Pintura de Peças

Aprende com os conhecimentos dos mais experientes ou faz as tuas questoes..
User avatar
Toyota_Trueno 86
Posts: 30
Joined: Tue Apr 13, 2004 9:46 am
Location: Sintra

Pintura de Peças

Post by Toyota_Trueno 86 » Tue Apr 13, 2004 9:57 am

Olá a todos.
Sou novo neste fórum e consequentemente, um novato neste ramo e se alguém tiver disposto a dispender um tempinho para me ensinar como pintar as peças interiores (motor, molas, etc...) agradecia profundamente, pois, irei receber um Nissan Skyline GT-R da Tamiya e gostaria de tê-lo estimado e da melhor maneira possível.

Agradeço profundamente

1 Abraço

Toyota_Trueno 86

User avatar
Marco
Posts: 2534
Joined: Thu Feb 05, 2004 11:00 pm
Location: Porto

Post by Marco » Tue Apr 13, 2004 10:47 am

Bem vindo à irmandade do plástico, das tintas e da cola!

Não tem muito que saber (e daí, talvez tenha). Precisas de tintas (obviamente), pincéis, uns três: um para superfícies maiores, um para superfiícies mais pequenas e um daqueles de precisão, muito fininhos, para pormenores.

O resto vem nas instruções :)

Ah, e claro, fita para máscaras!

Qualquer loja de modelismo pode ajudar-te! Se bem que muito do material pode ser adquirido no Continente, a preços mais saudáveis :)
Last edited by Marco on Tue Apr 13, 2004 11:12 am, edited 1 time in total.

User avatar
Toyota_Trueno 86
Posts: 30
Joined: Tue Apr 13, 2004 9:46 am
Location: Sintra

Post by Toyota_Trueno 86 » Tue Apr 13, 2004 11:02 am

Obrigado pela ajuda Marco já é um primeiro passo para o início, pois estou agora mesmo à espera do kit para iniciar o projecto e logo que for possível postarei as imagens do Skyline.
Mas já agora mais uma questão...gostaria de saber se há alguma técnica específica para pintar as peças etc...
Mais uma vez obrigado

1 Abraço

Toyota_Trueno
"A essência da amizade consiste em aceitar os princípios de humildade e compaixão ao próximp" (Teoria 1-0/1-1)

User avatar
Zender
Posts: 93
Joined: Tue Mar 30, 2004 2:45 am
Location: Oeiras

Bela pergunta

Post by Zender » Tue Apr 13, 2004 11:22 am

Olá, e bem vindo...
Começas com uma pergunta que dá pano para mangas :roll:
Mas vou tentar ser resumido, e atenção, é uma mera opinião pessoal, portanto com o valor relativo, cada um usa a sua técnica, ou mais muitas vezes usam-se várias técnicas em simultaneo, mas aqui vai:é o teu primeiro Kit Certo??
Portanto duvido que tenhas aérografo (Usado para pintar quase todas as peças de interior.
Assim sendo vais usar pincel e então tens :
Tintas acrilicas (Tamiya), de secagem rápida de aplicação fácil, mas de acabamento pobre quando aplicadas com pincel
Tintas Enamel (Humbrol), secagem lenta, aplicação mais cuidada(uma ou duas pinceladas), acabamento mais uniforme e de melhor resultado final
Exteriores(areas grandes) Spray Tamiya, requer Primario tb Tamiya, 2 passagens, 2 a 3 dias de intervalo, e 2 a 3 passagens com a cor final.
Verniz ou cera a aplicar no fim...
Vê se tudo isto te foi util , para já acho que já tens com que te entreter a pensar ehheheheh.
Grande abraço e mais uma vez bem vindo

User avatar
Toyota_Trueno 86
Posts: 30
Joined: Tue Apr 13, 2004 9:46 am
Location: Sintra

Post by Toyota_Trueno 86 » Tue Apr 13, 2004 11:30 am

Zender muito obrigado pelos teus conselhos fora-me úteis sim e agora terei mesmo que pensar em qual dos métodos aplicar..eheheh mas mesmo assim um muito obrigado e no decorrer do meu projecto, postarei fotos dele, pois quero aprender muito mais neste fascinante mundo de modelismo. :)

Um Abraço a todos


Toyota_Trueno

User avatar
vidas
Posts: 563
Joined: Thu Feb 12, 2004 11:03 pm
Location: Coimbra

Post by vidas » Tue Apr 13, 2004 11:32 am

Olá Toyota e Bem vindo! :)

Antes de mais podias apresentar-te no tópico Apresentação.

Bem eu também sou novo no modelismo e por coincidência também estou a começar com um Skyline GT-R.

O Zender resumiu o pouco que sei sobre pinturas. Apenas acrescento os diluentes que servem para diluir a tinta tornando mais fácil a sua aplicação (espero estar certo do que digo). Assim tens o diluente sintético para as tintas enamel, e o álcool (água destilada, Sonasol amoniacal,.....) para as tintas acrílicas.

Se tiveres mais dúvidas diz que a malta está cá para se ajudar uns aos outros.

1abraço,
vidas

User avatar
Toyota_Trueno 86
Posts: 30
Joined: Tue Apr 13, 2004 9:46 am
Location: Sintra

Post by Toyota_Trueno 86 » Tue Apr 13, 2004 1:36 pm

:D vidas obrigado pelo conselho...mal posso mesmo esperar para ter o meu kit para iniciar...
"A essência da amizade consiste em aceitar os princípios de humildade e compaixão ao próximp" (Teoria 1-0/1-1)

PMMSC
Posts: 2386
Joined: Wed Feb 04, 2004 9:27 am
Location: Cartaxo

Post by PMMSC » Tue Apr 13, 2004 4:42 pm

Visto que a maioria do que necessitarias para começar já foi dito apenas posso dizer que podes começar por adquirir os pinceis um x-acto e lixa fininha para poderes cortar as peças das arvores que vem no kit! :wink:
Quanto a tintas realmente não compres nada sem teres primeiro o kit nas mãos...

No manual de montagem vem as referencias das tintas e só depois deves comprar as tintas...

Outro concelho, faz um pequeno teste e peças de plastico ou em papel antes de começares a pintar as peas do kit!!! :D :wink:

User avatar
Toyota_Trueno 86
Posts: 30
Joined: Tue Apr 13, 2004 9:46 am
Location: Sintra

Post by Toyota_Trueno 86 » Tue Apr 13, 2004 5:35 pm

PMMSC obrigado pelo conselho realmente devem-se testá-las antes de pintar porque senão estamos sujeitos a obter resultados indesejados

1 abraço

Toyota_Trueno
"A essência da amizade consiste em aceitar os princípios de humildade e compaixão ao próximp" (Teoria 1-0/1-1)

User avatar
Patrick Bateman
Posts: 1157
Joined: Fri Feb 13, 2004 7:02 pm
Location: Linda-a-Velha

Post by Patrick Bateman » Tue Apr 13, 2004 8:15 pm

Trueno
bem, isso é que é entrar a matar!!
o zender resumiu bem a essência da coisa
posso é aconselhar-te a dar uma vista de olhos pela secção dos trabalhos em progresso e ir vendo os vários materiais e técnicas utilizadas. há para ali material com fartura
cumps
Patrick Bateman

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Tue Apr 13, 2004 10:58 pm

Bem, mais um ao barulho mas assim também ficas a saber que o Fórum é como uma família, estamos sempre prontos a ajudarmo-nos uns aos outros.
Completando um pouco do que já foi dito pelos meus colegas. Talvez existam algumas coisas que não sejam necessárias aprenderes já no teu primeiro modelo para não seres inundado de informação e pensares que é mais complicado do que parece. :)
Primeiro o material, que aconselho que seja comprado em uma loja propria de modelismo.
1 - Alicate de corte (para cortares as peças das arvores, se bem que atenção, 90% das peças convém serem pontadas na arvore antes de lá serem removidas).
2 - X-acto
3 - Cola (eu uso cola liquida da Revell (Contacta Professional) penso que seja uma boa opção).
4 - Pincéis (como foi dito pelo Marco 3, uma para superfícies maiores, um para as pinturas normais, e outro para os pequenos detalhes).
5 - Diluente para limpar os pincéis (enamel, as acrílicas limpam-se com álcool).
6 - Lixas finas (400 e 1200, para lixar rebarbas ou restos das fixações ás arvores).
Depois só faltam as tintas mas essas precisas do modelo primeiro para saber quais tens de comprar. Vai mostrando a evolução do modelo. Nós iremos dando dicas e tirando todas as tuas duvidas á medida que forem aparecendo.

Um abraço.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

User avatar
Evolution VI
Posts: 1676
Joined: Mon Feb 09, 2004 3:49 am
Location: Vila Nova de Gaia

Post by Evolution VI » Wed Apr 14, 2004 2:54 am

J'agora deixo a minha opinião. Não há duvida que as tintas sinteticas dão um acabamento bastante melhor mas não permitem grande margem de erro perante as acrilicas.

:!: Caso te enganes a pintar com uma tinta acrilica, podes de imediato lavar a peça com água pois a tinta remove-se com facilidade enquanto que as sintecticas só mesmo com diluente é que elas saem.

:shock: Atenção!! Não podes pintar com tinta sintetica numa zona onde já foi pintada com tinta acrilica! A tinta sintetica ataca a acrilica, derrete-a! Ao contrario não há problema pois a acrilica sobre a sintetica não há qualquer reacção.

:!: De lembrar que os sprays da Tamiya são sintecticos. Recomendo-te pois que pintes o que tens a pintar com os sprays e só depois pintas o resto.

Acho que muito importante esta nota! Eu já estraguei uma carroçaria à custa destas reacções! :cry:

Abraço :D

User avatar
lucas
Posts: 2334
Joined: Tue Mar 16, 2004 12:42 pm
Location: Funchal-Madeira

Post by lucas » Wed Apr 14, 2004 11:56 am

Acrescento a tudo o q o pessoal disse, uma coisa muito importante.
CALMA, não ultrapasses os passos, 1 coisa de cada vez.
por vezes com a ansiedade de ver o resultado final, estragamos tudo.
a pressa é inimiga da perfeição.
boa sorte q nós daremos as dicas q necessitares.
lucas

User avatar
Rui Gouveia
Posts: 21
Joined: Mon Jun 07, 2004 8:51 pm
Location: Madeira

Post by Rui Gouveia » Thu Jun 17, 2004 10:14 pm

desculpem novamente a minha ignorancia, mas é assim, vou começar no meu primeiro kit 1/24, é um peugeot 206wrc da tamiya, para começar preciso de tintas, pelo que ja percebi sao umas poucas, a minha questão é, que quer dizer as iniciais: X, XF, TS nas tintas
Bigado
Rui Gouveia

User avatar
Akira
Posts: 748
Joined: Tue Feb 10, 2004 11:42 pm
Location: Azambuja
Contact:

Post by Akira » Fri Jun 18, 2004 1:18 am

São os códigos das cores da Tamiya. X são as cores brilhantes, XF as cores baças e os TS e MS são os sprays. Por ex, X-2 é branco brilhante, XF-2 é o branco baço, e TS-26 é branco em spray.
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Image
Concluídos:
Image

Post Reply