Resina e Borracha

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Post by valdispert » Wed Nov 21, 2007 3:53 pm

Quanto a este isocianato, é importante usar protecção respiratória e luvas, e trabalhar junto de uma janela.

http://en.wikipedia.org/wiki/Toluene_diisocyanate
http://www.cdc.gov/niosh/npg/npgd0621.html

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Post by valdispert » Wed Nov 21, 2007 4:02 pm

"Queres então dizer que mais vale fazer os moldes do que preciso o mais rápido possível e depois fazer cópias até gastar a resina toda, correcto? "

Pois, mais vale ires fazendo uns moldes com a borracha e depois planeias um dia para fazeres as cópias em resina, compra-la nessa altura e pimba. Não rende fazer um molde, sacar uma ou duas cópias e encostar a resina para "um dia destes", porque provavelmente nessa altura já está marada.

O líquido amarelo clarinho é o poliol (A) e o outro mais cor de caramelo é o isocianato (B).

"obrigado por mais esta dica!"

Sempre ás ordens, até porque proporcionalmente já aprendi muito mais neste fórum do que aquilo que etsou a dizre agora :D

User avatar
pjesus
Posts: 399
Joined: Thu Jun 30, 2005 3:01 pm
Location: S. Pedro do Estoril

Post by pjesus » Wed Nov 21, 2007 8:57 pm

valdispert wrote:Sempre ás ordens, até porque proporcionalmente já aprendi muito mais neste fórum do que aquilo que etsou a dizre agora :D
:)

Olha, então aqui vai mais uma... ou melhor, duas:
Que material aconselhas para fazer peças em borracha (p.ex. pneus) e transparentes (p.ex. faróis).

Sei que existe material para isso (borracha líquida e resina cristal?) mas não sei se lá no Dinis Santos terão...

Desculpa a chatice, mas entusiasmei-me com a experiência e tenho algumas aplicações em vista...

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Post by valdispert » Thu Nov 22, 2007 1:02 pm

Olha, para fazer peças em borrachas não faço ideia porque também nunca vi fazer-se, nem peças transparentes. De facto existe resina cristal na Coriprel, custa á volta de 6 ou 7 euros por litro mais o frasquinho de catalizador. Nas minhas experiências não reproduziu o original com a mesma perfeição mas talvez dependa do tamanho e da complexidade da peça. Já agora a proporsão de resina para catalizador é aproximadamente de 100 para 3, isto é, por cada 100ml, 3ml de catalizador. A resina vem numa lata de 1 litro e o catalizador num frasco tipo os do soro fisiológico com 30ml, aproximadamente.

User avatar
NoBrakes
Posts: 568
Joined: Tue Feb 10, 2004 7:47 pm
Location: Queijas / Alfragide / ISEL
Contact:

Post by NoBrakes » Thu Nov 22, 2007 2:04 pm

pjesus wrote:...Que material aconselhas para fazer peças em borracha (p.ex. pneus) ...
será que não so poderia reproduzir com a mesma silicone que se utiliza para fazer o molde, barrando o molde com o agente separador (tipo vaselina), ou seja, tinha-se o molde em duas partes, "macho" e "fêmea", borrifava-se o molde com o agente separador, juntavam-se as duas peças do molde e vertia-se/introduzia-se a silicone liquida.

prorallye43
Posts: 371
Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
Location: Leiria

Post by prorallye43 » Thu Nov 22, 2007 2:46 pm

Caro Pjesus,

Para fazer os pneus, pode utilizar moldes em silicone, similares aos que faz para as peças, prepará-los com o desmoldante adequado (vaselina, desmoldante silicone da micromark ou outro) e utilizar silicone translucido com corante preto para o enchimento.

Um bom contacto para verificar os materiais mais adequados para todos estes trabalhos é http://www.espritcomposite.com onde encontrará todos os silicones, resinas, corantes e desmoldantes necessários.

A resina Epoxy cristal é a ideal para vidros e farois, sendo no entanto muito sensível a bolhas de ar e piorando o seu comportamento à medida que aumenta a dimensão das peças.

Um abraço.

Ciclotron

User avatar
pjesus
Posts: 399
Joined: Thu Jun 30, 2005 3:01 pm
Location: S. Pedro do Estoril

Post by pjesus » Thu Nov 22, 2007 4:25 pm

NoBrakes wrote:será que não so poderia reproduzir com a mesma silicone que se utiliza para fazer o molde, barrando o molde com o agente separador (tipo vaselina), ou seja, tinha-se o molde em duas partes, "macho" e "fêmea", borrifava-se o molde com o agente separador, juntavam-se as duas peças do molde e vertia-se/introduzia-se a silicone liquida.
Já tinha pensado nisso, é uma experiência a fazer, mas falta esta parte:
ciclotron wrote:utilizar silicone translucido com corante preto para o enchimento.
Obrigado a todos, vai ser uma das próximas experiências, pneus para o costado do cacilheiro :lol:

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Post by valdispert » Thu Nov 22, 2007 10:00 pm

Com silicone (sem anti-fungos), parece-me uma excelente ideia! Tanto com a branca como com a transparente porque depois até se poderia pintar a gosto..

User avatar
NoBrakes
Posts: 568
Joined: Tue Feb 10, 2004 7:47 pm
Location: Queijas / Alfragide / ISEL
Contact:

Post by NoBrakes » Thu Nov 22, 2007 10:55 pm

pjesus wrote:
NoBrakes wrote:será que não so poderia reproduzir com a mesma silicone que se utiliza para fazer o molde, barrando o molde com o agente separador (tipo vaselina), ou seja, tinha-se o molde em duas partes, "macho" e "fêmea", borrifava-se o molde com o agente separador, juntavam-se as duas peças do molde e vertia-se/introduzia-se a silicone liquida.
Já tinha pensado nisso, é uma experiência a fazer, mas falta esta parte:
ciclotron wrote:utilizar silicone translucido com corante preto para o enchimento.
Obrigado a todos, vai ser uma das próximas experiências, pneus para o costado do cacilheiro :lol:
lol... acabas por fazer as experiências todas para a malta ver :P

já sabes, depois quero dar uma olhadela nisso :D

User avatar
pjesus
Posts: 399
Joined: Thu Jun 30, 2005 3:01 pm
Location: S. Pedro do Estoril

Post by pjesus » Fri Nov 23, 2007 12:11 pm

Ui... agora fiquei confuso... :roll:

ciclotron/valdispert,
de que tipo de silicone estão a falar?
Eu pensei que estariam a falar de silicone bicomponente (semelhante ao usado para os moldes), mas essa do anti-fungos baralhou-me...

E já agora, que tipo de corante se pode usar numa coisa destas? Presumo que seja algo específico... :oops:
NoBrakes wrote:lol... acabas por fazer as experiências todas para a malta ver :P
já sabes, depois quero dar uma olhadela nisso :D
Há que experimentar. Eu depois passo aí em baixo para mais um cafezinho... ;-)

prorallye43
Posts: 371
Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
Location: Leiria

Post by prorallye43 » Fri Nov 23, 2007 2:14 pm

Olá Pjesus,

Eu estou a falar obviamente do silicone RTV bicomponente, por isso facultei os contactos da Esprit Composite.

Os silicones comerciais, anti fungos ou não, não funcionam porque não fluem no molde e não endurecem de forma homogénea (experiência própria).

Os corantes são específicos para silicone RTV e estão disponíveis nas empresas que comercializam os restantes produtos.

A utilização de silicone translúcido deve-se ao facto de ser o único que incorpora bem a cor sem desperdício de corante e sem perturbações na secagem.

Um abraço.

Ciclotron

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Post by valdispert » Fri Nov 23, 2007 2:37 pm

E se fizer um molde de 2 metades e "barrar" o silicone no dito com uma camada de vaselina intermédia? Para uma peça do tamanho de um pneu a 1:24 não deve ser difícil...

prorallye43
Posts: 371
Joined: Thu May 11, 2006 10:37 am
Location: Leiria

Post by prorallye43 » Fri Nov 23, 2007 5:04 pm

Caro Francisco,

Só trabalho com moldes de 2 faces e já experimentei esta solução porque a ser bem conseguida sairia muito mais barata... mas não funciona. O silicone, mesmo barrado, não enche homogeneamente o molde e quando seca ganha bolhas e deformações...

É esta a minha experiência, embora, como é sabido, eu só trabalhe na escala 1/43, mas no entanto poderá experimentar para a 1/24...

Um abraço.

Ciclotron

User avatar
pjesus
Posts: 399
Joined: Thu Jun 30, 2005 3:01 pm
Location: S. Pedro do Estoril

Post by pjesus » Tue Jan 15, 2008 4:05 pm

Boas novamente.

As experiências continuam e desta vez tive um problemazito...

Ao fazer um molde de duas peças o silicone fundiu-se e tive que sacar a peça lá de dentro à base de bisturi.

A primeira parte secou durante umas 2 semanas, antes de deitar o silicone para a 2ª parte besuntei com vaselina líquida e mesmo assim ficou tudo colado :(

Conselhos? Pelo que tenho lido isto pareceu-me ser relativamente fácil... :roll:

Obrigado,

Tiago

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Post by valdispert » Tue Jan 15, 2008 7:01 pm

Também não tive sucesso com vaselina líquida pelo que comecei a usar vaselina em gel (bisnaguinha comprada na farmácia), nesse tipo de moldes e sem problemas até agora. O que faço é besuntar a superfície com um pincel nº 2 velho como quem "barra manteiga no pão", depois siga...

Força nisso,

Francisco

Post Reply