Alfa Romeo Giulia GTA "Corsa Stradale"

Partilha aqui os teus dotes de modelista
JMCARC1
Registado: segunda jan 16, 2006 3:13 pm

Mensagem por JMCARC1 »

Depois de tudo lixado e rematado, o conjunto ficou assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na altura, usei betume da Revell para preencher as cavidades... hoje, teria feito de forma diferente - teria usado pedaços de evergreen colados com cola liquida de forma a conseguir uma textura mais aproximada.

Nesta altura surgiu-me uma dúvida relacionada com o sistema de travagem: olhando para as imagens de referência que tenho, este modelo aparece quase sempre equipado com um servo-freio para os travões. No entanto, nos manuais de utilizador e peças da Alfa o Giulia GTA não está incluindo.

Imagem

Imagem

Imagem

Provavelmente, o modelo era fornecido sem este equipamento, pois permitia uma utilização mais "à Homem". Ainda não sei bem qual das soluções vou reproduzir... mas devo optar por o incluir, uma vez que permite um compartimento do motor mais preenchido :lol:

Espero que estejam a gostar. Comentários e sugestões são bem-vindos...

João
Fannypack
Registado: terça abr 03, 2007 7:12 am

Mensagem por Fannypack »

Que pergunta claro que estamos a gostar.

O carro tá a ficar com muito bom aspecto. Continua com o bom trabalho. :wink:
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

Vou ficar bem atento a este modelo. Mais ainda devido ao facto de estar a fazer a versão "normal" deste carro. Mais uma vez obrigado pelas fotos de referência.
ImagemImagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Caracol_kitado Escreveu:Vou ficar bem atento a este modelo. Mais ainda devido ao facto de estar a fazer a versão "normal" deste carro. Mais uma vez obrigado pelas fotos de referência.
Não tens de quê. Qq coisa é só pedir.

João
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Olá a todos.

Aqui vai o ultimo update do trabalho já realizado.

Uma vez vi num fórum alguém a dizer que um modelista com ideias e umas ferramentas de corte era um perigo... :lol: ... pelo menos para a integridade do modelo.

Na altura apenas sorri, mas desta vez, na ideia de reproduzir os relevos do corta-fogo, acho que fui um pouco longe demais :roll: Espero que não me arrependa.

Imagem

A imagem é de um modelo com direcção à direita, pelo que existem algumas diferenças, mas serve perfeitamente para visualizar o pretendo obter.

Imagem

Assim, coloquei mãos à obra: cortei as cavidades da zona da caixa de direcção, e abri alguns furos de passagem de cablagens, dos cabos dos travões e do acelerador. Tb comecei a reproduzir algumas estampagens de reforço. Para isto recorri a betume da Revell... hoje teria sido diferente!

Imagem

Ainda falta abrir a cavidade para os pedais dos travões e embraiagem, bem como completar os furos e seus remates e preencher as cavidades da zona da caixa de direcção.

Imagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

... e foi neste ponto que parei os progressos e passei para o Alfa 8C 2300 LM... o tal ultimato caseiro :lol:

Imagem

Imagem

Apesar de não ter avançado nada neste modelo desde Abril passado, pelo continuado "a sonhar" com o resultado que pretendo obter. Tenho uma serie de ideias, e com a experiência entretanto adquirida com o Alfa 8C 2300 LM penso em refazer algumas áreas do trabalho já realizado.

Assim que tenha um tempinho, voltarei a este modelo.... :wink:

João
Caracol_kitado
Registado: quinta jul 26, 2007 8:56 pm

Mensagem por Caracol_kitado »

Este homem é passado da cabeça!!! :D Continua o excelente trabalho!
ImagemImagem
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Caracol_kitado Escreveu:Este homem é passado da cabeça!!! :D Continua o excelente trabalho!
Obrigado pelo elogio! :lol:

João
casper
Registado: quinta fev 08, 2007 1:31 am

Mensagem por casper »

Tambem é um bom insentivo e uma boa base de visualização e como fazer para aplicarmos nos nossos modelos. Espero que continue a detalhar ainda mais para deleite dos nossos olhos.
João Paulo
Registado: quarta out 31, 2007 5:49 pm

Bravo.

Mensagem por João Paulo »

Raios partam o homem :D
Tirei agora um tempinho pra ver o teu tópico por completo e adorei. A melhor coisa que fiz foi juntar-me ao ppl deste fórum, a segunda foi ver este tópico :(
Dentro em breve vou começar de novo as lides do modelismo dps de estar cerca de 4 anos afastado, e desde esta semana que nevego no Automodelista já aprendi bastante pra pôr em prática nos meus modelos graças aos tópicos do pessoal. O teu tópico vai ser um local de culto. Parabéns e obrigado pela inspiração.
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

Bem... nem sei bem o que dizer, até fico sem jeito! :oops:

Obrigado pelos vossos comentários. Ainda bem que estes tópicos estão a ser do vosso agrado.

Tb estive um tempo parado, mas comecei a sentir falta do plástico. Isto coincidiu com a entrada da net na minha vida, e com ela, o acesso a muita informação.

Como não gostava de ver os modelos como vinham comecei a colocar cablagens e outro fios antes de passar a detalhar um pouco mais. Daí a ir mais longe foi um passo e em muito contribuiu a ajuda e convívio com outros modelista do "mesmo comprimento de onda". Foi com ajuda deles (e em particular de um em especial :wink: ) que perdi o medo de fazer determinadas alterações e experimentar determinadas técnicas. Ainda tenho muito que fazer e dominar em áreas que vocês, provavelmente, já dominam - eu nunca usei um aerógrafo por ex - mas ainda vou a tempo eh, eh.

Para quem vê este tópico com muita admiração, posso dizer que foi o meu segundo modelo mais alterado e aquele em que arrisquei mais... até aqui apenas tinha feito trabalho de detalhe ao nível de cabos e pequenas alterações. Para quem não conhece, podem dar uma vista de olhos dos meus outros modelos:

Renault RE-20 Turbo - topic2212.html

Williams Fw14B Renault - topic2213.html

Martini Alfa Romeo 155 V6 Ti - topic2215.html

Newman-Haas Lola T93-00 Ford - topic2218.html

Isto tudo para dizer que não é nada de mais... apenas muita pesquisa, um pouco de coragem e calma, e alguma "pancada" :lol:

A evolução vem com o habito: hoje, ao reler este tópico, fico com a certeza de que já há muitas coisas que teria feito de forma diferente... isto devido ao trabalho que estou a desenvolver no Alfa 8C 2300 Le Mans...

João
NoBrakes
Registado: terça fev 10, 2004 7:47 pm
Contacto:

Mensagem por NoBrakes »

João

quase digo que és o modelista perfeito, só digo quase porque há sempre espaço e necessidade de melhorar continuamente, é incrivel o teu trabalho, não só pelos resultados obtidos, mas pela paciência, metodologia, investigação, pelas fotos ;), simplesmente belo.

agora toca a acabar o modelo que o pessoal está todo cheio de água na boca

abraço
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

NoBrakes,

Obrigado pelo elogio, mas ainda falta um enorme caminho até "ser perfeito"... ainda tenho muitas deficiências para ultrapassar....

Vamos ver se arranjo um tempo para ir avançando este modelo. Se não podem sempre ir dando uma espreitadela ao Alfa 8C 2300 Le Mans :wink:

João
João Paulo
Registado: quarta out 31, 2007 5:49 pm

Mensagem por João Paulo »

João,
Se bem me lembro li por aí que nunca usaste um aerógrafo. É verdade?? Se isso é verdade vai comprar já um e começa a praticar por aí pq depois de veres os resultados vais esquecer que existem pincéis :)
Eu antes usava o aerógrafo em áreas grandes e pintava o resto a pincel mas agora prefiro perder 20 min ou mais a mascarar uma peça pra depois pintar uma niquinha a aerógrafo. Isto é um conselho de modelista e acho que o pessoal TODO que usa aerógrafo te diria o mesmo. VAMOS LÁ COMPRAR ESSE AERÓGRAFO!!!!!
Abraço dos Açores!!
JMCARC1

Mensagem por JMCARC1 »

João Paulo,

sim, é verdade. Apenas usei o aerógrafo uma vez, na Replica 07, para experimentar. O Rui Duarte emprestou-me o dele e, de facto, não achei "bicho" nenhum. No entanto nunca o usei para nenhum modelo!

Eu até já tenho um aerógrafo - foi perda de Natal da minha irmã - mas falta-me o compressor. Tb ainda não comprei/usei pois ainda não tive de pintar nada... tenho estado apenas a construir. Mas a primeira experiência não deve demorar muito.... digo eu.

Só espero que o Rui não leia este comentário, pois começa-me logo a chatear outra vez :lol:

João
Responder