Melhor cola

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
Post Reply
Reboot
Posts: 58
Joined: Tue Aug 18, 2009 12:00 pm
Location: Lisboa

Melhor cola

Post by Reboot » Sun Jun 07, 2020 10:36 am

Olá a todos. Gostaria de opiniões em relação à melhor cola para colar peças pintadas, por exemplo o motor de um carro, já pintaram umas de aluminio, outras de preto fosco etc e vão fazer a montagem final juntando todas as peças que já pintaram. Qual a melhor cola para usar? Obg
cumprimentos
Nuno

VCR
Posts: 75
Joined: Thu Oct 19, 2006 1:46 pm
Location: Moncarapacho

Re: Melhor cola

Post by VCR » Mon Jun 08, 2020 7:32 pm

Eu costumo usar epoxi, mas não sou um modelista experiente. O melhor e esperar por outras opiniões.

Reboot
Posts: 58
Joined: Tue Aug 18, 2009 12:00 pm
Location: Lisboa

Re: Melhor cola

Post by Reboot » Tue Jun 09, 2020 12:45 pm

obg
cumprimentos
Nuno

VCR
Posts: 75
Joined: Thu Oct 19, 2006 1:46 pm
Location: Moncarapacho

Re: Melhor cola

Post by VCR » Tue Jun 09, 2020 1:20 pm

Antigamente usava Araldite, mas descobri que as lojas dos chineses vendem tubos pequenos de epoxi. São bem mais baratos e não encontro diferença na qualidade.

Então não temos modelistas experientes para darem uma opinião ;-) se existir um método melhor eu não me importava de aprender.

Reboot
Posts: 58
Joined: Tue Aug 18, 2009 12:00 pm
Location: Lisboa

Re: Melhor cola

Post by Reboot » Tue Jun 09, 2020 2:55 pm

Perguntei num forum americano e dizem que usam cianocrilato (ZAP)
cumprimentos
Nuno

VCR
Posts: 75
Joined: Thu Oct 19, 2006 1:46 pm
Location: Moncarapacho

Re: Melhor cola

Post by VCR » Tue Jun 09, 2020 7:26 pm

Eu e o cianocrilato não nos entendemos, é um problema já de longa data ;-)

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Melhor cola

Post by DIOGO_TIAGO » Tue Jun 09, 2020 8:48 pm

Boas. Eu também não sou um modelista de topo, mas tenho alguma experiência com materiais e produtos.

Eu basicamente em todos os modelos que faço só uso duas colas. Super cola 3 e a cola da revell ( azul com a tampa amarela )

Super cola três é bom para colar peças que requerem alguma fixação forte ou peças que não irão ter muito que mexer, pois a super cola três quando curada fica rija. Se for mesmo boa parte onde não tem a cola e onde tem a cola dura uma vida. Também uso para colar peças já depois pintadas. Por exemplo as peças de motor como referiste, colar os travões de disco ás mangas de eixo ou eixos que normalmente pede nas instruções, colar a linha de escape ao chassi, etc etc etc

Dependendo das super cola 3, umas tem agulha já, outras tem o sistema de gota a gota, mas mesmo assim por vezes é demasiada a quantidade e ao unir, pode escorrer um pouco fazendo cagada e também criar aquela marca de vapor branco que não gostamos

Dica: Eu uso um pouco de folha de aluminio de cozinha e meto umas gotas de super cola 3 nela e depois aplico a dose necessária na peça com um palito. Como a super cola 3 é conhecida por ser mesmo forte, basta um "cheirinho" a cada ponta da peça e está bom.

A cola da Revell, de experiência tem um senão. É um pouco lenta a secar, dai usá-la para peças que requerem menos resistência mas que ao mesmo tempo suporte alguma elasticidade. Por exemplo: Uma carroçaria que tenha os parachoques, abas, ou adornos à parte. Aplico cola no vinco da carroçaria ou na própria peça e depois faço a união, ficando a fazer pressão um pouco de tempo ou fixando com molas. Dá perfeitamente margem para ajustes de alinhamento e correções até secar completamente. Como disse anteriormente, depois de seca tem alguma maleabilidade, pois a carroçaria está sempre a sofrer pressões dos dedos quando a lixamos, lavamos para a pintura, polir, etc etc

Existem milhares de colas, as mais conhecidas da Tamiya. Já vi tantos vídeos e vejo tantas funções diferentes que fico confuso e limito-me ao simples.

É a minha opinião de experiência, vale o que vale, mas até hoje tenho tido excelentes resultados.

Cola da revell: https://ik.imagekit.io/91ubcvvnh3k/tr:w ... sional.jpg

Super cola 3 que uso de momento: https://casaforra.pt/wp-content/uploads ... orte-1.jpg

VCR
Posts: 75
Joined: Thu Oct 19, 2006 1:46 pm
Location: Moncarapacho

Re: Melhor cola

Post by VCR » Tue Jun 09, 2020 9:13 pm

Diogo, eu penso que a super cola 3 é cianocrilato.

User avatar
DIOGO_TIAGO
Posts: 1607
Joined: Fri Apr 09, 2010 2:17 pm
Location: Moita-Montijo

Re: Melhor cola

Post by DIOGO_TIAGO » Wed Jun 10, 2020 12:07 am

O termo técnico é possível sim, eu é que gosto de lhe chamar super cola 3. Mas é basicamente o que disse, só que consigo fazer a aplicação mais controlada com a técnica do palito

Reboot
Posts: 58
Joined: Tue Aug 18, 2009 12:00 pm
Location: Lisboa

Re: Melhor cola

Post by Reboot » Wed Jun 10, 2020 11:00 am

Obg pelas opiniões e sim super cola 3 é cianoacrilato. A ZAP tem uma cianoacrilato especial para plasticos que não deixa o tal vapor branco, vou experimentar.
cumprimentos
Nuno

Reboot
Posts: 58
Joined: Tue Aug 18, 2009 12:00 pm
Location: Lisboa

Re: Melhor cola

Post by Reboot » Wed Jun 10, 2020 4:58 pm

Funciona bema zap, nao deita vapores mas o tempo de secagem é mais alargado que a super cola 3
cumprimentos
Nuno

Post Reply