Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by Evolution VI » Thu Apr 30, 2009 6:39 pm

DFDesign wrote:Boas ppl, desde já parabens aos "mestres" por esclarecerem as duvidas, já vi que isto vai la com o tempo e pratica...

A minha questão é a seguinte, na aplicação com o aerografo, as dicas são semelhantes?

Boas DFDesign!

Levantaste um topico aberto por mim a uns bons anos atras hehe, na altura em que tudo era novidade...

Quanto ao aerografo, procura aqui no forum pois ha um topico que explica direitinho... Ou entao, "posta" as duvidas mais em concreto.

Cumps

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by borntobedevil » Thu Apr 30, 2009 9:00 pm

O DF está com a pica toda... quando começar a produzir ninguém o vai conseguir parar!!!!!! :twisted:

(Estou aqui para ver! :twisted: )

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

DFDesign
Posts: 158
Joined: Tue Apr 28, 2009 9:40 am

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by DFDesign » Fri May 01, 2009 12:06 am

Boas, n tenho assim grandes duvidas (tirando as que já coloquei...) agora, o que queria saber, era a questão das camadas... eu quando pintei a minha carrinha, foi tudo de uma x, n dei camadas e n deixei secar, simplesmente pintei, com leves passagens com a tal cena de começar e acabar fora do modelo, mas, sempre a abrir até tar tudo coberto... (lol)

Foi um erro, certo? No proximo modelo (o Audi 90 2.3E da fujimi) já estou super informado :P
______

Abraço
DF

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by borntobedevil » Fri May 01, 2009 12:12 am

DF não foi grande erro porque não deixaste "escorrer" a tinta, safaste-te muito bem para a primeira vez!
Por uma questão de segurança (menos óleo de travões! :lol: ) com camadas mais leves corres menos riscos de "corrimentos" e se te aparecer algum pó ou sujidade com uma pequena lixadela podes passar à camada seguinte.

Penso que quando maior for a escala, mais cuidado se terá que ter, mas isto é mesmo uma suposição minha, pois só trabalho a 1/24, mas nas peças pequenas costuma ser de uma vez.

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

DFDesign
Posts: 158
Joined: Tue Apr 28, 2009 9:40 am

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by DFDesign » Fri May 01, 2009 12:16 am

Pois... realmente, safei-me... há ali um ou outro sitio que ta menos bem... mas ninguém nota porque só vêm fotos LOLOLOL :evil:

Ainda agora estive com a caixa do Audi na mão... estou mm com vontade de lhe pegar, no entanto, sinto um estranho "hummm isto vai ser arriscado..." LOL
______

Abraço
DF

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by borntobedevil » Fri May 01, 2009 12:25 am

DF a tua sensação estranha já a conheço...
Tenho aqui umas 60 caixas de kit's e quando começo um tenho sempre essa sensação, também não tenho assim tanta experiência, mas tenho uma coisa que já dei conta que nos ajuda muito a evoluir (além da ajuda do fórum), é essa vontade toda que tu também tens de querer experimentar e fazer.
Se começares com dedicação, está dedicação que falo não é estares feito maulo não sei quantas horas com ele, é ao poucos com calma, tentares tirar as tuas dúvidas, experimentares os conselhos, mas testando-os, pois por vezes por mais valiosos que sejam a nossa destreza não se adaptam a eles, por último evitando a pressa de por o modelo na estante, vais de certeza gostar do resultado, o que se vai traduzir em MAIS UM VICIADO! :twisted:

dEVIL
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

DFDesign
Posts: 158
Joined: Tue Apr 28, 2009 9:40 am

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by DFDesign » Fri May 01, 2009 1:22 am

LOL sabes o mais engraçado....

Comprei um aerografo no AKI, não conseguia adaptar as latas, pesquisei encontrei o modelismo na net, eles aconselharam-me a ir a quitecnica, lá, comprei aerografo latas e adaptador, e devolvi o do aki!...

O objectivo do aerografo era/é para os meus trabalhos gráficos, só que, comecei a ler o fórum, e a ver o ppl e a aprender técnicas, e começou a nascer o bichinho... LOL
______

Abraço
DF

Jcc
Posts: 117
Joined: Sat Apr 11, 2009 2:45 pm
Location: Madeira/Funchal

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by Jcc » Thu May 07, 2009 6:41 pm

bem altas dicas agora e que vai ser pintar =D> =D> =D>

R. Vieira
Posts: 84
Joined: Sun Sep 28, 2008 12:27 am

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by R. Vieira » Wed May 13, 2009 7:00 pm

Sou fã da pintura com os sprays da Tamiya até porque já experimentei outros e não obtive os mesmos resultados.
Partilho das opiniões já expressas e muito bem pormenorizadas. Quando surgem as tão faladas micro bolhas costumo rebentá-las imediatamente com a ponta do bisturi devidamente limpo e apesar de imediatamente a tinta ficar riscada quando seca geralmente já não há sinais da bolha sobretudo se já estamos na fase molhada da questão.
Aproveito para colocar uma questão: após o spray Tamiya qual vos parece o melhor verniz para selar a carroçaria com as estampas mantendo o aspecto bem brilhante da tinta?

saudações modelisticas!

User avatar
Morbius
Posts: 554
Joined: Mon Nov 26, 2007 11:07 am
Location: Massamá

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by Morbius » Wed May 13, 2009 9:55 pm

uma vez que é o meu metodo de pintura,os movimentos tem de ser rapidos e uniformes com 1 distancia ai de 25cm do modelo, como te disseram latas nova para as peças maiores, respeiras os tempos de secagem ai 24h eu no meu caso abano a lata ai 5m para ficar totalmente uniforme.
Depois é ires ganhando calo no jogo da fita de isolamento com a tinta, nunca faças 1 segunda passagem onde ja pintaste alguns segundos atras, deixa secar e ve se não tem impurezas antes de nova demão.
Eu no meu caso deixo as peças na grelha 48 horas em agua com detergente da loiça para desengordurar depois deixo secar em local bem seco como 1 caixa vazia. depois é a vez do primário branco ou cinzento de acordo com o que pretendas fazer cores claras ou mais escuras.... espero ter ajudado
:roll:
Modelos Acabados : 1/24 Jaguar XJ220
viewtopic.php?f=5&t=9303" onclick="window.open(this.href);return false;
1/6 Mv Agusta 750 :
viewtopic.php?f=5&t=5405" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 F40 Colombo & 1/32 TVR Tuscan :
viewtopic.php?f=5&t=6383" onclick="window.open(this.href);return false;
1/24 Ferrari F1 87:
viewtopic.php?f=5&t=6421" onclick="window.open(this.href);return false;

" So Many Idiots ... So Few Bullets" :(

atx
Posts: 5
Joined: Sat Jun 27, 2009 12:09 pm

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by atx » Sat Jun 27, 2009 12:33 pm

Boas,

Lixei algumas partes de um carrinho e algumas partes ficou o ferro a mostra... limpei bem e só depois é que pintei, mas quando pintei, em muitas dessas partes que estava o ferro de fora ficou com bolhas grandes e a tinta levantou nessas mesmas partes, o que fiz mal??

estou a pensar em deitar decapante, para depois pintar, tem de levar primario?

espero conseguir encontrar ajuda aqui.

Obrigado

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by art » Sat Jun 27, 2009 12:37 pm

atx wrote:espero conseguir encontrar ajuda aqui.
Nós também esperamos que te apresentes, no local próprio para o efeito.
Depois poderemos ajudar-te, com os teus "carrinhos" :D

Art

atx
Posts: 5
Joined: Sat Jun 27, 2009 12:09 pm

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by atx » Sat Jun 27, 2009 2:14 pm

apresentação feita :)

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by art » Sat Jun 27, 2009 4:12 pm

atx wrote:estou a pensar em deitar decapante, para depois pintar, tem de levar primario?
Não és muito explícito, com o teu caso.

Se o modelo for em metal, tira a tinta toda com decapante (ou mergulha o modelo em diluente celuloso, se a tinta for "enamel").
Lava muito bem (com detergente, inclusivamente).
Depois, aplica o primário (que tem de ser compatível com a pintura final - acrílico/acrílico, celuloso/celuloso, etc).
Lixa com lixa de água muito fina (2000 dá muito bem).
Aplica a cor final e... voilá! :wink:

Art

atx
Posts: 5
Joined: Sat Jun 27, 2009 12:09 pm

Re: Qual a forma mais correcta de pintar a Spray?

Post by atx » Sat Jun 27, 2009 9:03 pm

O carro é um Burago, desculpem lá a pergunta tonta, há primário em spay?

Post Reply