Boas Pessoal...
Mas que pena me faz ver esses carros literalmente abandonados! à espera que o tempo os consuma, e já não haja nada para salvar!
O lancia é de facto um carro muito elegante, lembro-me que na altura do seu lançamento (havendo muito poucos em Portugal) era um carro relativamente exclusivo, com interiores e requintes bem pensados e excelente apresentação.
É um carro que que bem reparado e com tempo, acabaria por dar um belo automóvel para ir a qualquer evento da marca, inclusive do grupo Fiat, pois partilha muitos componentes da marca. Seria no entanto também, um automóvel facilmente utilizável no dia a dia.
Quanto ao Matra Baghera, apesar de não ser um carro que me seduza em particular, não deixava de ser muito bonito. Havia da parte desta marca Francesa um grande e particular cuidado já na altura, no aspecto estético e nos materiais e commbinações interiores/carroçaria, fazendo então destes carros quase objectos de culto, e certamente invulgares pois eram constuidos em fibra de vidro (carroçaria) sobre um chassis tubular em aço (muito frágil e que fácilmente apodrecia) era no entanto a sua maior particularidade, o facto de têr três lugares lado a lado, à frente.
Quanto aos motores, eram de origem humilde, vinham da Simca e eram 1300 ou 1500 de cilindrada, não me recordo das especificações em concreto mas a sua grande fraqueza eram as curvas de binário e potência que se revelaram completamente inadequadas para um carro com pretensão desportiva, havia quem se referisse a eles como motores mais indicados para tractores! pena, pois o carro até tinha um bom comportamento em curva.
Se vale a pena pôr-lhe as mãos em cima e salvá-lo? se gostarem do carro, definitivamente acho que sim, é bem bonito e invulgar, e apesar de não ser nenhum Ferrari deve dar prazer dar uma voltinha nele, já sem falar na relativa raridade do bicho, apesar de quase 50 mil terem sido construídos, parece-me que muitos foram parar à sucata, destruidos em acidentes ou como neste caso, abandonados a apodrecer. Que desperdicio!

Sport- Protótipos, GT´s, clássicos de rally e de velocidade, assim como hidroaviões e camiões da época da segunda grande guerra são alguns dos meus tópicos de interesse no modelismo.