Ajuda com o verniz...

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
sennas
Posts: 66
Joined: Tue Jan 08, 2008 11:54 am
Location: Esmoriz

Ajuda com o verniz...

Post by sennas » Mon Mar 31, 2008 2:42 pm

Caros amigos, eu sei que já se falou muito aqui sobre o verniz..., mas eu já pesquisei e não consegui chegar a uma conclusão :oops: , o que eu quero perguntar é o seguinte: os kits que eu faço são essencialmente os F1 e Rally, e nunca utilizei verniz, só que agora queria utilizar para proteger os carros e os decalques. e a minha dúvida é? :( Qual o verniz indicado para esse efeito? já li aqui que o TS13 da Tamiya ataca os decalques, é verdade? :? e qual o verniz indicado para este tipo de carros? acho que não devem ser muito brilhantes, principalmente os de rally. Mas atenção, tem de ser em spray porque não tenho aerografo, porque vivo num apartamento e os vizinhos não iam gostar muito do barulho que iria sair do meu apartamento :badgrin: :badgrin: :badgrin: , fico a aguardar a vossa ajuda. 8)

Já agora... alguém tem decalques para venda do Jordan Peugeot 197 da Revell? escala 1/24?

Abraço e obrigado por tudo e desculpem a repetição do tema. :? :? :?

User avatar
NoBrakes
Posts: 568
Joined: Tue Feb 10, 2004 7:47 pm
Location: Queijas / Alfragide / ISEL
Contact:

Re: Ajuda com o verniz...

Post by NoBrakes » Mon Mar 31, 2008 10:48 pm

hummmm.... verniz em spray que não ataque os decalques...... tenho a impressão que os vernizes da Gunze (Mr. Hobby) não atacam os decalques, deixa ver se alguém confirma :roll: :roll:

se assim for, podes encontrá-los no Hiroboy ;)

User avatar
Caracol_kitado
Posts: 459
Joined: Thu Jul 26, 2007 8:56 pm
Location: Tomar

Re: Ajuda com o verniz...

Post by Caracol_kitado » Tue Apr 01, 2008 12:53 am

É verdade que não atacam os decalques, mas também não me tenho dado muito bem com eles, embora por outras razões. Se calhar é azelhice minha, mas comigo tem ficado muito rugoso depois de secar.
ImageImage

User avatar
rosso corsa
Posts: 772
Joined: Wed Feb 21, 2007 8:32 pm
Location: Portugal
Contact:

Re: Ajuda com o verniz...

Post by rosso corsa » Wed Apr 02, 2008 1:22 pm

Sem aérografo tenta as latas de spray da GamesWorkshop, nunca experimentei o verniz mas já mo aconselharam, principalmente o fosco.

User avatar
sennas
Posts: 66
Joined: Tue Jan 08, 2008 11:54 am
Location: Esmoriz

Re: Ajuda com o verniz...

Post by sennas » Sun Apr 06, 2008 4:08 pm

Obrigado pessoal pelas dicas, mas ainda não me decidi se realmente vou passar verniz, que acham? são carros de rally e formula 1.

Abraços.

Hugo Oliveira

User avatar
nuno22467
Posts: 1316
Joined: Mon Feb 19, 2007 10:29 pm
Location: PORTO

Re: Ajuda com o verniz...

Post by nuno22467 » Sun Apr 06, 2008 10:49 pm

NoBrakes wrote:hummmm.... verniz em spray que não ataque os decalques...... tenho a impressão que os vernizes da Gunze (Mr. Hobby) não atacam os decalques, deixa ver se alguém confirma :roll: :roll:

se assim for, podes encontrá-los no Hiroboy ;)
Viva,
Confirmo e subscrevo tudo,
Abraço,
Nuno.
ImageImageImageImageImageImageImage

User avatar
R390
Posts: 69
Joined: Sat Jun 12, 2004 7:57 pm
Location: Coimbra

Re: Ajuda com o verniz...

Post by R390 » Tue Apr 08, 2008 4:26 pm

Olha o Rally Lack da Duplicolor (acrilico), que podes comprar por exemplo no ex-Mestre Maco, não ataca decalques.
Mas é preciso ter em atenção a ordem pela qual colocamos as tintas nos carros. Eu faço sintético, acrilico, enamel.

Abraço
JP

User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Re: Ajuda com o verniz...

Post by Morbius » Mon Apr 21, 2008 9:55 am

Acreditem ou não coloquei debaixo dos decalque de carbono ( não são em carbono) da minha MvAgusta Verniz transparente em laca da MOTIP QUE COMPREI NO aki.
Ja vou na 4ª camada e so far so good pois é acrilico...
no site da motip.com , :P deves la ver qqer coisa
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Ajuda com o verniz...

Post by art » Mon Apr 21, 2008 10:59 am

Eu uso verniz Motip, não sobre os modelos (detesto o "excesso" de brilho), mas sim numa fina camada sobre os meus decalques artesanais (impressos a laser), pois, caso contrário, os mesmos ficam quebradiços e estragam-se. Aprendi com a experiência.

Não sei se isto ajuda alguém mas, no entanto, aqui fica a dica.

Art

User avatar
vic98auto
Posts: 388
Joined: Tue Aug 23, 2005 4:45 pm

Re: Ajuda com o verniz...

Post by vic98auto » Mon Apr 21, 2008 7:27 pm

Já usei uma vez verniz de automovel num modelo com bons resultados. o pior é que o verniz e seus componentes são carissímos. Para os decalques caseiros, uso verniz acrilíco da marca MaxMat e os resultados são bons. Não reage com os decalques nem fica amarelado com o tempo. Nunca experimentei directamente em cima de um modelo. Ultimamente uso aerografo e verniz tamiya x-22 no acabamento final.
espero que ajude

User avatar
sennas
Posts: 66
Joined: Tue Jan 08, 2008 11:54 am
Location: Esmoriz

Re: Ajuda com o verniz...

Post by sennas » Tue Apr 22, 2008 10:13 am

Obrigado amigos pelas dicas e ajudas, mas ainda vou ponderar muito bem se aplico verniz ou não... é que tenho medo de estragar os modelos.
abraço a todos.
Hugo Oliveira

Luigi
Posts: 42
Joined: Tue Jun 27, 2006 11:53 am

Re: Ajuda com o verniz...

Post by Luigi » Tue Apr 22, 2008 3:42 pm

vic98auto wrote:Já usei uma vez verniz de automovel num modelo com bons resultados. o pior é que o verniz e seus componentes são carissímos. Para os decalques caseiros, uso verniz acrilíco da marca MaxMat e os resultados são bons. Não reage com os decalques nem fica amarelado com o tempo. Nunca experimentei directamente em cima de um modelo. Ultimamente uso aerografo e verniz tamiya x-22 no acabamento final.
espero que ajude
Boas
Ora aí está um coisa que nunca consegui concretizar com sucesso: X22 com aerógrafo :?
Ainda não consegui perceber onde está o meu erro. Por mais que tente, a superfície fica sempre baça e mesmo com muita "polidela", o brilho conseguido é sempre muito ténue. Até agora tenho recorrido ao plano B: Pincel!

Cumprimentos

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Ajuda com o verniz...

Post by valdispert » Tue Apr 22, 2008 4:14 pm

.
Last edited by valdispert on Tue Apr 22, 2008 4:17 pm, edited 1 time in total.

valdispert
Posts: 390
Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am

Re: Ajuda com o verniz...

Post by valdispert » Tue Apr 22, 2008 4:17 pm

X-22 Clear diluído com X-20A na proporção 1:1, vaporizado a uns 2 bar, 2 ou 3 camadas com alguns minuts de secagem entre cada dá este resultado:

http://i4.photobucket.com/albums/y107/V ... -10072.jpg
Modelo construído e pintado por José Luís Silva.

Já levou lavagem com óleos diluídos em terebentina e aguentou perfeitamente.

Luigi
Posts: 42
Joined: Tue Jun 27, 2006 11:53 am

Re: Ajuda com o verniz...

Post by Luigi » Tue Apr 22, 2008 7:57 pm

valdispert wrote:X-22 Clear diluído com X-20A na proporção 1:1, vaporizado a uns 2 bar, 2 ou 3 camadas com alguns minuts de secagem entre cada dá este resultado:

http://i4.photobucket.com/albums/y107/V ... -10072.jpg
Modelo construído e pintado por José Luís Silva.

Já levou lavagem com óleos diluídos em terebentina e aguentou perfeitamente.
Boas
Pois...as minhas experiências ficam completamente diferentes desse bom trabalho que aparece na foto. Nada a ver com as borradas que faço
Obrigado pela dica, no próximo modelo experimento.

E já agora ...mal pergunto.....que diabo é o X-20A?
perdoem-me a ignorância

Cumprimentos

Post Reply