Porsche 356a Speedster Fujimi

Mostra aqui os teus projectos finalizados
User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by alvarol » Fri Apr 11, 2008 10:14 pm

Boas Pessoal !, aqui ficam algumas fotos de dois Porsche 356a, um coupé e o outro o Speedster da Fujimi, são modelos à escala 1/24 que eu concluí há mais de uns bons 12 anos, achei que estava na altura de sairem cá para fora para partilhá-los convosco!.

O coupé infelizmente nunca chegou a ser acabado, como podem ver faltam-lhe alguns pormenores, mas há males que vêm por bem!, ontem descobri um site onde parece que ainda há disponiveis decalques para decorar este carro na versão "Evita" que correu nas "Mille-Miglia" de 1954, olha só a sorte minha!, era branco e tudo!...

Não queria terminar sem salientar a fantástica complexidade destes kits da Fujimi "enthusiast series", são verdadeiramente clássicos do modelismo plástico!, não querendo exagerar, penso que cada um destes modelos tenha mais de 260 peças! ... estávamos no principio dos anos 80!, dizer que têm a perfeição de encaixe de um kit da "Tamiya" seria falso, mas não ficam muito atrás!.
Se gostarem da oferta de modelos desta gama da Fujimi ( Ferrari 288 GTO, 365 Daytona, Dino, Lamborghini Countach, Porsches 911, 356...etc...) arrisquem e adquiram um, vão ver que vos surpreende!, estes pequenos 356 até foram mais longe e dentro do motor podemos ver uma cambota com as suas bielas e pistons, sem esquecermos a embraiagem e o volante do motor! :D ...Saudações!
Attachments
356a speedster00.JPG
356a speedster00.JPG (150.6 KiB) Viewed 7599 times
356a speedster01.JPG
356a speedster01.JPG (130.94 KiB) Viewed 7597 times
356a speedster02.JPG
356a speedster02.JPG (136.19 KiB) Viewed 7597 times
356a speedster03.JPG
356a speedster03.JPG (122.62 KiB) Viewed 7589 times
356a speedster04.JPG
356a speedster04.JPG (143.38 KiB) Viewed 7584 times
356a speedster05.JPG
356a speedster05.JPG (86.2 KiB) Viewed 7578 times
356a coupé-speedster.JPG
356a coupé-speedster.JPG (126.91 KiB) Viewed 7571 times
356a coupé.JPG
356a coupé.JPG (76.49 KiB) Viewed 7566 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

User avatar
João Paulo
Posts: 325
Joined: Wed Oct 31, 2007 5:49 pm
Location: Faial, Açores

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by João Paulo » Sat Apr 12, 2008 2:49 pm

Mt bem construidos, e pelo que falas parecem bastante interessantes de fazer. Vê lá se te aplicas nessa decoração :)
Abraço dos Açores!!

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by Adolfo » Tue Apr 15, 2008 10:51 am

Grandes máquinas e uma BELA construção
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by art » Tue Apr 15, 2008 11:01 am

Trabalhos bastante cuidados.
Já começa a ser um hábito :D

Art

HGouveia
Posts: 427
Joined: Fri Sep 10, 2004 8:01 pm
Location: Madeira

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by HGouveia » Tue Apr 15, 2008 3:13 pm

Estão muito bem apresentados, sem dúvida...! Têm um brilho e um detalhe impecável, parabéns!! =D>
Image

ProfeSM
Posts: 683
Joined: Mon May 24, 2004 5:55 pm
Location: Beja
Contact:

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by ProfeSM » Wed Apr 16, 2008 12:05 pm

:D Boas Alvaro.
Olha os teus 356 estão sensacionais, e tens razão em relação a esta série da Fujimi, só requerem algum trabalho de limpeza e de aparar os moldes. Já construi um Ferrari Daytona que até tinha um estojo completo de ferramentas com alicates, chaves de fendas, etc... Muitos parabéns e um abraço do ProfeSM.

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by alvarol » Wed Apr 16, 2008 1:59 pm

Muito obrigado por comentarem, o Porsche 356 é apanas mais um daqueles que considero como um ícone na história do automóvel.
seria porventura extenso e desajustado eu estar aqui a apresentar os meus argumentos, mas a história deste carro como alguns de vós porventura saberão vem no seguimento do VW "carocha" que através do 356, se estende até aos actuais 911, sem contar no palmarés e herança desportiva daí consequente e que já conta com práticamente 60 anos! falar destes, seria falar do prof. Ferdinand Porsche e aí a minha admiração pelo seu trabalho ao longo da sua vida, não tem fim.
O seu contributo para a história do automóvel em marcas como a Mercedes, steyr, DKW, enfim...(e não só, tambem participou, concebeu e desenvolveu inúmeros projectos militares ao longo da segunda guerra mundial) deixou marcada a sua pesonalidade e engenho em tudo o que hoje seja fruto da engenharia mecânica, seja ela máquina com rodas, lagartas ou ainda com asas!.

Enfim... já ia lançado! :D , aproveito também para aqui apresentar os meus parabéns ao Profsm.(porventura mais um apreciador deste carro!) pelo seu também bonito 356 cabrio que esteve presente no Modeltróia deste ano, e que se destacava por uma qualidade de construção impecável! :o

...Abraços para todos! :)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by JMCARC1 » Wed Apr 16, 2008 3:48 pm

Alvarol,

Parabéns por esta duas excelentes replicas de um maravilhoso automóvel. Estão muito boas.

Não fosse eu não ter espaço (leia-se dinheiro e tempo) para todos e tb tentava adquirir um destes exemplares.

Tb concordo contigo em relação à "enthusiast series" da Fujimi. Tenho 3 Ferraris e um BMW 635CSi e são impecáveis. Tb já tive uma serie de vezes para por a mão num Lamborghini Countach, mas acabo sempre por me conter... até um dia :roll:

João

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by alvarol » Fri Apr 18, 2008 4:09 pm

Boas João, também tenho uns quantos na "reserva", um 288GTO, um Dino, e mais três Porsche 356! um deles hardtop, outro coupé na variante B/C, já com as várias opções de acabamentos exteriores e com travões de disco, e ainda um 356A igual a este que se vê aqui já acabado, que sendo o meu favorito, optei por ter um de "suplente"... :D (creio que é o unico kit em duplicado em toda a minha coleção!)
Provavelmente também conhecerás a série Fujimi à escala 1/16?, são muito parecidos com esta "enthusiast-series" 1/24 em termos de qualidade e construção, só que, em maior! mas quanto a mim não me parece que resultem tão bem como os 1/24. Destes, possuo um Porsche 959, um 288-GTO, e um F-40, o que quer dizer que sem sombra de duvidas me podem considerar também como um colecionador!, mas antes disso e por favor, um Apreciador!... de bons modelos! :-({|=
Ainda na conversa "enthusiast", consegui neste fim-de-semana na FIL-Clássicos um Countach LP400 (que pode ser visto no tópico "qual foi a tua ultima compra") kit que também eu andava a "namorar" há já algum tempo, o preço amigo foi decisivo e é mais um lindo kit que eu te aconselho se na realidade gostas do carro!...abraços! :)
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by JMCARC1 » Fri Apr 18, 2008 5:45 pm

Alvarol,

Eu ando a namorar um segundo Ferrari 288 GTO. É, na minha opinião, um dos mais bonitos Ferrari de todos os tempo, e talvez o mais bonito da década de 80... não me perguntem pq, mas acho-o lindo!!! Foi tb o primeiro carro que gostei de ver em revistas e ainda hoje costumo ler o verdadeiros ode que é a reportagem da Turbo sobre o ensaio a este modelo... o primeiro modelo homologado para estrada a ultrapassar os 300 km/h.

Mas voltando aos modelos, tb tenho andado de olho no Porsche 356 e no Lamborghini Countach, ambos da mesma serie... ora me entusiasmo, ora me controlo. Em relação ao primeiro, sem duvida que é um excelente modelo; em relação ao segundo já tenho lido algumas criticas, em especial a todo o sistema de abertura das portas e ao encaixe geral de todo o conjunto. O que acha?

Tb já tive um Lancia Stratos - que vendi após adquirir um a 1/12 da Doyusha \:D/ - e que me pareceu o mais "fraquito" da serie. O motor (do Dino) é excelente, mas o resto é algo pobre comparativamente.

Em relação aos 1/16, fiquei algo desiludido com um Testarossa que vi ao alguns anos. Pareceu-me uma reprodução mais "rígida" que a 1/24 (eu sei que em serie diferentes) e com umas jantes de 15'' em vez das originais de 16''... ficava tão esquisito. Tb já vi um 288 GTO na net e penso que resulta melhor a 1/24.

Esta serie tem um problema: como tem mais peças que o normal, os modelos tornam-se mais delicados de fazer, pois algumas vezes existem pequenas folgas nos encaixes, que somadas de forma errada, podem comprometer um pouco. No entanto, reproduzem detalhes impecáveis, o que para mim, é um vantagem eh, eh. O problema é que, se os compramos todos, somos postos na rua... e ficamos "tesos" :lol:

João

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by alvarol » Fri Apr 18, 2008 6:55 pm

É verdade que podendo dizer maravilhas desta "enthusiast series", como também aqui referi neste post esperarmos uma perfeição de ajuste de um kit como por exemplo um Tamiya dos dias de hoje será pura ilusão!
O 356 speedster que aqui vêem por exemplo deu muita luta até conseguir acertar o chassis (que ainda por cima vinha trocado por um chassis 356b/c) com a a carroçaria, e conseguir destes kits um resultado "limpo" não é "pêra-doce"! pela minha experiência certamente não os compararia a montar um hasegawa, Tamiya, Revell ou outros...estes são dos que dão luta!

Também é verdade João, que estes kits têem defeitos que parecem congénitos, alguns deles parecem trazer as rodas sub-dimensionadas! como observou no testa-Rossa, o mesmo acontece com o 288GTO a 1/16 ao qual vou ter de fazer umas cópias do conjunto rodas/pneus do F-40 também da fUJIMI, de forma a parecer minimamente à escala, não consigo imaginar a razão?!, será que aqueles senhores tinham os processadores das calculadoras avariados?, a sensação que me fica da série dos Ferrari Dino é exactamente a mesma! :evil: , felizmente com um pouco de imaginação coseguiremos contornar o problema, mas é trabalho desnecessário pois as rodas tinham obrigação de virem correctas, afinal é algo de básico!

O Stratos apenas me desilude na sua forma geral, há ali algo que falha um pouco, mas não o acho um mau kit!, já vi um montado e fica no geral muito bem, no entanto acredito que um Stratos perfeito sairia do "casamento" entre um chassis do kit Fujimi e uma carroçaria do kit Hasegawa 8)

Partilho esse gosto pelo 288GTO, quando foi lançado dividia-me entre este e o Porsche 959 que diziam os criticos da altura (e para mim correctamente) que era um automóvel tecnológicamente muito superior e inovador! (caramba!, tração integral , suspensão hidropneumática com gestão electrónica, regulação automática da pressão dos pneus em andamento e ainda por cima tinha bancos aquecidos para os mais esquisitos!, não era fácil de bater!) mas o GTO tinha um gostinho especial e era para mim o mais bonito e sensual, sem aquele aspecto brutal e impressionante do 959. :shock:

Relativamente ao Countach, não posso adiantar nada pois está ainda intacto na caixa, mas são de prever muitas dores de cabeça para conseguirmos fazer "sacar" daquele sistema de abertura das portas um aspecto impecável quando fechadas :doubt:

Para terminar, deixo aqui umas fotografias do 288GTO da Fujimi à escala 1/16, atenção, aqui aparecem montadas as jantes e pneus do F40 ...

Saudações a todos!... :D
Attachments
288GTO.JPG
288GTO.JPG (68.35 KiB) Viewed 7294 times
288GTO 00.JPG
288GTO 00.JPG (107.96 KiB) Viewed 7290 times
288GTO 01.JPG
288GTO 01.JPG (79.12 KiB) Viewed 7288 times
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by JMCARC1 » Fri Apr 18, 2008 8:27 pm

Alvarol,

Caso não saiba, passei a odia-lo depois dessa fotos do 288 GTO a 1/16 :wink: bolas!!!! Tá aqui um tipo a tentar não gastar mais um tostão e vê logo essas fotos... tb quero!!!! :lol:

Eu penso que o problema das rodas sub-dimensionadas dos Testarossas e GTO se devem a usar os pneus do 512BB. Este tinha jantes de 15'' no modelo e os mesmos pneus são usados para os dois modelos seguintes, apesar de estarem incorrectos. Com essas jantes do F40, e apesar de não serem perfeitas, o modelo fica bem melhor. Está a pensar fazer umas duplicações das jantes e dos pneus? Será que não consegue encomendar na HLJ uns de "substituição"

O Dino, curiosamente, penso que está correcto. Lembro-me de ter medido so pneus à algum tempo e estavam próximo das dimensões declaradas. Mas tb acho ali qq coisa estranha.

O Stratos tem um enorme problema. Inicialmente, a Fujimi lançou o Stratos a 1/20. Qd os "reduziu" para 1/24, "esqueceu-se" de alterar a largura. Qd o comparamos com o Stratos da Hasegawa ou o 037, parece uma banheira moderna. Não sei se foi propositado ou um lamentável erro. Seja como for, não é um mau kit... apenas o acho mais simplificado que o que estava habituado desta serie.

O Porsche 959 tb foi um modelo que gostei bastante, principalmente pelo aspecto tecnológico. Mas é muito "alemão", muito certinho e equilibrado, sem grandes "rasgos". Parece um 911 diferente. O 288 GTO, pelo contrário, é simples (aparentemente) e directo; agressivo e harmonioso; potente e eficaz.... numa palavra... italiano :roll: Mas a verdade, é que um ajudou a criar o "mito" do outro, nem que seja no imaginário de quem esperou pelo confronto.

João

PS: Bolas... ainda estou a pensar nas fotos do GTO... um "monstro" a 1/16, que abre as portas, os capots, que se pode forrar a tecido sem grandes problemas de dimensão... uns parafusos no motor................ #-o

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by JMCARC1 » Fri Apr 18, 2008 8:51 pm

Sem querer "assassinar" o teu tópico, deixo aqui uma foto da Fujimi do 288 GTO a 1/16.

Uma das coisas que sempre achei errado neste modelo é que o interior parece mais pequeno que o carro... como se os bancos estivessem a uma escala errada. Tem a mesma impressão, ou isto deve-se às más fotos que a Fujimi divulga?

João
Attachments
cc51_1.JPG
cc51_1.JPG (14.26 KiB) Viewed 7253 times

User avatar
alvarol
Posts: 1051
Joined: Thu Jan 24, 2008 9:42 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by alvarol » Fri Apr 18, 2008 11:44 pm

Não tenho problemas nenhuns no "assassinio" do tópico João, não me parece que tenha de seguir "à risca" o tema que o abriu, se , como é neste caso, os temas que vão surgindo vêem na sequência do tema original, e sobretudo se isso interessar às pessoas!

Em relação ao interior do GTO de momento não posso concluir nada, pois os bancos do meu estão ainda fixos nas grelhas do kit.

Na pré-montagem das fotos que aqui afixei estão apenas a base ou chassis e a carroçaria completa, trata-se de uma "mania" minha, a de experimentar quase sempre os kits em pré-montagem, (aliás, quem seguir aqui os meus posts do "qual foi a minha última compra" já deve bem ter percebido isso! :) ) isto para além de me aguçar o apetite para a montagem dos mesmos (ou às vezes é o contrário!), permite-me também ter uma ideia do que poderá estar mal no modelo e pode ser corrigido.

... No entanto e se bem me lembro, os próprios bancos eram pequenos e relativamente finos, algo salientado nesta foto pelo facto de a parte central ser a vermelho, mas não posso afirmar que estejam correctos e de facto na foto parece que foram encolhidos!.

Também não posso deixar de achar alguma piada à fotografia da Fujimi!, que parecendo bem conscientes da rodas do kit serem pequenas, escolheram um angulo para o fotografar em que elas sejam minimamente visíveis! :-" , não sei se não foi pior, pois assim parece um carrinho de rolamentos! (algo a que definitivamente o 288GTO não se assemelhava!) de qualquer forma essa foto não faz justiça às possibilidades deste kit :? que deve de ter sido feito a pensar em pessoas como o João!... porquê?... porque tem muuuito espaço! :shock: ...espaço para improvisar e acrescentar e "scratchar" e modificar, etc...etc...

...Lancia Stratos da Fujimi 1/20? (Bandai/Entex, não Fujimi!), deixo-vos aqui umas fotos de um exemplar que eu montei há?...20 anos?, o kit que se vê junto ao meu foi uma simpática oferta de um senhor que conheci na M43, que não tendo aproveitamento para ele, gentilmente o cedeu para repôr algumas peças que foram desaparecendo do meu!, quanto à pintura bem podem perceber como envelhece o branco da Humbrol, hoje é mais rosa amarelado! :evil:

Quanto ao Stratos 1/24 da "Enthusiast" tem de facto essa grande desvantagem de a carroçaria, as rodas e pneus serem os do carro de série, sem os alargamentos da versão competição...

Saudações para todos! O:)
Attachments
Stratos Fujimi 1-20.JPG
Stratos Fujimi 1-20.JPG (97.5 KiB) Viewed 7229 times
Stratos Fujimi 1-20 00.JPG
Stratos Fujimi 1-20 00.JPG (82.91 KiB) Viewed 7228 times
Stratos Fujimi 1-20 01.JPG
Stratos Fujimi 1-20 01.JPG (128.93 KiB) Viewed 7225 times
Last edited by alvarol on Tue May 01, 2012 10:30 am, edited 1 time in total.
Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.

JMCARC1
Posts: 1427
Joined: Mon Jan 16, 2006 3:13 pm
Location: Lisboa

Re: Porsche 356a Speedster Fujimi

Post by JMCARC1 » Mon Apr 21, 2008 1:19 pm

Alvarol,

Mesmo descontando aos mãozinhas de que o fez (e favorecem muito os modelos :wink: ), se tivesse visto esse modelo da Fujimi a 1/20, tinha ficado cliente. Sempre pensei que era um modelo motorizado com pouco detalhe... afinal...!

O modelo a 1/24 que tinha era o civil, pelo que não tinha esse problema da adaptação à versões de competição, mas tb não fiquei muito satisfeito com resultado. Ainda comprei um Stradale da Hasegawa para "fundir", mas acabei por o vender. Não é mau kit, antes pelo contrário, mas não reproduz fielmente o original.

Em relação ao 288GTO estou apaixonado... bolas!!!! As suas fotos não me saem da cabeça, e o facto de terem muito "espaço para improvisar e acrescentar e "scratchar" e modificar, etc...etc..." tb ajuda. É que o modelo a 1724, embora excelente, é muito "fechado" limitando as possibilidades de andar a inventar. Até já fiz umas pesquisas na net....

Eu acho que a Fujimi não gosta de criar grandes expectativas em relação aos seus modelos... é as fotos são sempre tão fraquitas! Já as do Ferrari 126C2, são uma miséria... honestas, mas qq construção mais básica facilmente consegue resultados semelhantes. Será que isso tb se passa com este 288 GTO a 1/16? Quem me dera.

Em relação a esta (e apenas conheço esta) tenho a ideia que os bancos e o volante estão mais pequenos que o real, ficando desproporcionados... o que não deixa de ser estranho pois o modelo a 1/24 está correcto, ou pelo menos parece!

Assim queria fazer-lhe uma perguntas:
As rodas que usou nas fotos são as duas dianteiras do F40, certo? Como está a pensar reproduzi-las? Em resina? Se fossem a dianteira e traseira ainda se podia tentar comprar as peças necessárias no HLJ, mas se são as dianteiras penso que o investimento é algo elevado...

Tb já tinha reparado que gosta de fazer umas montagens a seco dos modelos de adquire. Eu tb já o fiz, mas depois ficava sempre com vontade de os iniciar. Assim, prometi a mim mesmo que ia tentar não o fazer... nem sempre com sucesso! É que fico sempre a sonhar com o que posso fazer para transformar aquele modelo em algo mais realista. No fundo, dado que sinto ser incapaz de pegar num modelo básico, e com o Alvarol por ex., o transformar em algo de espectacular, tento conseguir o mesmo por outro caminho, de que me habituei a gostar....

João

Post Reply