Mais do mesmo :(

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
rookie
Registado: terça ago 31, 2004 1:14 am

Mais do mesmo :(

Mensagem por rookie »

Pessoal desculpem lá, já deve haver topicos abordar esta questão, mas...

Comprei mais um kit no ebay, preço total com portes 21.50€, até aqui tudo ok

Só que parou na alfândega, vai dai eles mandam aquela cartinha com o pedido documentação e tal...nessa cartinha vêm tambêm uma folha com informação util!! com aquelas tretas todas dos regulamentos e etc..
Diz-se muito sobre critérios da alfândega e sobre os valores minimos da compra que eles podem taxar ou não, então liguei para um nº que eles colocam nessa folha para esclarecimento, queria tirar as minhas duvidas, e atendeu um funcionario dos CTT que não percebe nada do assunto :x ,
fui a pagina na net da alfândega e encontro tudo menos o que queria encontrar...por isso pergunto há alguêm que já tenha ido á alfândega informar-se mesmo de como isto é??

Desculpem lá o desabafo, mas vivemos numa republica das bananas e não éra inédito estar-mos a pagar por uma coisa que não é suposto pagar-mos :wink:

!!Cumps!!
Miguel
Anexos
Alguêm percebe mesmo o que isto quer dizer?!!
Alguêm percebe mesmo o que isto quer dizer?!!
alfandega_1.jpg (75.52 KiB) Visto 7294 vezes
Tigre
Registado: quarta ago 18, 2004 9:39 am

Mensagem por Tigre »

Eu sou um dos habitués da alfandega...
Quando é mercadoria com origem fora da EU, é suposto de levar com talhada. Dentro da EU não se paga.
Posso te dizer que vais ter de pagar imposto de selo (que é muito pouco) e os portes que já os pagaste ao vendedor do eBay e mais uns pozinhos de naoseiquê.
Resumindo e concluindo : faz um print da folha do eBay onde diz "You won", e envia no envelope RSF que eles tão amavelmente te enviaram. Esperas uns dias (às vezes muitos) talvez duas semanas e enviam-te à cobrança ara casa.
A titulo de exemplo, o meu FXX levou mais uma talhada de 14€ :evil:
É pagar e não bufar ! :evil:
Às vezes e porque o pessoal da alfandega não abunda, lá passa uma caixa ou outra, mas ao que parece a ordem é para passar tudo a pente fino. :evil:
1abraço
Luis Miguel
Akua
Registado: segunda jan 26, 2004 6:14 pm
Contacto:

Mensagem por Akua »

:)

Grande tópico. Penso que poderemos tirar as duvidas com esse excerto.. É mesmo isso que tá ai escrito

Pagas direitos de importação para Encomendas com valor total de 22€ (Mercadoria + Portes)

Se for de particular para particular esse valor é de 45€.

No teu caso, basta enviar a resposta com a factura e a citar o referido artigo e não pagas direitos de importação. Já me pararam um misero leitor de cartões, respondi dessa forma, e ele foi "desbloqueado" da alfandega e reencaminhado para minha casa sem ter que pagar mais nada..
a Finalizar: Evento:
ImagemImagemImagem
Tigre
Registado: quarta ago 18, 2004 9:39 am

Mensagem por Tigre »

Ops...li a coisa mal e fugi algo ao tema.

Mas realmente colocas uma boa questão. Na próxima vez que lá for, já vou perguntar como é que é abaixo dos 22€.
1abraço
Luis Miguel
Evolution VI
Registado: segunda fev 09, 2004 3:49 am

Mensagem por Evolution VI »

Boas rookie,

No passado dia 17 de Fevereiro recebi um kit vindo directamente do Canadá, custou 35,89€, e a encomenda foi de particular para particular. Por acaso tive sempre muita sorte em relação a isso... nenhum kit que eu comprei até à data ficou retido na alfandega... felizmente! [-o<

O kit que compraste, foi a uma Ebay Store ou foi a particular?

Acho incrivel como não sabem tirar estas duvidas... uma coisa é certa, estão sempre dispostos a receber o dinheirinho! :evil:

Abraço
fastio
Registado: quinta mai 04, 2006 1:52 am

Mensagem por fastio »

Um bocado off-topic, mas pode ser que ajude!

Infelizmente já sabemos como são os processos de selecção da alfandega (passam uns e não passam outros), os funcionários devem atirar ao ar, e escolher o que cair mais perto deles! :)

Já tive o azar de ficar com um MP3 retido, e logo na hora que recebi a carta, tratei de mandar um e-mail com os documentos todos necessários. Bem que esperei 1 mês à espera de alguma resposta, mas nada!!

Solução: lá consegui o telefone da alfandega, falei com a pessoa que me atendeu, e deram-me o fax deles. Mal enviei os documentos por fax, passado 2/3 dias já tinha a encomenda em casa.
Até parece magia...

Pode ser que faça jeito a alguém, assim como fez a mim:

N.º Fax da alfandega de Lx - 21 837 14 33

Desculpem lá o off-topic ;)

Fiquem bem.
Akira
Registado: terça fev 10, 2004 11:42 pm
Contacto:

Mensagem por Akira »

É sempre uma incógnita.
Sempre que possível tento mandar vir o material da Europa, mesmo que seja ligeiramente mais caro não estamos sujeitos à alfândega.
Mas em termos de modelos, decalques ou peças não há nada como o mercado americano ou japonês.
Nem tem a ver com o tamanho da encomenda, já cheguei a receber modelos grandes sem qualquer custo extra como tive modelos pequenos que levaram pela medida grande. É mesmo uma questão de sorte.
Nunca recebi qualquer carta para apresentar documentação, recebo sempre o envelope dos CTT com o valor de cobrança de alfândega.
O meu novo McLaren MP4/13 já vem a caminho do Japão, vamos ver se não implicam com ele =)
Homepage:
http://nunocorreia.no.sapo.pt
Em curso:
Imagem
Concluídos:
Imagem
casper
Registado: quinta fev 08, 2007 1:31 am

Mensagem por casper »

:idea: o pessoal do forum tem que fazer uma vaquinha para uma certa pessoa da alfandega ficar temporariamente sem visão :twisted: para encomendas dos membros do forum. :lol: :lol: :lol:
lmadureira
Registado: segunda jul 04, 2005 10:02 pm
Contacto:

Mensagem por lmadureira »

Quando mandei vir o meu batmobile e o robo1 da modelexpress.... tive 2 meses à espera que a alfandega me enviasse os kits pra casa.

Tive que levantar um processo nos CTT pq ninguem me sabia dizer se os kits estavam cá... enfim... foi das piores situações que tive!!!
//Cumps
Luis Madureira
Don't sweat the details, just build the sucker the way you want it!.
prorallye43
Registado: quinta mai 11, 2006 10:37 am

Mensagem por prorallye43 »

Caros amigos,

Vou lá hoje levar uma marretada por causa dumas compritas na Micromark americana... Portugal é assim... paga-se e depois paga-se outra vez.

Mas como pagar não chega... viva a Burocracia... papeis para trás e p'rá frente... funcionários tipo CERCI (sem ofensa para as CERCI) e muito rolo...

Enfim... numa próxima encarnação talvez nasça modelista num país do 1º Mundo... que, como dizem os Xutos, "é mesmo ali ao lado".

Um abraço.

Ciclotron
jasam
Registado: sábado jul 10, 2004 3:38 pm

Mensagem por jasam »

Eu o que me lixa mais é pagar Imposto sobre portes, não me entra na cabeça. Ainda na altura do Natal mandei vir um Mp3 de Hong Kong custou-me 1.50 € e 20 € de portes em correio registado, para meu azar ficou na Alfândega, enviei papeis mas nada, telefonei e a senhora disse-me que tinha que confirmar pelo Nº no site do Ebay para vêr se era verdade o seu baixo custo. Conclusão estive á espera do aparelho 2 meses e a prenda que era para o meu irmão só lha dei em meados de Janeiro, uma vergonha, há, e já agora tive que pagar + 14 € de impostos sobre os portes. FILHOS DA P..A :evil: :evil: :evil: É mesmo a roubar.
Quanto a kits, uns passam outros não, é sempre uma lotaria.
rookie
Registado: terça ago 31, 2004 1:14 am

Mensagem por rookie »

Pois é meus amigos...

mandei um email a alfandega com o extracto do documento e eles responderam que tenho sempre de pagar o IVA + as taxas mesmo que o valor seja abaixo dos 22.00€ :shock:

Resta-nos a sorte :evil:
Akua
Registado: segunda jan 26, 2004 6:14 pm
Contacto:

Mensagem por Akua »

rookie Escreveu:Pois é meus amigos...

mandei um email a alfandega com o extracto do documento e eles responderam que tenho sempre de pagar o IVA + as taxas mesmo que o valor seja abaixo dos 22.00€ :shock:

Resta-nos a sorte :evil:
Desculpa? Decreto Lei é Decreto Lei. Telefona para lá e fazes tipo os gajos do TeleMarketing e fazes a leitura desse mesmo artigo, ou do papel que eles enviam em anexo.... :)
a Finalizar: Evento:
ImagemImagemImagem
prorallye43
Registado: quinta mai 11, 2006 10:37 am

Mensagem por prorallye43 »

Caros Amigos,

Pois é, fui lá mesmo.

Cheguei e segurança, BI, cartãozinho na lapela, é ao fundo do corredor e tal, etc.

Ao fundo do corredor, após espera, ah e tal etc. o que deseja... pois eu, a bem dizer, venho tentar perceber o que é que pretendem com este papelito que pede o cartão de contribuinte e o DU e tal...

Ah e tal mas isto é com o despachante e tal etc... Despachante? digo eu, então mas a encomenda está abaixo do limite de 1.000,00 €...

Limite de 1.000,00 €? Não, não e tal etc... o limite p'rás empresas é de 150,00€... Mas qual empresa qual quê, digo eu, quem é que vos disse qu'era empresa, isso é p'ra mim e eu sou muito particular...

Ah tá bem e tal, agora vejo que é particular, mas antes sabiamos lá e tal etc.

Vá lá, vá lá, vamos lá tratar disto que tem que ser e o que tem que ser tem muita força e tal etc.... Rabisc...Rabisc, Imprim...Imprim... Tá aqui esta folinha, vá aqui ao "guichete" ao lado, na primeira à direita e tal, espere que o chamem e pague lá este valorzito e tal etc...

Valorzito? Digo eu... setenta e seis euros e vinte e três cêntimos... valorzito????.....

Lá chamam... rabisc... rabisc, cheque a doer, carimb... carimb, tome lá os papelitos e tal e vá ali ao "guichete" a seguir áquele recanto ali do corredor, à direita e tal, que lá lhe entregam o "pacâjjje" e tal etc.

Então é p'ra levantar e tal? É, é, é esta encomendazita dos "steites" e tal... Procur... procur... carreg...carreg... Ah, mas esta encomenda é p'ra mim e tal etc. o qu'é qu'o "sinhor" está aqui a fazer a levantá-la e tal?

P'ra si, digo eu, porquê? Ah e tal é que temos o mesmo nome, veja lá a coincidência e tal etc. e não é que somos ali de perto um do outro e tal, da zona centro, pois é, é verdade e tal... o mundo é pequeno não é? É é e tal... qu'engraçado e tal etc. e se me desse o pacote...é que me dava jeito p'ra ver se não lhe tomo mais tempo e tal... nããããooooo, um conterrâneo (conregional aliás...), não toma tempo nenhum e tal, tamos cá é p'ra isso e tal etc... Carimb...carimb... rabisc...rabisc... tome lá e boa viajem, vá pela sombra, guie em segurança, cuidado com o piso molhado, dê lá cumprimentos à malta da zona centro e tal etc... volte sempre... g'and'abraço ó amigo e tal etc...

Obrigado e tal... adeus... segurança, devolução de cartãozito e tal e pronto...

Liiiiiivvvvraaaaaaaaaa!!! Ai Portugal, Portugal... Deficit? Nãããããoooooooo... porquê? não é possível, não percebo!

Abraço.

Ciclotron
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

Ciclotron,

Parabens pela tua descrição... ainda estou a sorrir!!!!

Só tive de ir à alfandega levantar uma encomenda (tenho tido alguma sorte) e a minha descrição poderia ser a tua.... será que eles tem um manual de procedimentos para agir assim? :wink:

O que embirrei mesmo foi ter de pagar imposto sobre os portes... cambada de gatu***

João
Responder