Ai se eu tivesse um martelo!!!!
- Evolution VI
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Ai se eu tivesse um martelo!!!!
Ai se eu tivesse um martelo!!! Quem é que já não disse esta frase aquando a montagem de um kit quando a coisa está a correr pro torto??
Pois é! Eu lembrei-me de uma sugestão para o forum à custa desta frase e à custa dos meus sucessivos erros e do o pessoal aqui do forum vai tendo, como já tiveram.
A sugestão parte da criação de um tópico efectivo tipo "Trabalhos em Progresso" ou "Trabalhos completos", para que o pessoal pudesse colocar lá algumas fotos daqueles carros/motas que correram mal, daqueles carros/motas que ainda não foram para o lixo sabe-se lá "porque?", daquelas etapas desastrosas que não se poem no progresso pois no progresso habitualmente coloca-se aquilo que corre bem, entre tudo aquilo que correu menos bem.
O Objectivo deste tópico é sublinhar, alertar, convencer, avisar de tudo aquilo que não se deve fazer, submetendo uma imagem (se acharem necessário) para ajudar a evitar desgraças. Só assim podemos evitar erros como aprender com os erros dos outros.
Digam o que acham desta ideia...
Pois é! Eu lembrei-me de uma sugestão para o forum à custa desta frase e à custa dos meus sucessivos erros e do o pessoal aqui do forum vai tendo, como já tiveram.
A sugestão parte da criação de um tópico efectivo tipo "Trabalhos em Progresso" ou "Trabalhos completos", para que o pessoal pudesse colocar lá algumas fotos daqueles carros/motas que correram mal, daqueles carros/motas que ainda não foram para o lixo sabe-se lá "porque?", daquelas etapas desastrosas que não se poem no progresso pois no progresso habitualmente coloca-se aquilo que corre bem, entre tudo aquilo que correu menos bem.
O Objectivo deste tópico é sublinhar, alertar, convencer, avisar de tudo aquilo que não se deve fazer, submetendo uma imagem (se acharem necessário) para ajudar a evitar desgraças. Só assim podemos evitar erros como aprender com os erros dos outros.
Digam o que acham desta ideia...
Evo,
acho uma excelente ideia. Realmente só vemos fotos dos resultados positivos, os negativos ou menos positivos ficam guardados numa "pasta secreta".
Talvez se partilhassemos essas más experiencias talvez conseguissemos ajudarmo-nos de modo a melhorar os nossos trabalhos.
Eu voto a favor.
Grande abraço, Rui.
acho uma excelente ideia. Realmente só vemos fotos dos resultados positivos, os negativos ou menos positivos ficam guardados numa "pasta secreta".
Talvez se partilhassemos essas más experiencias talvez conseguissemos ajudarmo-nos de modo a melhorar os nossos trabalhos.
Eu voto a favor.
Grande abraço, Rui.
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Bem, já que está tudo com vergonha para começar eu tomo a iniciativa.
Sujeito : Citroën 2CV (Tamiya)
Problema : Depois de aplicar uma camada de TS-13 (Clear) este reagiu com a tinta derretendo-a em certos pontos da carroçaria.
Causa : Desconhecida. A ultima camada de tinta já tinha sido aplicada á mais de uma semana e a carroçaria esteve sempre a descansar dentro de uma tupperware.
Solução : Visto a quase totalidade dos problemas serem nos frisos das portas e angulos vou tentar ver que me consigo safar com um pincel. Caso contrário toda a carroçaria vai ter de ser pintada a spray.
Sujeito : Citroën 2CV (Tamiya)
Problema : Depois de aplicar uma camada de TS-13 (Clear) este reagiu com a tinta derretendo-a em certos pontos da carroçaria.
Causa : Desconhecida. A ultima camada de tinta já tinha sido aplicada á mais de uma semana e a carroçaria esteve sempre a descansar dentro de uma tupperware.
Solução : Visto a quase totalidade dos problemas serem nos frisos das portas e angulos vou tentar ver que me consigo safar com um pincel. Caso contrário toda a carroçaria vai ter de ser pintada a spray.
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"Bolas para o pinhal":
Esta semana esteve muita humidade no ar, logo, a tinta de baixo pode não ter curado tão bem como habitualmente.
Outra "bola": aplicaste camadas leves ou foi logo uma "pesada"? Sendo o clear da mesma composição da tinta de base, mas com menos pigmento e mais "solvente", se a camada foi "pesada" o solvente pode ter atacado a tinta de base, precisamente onde esta era mais fina, logo menos resistente - frisos e curvas.
Esta semana esteve muita humidade no ar, logo, a tinta de baixo pode não ter curado tão bem como habitualmente.
Outra "bola": aplicaste camadas leves ou foi logo uma "pesada"? Sendo o clear da mesma composição da tinta de base, mas com menos pigmento e mais "solvente", se a camada foi "pesada" o solvente pode ter atacado a tinta de base, precisamente onde esta era mais fina, logo menos resistente - frisos e curvas.
Spray da Tamiya TS-23 por cima de primário branco da Tamiya.
Não, também não tem a ver com gordura. A tinta não estar seca seria uma explicação bastante lógica mas a carroçaria ficou 1 semana fechado dentro de uma tupperware em cima do monitor do PC para apanhar calor e criar efeito estufa, pelo que tinha obrigação de estar mais do que seca. Fosse qual fosse a causa (possivelmente o TS-13 é mesmo forte e imprevisível) já estou a tratar de corrigir.
Por exemplo no Brabham BT-46 apliquei o TS-13 por cima do TS-8 no próprio dia e não tive qualquer problema.
Não, também não tem a ver com gordura. A tinta não estar seca seria uma explicação bastante lógica mas a carroçaria ficou 1 semana fechado dentro de uma tupperware em cima do monitor do PC para apanhar calor e criar efeito estufa, pelo que tinha obrigação de estar mais do que seca. Fosse qual fosse a causa (possivelmente o TS-13 é mesmo forte e imprevisível) já estou a tratar de corrigir.
Por exemplo no Brabham BT-46 apliquei o TS-13 por cima do TS-8 no próprio dia e não tive qualquer problema.
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Eu como nunca utilizei o TS-13 não posso ajudar...
O que tenho lido aqui no forum é que o TS-13 sem duvida se trata de um verniz muito complicado de entender, é demasiado imprevisivel.
Qualquer sugestão mencionada para a possivel causa não me parece viavel pois então: Porque é que não reagiu na carroçaria toda?
As zonas que atacou são zonas que por excelencia até secam mais rápido porque são tipo "vincos" e a quantidade de tinta ai distribuida não é tão densa como no capot por exemplo, logo a secagem talvez se ponha de parte.
Aqui fica mais uma vez a prova de que o X-22 ainda consegue ser mais seguro e para mim... é o que traz o melhor acabamento.
O que tenho lido aqui no forum é que o TS-13 sem duvida se trata de um verniz muito complicado de entender, é demasiado imprevisivel.
Qualquer sugestão mencionada para a possivel causa não me parece viavel pois então: Porque é que não reagiu na carroçaria toda?
As zonas que atacou são zonas que por excelencia até secam mais rápido porque são tipo "vincos" e a quantidade de tinta ai distribuida não é tão densa como no capot por exemplo, logo a secagem talvez se ponha de parte.
Aqui fica mais uma vez a prova de que o X-22 ainda consegue ser mais seguro e para mim... é o que traz o melhor acabamento.
- Luis_Lopes
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Sujeito : Skyline R33(Tamiya)
Problema : Borrachas e capot mal mascarado.
Causa : Desconhecida. Será falta de jeito?
Solução : Como não estou para gasytar muito mais dinheiro, e kero-me livrar deste kit, vou fazer uma coisa diferente. Preto com ele. era capaz de encomendar o kit da SAS para o trasnformar no 400R, mas ainda n sei.
Moral : Para a próxima vez que começar com aventuras, ponderar bem se terei capacidade para as fazer correctamente!
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Problema : Borrachas e capot mal mascarado.
Causa : Desconhecida. Será falta de jeito?
Solução : Como não estou para gasytar muito mais dinheiro, e kero-me livrar deste kit, vou fazer uma coisa diferente. Preto com ele. era capaz de encomendar o kit da SAS para o trasnformar no 400R, mas ainda n sei.
Moral : Para a próxima vez que começar com aventuras, ponderar bem se terei capacidade para as fazer correctamente!
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