Cabine de pintura - Versão 1.0

Discussão sobre modelismo e assuntos relacionados.
Responder
Marco
Registado: quinta fev 05, 2004 11:00 pm

Cabine de pintura - Versão 1.0

Mensagem por Marco »

Hoje pus-me a inventar. À semelhança de outras cabines que vi por aqui, decidi tentar montar uma mini-cabine de pintura tendo como base um daqueles contentores plásticos que se vende em muitas superfícies comerciais. Não queria uma coisa muito grande, por isso optei por uma de 30 ou 35 litros (nem me recordo ao certo)

Hoje comprei duas ventoínhas, um interruptor, um transformador com regulador de voltagem e fio, e pus-me a trabalhar. O resultado de uma tarde de trabalho foi este:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda falta aplicar os filtros de exaustor e o tubo de alumínio que (espero eu) vai levar os gases lá para fora.

Gosto do facto de poder controlar a rotação com o transformador.

Vamos a ver se isto serve ou se vou precisar de avançar para uma versão 2.0 :)

Um abraço!
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

Mensagem por art »

Cabecinha pensadora!... :lol:

Art
Akua
Registado: segunda jan 26, 2004 6:14 pm
Contacto:

Mensagem por Akua »

ehehhe :)

Tá fixe! Tens que te lembrar de guardar a caixa ou tapa-la para que nao apanhe pó enquanto a utilizas :)

Depois da-nos o feedback sobre o funcionamento :)
a Finalizar: Evento:
ImagemImagemImagem
lucas
Registado: terça mar 16, 2004 12:42 pm

Mensagem por lucas »

Tens é de modelar mais...
Foi pena não teres ido, abraço Nuno
Tigre
Registado: quarta ago 18, 2004 9:39 am

Mensagem por Tigre »

Olha o CLK... :D
Com a cabine, agora não há mais desculpas para não modelar mais um bocado. :wink:
1abraço
Luis Miguel
Marco

Mensagem por Marco »

Fiz um test-drive à cabine. Com primário, parece-me o pó deste já não fica tanto no ar, apesar de não haver milagres.

Com o aerógrafo, meia dúzia de peças do Fiat 500 foram suficientes para sujar os filtros (principalmente o de trás)

Agora uma questão. Os filtros devem ficar por antes ou depois da ventoínha? Para já coloquei-os antes das ventoínhas, mas estas perdem algum do poder de sucção por causa do filtro.

Se colocar depois, o mais provável é que as ventoínhas durem pouco tempo. Alguma sugestão?
Akua
Registado: segunda jan 26, 2004 6:14 pm
Contacto:

Mensagem por Akua »

Eu tenho.

Na minha cabine, fiz uma espécie de caixa de ar entre a ventoinha e o filtro. Podes fazer algo semelhante, p.ex. com cartão, para distanciar o filtro da ventoínha.
a Finalizar: Evento:
ImagemImagemImagem
Evolution VI
Registado: segunda fev 09, 2004 3:49 am

Mensagem por Evolution VI »

Boa! Isso é que foi acordar de manhã e dizer "Hoje vou fazer uma cabine de pintura"!

Parece-me um pouco claustrofóbica para os kits, penso que deveria de ser "mais quadrada"...

A base rotativa presumo que seja dasquelas bases de TV's, a opção das ventoinhas de PC's penso que serve bem (já tenho as minhas à espera de ir para um caixa).

Em relação ao filtro ficar antes ou depois da ventoinha, eu penso que deverá ficar antes, à semelhança dos exaustores de cozinha, filtros de aspiradores, etc... É preciso ter em conta o sentido de rotação das ventoinhas para extracção do ar....

Eu ainda tou à espera que o carpinteiro a quem eu encomendei uma cabine de pintura, se digne a entregar-me, já se passou mais de 1 mês desde que pedi este trabalho, parece-me que ainda há quem não queira ganhar dinheiro, enfim... Acho que ainda vou a um hipermercado qualquer buscar um Tupperware gigante como esse...

Abraço
Tigre

Mensagem por Tigre »

Não te aconselho muito a deixar os modelos a secar lá dentro após os pintares, especialmente com spray. As latas deixam sempre uma certa "poeirada" no ar e a ventoinha provavelmente não vai extrai-lo todo. Logo, o pó vai cair em cima da tinta ainda fresca e deixar umas pintinhas bem foleiras, para mais tarde lixar.
Pinta na caixa e coloca o kit noutro local para secar. Uma fruteira dos loja dos 300 serve bem.
1abraço
Luis Miguel
Marco

Mensagem por Marco »

Os kits não ficam aí a secar. Para já, vão para dentro de um armáriozito que aqui tenho.
Tigre

Mensagem por Tigre »

Marco Escreveu:Os kits não ficam aí a secar. Para já, vão para dentro de um armáriozito que aqui tenho.
Isso está bem ! :)
1abraço
Luis Miguel
charger
Registado: quinta jul 01, 2004 12:06 pm

Mensagem por charger »

Marco, eu já fiz dessa maneira (pintar num sitio e retirar para outro) e deixa-me dizer-te que, para mim, não resultou. :cry:

O modelo apanha sempre qualquer coisa na mudança de lugar. Na minha humilde opinião :roll: podias fechar a caixa com a tampa e deixar la a carroçaria a secar :?: Se assim for, desliga as ventoinhas depois de fechada, assim evitas que os ultimos "convidados" (pó) fiquem. :wink:

Abraço!
Responder