Copiar (e branquear) folhas de decals

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
edguerra
Posts: 65
Joined: Sat Jan 12, 2008 2:40 am
Location: Vila Real

Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by edguerra » Tue Jan 06, 2009 4:55 pm

Caríssimos,

Tenho tido algumas preocupações relacionadas com decalques...
Sabem se é possível copiar folhas de decals em tipografias, e qual o custo associado?
Pensei nisto por vários motivos:
- gostava de digitalizar as folhas de decalques dos meus kits, para o caso de acontecer alguma "desgraça" na montagem;
- queria fazer alguns decalques para melhorar modelos 1/43 que tenho comprado da Altaya (nomeadamente logos de pneus, logos da Martini e logos de marcas de tabaco), recolhendo eventualmente imagens da net, devidamente redimensionadas;
- tenho dois kits com folhas de decalques amareladas, e queria ver se consigo fazer uma "operação de branqueamento" digital e posterior impressão...
(não sei se isto é viável, quem perceba do assunto que me elucide pf...) :)

Ou de outra forma, há alguém que, recebendo ficheiros jpg ou semelhantes, imprima e envie folhas de decalques a pedido, e mediante a devida retribuição pelo tempo e recursos dispendidos?

Cumprimentos
Last edited by edguerra on Thu Jan 08, 2009 9:22 pm, edited 1 time in total.

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Copiar folhas de decals

Post by FSousa » Wed Jan 07, 2009 2:03 am

Viva.
Se fosse assim tão fácil... :mrgreen:
O processo de construção de decalques é semelhante á estampagem de um camisola.
Para imprimir uma cor tem que ter uma tela (ou quadro) de poliéster previamente gravada com o motivo a estampar.
Quantas mais cores tiver, mais telas (ou quadros) tem que ter.
Em tempos um colega meu tinha uma estamparia com algumas mesas manuais e rotativas, ai fiz uns decalques. Sempre pode recorrer a uma estamparia, mas os preços ...
Se quiser fazer ou copiar decalques tem que ter um software tipo Corel Draw ou outro, ou então recorrer a alguém que faça isso para posteriormente imprimir a laser em folha de decalque.
Se a miniatura for branca isso é suficiente, se for de cor pode imprimir numa folha de decalque já com o branco imprimido (as impressoras não imprimem o branco).
Presentemente uso um processo "misto":
Em serigrafia (e em casa ) imprimo os brancos e a laser o que é cores, depois na miniatura colo os decalques brancos e por cima as cores.
Devo referir que para fazer logotipos para pneus, nomes dos pilotos para os vidros por exemplo, é possivel fazer em casa.
A titulo de esclarecimento, o investimento inicial nem é muito elevado.
Tela de poliéster de 160 "malhas" cerca de 80€ o M2
Réguas para imprimir 20€
Tinta branca "Argon" 20€
Diluente "argon" 15€
Lata de cola em Spray 8 €
Lata diluente celuloso para limpar o quadro 5€
Gravação do fotolito numa tipografia 8€
Gravação do quadro10€
Pode aprender um pouco aqui:
http://www.fazfacil.com.br/artesanato/serigrafia.html
http://serinet.net/joomla/index.php
Qualquer outra duvida é só avisar.
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Copiar folhas de decals

Post by art » Wed Jan 07, 2009 6:04 pm

Ou então, encontrar uma impressora que imprima a branco.

Art

User avatar
edguerra
Posts: 65
Joined: Sat Jan 12, 2008 2:40 am
Location: Vila Real

Re: Copiar folhas de decals

Post by edguerra » Wed Jan 07, 2009 8:24 pm

Então, no pressuposto de se dispor dos decalques digitalizados (quer fazendo-os nós próprios, quer digitalizando uma folha de decalques já existentes), é possível imprimi-los numa folha de decalques vazia utilizando uma impressora que imprima brancos?

User avatar
Adolfo
Posts: 3030
Joined: Thu Feb 14, 2008 11:42 am
Location: Lisboa

Re: Copiar folhas de decals

Post by Adolfo » Wed Jan 07, 2009 8:54 pm

ou numa impressora "normal" laser sendo que está não tem tinta branca mas dá prefeitamente para executar trabalhos.
Quando tiver 60 anos quero ser um grande modelista :)

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Copiar folhas de decals

Post by art » Wed Jan 07, 2009 9:14 pm

edguerra wrote:Então, no pressuposto de se dispor dos decalques digitalizados (quer fazendo-os nós próprios, quer digitalizando uma folha de decalques já existentes), é possível imprimi-los numa folha de decalques vazia utilizando uma impressora que imprima brancos?
Sim, na primeira hipótese, não na segunda, ou seja, não aconselho, pois a digitalização, mesmo com uma grande definição do "scanner", não dá bons resultados.

Digitalizar a folha e vectorizar os resultados, aí já temos um bom avanço. Ainda não perfeito, mas muito melhor, mesmo assim.

Art

User avatar
FSousa
Posts: 936
Joined: Mon Sep 29, 2008 2:58 pm
Location: Santo Tirso

Re: Copiar folhas de decals

Post by FSousa » Thu Jan 08, 2009 1:29 am

Digamos que pela "pouca" experiência que tenho, se digitalizar uma folha de decalques poderemos, em Corel Draw "recortar" os logotipos mas a "definição" não será grande coisa ou em alternativa tentar fazer novamente "por cima" tipo ter um desenho e com uma folha de papel vegetal copiar esse mesmo desenho.
Embora não seja "um entendido" em informática, em desenho técnico, e em "cultura geral" (pois graças ao Eng. Socrates e ao abrigo das Novas Oportunidades estou a tentar concluír o Secundário :mrgreen:) sei que por vezes é mais fácil fazer de "raiz" que copiar.
Temos é que "dominar" os PCs e conhecer os programas em questão.
No caso do Corel, é um programa com muitas ferramentas e caro (custou-me 140€ versão estudante), no meu caso se perceber 1/10 será muito, mas para o que necessito serve.
Explicando melhor: ao digitalizar estamos a digitalizar até a cor do papel de suporte, se for branco, ficará "amarelado", se for azulado ficará azulado, :doubt: se tirarmos um pouco de brilho, tiramos um pouco de cor ás outras cores... :cry:
Depois temos outro "entrave", os tamanhos dos logotipos.
Antes de ter uma máquina digital usava a técnica de fotografar um logotipo e tirar as medidas (se possivel) para posteriormente reduzir á escala, era meio caminho andado.
No entanto com um pouco de gosto e conhecimentos de informática poderemos fazer uma decoração para uma miniatura que tenha uma cor da carroçaria toda branca, ou em alternativa imprimir uma decoração numa folha de decalques já branca (para ter os brancos em fundo) mas depois teremos o problema de "afinar" as outras cores em que vamos pintar o modelo, é que as impressoras diferem umas das outras em relação ás tonalidades. (o amarelo Pantone 110 da minha impressora não será o mesmo da do meu irmão se a impressora não for igual, acho eu :mrgreen: )
Há já uns anos vi uma impressora na JML na Mealhada que segundo o Sr. Toni (se não estou em erro) imprimia o branco, mas nunca tive a oportunidade de saber onde se adequiria, acho que neste Fórum vi alguém que tinha uma.
Mas tenho a impressão que a melhor maneira de fazer decalques é pelo processo de serigrafia...
FSousa
O modelismo não é um Hobbye, é um vicio...

User avatar
edguerra
Posts: 65
Joined: Sat Jan 12, 2008 2:40 am
Location: Vila Real

Re: Copiar folhas de decals

Post by edguerra » Thu Jan 08, 2009 6:34 pm

E sobre decals amarelados em kits antigos, existe alguma solução para os salvar?
Estilo lixívia para decals... eheh

Cumprimentos

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Copiar folhas de decals

Post by art » Thu Jan 08, 2009 6:38 pm

Depois de aplicados, é passar-lhes massa de polir finíssima por cima e muito suavemente.
Costuma retirar o "amarelado" da idade.

Art

User avatar
edguerra
Posts: 65
Joined: Sat Jan 12, 2008 2:40 am
Location: Vila Real

Re: Copiar folhas de decals

Post by edguerra » Thu Jan 08, 2009 7:05 pm

Mas se o declaque não for só branco não tira também a côr no resto?
Já experimentaste essa técnica? É que os decalques são mesmo muito finos e sensíveis, o risco de se rasgarem é grande, não é?
E tentar fazer isso directamente na folha de decalques, não resulta?

Abraço

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Copiar folhas de decals

Post by art » Thu Jan 08, 2009 7:20 pm

A massa de polir fina actua como uma lixa muito suave.
Desgasta muito aos poucos. Se for uma espécie de "patine", tira na perfeição.
Se os decalques forem muito sensíveis, claro que é necessário um grande cuidado.
Porém, não me lembro se alguma vez apliquei na folha.
Não há possibilidade de aplicares num decalque "sem importância", primeiro? Sei lá, no logotipo do fabricante ou na designação do modelo e rali, ao fundo da folha?

Tenho pena de não poder ser mais útil...

Art

User avatar
edguerra
Posts: 65
Joined: Sat Jan 12, 2008 2:40 am
Location: Vila Real

Re: Copiar folhas de decals

Post by edguerra » Thu Jan 08, 2009 8:16 pm

Obrigado pela dica art, vou tentar ambas as soluções:
- aplicar sobre a folha
- aplicar primeiro o decal e tentar depois
O carro em questão é um Brabham BT50, por isso é simples: o aplico no decal do nº2 do patrese (que é branco), tenho 4 decals para ensaiar. O nº 1 do Piquet fica reservado para o modelo final :)

Há alguma massa em particular que recomendes? É que eu acho que a que tenho não é lá muito fina... E se calhar é melhor utilizar um cotonete, não?

Cumprimentos

User avatar
edguerra
Posts: 65
Joined: Sat Jan 12, 2008 2:40 am
Location: Vila Real

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by edguerra » Thu Jan 08, 2009 8:44 pm

Com foto é mais fácil perceber...
Attachments
DSC07490_s.jpg
DSC07490_s.jpg (203.55 KiB) Viewed 6668 times

art
Posts: 4165
Joined: Wed Dec 07, 2005 9:57 pm

Re: Copiar folhas de decals

Post by art » Thu Jan 08, 2009 9:02 pm

edguerra wrote:Há alguma massa em particular que recomendes? É que eu acho que a que tenho não é lá muito fina... E se calhar é melhor utilizar um cotonete, não?
Não sei qual a marca da massa que utilizo, pois foi um familiar que me encheu dois frasquinhos com dois tipos de massa de polir.
Eu só a uso para isso mesmo (e para retirar decalques de "vidros" de modelos, por exemplo).

Podes utilizar um cotonete e vai limpando com papel higiénico,
Em locais mais pequenos, costumo enrolar algodão num alfinete e aplicar (trabalho a 1/43, é conveniente não esquecer :D )

Boa sorte

Art

User avatar
borntobedevil
Posts: 4971
Joined: Thu Jun 05, 2008 10:29 pm
Location: Chaves

Re: Copiar (e branquear) folhas de decals

Post by borntobedevil » Thu Jan 08, 2009 10:17 pm

Chegou o veneno... ainda por cima que não se dá bem nem mal com os decalques! Simplesmente não se dá!!!!!!!!! :badgrin: :badgrin:

Oh Guerra tu não tens um modelo para começar e acabar antes desse??????????!!!!!!!!
E se estás a pensar que não tenho nada a ver com isso, até tenho... tenho que ver o que tu fazes mal para eu não cometer o mesmo erro! :twisted:
Vai lá tratar do Toyota, pois se branqueares esses decalques já, quando fores montar o modelo estão amarelos outra vez :badgrin: :badgrin:

Devil :twisted:
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI

Post Reply