MUNDIAL DE RALIS: A palhaçada institucionalizada!

Tudo o que nao é relacionado com modelismo é aqui
Responder
art
Registado: quarta dez 07, 2005 9:57 pm

MUNDIAL DE RALIS: A palhaçada institucionalizada!

Mensagem por art »

Bom dia

Mais um desabafo, acerca da palhaçada em que se transformou o Mundial de Ralis, outrora um campeonato respeitável e competitivo.

Após as "estratégias" sujas da Ford na Jordânia e na Turquia, eis que a Citroën afina pelo mesmo diapasão, na Nova Zelândia.

É absolutamente inadmissível ver pilotos de ponta a pararem juntoda tomada de tempos, a fim de não serem os primeiros a "abrir a estrada", limpando a sujidade, no dia seguinte.

A FIA, mais uma vez, demonstra a sua completa incompetência nestes (e noutros) assuntos. Gostava de saber porque carga de água acabaram com a regra de ser o 15º da classificação (e não o 1º) a iniciar os troços do dia seguinte.
Tive a oportunidade de assistir a esse modelo, por exemplo, na Finlândia, em 2002, e digo-vos que era bem mais interessante, em termos de emoção.
E acabava-se de vez com este espectáculo deprimente!

Os fãs deveriam merecer algum respeito!

Art
borntobedevil
Registado: quinta jun 05, 2008 10:29 pm

Re: MUNDIAL DE RALIS: A palhaçada institucionalizada!

Mensagem por borntobedevil »

Embora me custe muito a dar-te a razão... :D

Está mesmo uma palhaçada!!!!!!!!!

Devil
O ser modelista já não é um sonho, agora é continuar treinar muito para evoluir!
Os últimos que fiz para aqui chegar... Porsche Targa '85 / Toyota GT One / Celica 2000GT RP'76
E o que estou a fazer para evoluir... Toyota 2000 GT / BMW 635CSI
ralifactoryteam
Registado: terça fev 19, 2008 11:40 pm

Mensagem por ralifactoryteam »

Boas

Palhaçada é de certeza. Desde que a Fia ficou entregue a uns senhores velhos (nada tenho contra as pessoas de idade, atençao) que na unica coisa em que pensam é no dinheiro e em bons sitios para passar férias, os ralis deixaram de ser o um desporto do "corato" para ser mais um desporto de comida "ligth" As equipas tambem não estão isentas de culpa, porque deixaram chegar as coisas a estado, porque tambem eles "só" viram o dinheirinho da TV.

Em relação ás "estratégicas " não acho que sejam sujas, o regulamento permite as equipas utilizam. Esta "estratégicas" já não são de agora. Lembro-me de um Rali de Portugal ( o ano não sei sou péssimo em datas) a Lancia mandar os seus pilotos penalizarem por avanço e depois encostar, para que o Alen não apanhasse pó do do Audi do Mikkola. O Cesar Fiorio era mestre, talvez só batido pelo Todt.

Essa história limpar a estrada é mais uma "invenção" dos ralis actuais, porque os troços de terra têm de ser tipo mesa de bilhar, os troços não têm muitos kilometros, etc. O que falta é troços de 50 Km e de mau piso como era Arganil etc

Acho que estou a ficar velho
ALGARVE 81.JPG
ALGARVE 81.JPG (48.34 KiB) Visto 7929 vezes
Um dos velhos bons tempos. "Parque de Assistencias"
Já agora sabem quem é o "Artista"?

Um abraço

Carlos Gonçalves
lucas
Registado: terça mar 16, 2004 12:42 pm

Mensagem por lucas »

a foto malcom no algarve?
quanto ao mundo dos ralis, estão diferentes de facto.
várias causas aponto, excesso de electrónica, que só deixam os carros andarem a direito, o LOeb que está acima de todos neste momento, e a FIA sempre, só ve dinheiro, como tal, ralis em paises de terceiro mundo sem expectadores ou o exemplo do japão com 20 superespeciais.....
Esses senhores amigos do Mosley querem que deixemos a beira dos troços e fiquemos a assistir ao mundo dos ralis de comando na mão se possivel num canal pago.
Quanto aos truques que já se falou aqui, já se fazem à mais de 20 anos, o ano foi 84 e foi o rohrll, que avançou no controlo para o mikkola ficar com 2 min de separação.
atingamente era min a min e ninguém reclamava.
Neste momento o IRC, está bem mais interessante como podemos comprovar aqui no ultimo vinho madeira.(e sempre andam de lado)
art

Mensagem por art »

lucas Escreveu:Neste momento o IRC, está bem mais interessante como podemos comprovar aqui no ultimo vinho madeira.
E no Rali de Portugal, btw.
Foi bem mais competitivo do que os do mundial, nos últimos anos.
O que falta é troços de 50 Km e de mau piso como era Arganil
Sobre isto, estabeleço a comparação:
- O Loeb ganhou este Rali da Nova Zelândia, no seu C4, com 3h 59m de tempo total;
- O Baccheli, em 1977, ganhou-o, no seu 131 Abarth, com MAIS DE 24h de tempo total, ao fim de 6 dias!

Só um pormenor, para os mais "moços": nessa altura, a direcção era "assistida" pelos músculos do piloto!!! :D :D :D

Art
ricardo930
Registado: quarta ago 27, 2008 1:37 am

Mensagem por ricardo930 »

E as classificativas á noite!!!!Quem aqui se lembra dos QUATTRO com a sua bateria de farois e o seu trabalhar inconfudivel,a surgir muito antes da luz do carro entre as árvores...e a lindissima chama a sair dos escapes acompanhada por soberbos "rateres".
Era ver a azafama dos mecánicos nas assistencias á beiras das estradas(é verdade,todos podiamos ver e até sentir o calor dos carros) e o desgate dos pilotos...
Lembro-me tão bem dos Lancia 037 a trabalhar,aquele zumbido tipico do compressor...
É bom ter estas lembranças,mas podia ser tudo melhor.
Ricardo
ralifactoryteam

Boas

Lucas, é mesmo o Wilson no Algarve 81.
A história das penalizacões é em 84, mas eu lembro-me do Lancia do Bettega e do Biasion penalizarem por avanço na ultima classificativa para o Alen ter 6 minutos de diferença para o Mikkola.
Essa do Rohl não me lembra, mas tambem não me lembra onde coloquei os comprimidos para a memória. :D

Ao dar uma volta aqui nos albuns, encontrei um guia do Rali de Portugal de 86 e então era assim.

1ª etapa Estoril/Povoa do Varzim (já estão a ver o petisco)

Inicio da etapa ás 9.00 h
Fim da etapa 5h55
185 km de PEC. Tripla passagem por Lagoa Azul/Peninha/Sintra e depois era Gradil, Montejunto, Figueiro dos Vinhos (reparem só os o numero de Kms em ligação) Campelo, Serra da Lousã, Prestimo, Vouzela e O. de Frades.

Pilotos do courato e da "mine" versus pilotos da barra energetica e das bebidas que dão asas.

Mais um má foto
Quem é o Senhor?
escor 015.jpg
escor 015.jpg (84.27 KiB) Visto 7850 vezes
UM abraço
Carlos Gonçalves
lucas

Mensagem por lucas »

salvi? volta a portugal?
por acaso do blomqvist com o rs 200? tens alguma coisa? é o senhor q se segue
ralifactoryteam

Boas

Lucas; Ford rs 200 é mais dificil. Os ralis aí começaram a deixar de ter piada.
É o Salvi na Volta

Um abraço

Carlos Gonçalves
art

Mensagem por art »

ralifactoryteam Escreveu:nicio da etapa ás 9.00 h
Só uma pequenina correcção: o 1º troço (Lagoa Azul) começava às 9.00, não a etapa. Iniciava-se mais cedo, no Autódromo.

Quando eu cometia a loucura de os seguir até Oliveira de Frades (ou Arouca), deitava-me a umas ricas horas, apenas para me levantar um par de horas depois para ir, ou a Vilar de Mouros (2ª etapa de asfalto), ou à zona de Fafe (1ª de terra).

Nem vale a pena fazer comparações. :?

Art
ralifactoryteam

Boas

No guia oficial está partida da etapa 9.00. Lagoa Azul 9.15h, tambem mais 15 minutos menos 15 minutos naquela maratona...

Um abraço

Carlos Gonçalves

------------------------------------------------------------------------------
Não sou modelista, falo com eles....
jasam
Registado: sábado jul 10, 2004 3:38 pm

Mensagem por jasam »

Realmente agora nem me dá vontade de ver os resumos á Sexta, sàbado e Domingo, vejo só a Terça que chega bem. Comecei a vêr Ralis a sério em 84 e que diferença, para já tinha uma marca por quem puxar ( Lancia ) :lol: :lol: e isso sim eram Ralis a sério, de noite, sem electronicas, sem tempos dentro dos carros, cada um fazia o melhor que podia e sabia e fé em Deus. Agora é tudo uma cambada de "meninas ". Se eu mandasse nisto, acabavam-se os diferenciais electrónicos, caixa no volante, tempos dentro dos carros ( mas o qué isto ??? qualquer dia estão a vêr televisão e a conduzir ) e voltavam os Ralis mistos .

Um desabafo, e volta grupo Fiat ao WRC =D> =D> =D>

Joao
lucas

Mensagem por lucas »

Carlos como acertei nas duas fotos podias ver os arquivos.
isso do grupo b n ter piada discordo complectamente, "choro" pelo regresso impossivel, sei o blá blá dos perigos mas aquilo foi uma fase louca, contudo foi os carros que mais me fascinaram na história do mundo dos ralis, tive o previlégio dos ver a todos inclusive os maxi 5 turbo que correram cá na Madeira.
O João tem razão os tempos online nos carros, as elctrónicas tiraram a atracção que nos levou a adorar este desporto.
Ralis mistos, de noite, enfim lembra me uma conversa recente com amigo italiano que tem um amigo cheio do papel que tem uma colecção 2 s4, 1 stratos um 206 wrc 1 focus wrc 07, um integrale,(todos ex oficiais) e eu disse lhe que quando o visitar quero uma volta de stratos e de s4, ele perguntou e wrc? não?
disse lhe não, nem é preciso explicar.
(p.s. já andei de 206 wrc) :badgrin:
(tb sei que o stratos não é grb, mas só um tolo é que não quer andar num, certo?)
art

Mensagem por art »

ralifactoryteam Escreveu:Boas

No guia oficial está partida da etapa 9.00. Lagoa Azul 9.15h, tambem mais 15 minutos menos 15 minutos naquela maratona...
Agora que o dizes, deves ter razão. A malta ia para Sintra de madrugada e tínhamos o 1º troço às "9" horas. Portanto, devia ser às 9.15.
Depois, a 2ª ronda era às 12 e a 3ª às 15, salvo o erro. Depois, íamos a correr ver mais algumas (Gradil ou Montejunto), sempre a correr. Mas víamos uma data delas durante o dia. Agora só há hipóteses de ver 2, por causa da maneira como a FIA quer os ralis.

Deviam era fechar os troços ao público e só deixar ir a TV. Assim, acabavam-se os "acidentes".

Art
scirocco
Registado: segunda jan 08, 2007 10:06 am

Mensagem por scirocco »

Infelizmente, para mim o campeonato WRC está a tomar o mesmo rumo da F1 cujo interesse é pouco ou nenhum.
Não queria ser saudosista mas há coisas que simplesmente não são comparaveis, e os Ralyes de hoje ao pé dos tempos dos grupos 4 e B não têm nem sal, nem pimenta, nem coentros nem nada.
Não sou da opinião que a culpa seja dos pilotos, pois estes mesmos naquelas condições tambem dariam o litro e fariam coisas expectaculares certamente.
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem
Responder