixas.
Todos nós temos alguns kits para fazer, e ainda não tivemos tempo para tal, mas uma quantidade daquelas, impressiona-me.
Alguns nem conhecia.

User avatar
Akua
Posts: 1034
Joined: Mon Jan 26, 2004 6:14 pm
Location: Vila Nova de Gaia/Lisboa
Contact:

Re: A colecção do meu amigo António

Post by Akua » Fri Feb 08, 2008 12:17 pm

Meus amigos,

Moderação sff! :) Não adianta andar tudo as cabeçadas por causa de umas caixas empilhadas!

Há quem faça colecção de selos, calendários, relógios (dos caros ainda por cima), e quem faça colecção de kits! Se for modelista e coleccionador, melhor ainda. Se for apenas coleccionador, não me choca nada.

Digo-vos... eu ADORAVA fazer colecção de kits Tamiya. Acho as caixas lindas, e se tivesse uns € a mais era a primeira colecção em que pensava. todos os KITS auto tamiya até à data... BRUTAL!!
a Finalizar: Evento:
ImageImageImage

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: A colecção do meu amigo António

Post by art » Fri Feb 08, 2008 12:34 pm

Pela última vez, neste tópico, prometo.

1º - Expus uma opinião;
2º - Fui criticado por a haver exposto;
3º - Rebati, dizendo "alto e bom som" que respeitava todas as outras em contrário;
4º - Fui sarcástico, quando me pareceu que as opiniões valiam "mais" por virem de quem tem "muitos" modelos montados;
5º - O proprietário ( e meu colega de profissão) já (se) explicou, de uma maneira correcta e educada.

Agora, vamos a factos:

1º - Está no título (e no espírito) deste Fórum, tudo o que se relacione com Auto e Motomodelismo;
2º - O coleccionismo de caixas, marcadamente, sai deste âmbito (pelo menos, quando não é colocado no "off-topic");
3º - NINGUÉM foi ofensivo, incorrecto ou mal educado;
4º - O Akua pediu moderação. Sendo ele próprio o moderador, não viu qualquer incorrecção no debate. A haver, teria de ter agido em conformidade, como é seu direito/dever;
5º - A discussão tomou contornos de "guerra", quando o assunto o não merece (desculpem, mas também me parece um facto).


Ah, o Akua dá outros exemplos de coleccionismo. De acordo, mas são todas de objectos "prontos", o que não é o caso. de qualquer forma, não me choca nada. Também tenho algumas caixas de kits para montar, como é lógico, todos temos.


E com isto me calo.

Art

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Re: A colecção do meu amigo António

Post by lucas » Fri Feb 08, 2008 1:34 pm

Reencontro-me nas palavras do ARt.
Julgo ter sido bem claro, emiti uma opinião e respeito todas as outras, logo é expectante da minha parte, que a minha seja respeitada, é assim que sempre deve ser.
é de fácil conclusão, que a pluralidade de opinião é sinal de bom senso e de boa saude neste forum, aqui existe lugar para todos e todas as opiniões,construtivas e dentro do óbvio da boa educação.
Sempre fiz e continuo a fazer questão que todos participem, opiniões concordantes com a minha, já sei como é, basta pensar pela minha cabeça.
Abraço a todos

User avatar
Pedro F. Gouveia
Posts: 217
Joined: Wed May 19, 2004 10:25 am
Location: Funchal - Madeira
Contact:

Re: A colecção do meu amigo António

Post by Pedro F. Gouveia » Fri Feb 08, 2008 10:12 pm

Caros amigos,
não posso deixar de dar o meu apoio ao António.
Digo isto, pois passei muitos anos a amontoar caixas tal e qual o António e, só depois
de "arranjar" tempo e um espaço capaz, é que comecei a montar os dito cujos.
A mim não me faz impressão aquele volume de caixas. O mais importante é tê-las e raras.
Também e, talvez devido à minha de pensar, não programo que kit virá a seguir ou quantos,
pois geralmente faço-os ao mesmo tempo 2,3, 4 ou 5. (Isto também confunde algumas pessoas).
No fundo são maneiras diferentes de ser e pensar.
Dito isto, coloquei aqui uma explicação ,penso que plausível, para ter uma colecção de caixas.

Pedro Gouveia

Rui Duarte
Posts: 283
Joined: Wed Nov 01, 2006 10:57 pm
Location: Entroncamento

Re: A colecção do meu amigo António

Post by Rui Duarte » Fri Feb 08, 2008 10:33 pm

ja vi ate por aqui pessoal a dizer tudo e mais alguma coisa e nao me custumo meter em polemicas mas ha por aqui comentarios que nao fazem muito sentido. mas sejam todos honestos com voces proprios e digam la se tivessem disponibilidade economica nao tinham uma boa coleçao?
alias neste topico todo a unica critica construtiva que na minha opiniao se aproveita foi a das parteleiras. alguns membros dizem que nao gostam de ver os modelos dentro de caixas. vao as lojas de modelismo de olhos fechados é?
se este companheiro do vicio tem poder economico para comprar os modelos para ter um exelente leque de escolha nao e a mesma coisa que voces gostarem de ter uma boa loja de modelismo onde ir fazer compras? e ja agora como opinao pessoal prefiro ver um modelo por montar do que um modelo "estragado" pela "liberdade artistica"...
Image

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: A colecção do meu amigo António

Post by rosso corsa » Sat Feb 09, 2008 11:20 am

Épa, grande tópico,

Tinha-o visto no inicio mas nunca pensei que desse tanta polémica, mas um forum sem alguma polémica é como comida sem sabor :D :D .

Já agora parabéns ao António pela sua Colecção, sim Colecção, pois o coleccionismo é uma actividade ou hobbie que não tem limitações de escolha e opções, há colecções do mais estranho que se possa imaginar, e uma de kits de carros de competição é para mim dos melhores temas que se podem escolher.

Eu também tenho dezenas de kits por montar muitos já começados á mais de 10 anos e muitos mais nas caixas sem mexer. Se calhar nunca os vou acabar, mas sempre que me é possível la vai mais um, desde que me pareça uma boa compra e esteja dentro dos meus temas é melhor comprar agora do que nunca mais ter essa oportunidade. Já muitos passaram por mim á muitos anos atrás que os poderia ter por 35 ou 40 euros e agora valem mais de 150 e estão completamente fora do que acho razoável e lá fico com um tema incompleto, porque cada vez vão ser mais caros e cada vez há menos fabricantes e que lançam menos novidades.

Cada um tem direito á sua opinião como é obvio, e tanto é valida a que ache que um kit é para ser montado como o que acha que deve comprar agora para montar mais tarde. Eu também acho que um bom kit deve ser muito bem montado e não desperdiçado numa montagem mal feita, mas um meu amigo coleccionador ( de montados, não é modelista ) sempre que compra um kit, e são vários por semana, quer vê-lo montado o mais depressa possível o que por vezes acaba num mau modelo, e para mim foi um kit desperdiçado mas para ele é mais um carro na colecção e fica satisfeito com isso. No final é isso que interessa que cada um de nás fique satisfeito com o nosso hobbie e eu como coleccionador e modelista fico muito satisfeito quando faço uma boa compra de um kit :D , e muito mais quando acabo de montar um :D :D .

User avatar
NoBrakes
Posts: 568
Joined: Tue Feb 10, 2004 7:47 pm
Location: Queijas / Alfragide / ISEL
Contact:

Re: A colecção do meu amigo António

Post by NoBrakes » Sat Feb 09, 2008 6:07 pm

uns são malucos por empilharem caixas, outros são malucos por comprarem die-casts 1:43 a 50 e 60€, outros são malucos por comprarem um kit de 15€ e encherem-no de foto-incisões e extras no valor de 3 ou 4 vezes o preço do kit....... amigos, duma maneira ou de outra, cada um de nós acaba por ser maluquinho em certo aspecto, que não tem telhados de vidro que lance a primeira pedra!
Sou maluquinho psicótico, tenho cerca de 150 kits em caixas por montar, não sei se os vou montar a todos ou não, se os não montar, ficam para as gerações vindouras, minhas ou não! querem fotos??? :twisted: :twisted: :twisted: :wink:

User avatar
cpmonteiro
Posts: 324
Joined: Sat Apr 09, 2005 5:17 pm
Location: Santo Tirso

Re: A colecção do meu amigo António

Post by cpmonteiro » Sat Feb 09, 2008 7:21 pm

NoBrakes wrote: tenho cerca de 150 kits em caixas por montar, não sei se os vou montar a todos ou não, se os não montar, ficam para as gerações vindouras, minhas ou não! querem fotos??? :twisted: :twisted: :twisted: :wink:
Sim, quero fotos. :)

Monteiro

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: A colecção do meu amigo António

Post by alvarol » Sun Feb 10, 2008 12:11 am

Bem vindo e parabéns António, excelente coleção a tua, particularmente esses fórmula um que consigo deslindar no meio de tanto kit, era bom que os podesses mostrar mais em pormenor pois alguns deles serão sem dúvida modelos de se tirar o chapéu e que confesso me deixaram com água na boca ;(ai !esses brabham!) :roll: ,talvez um dia tenhas paciência e partilhes umas fotos mais a jeito de "review" como eu às vezes faço nos tópicos "qual foi a tua última compra" ou em "avaliação", fica aqui para tí essa sugestão.
Contudo não posso ficar indiferente a alguns dos comentários que por aqui tenho lido, e gostava de vos dizer a todos os caros colegas modelistas que me estão a ler, que para mim a forma como encaramos o modelismo é absolutamente pessoal, todos somos livres de pensar e fazer o que verdadeiramente queremos e podemos, por isso todos nos deveriamos respeitar e sermos moderados nas considerações que aqui fazemos relativamente a outros ou aquilo que outros fazem, ( senão corremos o risco de nos insultarmos uns a outros e aí não há grande razão para termos um fórum, podemos fazê-lo na rua como também infelizmente é vulgar!).
Também eu tenho uma coleção imensa de modelos, nas mais variadas formas, tenho kits de plástico, kits de resina, às escalas 1/43, 1/48,1/32, 1/35,1/24, 1/16,1/12, enfim, isto sem falar nos 1/18 e outros 1/43 antigos como Dinky's ou Solido... vocês estão a ver o "filme" não é?.
Nem pensar ou rotular-me de comprador compulsivo como alguém aqui fez, a minha coleção é fruto de muitos anos de paixão, paçiência e muita insistência na procura desta ou daquela peça, quando era mais jovem, lembro-me perfeitamente de ver nas montras como a da há muito tempo fechada "Biaggio Fiora" na baixa de Lisboa, kits que eu não tinha a mínima hipótese de comprar, sonhava com eles pois o modelismo estava-me desde muíto cedo no sangue, e assim foi durante muitos anos até conseguir reunir condições para começar a construir a minha coleção que hoje é o meu orgulho , às vezes anos de espera, e é assim que se constrói algo em que temos orgulho! assim como eu tenho na minha coleção e como o António terá na sua ou como qualquer de voçês terá na vossa, não me parece importante estarmos aqui a julgarmo-nos uns aos outros no que fazemos e pensamos, o importante é que todos gostamos do modelismo e é isso que estamos aqui a fazer, a partilhar o gosto pelo modelismo.
já agora e para rematar, se pudesse gostava de poder fazer uma caixa forte como a do "Tio Patinhas" e enchê-la de toda a espécie de kits, modelos e outras maquetes, e enfim mergulhar nelas, Happiness :D
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

ajlour
Posts: 161
Joined: Sun Aug 19, 2007 10:44 pm

Re: A colecção do meu amigo António

Post by ajlour » Sun Feb 10, 2008 2:00 am

Caros Amigos:
Contínuo a acompanhar com interesse este assunto não por ser um dos "suspeitos" mas porque realmente o mundo das miniaturas me fascina .A procura e o querer arranjar aquele kit que vi na montra,tambem aconteceu comigo na Biaggio, dá-me gozo,e isso ninguem me pode tirar.Se puder compro,senão tambem sonho...e paciência...fica para a proxima:Neste momento gostaria de poder comprar os Tyrrel 010,011,012,os Brabham Bt60 e BT44 da Ace e Orange que estão a sair,mas neste momento....estão verdes,não prestam...!
Caro Alvaro,um dia destes vou tentar colocar aqui mais algumas fotos,é só saber começar a trabalhar com a minha digital(percebo pouco disso),ou então peço ao jasam novamente.Tudo isto é fruto de muitos anos pois comecei aos catorze anos e...já lá vão mais trinta e quatro...Gostarei de ver daqui a alguns anos alguns destes "críticos"(no bom sentido)......
Alguem perguntou se vendia algum kit.Talvez tenha alguns que o possa fazer-1/20Fiat 131Abarth (tamiya),Shadow Dn9 Samson (Ace), Lotus80 St27 e o Matra 670B LM da LMiniatures.Tenho ainda um McLaren M16B Gulf,1/18 da Carousel.
Desejo uma continuação de boas montagens.António

User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Re: A colecção do meu amigo António

Post by Morbius » Sun Feb 10, 2008 2:06 am

Caro antonio como conseguiste tamanho espolio
:P
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Re: A colecção do meu amigo António

Post by Morbius » Sun Feb 10, 2008 2:08 am

como alguem aqui ja disse ...
a inveja é 1 coisa muito feia
marquem mas é 1 jantar isso sim ....é de homem....
:evil:
força antonio
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

ajlour
Posts: 161
Joined: Sun Aug 19, 2007 10:44 pm

Re: A colecção do meu amigo António

Post by ajlour » Sun Feb 10, 2008 2:12 am

Caro Morbius:
Não é díficil em todos estes anos ir comprando..e o tempo ser cada vez menos para ir montando e as caixas vão-se juntando.É o hei-de fazer.

Post Reply