O meu primeiro kit

Partilha aqui os teus dotes de modelista
Kitmotors

Mensagem por Kitmotors »

meu caro amigo o problema que tiveste com os decalques so se pode dever a 2 motivos

1 - agua muito quente

2 - muito tempo dentro de agua.

faz assim

1 - aqueces um pouco de agua

2 - recortas o decalque a aplicar

3 - com o decalque colocado dentro de agua e com um pincel vai passando por cima do dito cujo ao leve (dentro de agua)

4 - o decalque esta pronto a aplicar quando notas que ele se move um pouco dentro de agua

5 - com uma pinca agarras no decalque (folha de suporte do decalque) e arrastas para cima da zona onde ele vai ficar tendo o cuidado em ter molhado previamente essa mesma zona (com pouca agua porque nao queremos afogar o decalque....certo?).

6 - com o decalque colocado na zona onde ele vai ficar e com um pincel fino vais "movendo" o decalque ate que ele fique na zona pretendida.

7 - para acabar (porque a aula esta a acabar e o intervalo esta a porta) e com um cotonete encostas ligeiramente onde tem agua tendo atenção em nao mover o decalque do sitio pretendido....impressionante nao e? o cotonete tira a agua toda do decalque deixando ele no sitio exacto e sequinho como o rabinho de bebe...ehehehhe atençao que este comentario nao teve nenhuma conotação sexual eim....convem esclarecer......
se nao quizerem utilizar o cotonete podem utilizar aqueles guardanapos de cozinha espessos...

para mais duvidas estejam a vontade

Abraço
Paulo Salvado
kitmotors.com
migper
Registado: sexta ago 13, 2004 10:47 am

Mensagem por migper »

Hawkins

Normalmente não utilizo àgua morna, mas sim tépida (agua da torneira).
As vezes quando se tira o decalque do recipiente da agua, torna-se dificil aplicar por causa do escesso de gotas de agua.
Quando eles fogem, seco um pouco e com um pincel humido, coloco-os no lugar.

Bom trabalho

Miguel
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Mensagem por Marco »

Ás vezes, os problemas são mesmo dos decals, que muitas vezes são fraquinhos. Quando coloco um decal no local, gosto sempre de ter um pouco de água a mais para poder movê-o para a zona correcta, e vou retirando os excessos com um cotonete.
vidas
Registado: quinta fev 12, 2004 11:03 pm

Mensagem por vidas »

Eu sou novo neste assunto, mas cá vai mais uma para a fogueira.

A primeira vez que utilizei decalques, primeiro experimentei tentei aplicar os decalques que não interessam (tipo o q diz Tamiya e o nome do modelo) em zonas que não vão ficar visíveis.

No meu primeiro decalque a sério, no fim de retirar a água, ele saiu do sítio. A solução foi juntar água e, com alguma paciência, ir passando com um pincel até ele descolar.

Espero que os próximos te corram bem. :)

PS: Atenção que sou novato com os decalques. Apenas falei da minha experiência. :)

1abraço,
vidas
Tigre
Registado: quarta ago 18, 2004 9:39 am

Decalques

Mensagem por Tigre »

Desculpem, mas o que o nosso amigo Hawkins se refere é aos decalques da Tamiya para OS PNEUS ! Aqueles que são muito chatos de colocar e são a seco !
Aconselho-te a verificar a folha de instruções que acompanham o kit, mas tem cuidado que eles são muito manhosos de aplicar, mas digo-te que esses declaques são tipo transfers, de esfregar. Não são, de mergulhar em agua.
O ideal mesmo é comprar matrizes e pintar a aerografo...

Força com esse 206 !!!
marcioferreira
Registado: quarta ago 25, 2004 6:23 pm
Contacto:

decalques para pneus

Mensagem por marcioferreira »

Boas!

Na minha opinião o melhor mesmo é fazer como o Tigre diz, ler as instruções para os decalques dos pneus que vêm no kit.

Não tenho nenhuma folha de instruções aki à mão, mas a ideia que tenho sobre a aplicação desses decalques é:
- limpar a zona;
- recortar o decalque;
- colocar o decalque no sítio (juntamente com o papel onde vem colado)
- e humedecer a parte de trás do papel onde está o decalque (nesta altura o decalque começa a soltar-se do papel e agarra-se ao pneu)
- secar com papel absorvente.

Como já disse não tenho bem a certeza se é assim, mas não foge muito.
Agora, esses decalques costumam deixar facilmente a marca do filme (zona transparente do decalque), para evitar isso faz o seguinte:
- aplica uma camada de verniz brilhante na face lateral do pneu onde vais colar o decalque;
- aplica o decalque;
- camada de verniz mate, por toda a face lateral do pneu.

Boas montagens.

Márcio Ferreira
rookie
Registado: terça ago 31, 2004 1:14 am

Mensagem por rookie »

Boas a tds

Tenho uma duvida, dar verniz mesmo k seja mate no pneu, com o tempo não tem tendência a quebrar??? :doubt:
O verniz pois claro, não o pneu :D

Abraço
Miguel
PMMSC
Registado: quarta fev 04, 2004 9:27 am

Mensagem por PMMSC »

É possivel que quebre!

Não nos podemos esquecer que a superficie que estamos a colocar o verniz não é rija, é borracha! Mas se tivermos os devidos cuidados ao longo do tempo penso que o verniz se aguenta bastante bem! :wink:

Eu costumo utilizar o verniz matte nos decalques que ponho nos pneus e até hoje não tive qualquer problema! :wink: :D
marcioferreira
Contacto:

Por acaso verniz nunca usei em pneus de borracha, mas já pintei vários pneus completamente (pq nos militares a borracha 100% preta é irreal, os pneus estão sempre sujos), e não tive nenhum tipo de problemas...
Tigre
Registado: quarta ago 18, 2004 9:39 am

Verniz

Mensagem por Tigre »

Sem querer fazer publicidade, mas tendo mesmo que a fazer: verniz acrilico da Vallejo: mate. semi-mate. semi-brilhante e brilhante. Uma camada fina nos pneus e nem se nota que tem decalques.

1abraço
Luis Miguel
pedroalex
Registado: quarta jul 14, 2004 2:29 pm

Mensagem por pedroalex »

Eu tambem os aplico como o tigre e o marcio.
Funcionam como as tatuagens para os miudos.
colocam-se no sitio e depois molham-se ate sairem do papel, e agarrarem ao pneu.

Um abraço
charger
Registado: quinta jul 01, 2004 12:06 pm

Mensagem por charger »

Quanto conhecimento!
Como podemos ficar desolados nos primeiros trabalhos quando temos as ajudas necessárias dos nossos colegas. É de louvar essa ajuda preciosa.
Continua, apesar de ser o teu primeiro trabalho, já conseguiste fazer melhor que eu.
Bom trabalho!!! e cá aguardamos o produto final.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Hawkins
Registado: quinta set 23, 2004 1:47 am

Mensagem por Hawkins »

Mais uma vez obrigada a todos!

E realmente estes decals aplicam-se como o Tigre e o marcioferreira dizem. Eu é que tinha a ideia que todos os decals aplicavam-se daquela maneira e foi o que deu.. :cry: Eu também achei esquesito aqueles decals virem protegidos por uma papel, mas não liguei muito, infelizmente.. E era tão facil..

Marcio, já agora existe existe esse verniz mate da Tamiya? Eu tenho mas é o X22 (brilhante)..

E então não existe maneira de arranjar os decals para os pneus? São os da michelin..

Bem já comprei o TS17, e vamos ver se corre tudo bem com a carroçaria.. E aproveitei para comprar mais duas cores que não tinha comprado, tou a gostar.. :wink:

E mais uma vez obrigada a todos!
Projecto em progresso_
Imagem
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Mensagem por Marco »

Também não sabia dessa história dos decals ...

Já dizia a Alanis:

you live, you learn...

Um abraço!
marcioferreira
Contacto:

Hawkins Escreveu:Marcio, já agora existe existe esse verniz mate da Tamiya? Eu tenho mas é o X22 (brilhante)..
Eu também não tenho muito conhecimento de vernizes, os que eu uso são o enamel da Revell mate e o acrílico da Life Color brilhante. Acho que a tamiya não tem verniz mate, mas não tenho a certeza.

Para seguir outros conselhos:
Tigre Escreveu:Sem querer fazer publicidade, mas tendo mesmo que a fazer: verniz acrilico da Vallejo: mate. semi-mate. semi-brilhante e brilhante.
O que tenho ouvido dizer dos produtos Vallejo é que são 5*****, mas os vernizes nunca usei.

1 Abraço

Márcio Ferreira
Responder