Resina e Borracha
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- Pedro F. Gouveia
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- Joined: Wed May 19, 2004 10:25 am
- Location: Funchal - Madeira
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Já agora tenta este site:
-http://www.alumilite.com/
Este material depois de seco parece plástico.
É mais macio e leve que a resina normal.
Também puderás procurar através dos link do site onde
é que o vendem na europa.
Pedro Gouveia
-http://www.alumilite.com/
Este material depois de seco parece plástico.
É mais macio e leve que a resina normal.
Também puderás procurar através dos link do site onde
é que o vendem na europa.
Pedro Gouveia
deixas-te a madeira e voltaste para o plástico??pjesus wrote:Ok. Obrigado pelas respostas. Algumas delas sei que foram repetidas, mas ao fim de 2 anos de tópico não queria tomar como garantido coisas que podiam já não estar actualizadas.
Tenho que comprar material e fazer umas experiências...
que vais andar a inventar, pode-se saber???
abraço
- Pedro Miguel Costa
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- Joined: Tue Apr 10, 2007 8:26 pm
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Francisco, obrigado pelas respostas e pelos links!
Já digeri alguma da informação, e a ver se este fim-de-semana faço já as primeiras tentativas.
Pedro Gouveia, pena que não vendam cá esse material... depois das primeiras experiências, se a resina não se mostrar adequada sou capaz de tentar esse.
Por acaso, isto é mais a pensar num dos outros, de madeira, que flutuam , mas poderá ter aplicações práticas também nos pópós
Já digeri alguma da informação, e a ver se este fim-de-semana faço já as primeiras tentativas.
Pedro Gouveia, pena que não vendam cá esse material... depois das primeiras experiências, se a resina não se mostrar adequada sou capaz de tentar esse.
EheheheNoBrakes wrote:deixas-te a madeira e voltaste para o plástico??
que vais andar a inventar, pode-se saber???
Por acaso, isto é mais a pensar num dos outros, de madeira, que flutuam , mas poderá ter aplicações práticas também nos pópós
Boas, novamente.
Queria só partilhar convosco a minha primeira experiência em duplicação de peças.
Isto afinal não é um bicho de 7 cabeças.
Estava com medo da mistura do silicone por causa dos 5% de catalizador, especialmente porque não tenho balança de precisão, mas calculei o volume do silicone e fiz a mistura em volume com seringas graduadas.
Obrigado pela ajuda e pelos links.
Abraço,
Tiago
Queria só partilhar convosco a minha primeira experiência em duplicação de peças.
Isto afinal não é um bicho de 7 cabeças.
Estava com medo da mistura do silicone por causa dos 5% de catalizador, especialmente porque não tenho balança de precisão, mas calculei o volume do silicone e fiz a mistura em volume com seringas graduadas.
Obrigado pela ajuda e pelos links.
Abraço,
Tiago
O verdadeiro desafio vem a seguir, que é esculpir o original para depois copiar (mas isso são outros 500...)NoBrakes wrote:epahhh... muito bom, parece-me que estás pronto para começar a duplicar peças em massa
Pouco, na verdade...NoBrakes wrote:quanto tempo demoraste a fabricar o duplicado, incluido os moldes em silicone, etc...???
Eu diria que por alto gastei uma meia hora a limpar a peça original, e uns 15 minutos a preparar a base do molde, a fazer a msitura do silicone e a vertê-la sobre a peça.
Deixei isto secar cerca de 22 horas.
Depois em 10 minutos preparei a mistura de resina e verti no molde.
Passadas umas 3 horas estava pronto
Ah... omiti uma meia-hora a tamborilar com os dedos na base para que as bolhas de ar subam
A ideia de meter isto aqui é mesmo para mostrar que qualquer um pode fazer (até eu )
O material comprei, como aconselhado, no Dinis dos Santos (N10 - Coina).rookie wrote:Já agora podias colocar aqui o material (marca) que usaste, onde compraste e quanto ficou sff
Curiosamente, já lá tinha comprado resina epoxy há uns meses, mas não me lembrava do nome da casa. PDI...
Resta dizer que eles são impecáveis.
Custos:
Silicone (1kg) + catalizador (50g) = 25€
Resina 2 componentes (1kg + 1kg) = 25€
Neste banco usei:
Molde : 100g de silicone
Peça : aprox. 50g e foi um exagero, dava para 3 ou 4 bancos
Sempre são 50€ que se gastam, mas se se quiser fazer muitas peças compensa.
Noutros casos (p.ex. cópias de algo que tem que se fazer de raíz - o meu intuito principal) acaba por ser uma solução muito boa também.
A marca do material é irrelevante e/ou eles só tem uma marca para o material todo?pjesus wrote:O material comprei, como aconselhado, no Dinis dos Santos (N10 - Coina).rookie wrote:Já agora podias colocar aqui o material (marca) que usaste, onde compraste e quanto ficou sff
Curiosamente, já lá tinha comprado resina epoxy há uns meses, mas não me lembrava do nome da casa. PDI...
Resta dizer que eles são impecáveis.
Custos:
Silicone (1kg) + catalizador (50g) = 25€
Resina 2 componentes (1kg + 1kg) = 25€
Neste banco usei:
Molde : 100g de silicone
Peça : aprox. 50g e foi um exagero, dava para 3 ou 4 bancos
Sempre são 50€ que se gastam, mas se se quiser fazer muitas peças compensa.
Noutros casos (p.ex. cópias de algo que tem que se fazer de raíz - o meu intuito principal) acaba por ser uma solução muito boa também.
Já agora a preparação disso acarreta cuidados especiais? Isso deita um cheiro do caneco, não?
Obrigado
Abraço
Miguel
Aquilo não tem marca.rookie wrote:A marca do material é irrelevante e/ou eles só tem uma marca para o material todo?
Eu creio que eles compram a granel e distribuem em embalagens pequenas (tipo 1kg).
Se tiveres dúvidas eles esclarecem na boa. É só dizeres ao que vais...
O link que o valdispert colocou aí em cima (http://modelismo-na.net/viewtopic.php?t=873) tem um bom tutorial, mas aqui vai um resumo:rookie wrote:Já agora a preparação disso acarreta cuidados especiais?
- a base e caixa para o molde deve ser feita num material não poroso (vidro, plástico...) para que o silicone não agarre.
- o silicone deve ser mexido devagar para minimizar as bolhas de ar
- deve ser vertido com cuidado, também por causa das bolhas
- depois de vertido deve-se tamborilar na base com os dedos para que as bolhas subam melhor à superfície (há quem use mesas vibratórias)
- quanto à resina, o maior cuidado é ser rápido, aquilo começa a ficar pastoso rapidamente! E aquece um bocado.
Dicas pessoais:
- medir a quantidade de material que é usada para das próximas vezes desperdiçar o mínimo
- neste caso injectei a resina com uma seringa (com agulha e tudo) para chegar o mais fundo possível, minimizando o risco de bolha de ar.
- o silicone derramado limpa-se bem com aguarrás.
Praticamente nada, o que também é bom.rookie wrote:Isso deita um cheiro do caneco, não?
Entretanto em conversa com o Luís "NoBrakes" ao café, lembrámo-nos que o custo dos componentes pode ser diminuído se forem 3 ou 4 amigos que apenas queiram fazer 1 ou 2 moldes cada um
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- Joined: Mon Sep 27, 2004 11:36 am
Viva,
A resina e a borracha provêm da loja:
http://www.dinissantos.com/scripts
Ao invés de verter a borracha directamente sobre a peça, obterás melhores resultados se pincelares uma camada primeiro, de forma a que não se formem bolhas na superfície, e depois sim verter. Submeter a borracha a vácuo é a melhor maneira de contrariar as bolhas formadas quando se mistura o catalizador ma, na minha opinião, é "overkill" na maioria dos casos. Colocando menos catalizador, a borracha irá endurecer mais lentamente, pelo que o modelista terá mais tempo para deixar que as bolhas aflorem à superfície pelo efeito da gravidade, picando-as em seguida com um palito ou alfinete.
A resina da Dinisantos tem uma "shelf-life" muito curta. É importante mexer o isocianato quando se começar a notar que cristalizou no fundo. É natural depois notar que a reacção entre o isocianato e o poliol se torna mais exotérmica, que se dá mais lentamente e que se formam bolhas durante a reacção, ou seja, que a resina já está marada...
Mais vale fazer uns moldes e tentar rentabilizar a resina o mais possivel.
A resina e a borracha provêm da loja:
http://www.dinissantos.com/scripts
Ao invés de verter a borracha directamente sobre a peça, obterás melhores resultados se pincelares uma camada primeiro, de forma a que não se formem bolhas na superfície, e depois sim verter. Submeter a borracha a vácuo é a melhor maneira de contrariar as bolhas formadas quando se mistura o catalizador ma, na minha opinião, é "overkill" na maioria dos casos. Colocando menos catalizador, a borracha irá endurecer mais lentamente, pelo que o modelista terá mais tempo para deixar que as bolhas aflorem à superfície pelo efeito da gravidade, picando-as em seguida com um palito ou alfinete.
A resina da Dinisantos tem uma "shelf-life" muito curta. É importante mexer o isocianato quando se começar a notar que cristalizou no fundo. É natural depois notar que a reacção entre o isocianato e o poliol se torna mais exotérmica, que se dá mais lentamente e que se formam bolhas durante a reacção, ou seja, que a resina já está marada...
Mais vale fazer uns moldes e tentar rentabilizar a resina o mais possivel.
Correcto, também vi essa sugestão, mas neste caso não achei necessário.valdispert wrote:Ao invés de verter a borracha directamente sobre a peça, obterás melhores resultados se pincelares uma camada primeiro
E na verdade não verti directamente sobre a peça, mas sim ao lado, e devagarinho...
Queres então dizer que mais vale fazer os moldes do que preciso o mais rápido possível e depois fazer cópias até gastar a resina toda, correcto?valdispert wrote:A resina da Dinisantos tem uma "shelf-life" muito curta.
[...]
Mais vale fazer uns moldes e tentar rentabilizar a resina o mais possivel.
Presumo que isocianato e poliol sejam os nomes técnicos dos componentes 'A' e 'B'...valdispert wrote: É importante mexer o isocianato quando se começar a notar que cristalizou no fundo.
Eles avisaram-me que convém sempre agitar as embalagens antes de usar. Esqueci-me de escrever isso
Vou estar atento, obrigado por mais esta dica!valdispert wrote:É natural depois notar que a reacção entre o isocianato e o poliol se torna mais exotérmica, que se dá mais lentamente e que se formam bolhas durante a reacção, ou seja, que a resina já está marada...