Ferrari 212 Uovo
Ferrari 212 Uovo
Ferrari 166 com motor 212 criado pelos irmãos Marzotto à revelia do "velho", dado que se queixavam que os Ferrari podiam ser muito melhorados... crime disse ele! Carroçaria Fontana e Reggiani. Kit Tron 1/24, muito simples.
Zé
Zé
- Attachments
-
- P1130104.JPG (72.11 KiB) Viewed 5432 times
-
- P1130105.JPG (72.29 KiB) Viewed 5432 times
-
- P1130107.JPG (71.59 KiB) Viewed 5429 times
-
- P1130108.JPG (74.64 KiB) Viewed 5430 times
-
- P1130112.JPG (66.07 KiB) Viewed 5427 times
- João Pinto
- Posts: 433
- Joined: Wed Jan 31, 2007 9:55 pm
- Contact:
- rosso corsa
- Posts: 772
- Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
- Location: Portugal
- Contact:
Re: Ferrari 212 Uovo
Impecável, desconhecia que existia um kit da Tron em 1/24.
Foi este carro que me levou a conhecer os kits de metal e resina em 1/43, quando vi na montra da MIMO2 um, penso que também da Tron, em meados dos anos 80. Os pormenores dos fechos do capot, limpa vidros e dos vidros em PE já na altura faziam muita diferença para os kits da vitesse que eu comprava.
A partir dessa altura comecei a comprar os kits de ralie em resina da F Project, 3J, Troféu nacionais e também os Starter, Tron e Racing 43 e mais tarde virei-me para os clássicos principalmente AMR, Phoenix e Paddock.
O curioso é que nunca comprei este Ferrari "Uovo" apesar de o achar espectacular, talvez porque não conheço a história do carro.
Parabéns pelo modelo DFV e já agora, se não for pedir muito, houvir um pouco mais da história do carro seria um prazer
Foi este carro que me levou a conhecer os kits de metal e resina em 1/43, quando vi na montra da MIMO2 um, penso que também da Tron, em meados dos anos 80. Os pormenores dos fechos do capot, limpa vidros e dos vidros em PE já na altura faziam muita diferença para os kits da vitesse que eu comprava.
A partir dessa altura comecei a comprar os kits de ralie em resina da F Project, 3J, Troféu nacionais e também os Starter, Tron e Racing 43 e mais tarde virei-me para os clássicos principalmente AMR, Phoenix e Paddock.
O curioso é que nunca comprei este Ferrari "Uovo" apesar de o achar espectacular, talvez porque não conheço a história do carro.
Parabéns pelo modelo DFV e já agora, se não for pedir muito, houvir um pouco mais da história do carro seria um prazer
Re: Ferrari 212 Uovo
O kit está bem bonito.
Como o rosso corsa disse tb desconheço o historial do 1:1.
Como o rosso corsa disse tb desconheço o historial do 1:1.
Re: Ferrari 212 Uovo
Os irmãos Marzotto - Vittorio, Giannino, Paolo e Umberto - eram ricos herdeiros da industria textil, clientes Ferrari e (pelo menos alguns) bons pilotos. À volta de 1950, diagnosticam que, as mecânicas Ferrari são as melhores mas a aerodinâmica e comportamento deixam a desejar (não esquecer que Enzo Ferrari foi citado como dizendo que "a aerodinâmica é para quem não sabe construir bons motores). Foram desenvolvidos dois "prototipos", um fechado e um spider. O fechado tem uma carroçaria desenhada por Reggianni (segundo parece, também escultor?) e construida por Fontana, tendo a procura da melhor aerodinâmica (na altura, uma tecnica completamente empirica...) resultado nesta forma que rapidamente foi chamada "o Ovo". O spider, por causa da sua decoração, seria chamado o "Carreto Siciliano". O Uovo é um chassis 166 com motor 212 e segundo parece, era muito ligeiro, rápido e manobrável. O projecto original era mais baixo à frente, mas ao que parece quando o "velho" viu o carro arranjou forma de os irmãos não receberem o radiador de F1 que pretendiam, tendo que colocar um mais alto. Correu em 51 e 52 e ganhou algumas provas, mas não as Mille Miglia, embora tenha dominado os Ferrari oficiais enquanto durou. é o que sei.
Fotos em baixo. O senhor de fato e gabardina é Giannino Marzotto, que corria assim para demonstrar a qualidade dos texteis da familia...
Zé
Fotos em baixo. O senhor de fato e gabardina é Giannino Marzotto, que corria assim para demonstrar a qualidade dos texteis da familia...
Zé
- Attachments
-
- uovo3.jpg (23.5 KiB) Viewed 5350 times
-
- Image148.jpg (14.77 KiB) Viewed 5348 times
-
- egglq5.jpg (49.05 KiB) Viewed 5350 times
- rosso corsa
- Posts: 772
- Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
- Location: Portugal
- Contact:
Re: Ferrari 212 Uovo
Obrigado DFV, para mim é sempre óptimo saber um pouco da história dos carros e das provas.
Esse #440 a duas cores é fantástico, vou ver se arranjo uma versão em 1/43.
Um abraço
Esse #440 a duas cores é fantástico, vou ver se arranjo uma versão em 1/43.
Um abraço
Re: Ferrari 212 Uovo
Parabéns pelo trabalho limpo, bem realizado e caprichado.
Mas que inveja que tenho de de vocês que moram no velho continente! Ter o acesso ao melhor da cultura e ainda por cima poder comprar este kits maravilhosos!!! Se trago um kit destes pago uma fortuna e ainda quase 80% de impostos!
Mas que inveja que tenho de de vocês que moram no velho continente! Ter o acesso ao melhor da cultura e ainda por cima poder comprar este kits maravilhosos!!! Se trago um kit destes pago uma fortuna e ainda quase 80% de impostos!
Re: Ferrari 212 Uovo
Olá Zé, o carro está espectacular, uma carroçaria com m brilho bem bonito e com umas jantes fantásticas. Quanto ao modelo em si, acho que o "Velho" tinha toda a razão o carro era um bocado pró fatela, isto para os parâmetros de um Ferrari desta época.
JBailas, pois mas voçes aí também conseguem arranjar com mais facilidade muscle car e nascar vindos da América, coisa que por cá pouco aparece...
Muitos parabéns Zé por este excelente modelo, e um abraço de Beja do ProfeSM.
JBailas, pois mas voçes aí também conseguem arranjar com mais facilidade muscle car e nascar vindos da América, coisa que por cá pouco aparece...
Muitos parabéns Zé por este excelente modelo, e um abraço de Beja do ProfeSM.
Re: Ferrari 212 Uovo
Zé,
Obrigado pela introdução histórica. Acho que grande parte da piada de um qq modelo está na descoberta do enquadramento histórico-social. Principalmente de modelos mais afastados de nós temporalmente.
Mas, quando comparado com a beleza de um 166 MM com carroçaria da "Touring", este 212 Uovo é cá uma coisa Mas tb é típico dos conceitos aerodinâmicos desta época eh, eh.
João
Obrigado pela introdução histórica. Acho que grande parte da piada de um qq modelo está na descoberta do enquadramento histórico-social. Principalmente de modelos mais afastados de nós temporalmente.
Mas, quando comparado com a beleza de um 166 MM com carroçaria da "Touring", este 212 Uovo é cá uma coisa Mas tb é típico dos conceitos aerodinâmicos desta época eh, eh.
João
Re: Ferrari 212 Uovo
Obrigado pelas observações e por verem.
Uma das coisas que mais me atrai no modelismo é pesquisar e descobrir "coisas" de época sobre este e aquele modelo. O que acontece invariavelmente é que, quando pesquisamo o modelo "A", acabamos por descobrir outros que competiram com ele igualmente interessantes e... aí vamos para mais uma volta. A propósito de Le Mans 53, só para dar um exemplo, já me "apaixonei" pelo Ferrari 340MM, pelo Cunningham C4RK, pelo Lancia D20, pelo Alfa Romeo 6C/3000, pelo Porsche 550 Coupe e pelo Aston Martin DB3S. E nunca se sabe por onde se começou....
Conceitos de beleza à parte, fiquei "caido" por esta carroçaria UOVO assim que a vi num modelo 1/43, à muitos anos atrás. Acho que gosto do "pensamento lateral" de alguns artesãos e construtores que tentaram fazer as coisas de forma diferente.
Zé
Uma das coisas que mais me atrai no modelismo é pesquisar e descobrir "coisas" de época sobre este e aquele modelo. O que acontece invariavelmente é que, quando pesquisamo o modelo "A", acabamos por descobrir outros que competiram com ele igualmente interessantes e... aí vamos para mais uma volta. A propósito de Le Mans 53, só para dar um exemplo, já me "apaixonei" pelo Ferrari 340MM, pelo Cunningham C4RK, pelo Lancia D20, pelo Alfa Romeo 6C/3000, pelo Porsche 550 Coupe e pelo Aston Martin DB3S. E nunca se sabe por onde se começou....
Conceitos de beleza à parte, fiquei "caido" por esta carroçaria UOVO assim que a vi num modelo 1/43, à muitos anos atrás. Acho que gosto do "pensamento lateral" de alguns artesãos e construtores que tentaram fazer as coisas de forma diferente.
Zé