MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Mostra aqui os teus projectos finalizados
art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by art » Mon Mar 10, 2008 7:29 am

Ora aí está o "bicho", finalmente completo.

Como a base era extremamente má, tive de me "esmerar", cobrindo o modelo a decalque artesanal. Penso que só o "Vinho do Porto" e "Hotel Estoril Sol" não foram desenhados por mim. Foi duro, mas está pronto.

Quanto aos interiores, tive de "talhar" dois capacetes à mão, representando o cinzento prateado (Toivonen) e o branco (Gallagher). Eles colocavam-nos exactamente naqueles locais. De resto, "roll bar", cintos, etc, tudo feito "à unha". Reparem no pormenor do puxador do vidro traseiro, que é tão fino que tive de o fazer, cortando uns desperdícios de foto-incisão. Ou bem que se é Modelista, ou bem que se não é.

Próxima tarefa: representar o do Fréquelin, 3º em 1980 e vencedor do Grupo 2. esse ainda está pior do que este :D :D :D

Comentem, please!

Art
Attachments
1.JPEG
1.JPEG (117.15 KiB) Viewed 6462 times
2.JPEG
2.JPEG (126.88 KiB) Viewed 6463 times
3.JPEG
3.JPEG (126.62 KiB) Viewed 6455 times
4.JPEG
4.JPEG (154.31 KiB) Viewed 6455 times
5.JPEG
5.JPEG (133.27 KiB) Viewed 6448 times
6.JPEG
6.JPEG (137.08 KiB) Viewed 6446 times
7.JPEG
7.JPEG (138.9 KiB) Viewed 6442 times

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by Adolfo » Mon Mar 10, 2008 11:57 am

Fazer estas coisinhas a 1/43 com todos estes pormenores !!!!! é de homem :)
parabéns pelo excelente resultado detalhes 5* ....... como mesmo tu dizes ou se é Modelista, ou bem se não é.....
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by lucas » Mon Mar 10, 2008 10:38 pm

está tudo dito. Parabéns

User avatar
dias
Posts: 2559
Joined: Wed Feb 11, 2004 3:13 pm
Location: Cacém - Lisboa

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by dias » Tue Mar 11, 2008 1:04 am

Muito porreiro, eu gostava de ter um desses à escala 1/24.
Há certos pormenores que podiam estar mais bem cuidados... mas dada a escala de 1/43, nem eu conseguia melhor.
O que interessa é ser modelista e ter gosto pelos nossos trabalhos que são únicos.
Venham mais art!!

Abraço
Image

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by Evolution VI » Sat Mar 15, 2008 2:52 pm

Viva!

Creio que este é o resultado menos bom do art... Talvez devido à dificuldade que disse, nota-se um trabalho muito artesanal, com algumas imperfeições a que não estamos habituados a ver nos trabalhos do art.

Creio que foi preciso muita coragem para fazer este carro....

Abraço!

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by nuno22467 » Sat Mar 15, 2008 3:26 pm

Viva,
Dadas as dificuldades evidentes, O Art não estaria disposto a equacionar uns efeitos suaves de «weathering»?
Mera sugestão, sem cunho de crítica :)
Cumps,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

prorallye43
Posts: 371
Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
Location: Leiria

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by prorallye43 » Sat Mar 15, 2008 11:36 pm

Olá caros amigos,

O "weathering", quando se utiliza, tem que ser efectuado de forma extremamente cuidadosa e apenas para dar um toque final de realismo a um modelo que queira reproduzir uma versão "já em prova" ou pós-prova, nunca deverá ser utilizado para disfarçar imperfeições... essa é uma abordagem facilitista que não honra em nada modelistas da cepa do nosso amigo Art...

Por baixo de um efeito de "weathering" terá que estar sempre um modelo irrepreensível de forma a que o modelista se sinta bem consigo próprio... em contrapartida, um erro qualquer nesse trabalho final poderá facilmente destruir todo o trabalho de elaboração cuidada do modelo...

Desculpem a opinião, mas, tirando raríssimas excepções, quase todos os modelos com efeitos de "weathering" que tenho visto revelavam uma vontade do modelista disfarçar os erros do seu modelo...

O modelo apresentado não tem erros, tem isso sim uma forte dose de artesanato modelístico que, em boa regra, não envergonha minimamente o modelista, antes evidenciando a sua postura insubmissa aos "cookies" que a sociedade de consumo hoje em dia nos facilita... e com os quais muitas vezes nos perverte.

Parabéns pelo trabalho e, por favor, não o estrague com "weatherings", aliás, em bom português de Camões... sujidade!

Um abraço.

Ciclotron
Image

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by nuno22467 » Sun Mar 16, 2008 2:12 am

Caro Ciclotron,

Saudações modelistas.
Desde já lamento o desagrado com que recebeu a minha sugestão.
Mas acima disso, peço desculpa ao Art por «invadir» o seu Talbot com mais esta entrada, mas prometo que é a última.
No entanto, Sr. Ciclotron, sinto-me no dever de lembrá-lo que eu nem sequer teci uma crítica ao supracitado modelo, muito menos ao autor: apenas fiz uma sugestão; sugestão que surgiu expressa no modo condicional, e no decurso da leitura dos comentários do autor e dos membros deste Fórum, cidadãos livres por enquanto.
Se mal me percebeu, azar o seu, mas poupe-me a descarga moralista e remeta os seus vastos conhecimentos de «weathering» para um tópico próprio, subordinado ao tema «Sujidade», se acha realmente que é essa a tradução, dado que o significante «atmosférico» não se encontra em nenhuma das suas acepções. Pena que Camões já cá não esteja.
Melhores cumprimentos,
Nuno Cardoso.
(nuno22467)
ImageImageImageImageImageImageImage

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by art » Mon Mar 17, 2008 9:11 am

Hei, hei, hei!

Não me posso ausentar um mísero fim de semana, que esta gente não se porte mal :D :D :D

1º: Se houvesse alguém melindrado com uma crítica, esse alguém deveria ser eu (O QUE NÃO É O CASO);
2º: Não haveria nunca lugar para melindre, dado ser o Ciclotron um excelente amigo e o Nuno uma pessoa muito educada e cuidadosa, ao colocar os seus reparos.

Ora bem, vamos a factos:
As bases dos dois Talbot, já terminados, eram, como disse, muito más (artesanais dos anos 80).
Como tal, era uma boa ocasião para fabricar uns decalques e tentar melhorar o que tinha sido deixado de lado, por falta de qualidade - e, a bem da verdade, por pura frustração - em meados daquela década.
Asseguro a todos que, a um metro dos modelos, já não se nota a diferença de qualidade, em relação aos "super-kits-do-tipo-Racing-43", cujos resultados são muito mais compensadores.
O que se passa é que a qualidade das minhas imagens é sempre muito má, em virtude de as mesmas serem "frames" de filmes e não fotografias digitais. Como tal, ao aproximar a câmara, realçam-se "exponencialmente" os defeitos, por se tratarem de miniaturas a 1/43.

Ao apontarem os defeitos óbvios que se vêem nas imagens, os colegas estabelecem comparações (inteiramente legítimas) com outros modelos que vou concluindo. Tudo certo, tudo bem!

Com toda a sinceridade, estes modelos "dão mais gozo" a executar, dado o resultado final ser "único". Até sair um modelo comercial mais perfeito, tenho reproduções que (quase) ninguém terá.
Agora, que a qualidade não é exactamente a mesma do que a de outras da colecção, é lógico que não!

Agora, meus caros Nuno e Ciclotron: troquem umas PM entre vós e entendam-se, por amor de Deus. Se lerem bem as apreciações que fizeram, vão ver que não justificam o vosso desentendimento. BE HAPPY!!! :D :D :D

Um abraço a todos os colegas que colocaram as suas apreciações.

Art

prorallye43
Posts: 371
Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
Location: Leiria

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by prorallye43 » Mon Mar 17, 2008 1:55 pm

Obrigado Art.

Pela sua interpretação positiva do meu comentário e pela simpatia de me considerar, mesmo à distância deste mero contacto via Forum, um amigo, é para mim uma honra.

Lamento o efeito "desmesurado" que a minha intervenção num tópico seu originou, quando não era essa a minha intenção... penso que terei sido, como sempre, extremamente correcto e polido (pelo menos foi essa a minha intenção), não pretendendo ofender ninguém e muito menos apresentar quaisquer moralismos, tão só uma opinião, num Forum em que pensava ser a sua emissão, dentro dos limites da boa educação, livre.

Quanto ao Português de Camões, existem sempre duas opções, a tradução à letra com significado que, embora tecnicamente correcto, é por vezes distorcido face ao original em lingua estrangeira e a tradução interpretativa que procura dar ao termo em lingua estrangeira o seu significado equivalente em português e foi esta segunda versão que tentei utilizar... não considerando o termo sujidade depreciativo pois, e mais uma vez na minha opinião, nunca vi um carro de ralis "atmosferizado" mas já os vi sobejas vezes, inclusivamente o meu, bastante sujos...

Reitero o meu formal pedido de desculpa a quem se possa ter sentido ofendido pela minha intervenção, sublinhando também mais uma vez que não foi essa a minha intenção, nem é essa a minha postura neste Forum, como, penso eu, se poderá constatar por todas as minhas anteriores intervenções.

Talvez, para não ser mal interpretado, nos dias que correm, seja preferível limitar o meu interesse à mera visualização... sem comentários, até porque ultimamente não tenho apresentado quaisquer trabalhos meus... o que eventualmente me limita o direito de intervenção.

Caro amigo ART, continuarei a comentar os seus trabalhos em PM para não ofender ninguém.

Um abraço.

ciclotron (João Borges Lourenço)
Image

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by art » Mon Mar 17, 2008 2:22 pm

Nem pense, João, desculpe lá.
O Fórum é público e, como tal, as apreciações também o devem ser.

Está, desde este momento, "obrigado" a continuar os seus comentários, como habitualmente. :D
O seu conhecimento da escala 1/43 é muito importante para mim, acredite.

Ah e temos de nos encontrar, quando eu passar por Leiria...

Abraço

Art

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by nuno22467 » Mon Mar 17, 2008 9:20 pm

Caros Senhores,
Traduções e interpretações à parte, estamos neste Fórum para divulgar o modelismo, trocando ideias e experiências.
Peço ao Ciclotron que aceda ao pedido do Art, e não se abstenha de comentar os modelos como até agora tem feito, e se puder, comente também os meus :)
Saudações modelistas,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by art » Tue Mar 18, 2008 5:05 am

Ahhhh, isso é que é falar!
Está enterrado o "machado de guerra"! :D

Art

User avatar
IgeL
Posts: 142
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:13 pm
Location: Ethiopia

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by IgeL » Thu Mar 20, 2008 1:41 am

Ora sim uma Grande miniatura muito cobiçada ora pelo menos por mim :)
um grande exemplar e um grande trabalho sim senhores.
Tá de parabens pelo Tributo feito a Toivonen e pela exelente miniatura, que tão bem concebida =D>
....Keepin It SideWayz....

Image

A pressa é inimiga da perfeição. By CpMonteiro

User avatar
Pedro Miguel Costa
Posts: 1306
Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
Location: sintra

Re: MODELOS DO ART 1/43: TALBOT Toivonen VP 1981 (2º)

Post by Pedro Miguel Costa » Wed Mar 26, 2008 1:14 am

olá art,os melhores momentos de condução(digo eu) feitos pelo toivonen foram nesse carro,só por isso quero um.
Quanto ao teu modelo parece ser o trabalho possivel,quando se vê um modelo feito apartir de uma base antiga o resultado não é muito bom,acredito que á 20 e tal anos todos nós iamos dizer"perfeito".
Neste caso o que está menos bem são as linhas dos paineis,não é por esterem pintados de preto(isso tambem eu faço),mas por serem muito largas,parecem fora da escala
Para mim um modelo fundamental,mas a minha escala é 1/24
um abraço

Post Reply